Buscar

DISCURSIVAS Direito Empresarial e do consumidor

Prévia do material em texto

QUESTÃO: Na concepção do conceito sobre o empresário, podemos afirmar que é aquele que realiza atividade econômica por meio da produção ou circulação de bens e serviços, com o objetivo de gerar lucro. A legislação determina requisitos que autorizam o exercício regular da atividade do empresário individual, que são: capacidade para o exercício da profissão e não estar legalmente impedido de exercer sua atividade. Considerando a temática exposta, escreva uma redação com o tema: EMPRES ÁRIO INDIVIDUAL. 
RESPOSTA: Sabemos que o empresário é a pessoa que organiza uma atividade econômica, produzindo ou fazendo circular bens ou serviços. Dentre as modalidades que caracterizam o empresário, podemos considerar como empresário individual quando o exercício da profissão é realizado na forma de pessoa física, em que o empresário é a própria pessoa física e utiliza seu próprio nome no exercício de sua atividade empresarial. Para atender aos preceitos e requisitos estabelecidos em lei, considerando a capacidade para a atividade profissional, o empresário necessita da comprovação da capacidade civil para o exercício da profissão e não estar legalmente impedido do exercício da atividade. 
QUESTÃO: A publicidade é um dos principais elementos que constituem as relações comerciais ou relações de compra e venda, sendo determinante na decisão do consumidor na escolha de determinado serviço ou produto. Considerando o aspecto da publicidade, o Código de Defesa do Consumidor regulamentou as condições de proteção ao consumidor no que se refere a situações de ocorrência de publicidade enganosa ou abusiva. Com relação a este contexto, disserte sobre a publicidade abusiva. 
RESPOSTA: Se configura publicidade abusiva quando fornecedores de produtos ou serviços divulgam situações que identificam publicidade discriminatória sob qualquer aspecto, explorando o medo ou a superstição, induzindo o consumidor a adotar procedimentos de forma prejudicial à sua saúde ou segurança, podendo trazer prejuízo ao consumi dor. 
QUESTÃO: O Código de Defesa do Consumidor, antes de tratar da Política Nacional de Proteção e Defesa do Consumidor, no seu Artigo 4º, cuidou da Política de Relações de Consumo, dispondo sobre os objetivos e princípios que devem nortear o setor. Dentre os objetivos, o CDC dispôs o atendimento das necessidades dos consumidores, o respeito à sua dignidade, saúde e segurança, a proteção de seus interesses econômicos, a melhoria da sua qualidade de vida, bem como a transparência e harmonia das relações d e consumo. Para atingir estes objetivos, devem ser considerados alguns princípios. Descreva quatro destes princípios. 
RESPOSTA:
1- Reconhecimento da vulnerabilidade do consumidor no mercado de consumo. 
2- Ação do Governo, propiciando proteção ao consumidor na relação de consumo. 
3- Equidade dos interesses dos participantes das relações de consumo. 
4- Democratização da educação e informação de fornecedores e consumidores, quanto aos seus direitos e deveres, beneficiando o crescimento do mercado de consumo. 
5- Incentivo à criação, pelos fornecedores, de meios eficientes de controle de qualidade e segurança de produtos e serviços, assim como de mecanismos alternativos de solução de conflitos de consumo. 
6- Racionalização e melhoria dos serviços públicos. 
7- Coibição e repressão eficientes de todos os abusos praticados no mercado de consumo, inclusive a concorrência desleal e utilização indevida de inventos, criações industriais das marcas, nomes comerciais e signos distintivos, que possam causar prejuízos aos consumidores. 
8- Flexibilização e melhorias na aplicação do mercado de consumo. 
 
QUESTÃO: Sabemos que o empresário é aquele que realiza atividade econômica objetivando a produção ou circulação de bens e serviços. A lei civil prevê requisitos que autorizam o exercício regular da atividade do empresário individual. São eles: capacidade para o exercício da profissão e não estar legalmente impedido de exercer sua atividade. Nesse sentido, explique o que caracteriza a capacidade para o exercício da profissão e cite três pessoas legalmente impedidas de exercer tal atividade. 
