Buscar

Questionário de fisiologia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Universidade Salgado de Oliveira
Docente: Gabriel Farias
Discentes: Adriana de Oliveira Carvalho 600795627, Gesilaine Aline de Souza
600789435, Mayara Oliveira da Silva 600808949, Cínthia Maria da Silva
600792888, Izabelle Mata de Jesus Rosa 600733315,
Questionário de Fisiologia
1) Qual estrutura renal é responsável por realizar a filtração, reabsorção e secreção dos fluidos? 
R: A urina é formada a partir da filtração do sangue que passa no interior dos néfrons. De maneira resumida, podemos dizer que o processo de formação da urina ocorre em três etapas:
1. Filtração
2. Reabsorção
3. Secreção
Inicialmente o sangue arterial chega sob alta pressão nos capilares do glomérulo. Nesse momento, a pressão faz que parte do plasma saia em direção à cápsula de Bowman. Essa passagem de plasma é conhecida como filtração. O filtrado formado é muito semelhante ao plasma no interior dos vasos sanguíneos, entretanto, não possui proteínas nem células do sangue. O material proveniente da filtração segue para os túbulos renais, local onde ocorre a reabsorção. Nessa etapa, as substâncias importantes que não devem ser perdidas são reabsorvidas. Quase 99% da água filtrada no corpúsculo, por exemplo, é absorvida. A grande reabsorção é também verificada para glicose e aminoácidos. No túbulo proximal ocorre a maior parte da reabsorção de água e sódio, duas substâncias essenciais para o funcionamento do corpo. Estima-se que cerca de 67% a 80% de íons Na+ e água são absorvidos do filtrado nessa etapa. Na alça de Henle e no túbulo distal, substâncias também são reabsorvidas. Além da reabsorção, ocorre a secreção no túbulo renal, que é um processo oposto ao da reabsorção. Na secreção, as substâncias presentes nos capilares são lançadas no interior do túbulo renal, o que garante a sua eliminação pela urina. Substâncias tóxicas do metabolismo e medicamentos, por exemplo, são excretadas no túbulo proximal. Ao final dessas três etapas temos a urina formada. Sendo assim, podemos dizer que a urina é o produto formado pelo filtrado glomerular, retirando-se o que foi reabsorvido e somando-se o que foi secretado.
2) A cápsula de Bowman é responsável por realizar que atividade?
R: Essa estrutura, juntamente com o Glomérulo, é responsável pela primeira fase na filtração do sangue dentro do rim. Os capilares enovelados do Glomérulo, por onde o sangue circula em alta pressão, deixam parte deste extravasar para a cápsula renal. Serve como filtro para remover residos orgânicos , excesso de sais inorgânicos e água também chamada de capsula malpighiana, sua atividade é separar dois componentes: um produto do sangue limpo e um filtrado que movido através do nefrón.
3) Em quais áreas do Néfron é possível observar maior reabsorção e secreção?
R: No túbulo proximal ocorre a maior parte da reabsorção de água e sódio, duas substâncias essenciais para o funcionamento do corpo. Estima-se que cerca de 67% a 80% de íons Na+ e água são absorvidos do filtrado nessa etapa. Na alça de Henle e no túbulo distal, substâncias também são reabsorvidas.
4) Os glomérulos são responsáveis por filtrar quantos litros de plasma por dia? 
R: A taxa de filtração glomerular (TFG) é de 125 mL/min ou 180L/dia.
5) Como ocorre a auto regulação da Taxa de Filtração Glomerular? 
R: A auto-regulação da TFG ocorre através de dois processos: a resposta miogênica e a retroalimentação tubuloglomerular. Resposta Miogênica – Quando o músculo liso se estira, abrem-se canais iônicos e as células musculares despolarizam ocorrendo a contração. A VC aumenta a resistência e diminui o fluxo sanguíneo. Essa diminuição leva a redução da filtração glomerular.Retroalimentação Tubuloglomerular – via de controle local. Túbulo distal em contato com as arteríolas aferentes e eferentes (aparelho justaglomerular). Quando o fluxo de líquido ao longo do túbulo distal aumenta em consequência da TFG, as células da mácula densa enviam um sinal parácrino e a arteríola aferente se contrai aumentando a resitência e diminuindo a TFG.
6) Explique a difusão facilitada e dê um exemplo. 
R: A difusão facilitada é um tipo de transporte passivo de substâncias (moléculas e íons) através da membrana celular que conta com o auxílio das proteínas. Ocorre sem gasto de ATP. O fluxo de soluto segue o seu gradiente de concentração, do mais concentrado hipertônico para o menos concentrado hipotônico, ou seja, a favor do gradiente de concentração.
Ex: a absorção de glicose ao nível das vilosidades intestinais para o meio interno (capilares sanguíneos intestinais).
7) Por que a Inulina é utilizada para avaliar a atividade renal? 
