Buscar

THAU KNSM

Prévia do material em texto

THAU
KNSM Eiland
Auanna De Oliveira Campos F03FHC-1 
Amanda de Mattos Veroneze N4084D-7
Karoline Alexandra Nascimento Pinheiro N479JF-8 
Larissa Ferreira Gonzaga D97775-0
Isabella Alves Vannini D981HC-3 
-Nome: KNSM Eiland ( the Koninklijke Nederlandsche Stoomboot-Maatschappij )
-Localização: Roterdã, Holanda do norte. Localizado ao leste de Amsterdã, É uma ilha da qual a parte leste é denominada KNSM Eiland.
-Histórico: Estas docas foram construídas para atender, principalmente, ao intenso comércio com a Indonésia, então colônia holandesa (1876).  Após a Segunda Guerra Mundial, o declínio do comércio com o oriente fez com que as atividades portuárias se concentrassem no Noordzeekanaal.
-População: abriga hoje mais de 8.000 residências.
-Descrição características da cidade: grande edifício multifuncional contendo muitas casas e apartamentos individuais, ao longo de uma avenida central, imitando a organização dos antigos armazéns da ilha
-Em nenhum lugar as mudanças na reestruturação urbana tão visível nos últimos 30 anos como nas docas orientais em Amsterdã. Usado como área portuária até a década de 1970, mas com intensidade cada vez menor devido à realocação de atividades portuárias na direção oeste. As docas orientais tornaram-se vendido ao município, que o investigou em 1978 como potencial nova área residencial. Tornou-se o maior área de reabilitação de Amsterdã. A área tem a estrutura de barragens estreitas de conexão entre si, e penínsulas conectadas com cais alongados. Muito importante para a decisão foi preservar o caráter histórico da região deixando essa estrutura intacta e resolvendo problemas de tráfego através de pontes. Onde "viver na água" em Amsterdã era principalmente reservado para moradores de canal agora ofereceu a estrutura do cais novas possibilidades. A estrutura do cais forneceu ao bairro estruturas públicas espaço e vista da água e, assim, compensou a falta para verde. Existem vestígios da crise dos anos oitenta e as consequências da habitação pública ainda visíveis: muito habitação social de aluguel no prédio da faixa que o início do período pós-guerra período. Mas, ao mesmo tempo, são históricos complexos de armazém de segunda a sábado preservados e convertido em apartamentos.A ilha de Java adquiriu um caráter urbano completamente diferente e forte, em parte pela escolha dos arquitetos Jo Coenen e Sjoerd Soeters para a desenho urbano. Eles romperam com a habitação pública pequena escala de renovação urbana e com o planejador urbano. A ilha KNSM recebeu grandes blocos monumentais e uma ampla avenida no meio.
-O que é o projeto? Localizado ao leste de Amsterdã, o conjunto Oostelijk Havengebied das chamadas Docas Leste é formado por uma ilha denominada na sua parte leste de KNSM-eiland e na parte oeste de Java-eiland e duas penínsulas, Borneo e Sporenburg . Estas docas foram construídas após a abertura do Noordzeekanaal (Canal do Norte) em 1876,
para atender, principalmente, ao intenso comércio com a Indonésia, que na época pertencia a colônia holandesa (1876, século XVII). 
Após a Segunda Guerra Mundial, o declínio do comércio com o oriente – principalmente em consequência da descolonização da Indonésia, em 1949 – fez com que as atividades portuárias se concentrassem no canal norte.
 O primeiro plano para transformação da área foi em 1975, porem nunca foi colocado em prática e acabou sendo descartado cerca de dez anos depois.
Com a descolonização da Indonésia, ocorreu o esvaziamento das docas leste e por volta de 1980, foi decidido transformar a área em um bairro residencial de alto grau. 
Qual o projeto feito?
- um dos principais condicionantes dos planos urbanos foi a alta densidade estipulada para seu desenvolvimento: cem habitações por hectare, a mesma do centro de Amsterdã.
- A KNSM-eiland foi a primeira das áreas das docas a serem reurbanizadas. O conceito de “superbloco” (aqui entendido como grande edifício multifuncional).
- Já o desenvolvimento da Java-eiland (1995-2000) é marcadamente diferente do padrão adotado na KNSM-eiland. A adoção de princípios tradicionais. Nessas áreas internas, a circulação fica restrita a ciclistas e pedestres. Já os cais englobam também a circulação de veículos. O projeto residencial dos cais está continuamente acomodado, interrompido apenas por canais transversais.
 - A área dos cais Sumatrakade e Javakade é aquela onde a Java-eiland possui uma escala urbana maior. O volume de água com o qual as edificações se relacionam e a distância das margens do rio justificam edifícios maiores. Já a adição dos canais transversais propiciou uma relação mais próxima da ilha com a água, configurando áreas mais enclausuradas, onde os elementos anteriormente citados – a água, o cais e os edifícios – se apresentam em escala reduzida.
A desertificação das docas do leste, aliada a uma crise habitacional nos anos 1980 fez com que famílias de renda média deixassem Amsterdã em busca de melhores condições de moradia, o que provocou uma reação por parte da municipalidade que, na década de 1990, passou a investir muito na questão habitacional através da construção de milhares de habitações sociais e de classe média.
