Buscar

Desafio_Profissional-3serie

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP 
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
POLO Santo André
CURSO: Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa e Língua Inglesa
5º SÉRIE
DISCIPLINAS: Língua Inglesa II, Literatura Infanto Juvenil, Literaturas de Língua Portuguesa, Métodos e Abordagens no Ensino de Língua Portuguesa, Morfologia, Prática Pedagógica: Gestão e Desenvolvimento de Pessoas
A LITERATURA E A INTERDISCIPLINARIDADE: UM PROJETO INTERDISCIPLINAR LITERÁRIO 
Nome do tutor a distância: 
	MAUÁ - SP	
14/05/2019
A LITERATURA E A INTERDISCIPLINARIDADE: UM PROJETO INTERDISCIPLINAR LITERÁRIO 
Desafio profissional apresentado à Anhanguera como requisito parcial para o aproveitamento das disciplinas do Curso de Letras
Tutor a Distância:
MAUÁ
2019
SUMÁRIO
APRESENTAÇÃO	3 
OBJETIVOS GERAIS	5 
OBJETIVOS ESPECÍFICOS	7 
JUSTIFICATIVA 	7 
METODOLOGIA	8 
ATIVIDADES	9 
RECURSOS	10 
AVALIAÇÃO	10 
RESULTADOS	12 
REFERÊNCIAS	12 
CONSIDERAÇÕES FINAIS	13 
Apresentação
	Levando-se em consideração a necessidade de abordagens significativas quanto á inserção dos alunos ao aprofundamento de práticas literárias para obter um melhor desempenho nos conceitos socioculturais e no tocante á matéria de Sociologia, e também aprimoramentos gramaticais da Língua Inglesa, esse projeto foi elaborado com a finalidade de elevar a capacidade dos educandos em relação ao campo literário assim como relacionar a literatura com a interpretação textual de maneira avançada e significativa, havendo clareza quanto ao aprendizado gramatical e amplificação dos conhecimentos sociais, humanísticos e culturais para que desta forma possamos obter sucesso no desenvolvimento interdisciplinar quanto as matérias interligadas ao projeto. 
Levando-se em consideração a necessidade de uma intervenção interdisciplinar em relação aos alunos dos primeiros anos do ensino médio apresentamos uma abordagem conceitual e reflexiva a respeito de metodologias e meios para efetivar um aprendizado humanizado, que eleve o aluno á conscientização das mazelas sociais além dos conteúdos curriculares, tanto em Língua Portuguesa quanto em outras disciplinas que envolvem a matriz curricular, pois a leitura, a interpretação, e a escrita envolvem as demais matérias, visando que também necessitam das características citadas para serem de fato compreendidas. Segundo Ezequiel Theodoro da Silva, 2005. p. 24: 
A promoção da leitura é uma responsabilidade de todo corpo docente de uma escola e não apenas dos professores de Língua Portuguesa. Não se supera uma dificuldade ou uma crise com ações isoladas. Falamos em centros de interesse, em interdisciplinaridade, em construção coletiva do conhecimento, em integração, sequenciação e unidade curricular, mas não colocamos tais esquemas pedagógicos em prática. Será que não existe cura para a cegueira geral?
	Numa perspectiva interdisciplinar de estruturação enfática da abordagem quanto as dificuldades dos alunos, elaboramos o presente projeto que foi desenvolvido para reverter o quadro atual, motivando e desempenhando as dificuldades destacadas no parágrafo acima. Primeiramente identificamos o grau de conhecimento que nossos alunos possuíam através de avaliações e revisões, e a partir deste ponto concluímos que a problemática se atribui ao fato que adentraram no ensino médio desestimulados e com dificuldades reais nos aspectos de leitura, escrita, gramática, além de contrariedades e desapropriação de saberes referentes á língua inglesa, sendo possível o reconhecimento de uma profunda necessidade de abrangência aos conceitos de conhecimentos gerais, sociais e culturais, pois muitas vezes a aprendizagem no ensino fundamental foi pouco eficiente. E pelo fato da infrutífera prática educacional, o indivíduo adentra no ensino médio com dificuldades reais, e incompreensão dos conhecimentos que deveriam ter domínio ao concluir o ensino fundamental. 
