Buscar

Permacultura: Sustentabilidade e Harmonia

Prévia do material em texto

Permacultura
1 – Introdução 
O termo permacultura trata-se de um sistema em que o habitante, a moradia e o meio ambiente estão integrados em um mesmo organismo vivo. É uma metodologia e sistema de integração que visa o planejamento e a prática sustentável e permanente de materiais naturais na composição de edificações arquitetônicas e na produção de agricultura, garantindo diferenças ambientais positivas.
“Em um primeiro nível, a permacultura lida com as plantas, os animais, as edificações e infraestruturas (água, energia, comunicações). Todavia, a permacultura não trata somente desses elementos, mas principalmente dos relacionamentos que podemos criar entre eles, por meio da forma em que os colocamos no terreno”, afirma Maria do Carmo Arenales, Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Médica Veterinária pela Universidade Estadual de Londrina - UEL.
2 – Assunto
Originada da palavra “Permanent Cultura”, a prática da permacultura abrange diversas áreas científicas, compreendendo a ecologia, a leitura da paisagem e o reconhecimento e uso dos recursos naturais, indo muito além da agricultura, mas tendo seu ponto de base no equilíbrio e harmonia do impacto humano com a natureza. É considerada uma ciência holística e de cunho socioambiental, que congrega o saber científico com o tradicional popular e visa, é claro, a permanência humana como espécie na Terra.
Segundo Bill Mollison, a Permacultura consiste na ‘elaboração, implantação e manutenção de ecossistemas produtivos que mantenham a diversidade, a resiliência, e a estabilidade dos ecossistemas naturais, promovendo energia, moradia e alimentação humana de forma harmoniosa com o ambiente’
(Bill Mollison, 1999)
3- Justificativa / Contemporaneidade:
Analisando o ciclo de vida dos materiais, obtêm-se dados sobre os impactos que causam à natureza e à saúde humana, sendo possível tomar decisões conscientes e comprometidas com o meio ambiente e com as gerações atuais e futuras. O uso da matéria natural é a solução climática e sustentável na atualidade, reconhecendo todos os problemas ambientais que estão se desenvolvendo no planeta e devido à ação humana, trazendo grandes consequências para o futuro na terra. Assim, este uso dos recursos naturais garante uma vida útil superior a 100 anos, se bem usado, reduzindo o aquecimento solar e causando melhoria no microclima.
4 – Objetivos
Vivemos em uma época em que o sistema de produção é a base da sociedade. E nele, o consumo é o principal pilar. Esse sistema garante o crescimento econômico e a produção de bens para satisfazer necessidades de uma parcela dos habitantes do planeta. No entanto, a maneira encontrada para alcançar esses objetivos envolveu a utilização predatória dos recursos disponíveis na Terra. Como esses recursos são finitos, o modo como os utilizamos está em crise e pode até resultar em um colapso. Por isso, objetivo da permacultura é a criação de sistemas que sejam ecologicamente corretos e economicamente viáveis, que supram suas próprias necessidades, não explorem ou poluam e que, assim, sejam sustentáveis a longo prazo. Práticas como a captação de água da chuva, a reciclagem de materiais, a manutenção do ciclo natural dos alimentos, o uso de energia oriunda de fontes limpas e renováveis, e o reaproveitamento de tudo o que for possível passam longe do modelo padrão de produção de alimentos, mas são a base da permacultura.
5 - Problematização 
Ainda que as mudanças climáticas ocasionadas pela adoção da prática da permacultura sejam garantidas, ainda há uma dificuldade em inserir essa visão, pois apesar dessas tecnologias já serem utilizadas em todo o mundo, os conceitos ainda são pouco debatidos e conhecidos no Brasil, uma que vez o uso da matéria prima acaba sendo relacionado, de forma errônea, a não durabilidade da mesma.

Mais conteúdos dessa disciplina