Buscar

Avaliação Pedagogia da Educação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Acadêmico: Elisangela Patricia Gervaz Loewen (1346600)
Disciplina: Pedagogia da Educação Infantil (PED02)
Avaliação: Avaliação II - Individual Semipresencial ( Cod.:461129) ( peso.:1,50)
Prova: 13575108
Nota da Prova: 10,00
Legenda: Resposta Certa Sua Resposta Errada 
1. Na Educação Infantil, o professor muitas vezes planeja suas ações práticas com o objetivo de desenvolver a autonomia da criança. Desta forma, ela se tornará independente e feliz 
conseguir realizar tarefas por si própria. Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A criança deve ser incentivada a comer sozinha, por mais sujeira que ela faça, sentir-se-á satisfeita e vitoriosa ao conseguir alimentar-se de maneira independente.
( ) Nos momentos de higiene, a criança necessita ser estimulada e orientada a identificar seu próprio material de higiene e escovar os dentes sozinha. 
( ) O professor deve sempre recolher os brinquedos assim que as crianças acabarem de brincar, assim a sala de aula ficará organizada.
( ) Estimular as crianças a fazerem perguntas e pensarem sobre as próprias perguntas; isso é um exercício que desenvolve o pensamento autônomo.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a) F - F - V - V.
 b) F - V - F - F.
 c) V - V - F - V.
 d) V - F - V - F.
2. As crianças na faixa etária de 1 a 6 anos utilizam praticamente todos os espaços da instituição de Educação Infantil. A sala de atividades é um dos ambientes lúdicos visitados pelas
Nela podem ser organizados os cantinhos que estimulam a imaginação, criação, fantasia, socialização e a brincadeira. Sobre os cantinhos, associe os itens, utilizando o código a se
I- Cantinho da fantasia.
II- Cantinho da leitura.
III- Cantinho do mercado.
( ) Nesse espaço a criança libera sua a imaginação e assume o papel de adulta enquanto brinca.
( ) Proporciona momentos de brincadeiras que introduzem o mundo da matemática e a noção de valores.
( ) Nesse espaço as crianças podem ouvir histórias e recontá-las. Isto estimula a capacidade narrativa delas, além da leitura.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a) I - III - II.
 b) II - I - III.
 c) III - I - II.
 d) I - II - III.
3. As crianças possuem identidade, que é construída ao longo da vida. Esta identidade está relacionada ao que somos, ao grupo do qual fazemos parte, às nossas ações, às nossas c
valores. É na relação com o outro que se desenvolve a identidade, sendo ela mutável, dependendo das experiências vividas. Com relação ao desenvolvimento da identidade das cri
instituição de Educação Infantil, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O professor pode planejar ações que incentivem o autoconhecimento e a autoestima entre as crianças. Elas necessitam conhecer e saber como os outros as veem.
( ) Situações em que as crianças interajam entre si e tem a liberdade para assumir decisões nada contribuem para o desenvolvimento da identidade da criança.
( ) Na Educação Infantil, o professor planeja suas aulas decidindo as brincadeiras, os livros e as músicas que ele aprecia, sem se importar com o desejo das crianças.
( ) Desenvolver atividades em que as crianças percebam suas habilidades e limites. Elas precisam perceber-se como um sujeito singular entre tantos outros igualmente únicos.
( ) A criança quando nasce inicia seu processo de autoconhecimento, que o acompanha durante sua vida. Esse processo é marcado pelas experiências que a criança vive.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a) V - F - F - V - V.
 b) F - F - V - F - V.
 c) V - V - F - F - F.
 d) F - V - V - V - F.
4. A escola de Educação Infantil necessita organizar espaços que promovam às crianças o contato com elementos de sua cultura para que suas experiências sejam significativas. Ess
também deve possibilitar à criança fazer suas próprias escolhas e experienciar atividades enriquecedoras. Portanto, a organização do espaço físico e da imagem visual da escola de
pouco da sua política pedagógica. Diante desse pressuposto, analise as sentenças a seguir:
I- A organização do espaço influencia muito no brincar. Um ambiente acolhedor proporciona prazer, desenvolve a criatividade e a brincadeira acontece naturalmente.
II- Mesmo tendo um espaço físico organizado, o professor precisa intervir o tempo todo para que a criança se envolva na brincadeira.
III- Modificações no espaço escolar não favorecem o envolvimento da criança, pois a rotina pedagógica deve seguir a ideia de repetição.
IV- Pensar num espaço físico adequado implica conhecer os alunos e a faixa etária, para poder atender às suas necessidades.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
 a) Somente a sentença III está correta.
 b) As sentenças II e IV estão corretas.
 c) As sentenças II, III e IV estão corretas.
 d) As sentenças I e IV estão corretas.
5. O professor da Educação Infantil necessita criar vínculos com a criança e ter conhecimento das etapas do desenvolvimento infantil. Desta forma, o professor necessita planejar suas
pautadas nas Múltiplas Linguagens e nos Eixos Norteadores. Sobre o planejamento, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
( ) Na Educação Infantil, o cuidar e o educar caminham juntos. A família não necessita participar e entender os objetivos do planejamento.
( ) O professor deve refletir sobre o planejamento, pois é um momento de pensar em ações que contribuem para o desenvolvimento da criança.
( ) O planejamento é um instrumento indispensável para atingir os objetivos, pois a Educação Infantil não pode mais ser vista como assistencialista.
( ) No planejamento, o professor não necessita se preocupar com as especificidades de cada um do grupo. Desta forma, ele pode elaborar uma lista única de objetivos para todas 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