A introdução do texto literário no cotidiano do educando deve ser de forma prazerosa, para que ele crie afeição pela leitura, o que muitas vezes ocorre é a falta de interesse do aluno pelo livro ou texto apresentado pelo professor, esse fato é comumente citado por alunos quando são questionados sobre sua falta de afeição pela leitura. Obvio que deve ser inserida na realidade educacional a apresentação da literatura clássica e tradicional, que alias é tão solicitada em vestibulares e envolve uma demanda de conhecimentos, porém também ocorre a carência de estimular a leitura por meio de temas que os nossos alunos tem interesse, sejam temas relacionados á ficção, mitologia, história, poesia, drama, fantasia e etc. O que realmente deve ter um fator primordial dentro das leituras que os professores irão apresentar ou oferecer aos alunos, é que ao final daquela determinada leitura o educando tenha extraído um conteúdo realmente significativo dentro da nossa proposta interdisciplinar.
Preservar as relações entre a literatura e a escola, ou o uso do livro em sala de aula, decorre de ambas compartilharem um aspecto em comum: a natureza formativa. De fato, tanto a obra de ficção como a instituição do ensino estão voltadas à formação do indivíduo ao qual se dirigem. Embora se trate de produções oriundas de necessidades sociais que explicam seu funcionamento, sua atuação sobre o recebedor é sempre ativa e dinâmica, de modo que este não permanece indiferente a seus efeitos. (ZILBERMAN, Regina 2003, p. 25.)
A partir do projeto interdisciplinar desenvolvido para conquistarmos os objetivos de imersão dos alunos ao contato com gêneros literários variados, abrangendo todas as formas textuais, afim de estimular a amplificação dos conhecimentos e sanar as questões presentes nas dificuldades dos educandos nas matérias de Língua Portuguesa, Língua Inglesa e sociologia. A proposta elaborada não se limita a uma abordagem superficial, mas sim uma aprendizagem efetiva e conduzida ao conhecimento aprofundado e efetivo. Visando que o intuito não é apenas trabalhar textos literários para aprofundar os alunos nos contextos de leitura e escrita, o real propósito é de ampliação do aprendizado no tocante aos méritos e particularidades de cada matéria abordada.
O ato de desenvolver no discente o hábito da leitura literária automaticamente já auxiliará no desenvolvimento da escrita e da gramática, salientando que também trará consigo outros benefícios como uma considerável extensão em seu vocabulário e conhecimento, facilidade de interpretação tanto do que se lê quanto do que lhe é explicado ou apresentado, objetividade ao se expressar, e compreensão sobre os variados grupos que se manifestam na sociedade. Com a junção dos fatores apresentados consequentemente o aluno irá ter um desenvolvimento satisfatório e objetivo, sendo essa a necessidade dos educandos e a meta dos professores envolvidos no projeto.
Objetivos Gerais
A imersão dos alunos aos variados gêneros literários que serão trabalhados de maneira interdisciplinar nas matérias de Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Sociologia, conduzindo os alunos ao desenvolvimento específico de cada matéria, o intuito de ambos os professores é amplificar as práticas de leituras de textos mais complexos, amplificaçãodo vocabulário falado e escrito, absorção dos conteúdos e aspectos da gramática Portuguesa e Inglesa, facilidade de compreensão e expressão dos alunos fundamentando a reflexão sociodiscursiva e a percepção humanística quanto á realidade vivida nos dias atuais.
Objetivos Específicos 
Atrair o interesse do aluno para a leitura de textos e livros de variados gêneros literários, afim de desempenhar habilidades estruturais da linguagem falada e escrita, utilização de termos gramaticais corretos e expandir as capacidades de expressão e compreensão do que é lido e ou explicado.
Melhorar o alcance e as ações do professor quanto a estruturação do desenvolvimento educacional, tanto com relação aos conteúdos de sua matéria, quanto a integração socioeducativa, cruzando as abordagens da disciplina ao contexto humanístico.
Influenciar o aperfeiçoamento intelectual, visando as afinidades que os alunos encontraram na leitura de textos complexos e fazendo com que os paradoxos sejam desmistificados tornando os educandos cultos e acertivos.
Demonstrar aos alunos a importância do aprendizado da Língua Inglesa, através de contos e textos literários que enfatizem e expressem o alcance e o reconhecimento do idioma dentro e fora do país, para que o aluno reconheça o vinculo do aprendizado do idioma evidenciando a significância deste aprendizado em seu presente e principalmente em seu futuro.
