Buscar

FACULDADE FAEL - O COMPORTAMENTO ESCOLAR

Prévia do material em texto

FACULDADE FAEL 
Modulo 01: 
A psicologia do comportamento escolar
Exercício 2- Nota: 10,0
1) Barlow acredita que tanto a bulimia nervosa quanto a anorexia nervosa podem ser tratadas pela Terapia Cognitiva Comportamental, ainda que a primeira seja mais pesquisada. Com o que é tratado a bulimia nervosa?
Escolha uma:
a. O tratamento é realizado com auto-estima.
b. O tratamento é realizado com atividades propostas em sala.
c. O tratamento é realizado com a família.
d. O tratamento é realizado com atividades alternativas.
e. O tratamento é realizado com a psicoeducação.
2) São identificadas alterações no comportamento, como: retraimento, irritação, desânimo e agressividade. Esta afirmação refere-se a:
Escolha uma:
a. Sintomas de ansiedade.
b. Depressão infantil.
c. Dificuldade de concentração.
d. Distúrbios alimentares.
e. Psicoterapia.
3) Com relação ao Transtorno de Deficit de Atenção e Hiperatividade é correto afirmar que diversas são as estratégias que buscam auxiliar no tratamento dos indivíduos, a terapia multimodal é uma das indicadas por ser eficaz. No que consiste a referida terapia:
Escolha uma:
a. A terapia multimodal consiste em testes psicológicos com a intervenção da família da criança.
b. A terapia multimodal consiste em medicamentos e tratamentos psicossociais e, além disso, há o treinamento dos pais, controle em sala de aula, reforço comportamental e terapia para habilidade social.
c. A terapia multimodal consiste em testes psicológicos e na utilização de medicamentos somente.
d. A terapia multimodal consiste somente na participação dos pais das reuniões propostas pelo psicólogo.
e. A terapia multimodal consiste na utilização de medicamentos somente.
4)  cérebro é o órgão privilegiado da aprendizagem, ele é um sistema complexo que estabelece relações com o mundo que a rodeia. Muitas desordens manifestadas no processo de aquisição está a Dificuldade de aprendizagem. Relacione as concepções que refere as dificuldades de aprendizagem e marque a alternativa correta.
I - Dislexia.
II- Discalculia.
III - Dispraxia.
IV - Disgrafia
( ) è uma dificuldade duradoura na aprendizagem da leitura e de seu automatismo em crianças inteligentes, normalmente escolarizadas e livres de interferências causadas por disfunções visuais, auditivas ou lesões cerebrais.
( ) a criança com essa dificuldade se isola mais por causa de seus erros e falhas, sendo discriminada por seus colegas de classe por causa de suas limitações.Como tratamento a alternativa é educação psicomotora.
( ) as crianças com esse tipo de problema tendem a ser vista como preguiçosas e desinteressadas, onde os sintomas mais comuns mais comuns são erros na formulação dos números, incapacidade de realizar operações simples, dificuldade de realizar operações de multiplicação e divisão.
( ) transtorno da escrita, de origens funcionais, que surge nas crianças com adequado desenvolvimento emocional e afetivo, onde não existem problemas de lesão cerebral, alterações sensoriais ou história de ensino deficiente do grafismo da escrita.
Escolha uma:
a. I, IV II, III.
b. III, II, I, IV.
c. IV, II, III, I.
d. II, I, III. IV.
e. I, III, II, IV.
5) O transtornos psiquiátricos/emocionais influenciam o comportamento do aluno na escola, esses transtornos podem ser psicológicos, sociais, físicos ou ocasionados por perdas e frustrações. Problemas como esse estão presentes em sala de aula e precisam ser reconhecidos para serem tratados de maneira adequada. Os transtornos emocionais são ocasionados geralmente por abusos, que tipos de abusos são esses? Leia as afirmativas a seguir e assinale F para as falsas e V para as verdadeiras, e depois assinale a alternativa correta:
( ) Abuso Físico.
( ) Abuso emocional.
( ) Abuso sexual.
( ) Abuso de autoridade.
( ) Negligência.
Escolha uma:
a. F, F, F, V, V.
b. F, V, F, V, F.
c. V, V, V, F, V.
d. V, V, V, F, F.
e. V, F, V, V, F.
6) _D e acordo com a Academia Americana de Psiquiatria, a Discalculia é a dificuldade em aprender matemática, com falhas para adquirir proficiência adequada neste domínio cognitivo, a despeito de inteligência normal, oportunidade escolar, estabilidade emocional e motivação necessária. Existem duas estratégias importantes no manejo deste transtorno, quais são elas? Leia as afirmativas a seguir e assinale F para as falsas e V para as verdadeiras, e depois assinale a alternativa correta:
( ) O trabalho dos conceitos numéricos, em que a criança faz associação dos símbolos à quantidade por meio de atividades.
( ) O trabalho dos conceitos numéricos e letras do alfabeto, em que a criança faz associação dos símbolos à quantidade por meio de atividades.
( ) Operações aritméticas trabalhadas de maneira a incentivar a criança na percepção da soma como acréscimo, subtração pela diminuição e assim por diante.
( ) Operações numéricas trabalhadas de maneira a incentivar a criança a decorar números e tabuadas.
( ) Operações alfanuméricas trabalhadas de maneira a incentivar a criança a identificar letras e números, e suas devidas utilizações.
Escolha uma:
a. V, F, V, F, F.
b. F, F, F, V, V.
c. V, V, V, V, V.
d. V, V, V, F, F.
e. F, V, F, V, F.
.
8 ) Sabe-se que as crianças podem apresentar problemas específicos e transtornos característicos, que dificultam o processo de aprendizagem e interrompem o desenvolvimento das relações e do comportamento em sala de aula. Qual dos itens listados abaixo pode ser considerado como um transtorno bastante comum que acomete as crianças em idade escolar?
Escolha uma:
a. Transtorno de hiperatividade.
b. Transtorno Bipolar.
c. Transtorno de interação.
d. Transtorno de déficit de atenção.
e. Transtorno obsessivo compulsivo.
9) A hiperatividade é um problema comum e constante em escolas, muitos professores e educadores ainda não sabem como lidar com estes sintomas. A criança portadora de Transtorno de Deficit de Atenção e Hiperatividade pode apresentar vários sintomas separadamente ou em conjunto. De acordo comm essa afirmativa marque a alternativa correta.
Escolha uma:
a. Hiperatividade, impulsividade e desatenção.
b. Impulsividade, desatenção, déficit mental.
c. Déficit de atenção, transtorno de conduta, impulsividade.
d. Hiperatividade, transtorno de conduta.
e. Desatenção, hiperatividade, transtorno de conduta.
A psicologia do comportamento escolar utiliza muitas técnicas da terapia cognitiva comportamental. Embora sejam muito utilizadas nos diversos transtornos, existem algumas técnicas bastante comuns para os comportamentos em sala de aula ou no ambiente escolar. Quais são as técnicas comportamentais que podem ser destacadas? Leia as afirmativas a seguir e assinale F para as falsas e V para as verdadeiras, e depois assinale a alternativa correta:
( ) Programação de atividades.
( ) Resolução de problemas.
( ) Controle de Contingencias.
( ) Avaliação e modificação de crenças.
( ) Experimento comportamental.
Escolha uma:
a. V, V, V, F, F.
b. V, V, V, V, V.
c. F, F, F, V, V.
d. V, F, V, F, F.
e. F, V, F, V, F.

Continue navegando