 a) V - F - F - F.
 b) F - F - V - V.
 c) V - V - F - V.
 d) F - V - V - F.
6. Na Educação Infantil, objetiva-se a autonomia das crianças. Para tanto, oferece-se a elas a oportunidade de desempenhar diferentes papéis e funções, deixando-as livres para expr
suas opiniões e ideias. Com relação à autonomia da criança na Educação Infantil, assinale a alternativa CORRETA:
 a) A autonomia é algo que tem que ser visto como algo natural na Educação Infantil, o professor só deve preocupar-se em administrar o tempo e os conflitos das crianças.
 b) Ter uma infância autônoma significa dar à criança o direito de ela ser feliz, possibilitando o desenvolvimento intelectual, pois a autonomia é algo inato.
 c) O professor precisa oferecer aos alunos oportunidades de fazer escolhas, de ir além das suas expectativas, de buscar sempre situações e vivências novas, gerando assim novos
conhecimentos.
 d) As crianças devem ter autonomia para ir e vir em todos os ambientes da escola, sem precisar pedir autorização ou comunicar aonde vai.
7. A sala multiuso/brinquedoteca é um espaço rico em estímulos. Nele as crianças desenvolvem suas potencialidades por meio de atividades lúdicas. As atividades educativas que são
com prazer se tornam significativas para o aprendizado. É brincando que a criança percebe o mundo, constrói suas hipóteses e também conhecimentos. Sobre as contribuições da
brinquedoteca, assinale a alternativa CORRETA:
 a) A brinquedoteca é um ambiente preparado para a criança brincar livremente. Nesse sentido, o professor da Educação Infantil nunca deve intervir. Somente na sala o professor p
direciona as atividades.
 b) Ouvir histórias e manusear livros são uma das atividades da brinquedoteca. É atraente e motivador para a criança mudar de ambiente para escutar histórias, assistir a teatro de f
entre outras atividades que incluam a leitura e a escrita. A criança inicia seu processo natural de leitura ao olhar as letras, ilustrações e escutar histórias.
 c) Na brinquedotecauma das atividades disponíveis refere-se à utilização do DVD. Esse recurso facilita a compreensão da criança no processo de ensino-aprendizagem, pois é pró
da fase e de sua realidade o interesse por desenhos infantis. Por isso, é necessário que o professor deixe a criança ficar assistindo a desenhos o tempo que ela quiser.
 d) É importante que o professor planeje as atividades que serão realizadas na brinquedoteca. Isso inclui os momentos em que a criança dança, escuta músicas, fantasia se, entre o
atividades. No entanto, cabe ao professor escolher as fantasias que cada criança deverá usar.
8. Faz parte do trabalho na Educação Infantil o estímulo para desenvolver a independência, favorecendo assim a aprendizagem. Sobre o desenvolvimento da aprendizagem, analise a
a seguir:
I- O professor deve ser o único a decidir as ações em sala de aula.
II- O professor deve conduzir as crianças a pensar e a gerir o próprio conhecimento, com seus pares, de maneira dinâmica.
III- Os brinquedos e materiais devem estar ao alcance das crianças para que consigam, com independência, decidir sobre a escolha.
IV- O professor pode solicitar ajuda dos alunos em diferentes momentos da rotina, como na hora do lanche, na organização dos materiais, recados etc.
Assinale a alternativa CORRETA:
 a) As sentenças I, II e IV estão corretas.
 b) As sentenças II, III e IV estão corretas.
 c) Somente a sentença III está correta.
 d) Somente a sentença I está correta.
9. Conforme os Parâmetros Básicos de Infraestrutura para a Instituição de Educação Infantil (2006), ao se pensar na construção para o atendimento à criança de 0 a 1 ano de idade, d
em consideração alguns aspectos importantes. No que se refere à saúde e bem-estar para essa faixa etária, analise as seguintes sentenças:
I- O piso deve ser liso para facilitar a limpeza, porém não pode ser escorregadio.
II- Deve-se ter o cuidado para que a iluminação artificial seja indireta. 
III- Manter as cores das paredes em tons claros e suaves.
IV- As portas devem ser estreitas e as janelas com pouca ventilação.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BRASIL. Parâmetros básicos de infraestrutura para instituições de educação infantil:
encarte 1. Brasília: MEC/SEB, 2006.
 a) As sentenças II e IV estão corretas.
 b) Somente a sentença I está correta.
 c) As sentenças I, II e III estão corretas.
 d) Somente a sentença IV está correta.
10. Cabe ao professor da Educação Infantil planejar práticas que contribuem para um ensino de matemática que esteja articulado ao conhecimento real da criança. É necessário ser cria
elaborar atividades que levem a criança a pensar, a exercitar o raciocínio. Enfim, comunicar-se matematicamente com o mundo que a cerca. Com relação à linguagem matemática, 
para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A criança desde pequena já realiza raciocínios matemáticos no cotidiano, por meio de contagens, agrupamentos, seriações. Contudo, o professor não deve considerar esses
conhecimentos.
( ) Enquanto brincam, as crianças criam regras, iniciam as noções espaciais, sequências, contam oralmente. Esses e outros conceitos desenvolvem a construção de conhecimento
matemáticos.
( ) A criança necessita entender o quanto é importante saber justificar o seu próprio raciocínio, porque compreende que a solução não é tão relevante.
( ) As crianças podem ser orientadas na compreensão de que as ideias matemáticas estão inter-relacionadas e que esta disciplina não está isolada das demais áreas do conhecim
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a) V - F - F - F.
 b) F - F - V - V.
 c) F - V - F - V.
 d) V - V - V - F.
Prova finalizada com 10 acertos e 0 questões erradas.

Outros materiais