Estudar textos literários que tragam o auto-conhecimento, no que se refere á assemelhar a arte escrita com suas vivências, desencadeando a sensibilização e dando abertura para conhecimentos fora de sua realidade com relação aos quesitos sociais e culturais, reconhecendo os alicerces do ser humano, dando ênfase aos conhecimentos sociológicos.
Justificativa 
Após ser realizada uma minuciosa avaliação diagnóstica com os alunos do primeiro ano do ensino médio, foram notadas dificuldades nas práticas de leitura de textos complexos, gramática inglesa e portuguesa e desajustes quanto á autonomia dos conteúdos ministrados em sala de aula. 
A partir da notoriedade do fato se tornou necessária a criação de um projeto interdisciplinar entre as disciplinas de Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Sociologia, neste contexto os professores optaram por adentrar nos conteúdos de diversos gêneros literários, baseados em estudos embasados na eficácia do ensino-aprendizagem e da capacidade de desenvolver um projeto de humanização no âmbito social dos alunos.
No entanto serão desenvolvidos trabalhos e atividades tanto interativos quanto individuais, com objetivos explícitos de desenvolver a leitura literária com proveito para o desenvolvimento integral dos indivíduos que estamos educando. E com métodos avaliativos para acompanhar a efetividade dos meios. 
Entretanto serão consequentemente evidenciadas as melhorias em relação ao aprendizado dos discentes quanto as disciplinas envolvidas no projeto. Desta forma o uso da literatura irá favorecer e estimular as interfaces dos alunos do primeiro ano do ensino médio de maneira culta, social e transformadora, tornando-os indivíduos humanizados e coerentes quanto á apreciação dos estudos. Em contrapartida auxiliará os docentes quanto á aplicação e fixação dos conteúdos de suas respectivas disciplinas de maneira significativa á qual é o objetivo dos professores envolvidos no projeto.
Metodologia 
	No ensino é necessário relacionar teoria e prática para estabelecer a aprendizagem com a assimilação visando a importância do avanço intelectual do aluno. Dessa forma, o uso de métodos que favoreçam esta progressão devem ser coerentes com a necessidade do discente, trazendo abordagens de conteúdos que realmente sejam pertinentes aos objetivos pedagógicos, para que assim se atinja o propósito da efetividade do desenvolvimento do aluno no tocante a suas capacidades, além de outros fatores que envolvem obstáculos que os alunos estão encontrando nas disciplinas de Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Sociologia justamente por suas dificuldades nos diversos contextos de aprendizagem.
Este plano de ensino é para auxiliar o aluno, visando prepará-lo para a continuidade e progressão de seus estudos, bem como guiá-lo aos fundamentos das disciplinas que irão trabalhar de maneira interdisciplinar contando com os recursos que os gêneros literários podem somar á viabilização da aprendizagem.
 Provover empréstimos de livros, esse empréstimo ocorrerá quinzenalmente, e os alunos terão 15 dias para realizar a leitura da obra e devolve-la, juntamente com uma resenha literária manuscrita.
Desenvolver atividades de reforço e revisão ao fim de cada conteúdo apresentado, para que desta forma o aluno consiga compreender de maneira efetiva.
 Utilizar a interação como recurso, utilizando jogos e musicas. Assim como também rodas para discussão de temas propostos pelo professor, sempre com a temática a ser trabalhada.
 Inserção do aluno ao universo literário e gramatical de forma agradável e atual, com o auxilio de ferramentas tecnológicas, por meio da leitura em e-books e produções de textos com atividades desenvolvidas em softwares educativos.
 Criar um e-mail para envio de conteúdos de estudo, além de textos e livros que abordem gêneros literários que enfatizem a importância e a introdução de língua Inglesa para estimular a leitura através de temas que deslumbrem os educandos e os traga para o universo literário de forma significativa, aguçando e estimulando o gosto de aluno pela leitura, e ao mesmo tempo desenvolvendo-o nos aspectos de escrita, gramática, leitura e produção textual na disciplina de Língua Inglesa
Demonstrar aos alunos os princípios da leitura literária que independente de ser utilizado como material didático, o texto literário precisa ser apresentado e entendido como material artístico, e desta maneira iremos incentivar os alunos á uma percepção estética, promovendo um contato mais aprofundado com o texto e a interação, tanto dos alunos entre si, quando estreitar a relação com os educadores.