RESPOSTA: Para que o empresário seja capaz de exercer sua função, é preciso que esteja em pleno exercício de sua capacidade civil, ou seja, ser maior de 18 anos ou ser emancipado. Os legalmente impedidos de exercer a atividade empresarial são: os funcionários públicos, estaduais e municipais; Presidente da República; Governador do Estado; Prefeito; magistrado vitalício e membros do Ministério Público; falidos, e, por fim, os médicos, na exploração da farmácia.
QUESTÃO: Flávia adquiriu uma bota modelo Confort da marca Analina. No dia seguinte, ao usar o calçado, o salto quebrou, o que lhe ocasionou sério acidente, pois rolou de uma escadaria e, por consequência do acidente, quebrou duas costelas. Diante da narrativa, pergunta-se: O fornecedor/produtor poderá ser responsabilizado pelo defeito no produto? Em caso afirmativo, em qual modalidade de defeito (fabricação, concepção ou comercialização) se enquadra? Justifique sua resposta. 
RESPOSTA: Sim, pois é responsável pelo fornecimento de produto seguro e de qualidade. O defeito é de fabricação, pois na fabricação da bota o salto foi colado de forma inadequada, gerando o defeito. 
QUESTÃO: Os direitos básicos do consumidor não são apenas reconhecidos pelo CDC, mas sim, mundialmente. Além desses direitos, o Brasil também pode aderir a outros que por ventura estiverem previstos em tratados ou convenções das quais o país aderir. Partindo desse pressuposto, elenque três direitos básicos reconhecidos pela ONU, e ainda, justifique em qual direito básico previsto no CDC enquadra-se a proibição de venda casada. 
RESPOSTA: Direito à segurança; à escolha; à informação; de ser ouvido, à indenização; educação para o consumo e meio ambiente saudável. 
A proibição de venda casada está prevista no direito básico à livre escolha.
QUESTÃO: Quando duas ou mais pessoas juntam capital ou trabalho com o propósito de praticar atividade empresarial, temos a formação de uma sociedade. No contexto dos tipos de sociedade empresária existe, as não personificadas, que são aquelas que não possuem seu contrato inscrito (depositado) no Registro Público competente. Diante desta premissa, disserte sobre as duas espécies de sociedade não personificada. 
RESPOSTA: Sociedade em comum: é a sociedade constituída no âmbito informal ou de fato, cuja principal situação apontada nessa modalidade é a responsabilidade ilimitada das pessoas físicas/jurídicas dos sócios pelas obrigações sociais, sendo que os bens e dívidas sociais constituem patrimônio especial, do qual os sócios são titulares em comum. Os sócios respondem de forma solidária e ilimitada pelas eventuais obrigações resultantes da constituição da sociedade.
Sociedade em conta de participação: neste tipo de sociedade, a constituição não depende de formalidade, podendo provar-se por todos os meios de direito, sendo que o contrato social dessa modalidade é reconhecido e produz efeitos apenas entre os sócios, e a eventual inscrição de seu instrumento em qualquer registro não confere personalidade jurídica à sociedade.
QUESTÃO: O Código de Defesa do Consumidor tem como objetivo principal proteger a relação de consumo estabelecida entre o fornecedor e o consumidor. Nesta relação comercial, o consumidor é considerado a parte mais fraca. Dentre as situações encontradas, defrontamo-nos com as situações de vícios dos produtos, ou seja, defeitos que podem neles ser encontrados, podendo esses vícios serem aparentes ou ocultos. Diante dessa premissa, disserte sobre os vícios de qualidade dos produtos.
