Buscar

Análise de Obra Pictural

Prévia do material em texto

ANÁLISE DE OBRA PICTURAL
POR LUISA GRABRIELE DÁLETE LAGOS DE OLIVEIRA
MATRÍCULA 20172103139
JORNALISMO - NOITE
A Pastora por Jean-Honore Fragonard – c.1750 – 1752, óleo sobre tela, 118cm x 161cm.
Sob contexto histórico, o século XVIII, também amplamente conhecido como “época das Luzes”, foi o período em que a obra escolhida foi criada. Pintura de estilo que teve origem na França, deriva do barroco e é conhecido como rococó, essa tendência artística cresce após a morte de Luís XVI, quando a corte francesa muda-se de Versailles para Paris e, assim, a arte ganha maior influência dos ricos homens de negócios que buscavam através dela esquecer os reais desafios de suas realidades e, também, simplesmente satisfazê-los da maneira mais superficial possível, daí a arte alegre e sensual que caracteriza o rococó.
“Os temas utilizados eram cenas eróticas ou galantes da vida cortesã e da mitologia, pastorais, alusões ao teatro da época, motivos religiosos e farta estilização naturalista do mundo vegetal em ornatos nas molduras.”
A obra é composta por diversos elementos (a pastora, a ovelha, o chapéu, as flores, a vegetação, o céu e as nuvens), sendo os mais centralizados deles a ovelha e a própria menina que dá nome à pintura. Talvez pelo fato de possuir muitos detalhes, “A Pastora” é uma pintura que traz bastante movimento, já que os olhos do expectador tendem a correr primeiramente na menina central e, logo em seguida, para a vegetação e detalhes ao seu entorno. Essa, também, traz certo equilíbrio – apesar da utilização de diversos elementos, eles estão distribuídos pela tela de maneira a dar a sensação de que “o todo” está preenchido. O mesmo equilíbrio aparece na paleta de cores e no contraste escolhidos pelo artista que utiliza de áreas mais escuras e cores vivas, porém em tons mais fechados que dão à pintura um clima de paz e calmaria de um fim de tarde sob as sombras das árvores.
BIBLIOGRAFIA
História das Artes; publicado em sem data e disponível em: < https://www.historiadasartes.com/nomundo/arte-barroca/rococo/ >, acessado em 21/08/2019.

Continue navegando