Promover a identificação da realidade do aluno, do seu âmbito e meio social baseando-os diante das literaturas que demonstrem este contexto literário, aprofundando-os nos conceitos humanísticos e socioculturais.
Serão solicitados quatro trabalhos de cada disciplina durante o semestre, dois serão em grupo e digitalizados e os outros dois individuais e manuscritos, o intuito é que os alunos realizem pesquisas a cerca do tema objetivado e compreenda melhor a importância e os conceitos das aulas e dos conteúdos aplicados. Esses trabalhos serão parte da nota bimestral e vão atribuir vários aspectos positivos á educação do aluno, além de estimularem a reflexão e a interação sócia e humanística entre eles, então os alunos irão obter a aprendizagem da maneira o mais significativa possível.
 Os alunos irão ser avaliados em datas pré-determinadas, durante o semestre, e participarão de atividades direcionadas a motivação e efetivação da evolução da temática a ser desenvolvida.
Atividades
	A intenção desta unidade é apresentar algumas das atividades que serão realizadas de forma interdisciplinar, desafiando os alunos ao desenvolvimento em todas as disciplinas participantes deste presente projeto, elaborado em comum acordo, e com ênfase na literatura, contudo há constante interação dos professores relacionados ao projeto que será desenvolvido simultaneamente 
Para estimular a criação de pesquisas e a prática da arte literária, a associação com o meio social do aluno e o desenvolvimento das disciplinas e conteúdos de cada matéria, que são itens cruciais para boas práticas de leitura e escrita, também iremos orientar os discentes á baixar determinados aplicativos que estimulem essas habilidades e capacidades, para que eles possam praticar não somente dentro da sala de aula, mas também fora dela, iremos propor que tenham em seus celulares aplicativos como; Entendendo o Português, Português X, Curso de Ortografia, Gramática de Bolso, Duolingo, Mondly e English,Vocabularytodos disponíveis gratuitamente no Google Play. Quanto a disciplina de sociologia iremos indicar os sites Café com Sociologia e Sociologia.com.
1º Bimestre	
- Introdução ás abordagens dos gêneros literários.
- Inserção das metodologias tecnológicas para uma profunda revisão de conteúdos das disciplinas e assimilação das respectivas matérias com a literatura.
- Envio de obras textuais literárias para o e-mail dos alunos.
Inicio dos trabalhos sobre pesquisas relacionadas á associação da literatura com o âmbito e meio social e vivência do aluno.
- Realização de atividades que estimulem o conhecimento ortográfico, gramatical e interpretativo.
- Apresentação de suas interpretações sobre as leituras, atividade realizada oralmente com intuito de desenvolver a oratória do aluno, e as capacidades de cognição e interação do indivíduo ao se expressar cada vez melhor.
- Roda de conversa para discussão e correção das atividades de fixação de conteúdos, e esclarecimento de duvidas quanto as práticas aplicadas.
- Apresentações e explicações de conteúdos por meio de softwares, aplicações e slides.
- Elaboração de uma peça teatral baseada em uma obra literária.Cada classe de primeiro ano do ensino médio irá escolher com auxilio dos professores a obra dramática que será apresentada.
- Desenvolvimento de atividades interativas referentes á estudos de letras de musicas associando-as á algum tipo de gênero literário, encontrando a arte da escrita e a arte social na relação entre ambas.
- Entrega dos trabalhos sobre associação da literatura com o âmbito e meio social e vivência do aluno.
- Aplicação de avaliação para verificar a efetividade da metodologia, sem critério para nota bimestral.
2º Bimestre
- Conclusão das leituras das obras enviadas por e-mail.
- Leitura do livro: A invenção de Hugo Cabret.
- Proposta de analise individual sobre a leitura do livro A invenção de Hugo Cabret, por meio de redação.
- Proposta de analise coletiva do livro A invenção de Hugo Cabret, em roda de conversa de forma interativa e democrática.
- Apresentação da peça teatral no anfiteatro do colégio, todas as salas de primeiro ano do ensino médio irão se apresentar, cada uma com sua respectiva obra, escolhida pela turma.
- Inicio dos trabalhos sobre pesquisas relacionadas aos gêneros literários no contexto de arte escrita, sendo necessária uma abertura de espaço para contemplar a associação da arte com a vida social nos tempos atuais.