Ao invés de configurarem mais uma expansão urbana, as novas intervenções buscaram um desenvolvimento sustentável através da requalificação de espaços com concentração de investimentos para a ocupação de vazios urbanos e a reutilização do patrimônio instalado. Nas últimas décadas, houve revalorização das áreas que estão próximas da água, as alterações nas relações entre o indivíduo e o seu tempo de lazer, e a tendência à construção de fragmentos qualificados de cidade, as áreas portuárias destacaram-se por suas potencialidades paisagísticas, logísticas e imobiliárias.
A repetição de objetos arquitetônicos de fins habitacionais é frequentemente associada a complexos residenciais de baixa renda havendo predominância da multiplicação em detrimento à multiplicidade.
 -Transporte - À pé, de carro, ônibus, bonde e principalmente com bicicletas.
-Como é dividido- Na ilha há uma avenida principal (KNSM Laan), que é contínua e percorre a ilha inteira e possui edificios comerciais e residenciais em seu entorno.
-Como e por onde chegar- Através da avenida Verbindinsgdam, que conecta JAVA (oeste) e KNSM (leste) a Sporenburg, que possui faixas separadas para pedestres, ciclistas e automóveis.
-Tempo- Para percorrer a avenida Sporenburg à pé leva aproximadamente 12 minutos, de carro 3 minutos, bicicleta 3 minutos e ônibus 8 minutos.
 -Intenção do edifício na divisa- Identificar onde se inicia Java e KNSM a partir da avenida que as conecta. O plano diretor propôs eliminar a ponte que reúne Java e KNSM, para deixar apenas seu início terminada com um "edifício do farol". em vez disso, a ponte preexistente foi mantida e por este motivo a articulação entre os dois setores teve que ser remodelada, resultando em um novo bloco que se duplicou com espaços nos dois lados do início da ponte.
-Faixas para ciclistas largas
-Em algumas partes do trajeto carros e bicicletas compartilham a mesma rua
- As pontes são separadas para pedestres, ciclistas e automóveis
-Existem trens e ônibus além das bicicletas e motocicletas e carros que circulam
O cenário do porto, o parque portuário, foi preservado e este é o principal elemento paisagístico. Há prédios, posicionados para os canais, com pátios e jardins, parcialmente localizados na bacia do porto dessa forma há perspectiva da água. Nos cais dos portos há espaços para andar de bicicleta, caminhar e fazer exercícios. De noite esses espaços são bem iluminados. Há uma área verde que percorre toda a avenidaprincipal e um dos lados da ilha. Um jardim com piscina projetado há 100 anos foi preservado (com algumas modificações) e é um ponto de lazer.
O projeto seguiu o conceito de cidade compacta com uma alta densidade de habitações , também necessária devido ao grande investimento na preparação do terreno para edifícios e infraestrutura, como pontes, estradas e transporte público.
O conselho da cidade também queria estimular moradias particulares e casas de aluguel de luxo, na esperança de impedir o êxodo de grupos de maior renda, para que a mistura de setores social e de mercado logo se tornasse a nova política.
A beleza arquitetônica e o fascínio urbano foram critérios importantes. o diferencial com relação a todos os outros distritos de Amsterdã, foi respeito pelo passado. Assim, as bacias portuárias existentes deveriam ser preservadas e os edifícios portuários existentes reutilizados.
Os edifícios propriamente ditos projetados por arquitetos de várias partes do mundo para criar uma orla marítima quase incomparável.
O desenho urbano desta ilha foi feito pelo arquiteto Jo Coenen. Ele usou a cena do porto antigo como referência e planejou enormes blocos habitacionais, o que era bastante incomum na tradição holandesa.
O masterplan urbano do arquiteto Jo Coenen introduziu nesta área, sobretudo, o conceito de “superbloco” (aqui entendido como grande edifício multifuncional), referente à escala do porto.Enfatizando a multifuncionalidade o Edifício residencial Albert, por exemplo ,além de casas possui instalações comerciais e um espaço de estacionamento subterrâneo. Uma praça pública circular está localizada no centro do quarteirão.
Na ilha KNSM-Java, o critério era criar grandes conjuntos habitacionais coletivos, com tipologia de blocos fechados ou semi-fechados e enfatizar sua escala monumental (principalmente no KNSM ), que apesar de incomum em Amsterdã, estava perfeitamente ligada à tipologia de grandes galpões e lojas existentes nesses locais anteriormente. Surgiram três imponentes blocos habitacionais ( Pireu , Albert Building e Emerald Empire ).
O projeto de solução residencial conhecido como super-quadras - no Brasil isso pode ser visto em Brasília - em que áreas residenciais extensas e semelhantes permeiam uma avenida principal.
Um conjunto único de antigos e novos surgiu na Ilha KNSM, pois muitos prédios antigos do porto foram preservados ,um distrito habitacional completamente novo na época.
Coenen manteve e integrou seis edifícios pré-existentes ao projeto, por exemplo, , Loods 6 , que foi reabilitado como um centro cultural e de exposições.

Continue navegando