Buscar

FUNDEB

Prévia do material em texto

1 Tema: 
Políticas Públicas Educacionais.
2 Título:
Vídeos e slides para explicar sobre as Políticas Públicas do Financiamento da Educação.
3 Modalidade:
 Vídeos e slides.
4 Introdução: 
O grupo pesquisou os fundamentos do financiamento escolar, com ênfase no Financiamento de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB). Este assunto foi escolhido por ser considerado de grande interesse público. Foram pesquisados os princípios das normas que regem o financiamento educacional, com o intuito de refletir sobre a divergência entre o que está determinado e a realidade.
Com base nessa análise será produzido um vídeo que abordará os fundamentos legais do FUNDEB e as contradições existentes.
O trabalho vem contribuir para a formação cidadã dos alunos do terceiro ano do ensino médio, uma vez que divulgará as informações sobre o Fundeb, que é um assunto que muitos não conhecem, apesar de ser de grande importância. 
O trabalho será apresentado no Centro Educacional São Francisco, escola pública localizada em São Sebastião - DF para turma do terceiro ano do ensino médio, através de slides e vídeos.
5 Público - alvo:
 Turma do terceiro ano do ensino médio do Centro Educacional São Francisco.
6 Justificativa:
No Brasil, desde a primeira Constituição Federal, de 1824, já existia garantia de gratuidade da Educação pelo Estado brasileiro. Entretanto, somente após a Constituição Federal de 1934 as formas de financiamento passaram a ser foco das políticas públicas econômicas e educacionais nacionais. Hoje em dia, após a promulgação da Constituição de 1988, os fundos contábeis são as principais formas de financiamento público de educação. 
O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB), criado em 2007, é a mais atual forma de financiamento da educação. O FUNDEB foi criado para garantir a qualidade da educação e a valorização dos profissionais. Porém não condiz com a nescessidade, pois atualmente o Brasil vivencia falta de verbas e desvalorização dos profissionais da educação.
A sociedade deve exercer o importante papel de fiscalização, para verificar se as verbas destinadas à educação estão sendo corretamente aplicadas. Este trabalho propõe-se a auxiliar na conscientização de estudantes sobre a importância do financiamento da educação por meio do FUNDEB e a discrepância entre o que a Lei determina e o que é cumprido.
 
7 Objetivo geral:
Este trabalho tem por finalidade apresentar as análises a respeito do FUNDEB e debater sobre as contradições históricas entre a aplicação dos recursos garantidos constitucionalmente para a Educação, de modo a despertar o interesse da comunidade escolar para investigar a distribuição das verbas.
8 Objetivos específicos:
Pesquisar o tema.
Planejar o projeto.
Executar o trabalho.
Planejar o vídeo e slides.
Executar o vídeo e slides.
 
9 Metodologia:
Elaborar Por meio de vídeos e slide iremos explicar o tema em questão que levará em torno de quarenta minutos. 
10 Cronograma:
	Evento
	Data
	Planejamento do projeto
	02/03 a 06/04/2017
	Excursão do vídeo e slides
	28/03 a 03/04/2017
	Apresentação do trabalho
	Maio
11 Recursos necessários:
Data show, computador, pen drive, folhas a 4, celular.
12 Referências: 
RATIER, Rodrigo. Por dentro da grana. 2009. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/2973/por-dentro-da-grana. Acessado em: 09/03/2017
WEBER, Demétrio. 2013. Disponível em: 
http://oglobo.globo.com/sociedade/educacao/estudo-de-analistas-do-tesouro-diz-que-ineficiencia-compromete-40-das-verbas-para-ensino-9093488. Acessado em: 09/03/2017
Financiamento da Educação - Aula 01 de 05- Hamurabi Messeder. 2012 - 2013. Duração: 16:21. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=1o4fgjBbHoo.
 Acessado em: 09/03/2017.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm. Acessado em: 09/03/2017

Continue navegando