- Aulas ministradas na sala de informática, objetivadas e temáticas.
- Realização das resenhas e produções de textos baseadas nas leituras das obras literárias que foram enviadas por e-mail.
- Correção comentada e discussão sobre resenhas e produções de textos.
- Apresentação de filmes como; Orgulho e Preconceito e Capitães da areia. Ambos clássicos da literatura que se tornaram filmes.
- Discussão em sala de aula sobre os filmes assistidos, com interatividade e coerência quanto aos objetivos de desenvolvimento do projeto.
- Atividades realizadas no pátio escolar, com intuito de explicação dos professores, reflexões dos alunos e socialização entre as classes de primeiros anos do ensino médio.
- Apresentação e explicação do conteúdo programático para prova, realizado por meio de projetores multimídias.
- Entrega dos trabalhos sobre os gêneros literários no contexto de arte escrita, sendo necessária uma abertura de espaço para contemplar a associação da arte com a vida social nos tempos atuais .
- Aplicação da prova bimestral.
Recursos
São necessários diversos recursos para desenvolver as atividades e metodologias que compõem esse currículo, então utilizaremos projetores digitais, computadores e seus softwares, aplicativos para celular, e-books, livros, textos que serão enviados por e-mail, vídeos, papel para as lições e trabalhos, caneta, lápis, a lousa e o giz. Além disso os alunos participaram de palestras sobre cultura, sociedade e direitos humanos, e essas palestras serão ministradas por palestrantes estudiosos sobre os conceitos e o conteúdos . Os livros são que utilizaremos serão do acervo da escola e serão emprestados aos alunos, levando-se em conta que o intuito é estimular o gosto pela leitura além da aprendizagem ortográfica, gramatical, artística, sociocultural e humanística.
Disponibilização de livros; Os alunos irão levar para casa livros que serão cedidos pela biblioteca da escola, sendo objetivado da seguinte forma; após a leitura o aluno escreverá uma resenha, que será entregue juntamente com o livro na data estipulada para a devolução, e eles serão convidados a ler suas produções para a classe, essa leitura da resenha vai ser distribuída e a cada quinzena um determinado número de discentes irão ser convidados a ler para a classe. Ao decorrer do semestre todos apresentarão suas obras para os demais alunos. Citarei abaixo alguns dos livros que já foram estipulados.
E-books
Por que ler os clássicos – Ítalo Calvino
http://lelivros.love/book/baixar-livro-por-que-ler-os-classicos-italo-calvino-em-pdf-epub-e-mobi-ou-ler-online/
Quincas Borba – Machado de Assis
http://lelivros.love/book/baixar-livro-quincas-borba-machado-de-assis-em-pdf-epub-e-mobi-ou-ler-online/
A Literatura Como Turismo – João Cabral de Melo Neto
http://lelivros.love/book/baixar-livro-a-literatura-como-turismo-joao-cabral-de-melo-neto-em-pdf-epub-mobi-ou-ler-online/
Vídeos 
A importância da leitura para o desenvolvimento intelectual
https://www.youtube.com/watch?v=6N8Kws7d8cg 
 A importância da boa leitura
https://www.youtube.com/watch?v=Nb_ZqK-evqU 
Leandro Karnal: quem lê clássicos se torna sempre outra pessoa
https://www.youtube.com/watch?v=JlD25jNRKPM 
Filmes
Orgulho e Preconceito 
Baseado no livro homônimo de Jane Austen
Origem: britano-americano
Lançamento: 2005 / Direção: Joe Wright
Capitães da Areia
Baseado no livro de Jorge Amado
Origem: brasileira
Lançamento: 2011 / Direção: Cecília Amado
Avaliação
O método avaliativo será composto pela prova composta por 10 questões, que serão tanto de alternativas quanto dissertativas e terá valor máximo de 6 (seis) pontos na média bimestral. 
Também serão solicitados 4 (quatro) trabalhos, sendo 2 (dois) realizados em grupo e com parâmetros de padronização digital, e outros 2 (dois) que serão feitos individualmente e deverão ser entregues em folha de almaço e manuscritos, cada trabalho terá valor de 1 (um) ponto acrescido á média bimestral. Totalizando a média máxima que é 10 (dez). Considerando que a nota mínima exigida para obter aprovação bimestral é 6 (seis).