RESPOSTA: Os vícios de qualidade dos produtos estão caracterizados quando encontramos produtos não próprios e não adequados para que sejam consumidos ou ainda possam reduzir seu valor comercial. Os produtos são impróprios quando têm seu prazo de validade vencido, estejam estragados, adulterados, com lacre rompido, ou ainda são perigosos para a saúde. Os produtossão inadequados quando avaliada sua qualidade relacionada ao padrão de qual idade informado para ele. Quando adquiridos não satisfazem o objetivo que lhes foi atribuído, não atendendo ao que o consumidor esperava encontrar quando os comprou, frustrando-o ou até mesmo iludindo-o quanto a seus resultados.
QUESTÃO: Sabemos que a publicidade é um dos elementos que constituem as relações comerciais ou relações de compra e venda, sendo um dos meios que levam os consumidores a escolher determinado serviço ou produto. Com relação à publicidade, o Código de Defesa do Consumidor também previu as situações em que o consumidor deve ser protegido contra as situações em que ocorre a publicidade enganosa ou abusiva, assim como as identificou. Com relação a este contexto, conceitue publicidade enganosa.
RESPOSTA: Quando fornecedores de produtos ou serviços divulgam situações que não são verdadeiras, ou deixam de informar os consumidores sobre características de seus produtos ou serviços, estão executando propaganda enganosa. A ausência da divulgação dessas informações, ou ainda a divulgação de informações não verdadeiras, sejam elas relacionadas à quantidade, qualidade, preço, induzem o consumidor a uma compra equivocada, ou a uma contratação de serviços inadequada, enganosa, frustrando sua real expectativa, não suprindo sua necessidade, trazendo-lhe evidente prejuízo.
QUESTÃO: A sociedade anônima ou companhia é uma sociedade de capitais, regida por um “Estatuto Social”. Normalmente, é estabelecida com o objetivo de operar grandes empreendimentos, necessitando de aporte financeiro elevado. Considerando a constituição da empresa e suas atividades, descreva as principais características da sociedade anônima. 
RESPOSTA:
1. Divisão do capital social em ações. 
2. Limitação da responsabilidade dos acionistas ao valor das ações subscritas ou adquiridas. 
3. Livre acessibilidade das ações. 
QUESTÃO: Um dos direitos básicos do consumidor está estabelecido no art. 6º, inc.1 do CDC, que prevê a proteção à vida, á saúde e à segurança do consumidor frente aos produtos os serviços que podem trazer algum risco. Nesse aspecto, o Código trouxe a diferenciação entre vício e defeito. Disserte sobre a diferença existente entre defeito e vício de qualidade. 
RESPOSTA: O defeito é aquele que inutiliza o produto ou traz risco à saúde ou segurança do consumidor. Já o vício de qualidade é aquele produto cuja baixa qualidade inviabiliza ou torna impróprio seu uso.
QUESTÃO: Existem vários tipos de sociedades empresariais, cada uma atendendo especificamente à formação societária conforme determina a legislação. Quanto ao critério da classificação dos sócios com relação à sua responsabilidade, perante a sociedade empresária, esta pode ser: ilimitada, mista ou limitada. Considerando o contexto, disserte sobre a responsabilidade dos sócios em cada uma destas sociedades. 
RESPOSTA: Sociedade ilimitada: classificação para a situação diante da responsabilidade ilimitada dos sócios perante as obrigações sociais. Significa que, se o patrimônio social não for suficiente para o pagamento dos credores da sociedade, o saldo poderá ser exigido dos sócios, considerando para pagamento o seu patrimônio particular. 
Sociedade mista: configura-se quando parte dos sócios tem responsabilidade limitada e outra tem responsabilidade ilimitada. 
Sociedade limitada: a responsabilidade dos sócios configura-se ao limite do capital social integrado na sociedade, deixando de responder com seus patrimônios particulares pelas obrigações sociais.
QUESTÃO: O contrato é a junção de interesses de pessoas sobre determinada coisa. É o acordo de vontades que objetiva criar, modificar ou extinguir um direito. O interesse das partes envolvidas na celebração de um contrato deve estar exposto de forma igualitária, respeitando as cláusulas descritas no documento contratual. Considerando a proteção contratual, inserida no Código de Defesa do Consumidor, disserte sobre as cláusulas abusivas. 
