Buscar

trabalho 2 marina (2)

Prévia do material em texto

2
FUNDAMENTO HISTÓRICOS DAS ARTES
Marina Dellani 
Rosangela Luçoli ² 
	
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Este trabalho tem como objetivo expandir os conhecimentos no campo da Arte, que iniciou no período pré-histórico (com a arte rupestre) no qual homem pintavam nas cavernas para falar um pouco como era a seu cotidiano, e depois foi evoluindo até as mais atuais e sofisticadas intervenções estética que estão presentes pelo mundo todo, os artistas expressão seu cotidiano, experiências, conhecimentos, emoções, angústias, visões de mundo, suas identidades e tantos outros. 
Será dissertado mais sobre o período da idade média, que tem muitas características religioso, onde o clero determinava vários trabalhos artísticos, para que a população leiga pôde-se entender viárias questões da igreja e se sentir mais próximo de Deus, por meio da linguagem visual, usando destacar na pintura, no mosaico e a escultura.
 Fora o domínio da religião, ainda temos dois estilos da idade media que é o romântico e o Gótico, todos tiveram forte destaque na arquitetura, pintura e escultura. O estilo romântico procurou ter libertar de expressão, que tinha como principais elementos o sentimento e a natureza, gostavam de pintar as emoções, um mundo exóticos onde se podia fantasiar, imaginar e sonhar. Diferente do romântico o gótico pintava temas religiosos a característica das obras era a semelhança com pessoas comuns com as nos santos, mais o que se destacou foi as catedrais magnificas com torres pontiagudas, grande ornamentação, maior número de janelas e portas com muita iluminação interior. Poderemos ver um pouco de diferença da arquitetura romântica com a arquitetura gótica na primeira imagem dos anexos. 
 
A vida no campo não era fácil sofriam com todo tipo de coisa, como violência, com as doenças da época, os ambientes era mal iluminado e sem saneamento básico. Como podemos ver na citação abaixo de Umberto. 
Segundo Umberto eco – na obra Idade Média (2010), P. 11
A gente da Idade Média vivia em ambientes escuros, florestas, câmaras de castelos, compartimentos estreitos mal iluminados pelas lareiras, mas uma civilização deve ser julgada não só pelo que é mas também pela maneira como se representa; de outro modo, teríamos de ver no Renascimento apenas os horrores do saque de Roma, as guerras, os homicídios e as destruições perpetrados pelos senhores, ignorando aquilo que hoje dele sabemos ao vê-lo como o século das Fornarine rafaelescas e das igrejas florentinas.
Entendi que a citação da obra do Segundo Umberto eco fala sobre a vida dele de como era os ambientes mal iluminados e como era representada as civilizações, mas também fala sobre os horrores de Roma, guerras, saques, homicídios e destruições feitas pelos senhores. Que hoje em dia temos uma visão meio erronia de como era realmente a idade média.
	
 
Apesar de tudo, a arte, (as pinturas, as arquiteturas, as esculturas) da idade média era linda, sempre com uma história, voltada ao olhar religioso, mais rica em detalhes, como podemos ver na citação abaixo que vai nos falar um pouco do movimento gótico. 
Na idade média as pinturas góticas retratavam a parte mais religiosa e as tradições bizantinas, as pinturas era auto didática, falavam a parte escrita para a maior parte da população que não era alfabetizada, tinha este ar de quere ensinar quem olha-se, sempre falando a parte crista com referência na bíblia, eles também levaram isso para as construções (igrejas, mosteiros, castelos e catedrais), nas janelas e paneis de vidro, mas também as construções era magníficas com as torres muito altas e arrematadas por flechas agudas, com arcos de arredondado e ogivas, foram também recursos arquitetura utilizada na época. FABIANA G. SANTOS (2012)
Na idade média contavam uma parte da ilustra as histórias da bíblia para as pessoas da época, pois a maioria da parcela da população não sabia ler e nem escrever, e continuam contando a mesma história durante os anos até hoje, e ainda nos ensina toda uma parte religiosa com apenas pinturas e o vitrais, eles usam estas artes para atrais o povo para a igreja e ter uma vida centralizada com na bíblia. 
 