 O projeto interdisciplinar tem duração de 1 (um) semestre, e em cada bimestre serão aplicados os métodos de avaliação acima citados, e o método avaliativo será aplicado de igualmente nas disciplinas que compõem o projeto.
Resultados
	A leitura de textos literários consolidou a construção dos sentidos e do interesse em ler, criticar, observar, discutir e participar de maneira democrática os aspectos da arte escrita comparando-a com a realidade de cada indivíduo que ali estava participando das aulas, foi um processo de descoberta referente á literatura, que por sua vez geralmente contem leituras mais complexas e cultas, fato esse que desenvolveu os aspectos ortográficos, gramaticais e enriquecimento de vocabulário dos alunos. 
	Através da literatura os educandos desenvolveram a linguagem oral, durantes as atividades de interação, expressando-se de forma correta e se fazendo entender pelos demais que ali estavam. Os alunos amplificaram suas capacidades de interpretação e compreensão dos conteúdos lidos e explicados pelos professores.
	Desde o início do projeto interdisciplinar o intuito dos professores de Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Sociologia era desenvolver habilidades referentes á suas disciplinas através de uma interatividade com os docentes de outras matérias, atrelando os conteúdos literários ás dificuldades que os alunos apresentavam em suas respectivas aulas, e além disso havia um desejo compartilhado pelos docentesque era evidenciar o processo de humanização no âmbito escolar. E durante o processo foram aplicadas diversas metodologias e práticas que nos levaram ao sucesso ao concluir os objetivos, tanto nos aspectos do desenvolvimento das disciplinas, quanto na socialização e a humanização dos alunos quanto ao seu meio social.
	Foram constatadas nas três disciplinas progressos importantes e evidentes, através de métodos avaliativos nós, constatamos a efetividade e assertividade quanto a didática aplicada nas classes de primeiro ano do ensino médio. Os métodos avaliativos foram focados no desenvolvimento e não tão somente na verificação e sondagem da absorção dos conteúdos apresentados, com isto houve um processo que aprimorava e fixava o conteúdo e ao mesmo tempo habilitava a sondagem dos professores em relação ao grau de aprendizagem, que se mostrou efetiva.
	Os livros e textos literários lidos pelos discentes conseguiram atingi-los de maneira positiva, trazendo cultura e intelectualidade aos alunos. A interação realizada nas rodas de discussão, na elaboração e apresentação da peça teatral e na palestra sobre direitos humanos, foi agente transformador na realidade do aluno, apresentando á eles conteúdos diversificados e de valores sociais, e a imersão á reflexão quanto ao humano por trás de cada aluno e de cada professor, enfim, o lado humanístico que aborda o contexto interpessoal.
	O engajamento dos alunos em relação ao aprendizado de uma segunda língua, o idioma Inglês foi formidável e o interesse fez com que o desenvolvimento ocorresse, pois os discentes compreenderam a importância da disciplina na vida cotidiana deles e principalmente em relação ao futuro.
	Quanto á disciplina de sociologia, o professor teve efetividade nos aspectos textuais e intelectuais, lidando com textos literários de alta expressividade e conteúdos complexos, com facilidade de compreensão, tanto sobre os textos quanto sobre suas explicações e necessidades especificas da disciplina. 
	Quanto á matéria de Língua Portuguesa, os alunos desempenharam com destreza as capacidades linguísticas, ortográficas, gramaticais e verbais. Com relação a escrita o projeto foi de forte impacto, pois um trabalho constante e direto com conteúdos literários proporcionou a cultivo da leitura, os trabalhos foram essenciais pois a partir desse processo eles aprenderam além da sala de aula, e o desempenho quanto ás notas de redação e produção textual foram notáveis.
	A relação dos alunos com a internet é extremante forte, então incluir os aplicativos, os e-books e os processos de desenvolvimento em softwares foi fundamental para o engajamento dos alunos, fazendo com que o processo de ensino-aprendizagem se tornasse leve, assim como as demais atividades como a peça teatral, a palestra e as rodas de discussões também traziam momentos de descontração e sede por aprendizado por parte dos alunos.
	O fato é que o projeto atingiu os seus propósitos, com todas as suas etapas realizadas, foi emblemático trabalhar em conjunto pela busca de um destino único, pois mesmo se tratando de disciplinas distintas nossa finalidade era a mesma, a aprendizagem significativa.