RESPOSTA: Cláusulas abusivas são aquelas que colocam o consumidor em desvantagem nos contratos de consumo. O consumidor que se deparar com uma cláusula abusiva poderá recorrer à Justiça para pleitear sua nulidade, e, consequentemente, livrar-se da obrigação nela prevista. São abusivas não só as cláusulas contratuais a que se refere o Código do Consumidor, como também aquelas previstas nas Portarias do Ministério da Justiça. Segundo o Código de Defesa do Consumidor, alguns exemplos de Cláusulas abusivas são as que:
 - implica renúncia de direito do consumidor;
 - subtrai ao consumidor o direito de reembolso da quantia paga, nas hipóteses revistas no CDC;
 - transfere responsabilidades do fornecedor para terceiros;
 - determina a utilização obrigatória de arbitragem;
- permite ao fornecedor, direta ou indiretamente, variar o preço de maneira unilateral;
  - infringe ou possibilite a violação de normas ambientais;
 - está em desacordo com o sistema de proteção do consumidor;
 - possibilita a renúncia do direito de indenização por benfeitorias necessárias;
QUESTÃO: Dentre os títulos de crédito, um dos mais conhecidos e utilizados é o cheque, diante de sua facilidade de aceitação e livre circulação no território brasileiro. Para que seja intitulado como cheque, segundo a lei, deve estar revestido de alguns requisitos, tais como o nome do banco ou instituição financeira e a denominação “cheque” inscrita em língua portuguesa. Nesse contexto, disserte sobre a diferença existente entre o cheque cruzado e o cheque visado. RESPOSTA: O cheque cruzado nada mais é do que a presença de dois traços na diagonal frontal da cártula, o que representa que o pagamento só poderá ser efetuado com o depósito desse título. Já o cheque visado é quando existe uma confirmação de fundos para o pagamento desse título, fornecido pelo banco ou instituição financeira do banco sacado. Essa confirmação Se apresenta no anverso do título.
QUESTÃO: A garantia dos produtos e serviços é estabelecida como forma de assegurar a qualidade, a integridade e a durabilidade do produto ou serviço prestado. O Código de Defesa do Consumidor prevê dois tipos de garantia: a legal e a contratual. Descreva as diferenças entre a garantia legal e a contratual. 
RESPOSTA: A garantia legal é obrigatória, o fornecedor não poderá se omitir sobre, sendo nulo qualquer contrato/documento que o exonere de tal obrigação. A garantia contratual complementa a legal e deverá ser entregue ao consumidor através de um termo escrito, no ato da compra. Esse termo deverá contemplar de forma clara informações sobre a garantia.
QUESTÃO: Disserte sobre o significado de profissionalismo e atividade organizada, que são características vinculadas ao empresário. 
RESPOSTA: - Profissionalismo: está vinculado à realização de atividades profissionais, que têm por objetivo ganhar dinheiro. Esta atividade deve ser realizada pessoalmente pelo empresário, de forma contínua e rotineira. Terceiros que executam atividades coordenadas pelo empresário serão conhecidos apenas como pessoas que o auxiliam, e não como empresários. 
- Atividade organizada: a organização da empresa depende do empresário. Ele organiza o dinheiro, as pessoas, as atividades, a qualidade técnica. É o empresário identificado, portanto, pela sua responsabilidade em organizar seu trabalho e o trabalho de outras pessoas que executam tarefas, buscando o lucro. Este contexto de responsabilidade pela organização de todos os fatores envolvidos na atividade que objetiva lucro é uma das características que identificam o indivíduo como empresário. 
QUESTÃO: Levando em consideração os requisitos para o exercício da atividade de empresário individual, Maria possui capacidade para o exercício da atividade? Em caso negativo, a incapacidade é absoluta ou relativa? 
RESPOSTA: Não, Maria é relativamente incapaz de exercer a atividade de empresária individual.
QUESTÃO: O Código de Defesa do Consumidor, criado em 1990, contempla em seus artigos vários direitosconsiderados como básicos aos consumidores, dentre eles destacamos o direito à segurança e à educação para o consumo. Disserte sobre esses dois direitos básicos. 
RESPOSTA: O direito a segurança visa a proteger o consumidor contra eventuais riscos provocados por práticas no fornecimento de produtos e serviços considerados perigosos ou nocivos. Já a educação para o consumo garante que o consumidor receba orientação de como consumir, comprar, utilizar e desfazer-se dos produtos e serviços. 
 QUESTÃO: Portanto, defina o que é sociedade empresária: 
RESPOSTA: É a pessoa jurídica que exerce, profissionalmente, atividade econômica organizada para a produção ou circulação de bens ou serviços. Porém, deve, antes do início de sua atividade, ter, obrigatoriamente, inscrito seus atos constitutivos no Registro Público competente.
QUESTÃO: Descreva as características da sociedade em comum, que é uma das sociedades não personificadas descritas no regramento legal brasileiro. 
RESPOSTA: Sociedade em comum: é a sociedade irregular ou de fato, cuja principal consequência de sua existência é a responsabilidade ilimitada das pessoas físicas/jurídicas dos sócios pelas obrigações sociais, sendo que os bens e dívidas sociais constituem patrimônio especial, do qual os sócios são titulares em comum. Além do mais, todos os sócios respondem solidária e ilimitadamente pelas obrigações sociais.
QUESTÃO: Como exemplo, tomemos a situação da compra de um quilo de café. No ato da compra, você constatou que a embalagem contém apenas 9 00 gramas de café. A que tipo de reparo você tem direito em razão do defeito do produto quanto à sua quantidade? 
RESPOSTA: Quando o defeito relaciona-se à quantidade do produto, respeitadas as variações de correntes de sua natureza. Se o conteúdo líquido for inferior às indicações constantes do recipiente, da embalagem, rotulagem ou de mensagem publicitária, pode o consumidor exigir também do comerciante, alternativamente e à sua escolha: 
- O abatimento proporcional do preço. 
- Complementação do peso ou medida. 
- A substituição do produto por outro da mesma espécie, marca ou modelo, sem os aludidos vícios. 
- A restituição imediata da quantia paga, monetariamente atualizada, sem prejuízo de eventuais perdas e danos. 
QUESTÃO: O nascimento da associação se dá com o registro de seu estatuto no órgão competente, da mesma forma como a sociedade empresária passa a existir legalmente com o registro do contrato social na junta comercial. Partindo desse pressuposto, explique a diferença entre sociedade empresária e associação. 
RESPOSTA: A diferença entre a sociedade e a associação é que a primeira tem finalidade econômica (de lucro) e a segunda, não. Ambas, a qualquer momento, podem ser dissolvidas pelo interesse daqueles que as formaram. Sociedade empresária é formada por duas ou mais pessoas, que se comprometem a juntar capital ou trabalho para a realização de um fim lucrativo. Seu objetivo é, portanto, econômico. Já nas associações, são sem fins lucrativos ou econômicos, mas nada impede que uma associação de caráter cultural, ou altruísta, mantenha uma atividade econômica apenas para sobreviver. A questão está na destinação dos lucros, ou seja, na associação os lucros são destinados à consecução dos objetivos ideais dos associados, já na sociedade empresária, os lucros são repartidos entre os sócios. 
QUESTÃO: Disserte sobre a garantia contratual. 
RESPOSTA: Garantia contratual é o prazo concedido, por liberalidade, pelo fornecedor ao consumidor, após o vencimento da garantia legal para reclamar dos vícios (defeitos). Em conformidade com o artigo 50 do Código de Defesa do Consumidor, deverá ser conferida mediante termo escrito, padronizado, que esclarecerá de maneira adequada em que consiste a garantia, a forma, o prazo, o lugar em que poderá ser exercitada, bem como as despesas que ficarão a cargo do consumidor.

Continue navegando