Buscar

ATIVIDADE I

Prévia do material em texto

Ertielly Nayane de Jesus Fonseca
 Rejane Aparecida de Sousa 
ATIVIDADE PRÁTICA 
Atividade Prática apresentada ao curso Técnico em Serviços Público do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, para fins de avaliação parcial da disciplina Sociologia, ministrada pelo prof. Carlos Roberto Pereira Dias e tutora Presencial Andréia alves.
Pai Pedro, Outubro 2019.
Proposta do trabalho
Relato do filme Tempos Modernos de Charles Chaplin.
O filme conta a história de um operário e uma jovem. Tempos Modernos retrata a vida urbana nos Estados Unidos no ano de 1930, demonstrando os modos de produção industrial baseados na divisão e especialização do trabalho na linha de montagem apertando parafusos. O filme mostra a vida de operários com a revolução industrial, em que houve a passagem da produção artesanal, para a produção em série. Os operários se submetiam a uma forma de produção em que não era mais de acordo com suas condições físicas e psicológicas, mas sim uma forma de produção que visavam maior lucro independente das condições de seus trabalhadores. Em razão da quantidade excessiva de exercícios repetitivos, Carlitos, mesmo fora da função industrial, continua efetuando movimentos como se estivesse apertando os parafusos na linha de montagem. 
Na realização de sempre a mesma atividade, Carlitos teve um colapso nervoso, não conseguindo mais parar de fazer os movimentos que fazia muito rapidamente dentro da fabrica, sendo levado a um hospital. Após Carlitos sair do hospital curado, encontra a fábrica fechada, e ao buscar outro emprego é confundido com líder comunista e vai para cadeia. Na cadeia ele frustra uma tentativa de fuga de outros presos e é liberado da prisão conseguindo uma carta de recomendação por uma autoridade. Porém, mesmo com uma boa recomendação, Carlitos não conseguia se manter em outro emprego, pois na fábrica em que trabalhava, era alienado fazendo sempre o mesmo trabalho, desta forma não sabia fazer mais nada além de apertar parafusos.
Retratado no filme, uma sociedade em caos, Carlitos conheceu uma moça que vivia grande miséria, roubando comida para sobreviver, não tinha mãe e seu pai estava desempregado, seu pai foi morto, mostrando também a violência nas ruas na época. Para não ir para um abrigo, ou adoção ela foge. Carlitos ao conseguir emprego de volta na fabrica, logo depois os funcionários entram em greve novamente, e em meio à confusão ao jogar sem querer uma pedra em um policial, Carlitos é preso novamente. Ao sair da prisão, Carlitos se encontra novamente com a jovem, que havia conseguido emprego como dançarina em um restaurante. 
Os dois são um sucesso, principalmente Carlitos que, durante uma improvisação de uma música, arranca milhares de aplausos dos presentes ao café. Para estragar a festa, no entanto, surge novamente a polícia, desta vez com uma caderneta com os dados da moça e uma ordem para prender a jovem num orfanato. Carlitos e moça fogem e terão de começar tudo novamente..
Reflita sobre o impacto da inserção das máquinas nas indústrias. Aponte fatores positivos e negativos. Inseri-las foi algo bom ou ruim para o trabalhador?
De um modo geral, o impacto da inserção das máquinas nas indústrias transformou não só o setor econômico e industrial, como também as relações sociais, as relações entre o homem e a natureza, provocando alterações no modo de vida das pessoas, nos padrões de consumo e no meio ambiente. Quando uma área antes não industrializada recebe um relativo número de fábricas, a tendência é receber mais migrantes para a sua área, acelerando a sua urbanização.
Com mais pessoas residindo em um mesmo local, gera-se mais procura pela atividade comercial e também no setor de serviços, que se expandem e produzem mais empregos. Entre outros aspectos positivos, menciona-se a maior arrecadação por meio de impostos. Dentre os efeitos negativos da industrialização, podemos citar os impactos gerados sobre o meio ambiente, haja vista que, a depender do tipo de fábrica e das infraestruturas para ela oferecidas, são gerados mais poluentes na atmosfera e também nos solos e cursos d'água. 
Para o trabalhador Desde a revolução industrial surgiu o medo de perder postos de trabalho para máquinas vem assombrando o homem em relação ao desemprego.
E no Serviço Público, como vocês veem o impacto das máquinas e da tecnologia?
No Serviço Público o impacto das máquinas e da tecnologia vem transformando a base social e o comportamento a as relações de trabalho. Com o progresso tecnológico a tendência e que as novas tecnologias sejam usadas para auxiliar o serviço , promovendo mudanças significativas , impactando a sociedade, com a possibilidade de ter um serviço publico de melhor qualidade, bem como os próprios servidores.

Continue navegando