Referências 
FERNANDES, Claudia de Oliveira e FREITAS, Luiz Carlos de. “Currículo e avaliação”. In: MOREIRA, Antonio Flávio e ARROYO, Miguel. Indagações sobre texto Diversidade e currículo. Brasília: Departamento de Políticas de Educação Infantil e Ensino Fundamental, p.113-137
MENEGASSI, J.R; OHUSCHI, M.C.G. O aprender a ensinar a escrita no curso de letras. In: Atos de pesquisa em educação. v. 2, nº 2, p. 230-256. Interação, escrita e metaconsciência na formação inicial de professores. Revista Signum: Estudos da Linguagem. Vol. 9. N. 2 pg. 159-168. 
MENEZES, Luis Carlos. Tecnologia na educação: quanto e como utilizar. Nova Escola. Edição 250, março, 2012. 
PILETTI, Claudino. Didática Geral. 23. ed. São Paulo: Ática, 2000
ZILBERMAN, Regina; SILVA, Ezequiel Teodoro da. Leitura –Perspectivas Interdisciplinares
LAJOLO, Marisa. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. São Paulo: Ática, 2000
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa/ Paulo Freire – São Paulo: Paz e Terra, 1996.
Considerações finais
Após reflexões e pesquisas sobre metodologias para desenvolver as competências e habilidades dos alunos do primeiro ano do ensino médio, constatamos que havia necessidade de incluir metodologias assertivas nas aulas, e a precisão de criar um projeto interdisciplinar que engajado baseado em conceitos didáticos a cerca da literatura, com a finalidade de despertar o interesse e o aprendizado do discente.
	No setor da educação há uma importância significativa de atualização constante, tanto do professor quanto do aluno, e considerando esse fato elaboramos métodos que agregassem o uso da significação dentro de sala de aula, assim como fora dela, incentivando o aluno a desenvolver o hábito de ler, de questionar, e de se manifestar através da fala e da escrita fato que consequentemente trará o avanço de suas capacidades de interpretação e produção de textos, visto que a leitura é fundamental para o desenvolvimento do individuo, sendo uma fonte de conhecimento inesgotável.
	Quanto ás capacidades de aprendizagem de um idioma estrageiro, que no caso é a Língua Inglesa acreditamos que seja crucial o desenvolvimento dos textos solicitados pelo professor, e que haja critérios além de apenas decorar palavras e realizar traduções, para a fundamentação do aluno ao conteúdo é essencial a pratica da discussão sobre o que foi escrito, desta forma ele conseguirá assimilar mais informações e reformular o texto de maneira evolutiva, e gramaticalmente correta assim produzindo conteúdos cada vez melhores e efetivos em seu contexto.
	A socialização é um fator determinante dentro do projeto, que além de esclarecer as dificuldades dos alunos nas matérias de Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Sociologia visa também a humanização dos discentes ao âmbito escolar e também no tocante as particularidades de sua vida social e pessoal, que é um dos primórdios da sociologia ao que se refere á disciplina.
	Na disciplina de Língua Portuguesa os conteúdos apresentados no projeto são de grande valia e cercados de coerência nos conceitos que a matéria oferece, pois a literatura vista como arte escrita tem o poder de desenvolver diversos quesitos relevantes, não somente á matéria especifica de literatura, mas em um contexto geral sua abrangência e significação são congruentes com a realidade, envolvendo sentimentos que trazem o individuo a evoluir suas capacidades linguísticas, ortográficas e gramaticais, porém as obras literárias não se limitam tão somente aos aspectos de textos complexos e relevantes, ela acima de toda sua carga de vantagens referente á aspectos de linguagem e escrita tráz consigo a capacidade de transformação e abrangência de conhecimentos inerentes e diversificados, como a significação comparação entre a arte e a realidade e o pensamento aprofundado e reflexivo.
	Com os conteúdos do projeto interdisciplinar semestral e as avaliações periódicas será possível constatar o desenvolvimento dos alunos nas matérias de sociologia, língua portuguesa e inglesa, desenvolvendo as capacidades do aluno como individuo letrado, que detêm habilidades reflexivas e teóricas sobre as disciplinas em questão, além de salientar os aspectos humanísticos por meio da metodologia que se formou como um dos objetivos, e com embasamento e fundamentação teórica, didática e significativa iremos atingir as expectativas e os objetivos presentes no contexto do projeto.

Continue navegando