 	também não tinha só o movimento gótico, tinha o romantismo “A arte românica era um estilo artístico criado dentro de oficinas e surgiu nos séculos XI e XII, na Europa.” IDADE MEDIA 2018, que foi conhecida pela arquitetura que eram grandes e robustas geralmente chamadas de fortaleza de Deus, mais a pintura romântica não ficou para, geralmente o pintor pintava com a técnica de afresco que é muito delicada. Como podemos ver o pintor Turner.
Na obra de Turner podemos observar muito da natureza em especial telas que buscam fazer um estudo completo a respeito da luz e sombra. Existe a criação de uma atmosfera da paisagem com essas telas. Uma curiosidade a respeito do trabalho de Turner foi que em sua obra pudemos ver um dos primeiros registros feitos da máquina, uma locomotiva. Dentre os destaques das suas obras podemos citar “O Grande Canal, Veneza” e “Vapor e Velocidade”.( CULTURA MIX, romantismo na arte, 2011)
	
Não foi só Turner, como outros artistas como Goya, Delacroix e entre outros, que se destacaram no movimento romântico, mais quis destacá-lo na citação pois achei suas obras lindas, me apaixonei e gostaria de mostrar o que ele pintava e como ele colocava no papel. 
3. MATERIAIS E MÉTODOS
Nas artes visuais ambicionamos falar um pouco sobre um movimento que fez parte da história, a idade média com as citações retratamos um pouco da vida e temas que os pintores pintavam, falando brevemente desse período, as citações foram tiradas de artigos online, cuja as referências estão citadas no final do trabalho! 
FONTE: DISPONIVEL EM< https://cleofas.com.br/historia-da-igreja-introducao-a-idade-media/. Acesso em: 06 abril 2019
Com este registro fotográfico, almejou comentar como na idade média era falado principalmente sobre a vida religiosa que estava envolvida nas pinturas, sempre querendo contar e ensinar uma história para as pessoas, que no meio da sociedade o mais importante era o clero e as pessoas que estavam dentro da igreja. 
4. RESULTADOS E DISCUSSÃO
No começo foi falado brevemente sobre a idade média, que é constituída pela arte romântica e arte gótica, que vão retratar uma parte mais religiosa em suas formas de pintar, que as pessoas viviam em ambientes desfavoráveis como as florestas e câmaras nos castelos sem saneamento básico, e o mais importante era a religião.
No registo fotográfico ambicionou retratar as mesmas coisas por isso que a igreja está no meio com evidencia, e as outras pessoas em volta, para falar que o centro da idade média era a religião, por isso os pintores do período pintavam sobre a religião para falar as pessoas leigas o que estava escrito na bíblia e sobre a vida dos religiosos.
A igreja usou do monopólio de informações e poder para tentar controlar o povo na época e fazer com que eles a obedecessem sem ter algum questionamento, quem tentava ficar contra a igreja, sofria fortes consequências podendo causar até sua morte.
Este trabalho ajudou na minha formação acadêmica pois, aprendi muitas coisas sobre a idade media e algumas coisas que impactaram antigamente e comparando nos dias de hoje ainda impactam, foi de extrema utilidade esse conhecimento pois acabei aprendendo muitas outras coisas além do trabalho.
REFERÊNCIAS
UMBERTO ECO. Idade média. Dom Quixote: uma editora do grupo Leya, 2010 
FABIANA G SANTOS, Arte na Idade Média.2012. disponível em< http://fabianaeaarte.blogspot.com/2012/03/arte-na-idade-media.html>. acesso em: 06 mar 2019.
KERDNA PRODUÇÃO EDITORIAL, História da arte, Arte Românica.2018. disponível em <http://historia-da-arte.info/idade-media/arte-romanica.html>. acesso em 30/mar/2019
CLÁUDIO FERNANDES, Idade média.2019. disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/historiag/idade-media.htm> aceso em 30 mar 2019. 
PROF. FELIPE AQUINO, Históriada Igreja: Introdução à Idade Média.2012. disponível em< https://cleofas.com.br/historia-da-igreja-introducao-a-idade-media/>. Acesso em: 06 abril 2019
JULIANA BEZERRA, Idade média Artigo revisado em 2019  disponível em< https://www.todamateria.com.br/idade-media/ >. acesso em 06 maio 2019 
DRISSA SANTOS, História da Arte.2015. disponível em <http://lerearteaprenderfazparte.blogspot.com/2015/05/um-pouco-sobre-arte.html>. acesso 25 maio 2019
 
ANEXOS 
FONTE: DISPONIVEL EM http://lerearteaprenderfazparte.blogspot.com/2015/05/um-pouco-sobre-arte.html. Acesso em: 24 maio 2019
1 Nome dos acadêmicos
2 Nome do Professor tutor externo
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI - Curso (Código da Turma) – Prática do Módulo I – dd/mm/aa

Continue navegando