R: A inulina é um polissacarídeo de peso molecular de aproximadamente 5.000D. Em 1935, a inulina foi proposta como a substância ideal para a medida da TFG, uma vez que é filtrada pelos glomérulos, não é sintetizada ou metabolizada pelos túbulos, é fisiologicamente inerte e não é reabsorvida ou secretada pelos túbulos renais. Exceto por ser um marcador exógeno, preenche os demais critérios que um marcador ideal de filtração glomerular deveria apresentar. A partir desta época, diversos pesquisadores propuseram a depuração da inulina como método padrão da medida da TFG tanto para animais como para seres humanos. Quanto aos métodos de depuração, a inulina tem sido considerada como o “padrão-ouro”. No entanto, a despeito da precisão, esse método é invasivo e demorado, requer infusão constante pela exigência de uma concentração plasmática de inulina em equilíbrio dinâmico, requer também cateterismo vesical, volume significativo de amostra de sangue e dosagem laboratorial complexa, o que torna a implementação do teste complicada. Atualmente seu uso é limitado à pesquisa experimental.
8) Explique o mecanismo de ação da vasopressina para regular a osmolaridade da urina.
R: hormônio antidiurético, também denominado de ADH ou vasopressina, é produzido na glândula hipotálamo e secretado pela neuro-hipófise. Atua sobre os rins, aumentando a retenção de água pelo corpo e a concentração de íons e, consequentemente, elevando a pressão arterial.
9) Qual o papel fisiológico da aldosterona?
R: A aldosterona é um hormônio que estimula a retenção de sódio (sal) e a excreção de potássio pelos rins. Desempenha importante papel na manutenção das concentrações de sódio e potássio normais no sangue e no controle do volume sanguíneo e da pressão arterial. A aldosterona é produzida pelo córtex adrenal, a porção mais externa das glândulas adrenais, localizadas no topo de cada rim.
10) Qual a resposta do hipotálamo à presença de angiotensina II? 
R: A angiotensina II tem ação direta sobre o rim, atuando sobre o hipotálamo aumenta a sede e a ingestão de água, estimulando assim a secreção do hormônio antidiurético, que aumenta a reabsorção de água nos ductos coletores.
11) Qual a finalidade das aquaporinas?
R: As aquaporinas conduzem seletivamente as moléculas de água, para dentro e fora da célula, ao mesmo tempo prevenindo a passagem de íons e outros solutos. A presença deste canais aumenta a permeabilidade das membranas à água.
12) Por que algumas substâncias são secretadas para o lúmen do Néfron após o evento de filtração?
R: Para que aconteça a reabsorção que é o movimento que leva o material filtrado de dentro do lúmen do néfron de volta para o sangue. Capilares peritubulares. A função do néfron consiste em limpar o plasma sanguíneo das substâncias que não podem permanecer no organismo, sendo que ao passo que o líquido resultante da filtração glomerular passa pelos túbulos contorcidos, substâncias úteis ao organismo (água e grande parte dos eletrólitos), são reabsorvidas voltando para a circulação sanguínea, e as que não são úteis (creatinina e uréia, por exemplo), passam direto indo compor a urina, juntamente com outras substâncias que são secretadas pelas paredes dos túbulos contorcidos.
13) Quais substâncias são completamente reabsorvidas pela corrente sanguínea após a filtração? 
R: água , sódio, potássio, glicose, aminoácido, vitaminas, fosfato, bicarbonato,cálcio, cloreto
14)
Explique o sistema Renina-Angiotensina-Aldosterona e diga sua importância para a regulação da pressão arterial.
R: Regulação da pressão arterial: O sistema renina-angiotensina-aldosterona. O sistema renina-angiotensina-aldosterona trata-se de uma série de reações concebidas para ajudar a regular a pressão arterial. Quando a pressão arterial cai (no caso da pressão sistólica, para 100 mm Hg ou menos), os rins liberam a enzima renina na corrente sanguínea. A renina se divide o angiotensinogênio, uma grande proteína que circula na corrente sanguínea, em partes. Uma parte é a angiotensina I. A angiotensina I, que se mantém relativamente inativa, é dividida em partes pela enzima de conversão da angiotensina (ECA). Uma parte é a angiotensina II, um hormônio que é muito ativo. A angiotensina II faz com que as paredes musculares das pequenas artérias (arteríolas) se contraiam, aumentando a pressão arterial. A angiotensina II também provoca a liberação do hormônio aldosterona pelas glândulas adrenais e da vasopressina (hormônio antidiurético) pela hipófise. A aldosterona e a vasopressina fazem com que os rins retenham sódio (sal). A aldosterona também faz com que os rins excretem potássio. O aumento de sódio faz com que a água seja retida, aumentando, assim, o volume de sangue e a pressão arterial. O SRAA regula a pressão arterial média por meio da regulação do volume sanguíneo. É um reflexo mais lento que o barorreceptor por ser hormonalmente mediado. É ativado em resposta à diminuição da pressão arterial.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais