Buscar

ORGANIZAÇÃO E POLÍTICAS DE SAÚDE

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ORGANIZAÇÃO E POLÍTICAS DE SAÚDE
1a aula
	 Diminuir Letra
	Lupa
	 Aumentar Letra
	
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	
	Exercício: SDE0133_EX_A1_201809087597_V1 
	18/08/2019
	Aluno(a): ALISSON SOUSA SILVA
	2019.2
	Disciplina: SDE0133 - ORGANIZAÇÃO E POLÍTICAS DE SAÚDE 
	201809087597
	 
	
	 Código de referência da questão.1a Questão
	
	
	
	
	No fim século XX e início XXI, houve uma preocupação com uso de tecnologias, controle dos gastos e qualidade, fatores que têm ganhado destaque. Surgiram novos conceitos envolvendo o processo de cuidado como: I- Acolhimento, II- Acreditação hospitalar, III- Humanização e IV- Cuidado individualizado e integral. Dentre os conceitos citados, quais estão corretos?
	
	
	
	I,II e III
	
	Apena IV está correta
	
	I, III e IV
	
	I, II e IV
	 Certo
	I,II,III e IV
	Respondido em 18/08/2019 19:55:50
	
Explicação:
O processo saúde e doença e sua promoção de saúde vem sendo motivo de atenção desde o fim século XX e início XXI, onde houve uma preocupação com uso de tecnologias, controle dos gastos e qualidade, fatores que têm ganhado destaque. Surgiram novos conceitos envolvendo o processo de cuidado como acolhimento, acreditação hospitalar, humanização, e cuidado individualizado e integral dentre outros. São fatores que possuem relação com a subjetividade do sujeito, pois buscam laços entre aqueles que cuidam e os que são cuidados.
	
	 
	
	 Código de referência da questão.2a Questão
	
	
	
	
	Levando-se em consideração os conceitos antigos e atuais sobre saúde e doença e suas implicações, identifique qual ou quais dessas afirmações estão CORRETAS:
I- A maneira como uma sociedade está organizada, pode influenciar no estado de saúde e doença de uma população
II- No nível da sociedade temos os problemas de saúde pública
III- Para a saúde coletiva, a saúde não está restrita ao biológico, é marcada em um corpo que é simbólico e pela multidisciplinaridade /interdisciplinaridade.
IV- Nas civilizações mais antigas, por exemplo, os povos do Egito e Mesopotâmia, a doença era causada de forma externa, o organismo da pessoa não tinha nenhuma participação.
	
	
	
	A)  I, II e III
	
	B) I, II, e IV
	
	D) I, III e IV
	
	E) ) I e IV
	 Certo
	C) I, II, III e IV
	Respondido em 18/08/2019 19:50:45
	
Explicação:
O processo saúde-doença se modifica ao longo do desenvolvimento histórico e científico da humanidade e é representado pelas relações e variáveis que produz e condiciona o estado de saúde e doença em uma população ao longo dos anos. - Nas civilizações mais antigas, por exemplo, os povos do Egito e Mesopotâmia, a doença era causada de forma externa, o organismo da pessoa não tinha nenhuma participação.  Já nos conceitos atuais a maneira como uma sociedade está organizada, pode influenciar no estado de saúde e doença de uma população. No nível da sociedade temos os problemas de saúde pública. No conceito de saúde coletiva, a saúde não está restrita ao biológico, é marcada em um corpo que é simbólico e pela multidisciplinaridade /interdisciplinaridade. Quando pensamos sobre os Níveis de Saúde e Processos Saúde-doença devemos pensar do nível individual até o nível da sociedade e global.
	
	 
	
	 Código de referência da questão.3a Questão
	
	
	
	
	Leia as afirmativas sobre os fatores que determinam o estado de saúde de uma dada população: I - Os serviços de saúde bem organizados e com qualidade garantem que uma população permaneça saudável. II - As condições de moradia interferem na condição de saúde das pessoas. III - Idade e o sexo são suficientes para avaliar o estado de saúde da população. IV - Para se avaliar o estado de saúde das pessoas é importante levar em consideração a biologia humana, os modos de vida da comunidade, os fatores ambientais e a organização do sistema de atenção à saúde. V - O avanço tecnológico só influi positivamente na saúde das pessoas. Assinale a alternativa CORRETA:
	
	
	
	A afirmativa V está correta.
	 Certo
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	
	As afirmativas I e III estão corretas.
	
	A afirmativa I está correta.
	
