Buscar

Fichamento de caso_Gestao

Prévia do material em texto

�
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM GESTÃO FINANCEIRA E CONTROLADORIA
Fichamento de Estudo de Caso
Alessandra dos Santos Damasceno
Trabalho da disciplina de Gestão de Riscos Financeiro
 		Tutor: Prof. Marcelo Brum Braggio
Rio de Janeiro/RJ 
2019
Estudo de Caso de Harvard: Blaine Kitchenware Inc.: estrutura de capital
Referência: LUEHRMAM, Timothy.; HEILPRIN, Joel. Blaine Kitchenware Inc.: estrutura de capital. Harvard Business Scholl, 413 – P02, 2009
	A Blaine Kitchenwarw é uma empresa fundada em 1927 e que tinha o nome de The Blaine Electrial Apparatur Company. Fabricante de eletrodomesticos de médio porte para cozinhas residenciais, tinha como sua principal linha equipamentos bem modernos para a época como: ferro de passar, aspirador de pó, maquina de waffe e desnatadeiras. Em 2006 a empresa já obtinha vários tipos de produtos, cada vez mais modernos. Sua fabrica ficava em Minnesota onde produzia peças de ferro fundido com revestimentos especiais para alguns dos seus utensílios e sua produção era terceirizada.
A Blaine não era tão influente, tinha um pouco menos de 10% de um mercado de U$$ 2,3 bilhões em eletrodomésticos, entretanto nos ultimos anos a empresa expadiu para o mercado externo, Canadá, Europa e Americas do Sul e Central, vendendo com isso 14 milhões de unidades por ano e com isso passou a ter a marca mais conhecida e bem vista belos consumidores.
	Os produtos eram divididos em três segmentos: utensilios para preparo de comida, para cozinhar e para preparo de bebidas, mais a maior parte da receita da empresa vinha dos dois primeiros segmentos. A distribução da maioria dos produtos era através de redes de atacadistas que fornecia para hipermercados e lojas de departamentos, mas os produtos de ponta, que teve a inclusão de tecnologia smart e estilo mais elegante para concorrer com faixas de preço mais altas e comsumidores de classe alta; eram vendidos direto a varejistas especializados e as empresas de venda de catálogo, porém independente da forma de forma, todos os produtos da Blaine tinha a garatia de 90 dias.
	As vendas oscilavam conforme o período. Em outubro e novembro, elas atingiam o período mais rentável, pois antecipava as festas de final de ano. Já em maio e junho, período do dia das mães, caia um pouco.
	Victor Dubinski era o CEO da empresa eleito em 1992, sucedendo o seu tio. Bisneto de um dos fundadores, Engenheiro formado, serviu a Marinha em 1970 e após a sua saída e passagem por uma empresa aeroespacial; juntou-se aos negócios da família em 1981, como chefe de operações e em 1988 entrou para o conselho de administração da empresa.
	Através do seu trabalho neste cargo, a empresa passou a operar com três diferenças significativas, que foi a finalização de oferta publica inicial (IPO) em 1994, dando uma estabilidade financeira a alguns descendentes dos fundadores.

Continue navegando