	A afirmativa II está correta.
	Respondido em 18/08/2019 19:55:46
	
Explicação:
Em 1948, a OMS estabeleceu a definição de saúde como "um estágio de bem-estar físico, mental e social e não só a ausência de doenças ou enfermidades"
Apenas a idade e o sexo não é suficiente para analisar o estado de saúde de uma população. Muitas variáveis devem ser consideradas:  Renda, status social e educação; - Ambiente físico: água potável, ar puro, ambiente de trabalho sadio, casa segura e comunidade bem planejada. - Rede de apoio social, incluindo família, amigos e comunidade - Genética, que influencia a expectativa de vida e o risco de desenvolvimento de determinadas doenças, etc.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 Código de referência da questão.4a Questão
	
	
	
	
	Em Estados e Municípios sujeitos a notório processo de migração, os critérios demográficos mencionados na Lei no 8080/90 serão ponderados por outros indicadores de crescimento populacional, em especial o:
	
	
	 Certo
	número de eleitores registrados
	
	número de pessoas idosas
	
	número de pessoas com carteira assinada
	
	índice de desemprego
	
	índice de nascidos vivos
	Respondido em 18/08/2019 19:55:42
	
Explicação:
 
LEI Nº 8.080, DE 19 DE SETEMBRO DE 1990
Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências.
Parágrafo 2º - nos casos de Estados e Municípios sujeitos a notório processo de migração, os critérios demográficos mencionados nesta Lei serão ponderados por outros indicadores de crescimento populacional, em especial o número de eleitores registrados...¿
 
	
	 
	
	 Código de referência da questão.5a Questão
	
	
	
	
	Podemos considerar que a pobreza é uma classe de muitas dimensões, produto do desenvolvimento desigual de uma sociedade, que pode se apresentar através de vários contextos como: miséria, fome, analfabetismo e outros. Na nossa sociedade como é expressada essa pobreza?
	
	
	
	pela alienação, impedindo laços de convivência social e familiar,
	 Certo
	pela carência de bens materiais, mas também pela carência de direitos, de oportunidades, de informações, de possibilidades e de esperanças.
	
	pelas precárias condições socioeconômicas e ausência de deveres.
	
	pela carência exclusiva de bens materiais e de valores morais.
	
	por condições adversas, levando ao crime e à marginalização.
	Respondido em 18/08/2019 19:53:39
	
Explicação:
A pobreza pode se caracterizar por abranger diferentes aspectos da vida dos indivíduos, como por exemplo a carência de bens e serviços essenciais para a vida: alimentação, vestuário, cuidados com a saúde, alojamento, ou seja pela carência de bens materiais, mas também pela carência de direitos, de oportunidades, de informações, de possibilidades e de esperanças.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 Código de referência da questão.6a Questão
	
	
	
	
	De acordo com a Constituição brasileira, sobre ao direito à saúde, é correto afirmar que "A saúde é direito de todos e dever do Estado..." Assinale a opção FALSA:
	
	
	 Certo
	É permitida a participação direta ou indireta de empresas ou capitais estrangeiros na assistência à saúde no País. Essa participação está prevista em lei.
	
	As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede descentralizada, regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único.
	
	As instituições privadas poderão participar de forma complementar do sistema único de saúde, segundo diretrizes deste, mediante contrato de direito público
ou convênio.
	
	Dentre as diretrizes do sistema único de saúde, constam atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais com a participação da comunidade.
	
	O acesso gratuito às ações e aos serviços para sua promoção, proteção e recuperação é assegurado textualmente na Constituição da República.
	Respondido em 18/08/2019 19:55:37
	
Explicação:
Art. 196. A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução dos riscos de doença e de outros agravos e o acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação, logo não há participação direta ou indireta de empresas ou capitais estrangeiros na assistência à saúde no País.
	
	 
	
	 Código de referência da questão.7a Questão
	
	
	
	
	A qualidade de vida está relacionada com a satisfação das necessidades mais elementares da vida do homem. E como exemplo temos:
	
	
	
	automóvel, alimentação, educação e acesso aos programas de TV aberta.
	
	Alimentação, hemoderivados, saúde e acesso a água tratada.
	 Certo
	educação, saúde, alimentação e acesso a água potável.
	
	Saúde, transporte, alimentação e acesso aos programas de TV a cabo.
	
	Educação, alimentação, roupas de grife e acesso a medicamentos.
	Respondido em 18/08/2019 19:55:06
	
Explicação:
Para a Organização Mundial de Saúde (OMS), qualidade de vida é ¿a percepção que um indivíduo tem sobre a sua posição na vida, dentro do contexto dos sistemas de cultura e valores nos quais está inserido e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações¿. O conceito do termo pode ser muito abrangente e acaba envolvendo inúmeros fatores que estão na vida de cada pessoa, educação,como a saúde física, a saúde mental e psicológica, o ambiente em que essa pessoa está inserida, residência com saneamento e água potável, e até mesmo onde trabalha.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 Código de referência da questão.8a Questão
	
	
	
	
	Nas civilizações mais antigas, por exemplo, os povos do Egito e Mesopotâmia, eles acreditavam que a doença era:
	
	
	
	 Causada por causa da má qualidade da água.
	 Certo
	 Causada de forma externa, o organismo da pessoa não tinha nenhuma participação.
	
	Causada por falta de alimentação.
	
	 Causada por falta de assepsia.
	
	Causada por não conhecerem os riscos de suas manifestações.
	Respondido em 18/08/2019 19:55:18
	
Explicação:
A literatura registra que entre os povos sem escrita, as pessoas associavam as enfermidades a causas sobrenaturais. Nesse contexto, o homem pouco ou nada poderia fazer para mudar o quadro. Existem registros de que os antigos povos da mesopotâmia ¿ sumérios, assírios e babilônios tinham um panteão de deuses. Dessa forma consideravam a doença como causada de forma externa, o organismo da pessoa não tinha nenhuma participação.
	
	Col@bore

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais