Buscar

História da América Colonial APOL 100

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - História da América Colonial
Analise o trecho a seguir:
“Locke, portanto, é considerado um dos mais importantes precursores do Iluminismo europeu e fundador do empirismo inglês. Seu pensamento é considerado um clássico da tradição filosófica. Sua educação realista objetiva investigar os fenômenos naturais e a proposição de idéias que, futuramente, influenciaria o pensamento de outros teóricos, por exemplo, Rousseau.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: TERUYA, Tereza. K. As contribuições de John Locke ao pensamento educacional contemporâneo. Disponível em: http://www.histedbr.fe.unicamp.br/acer_histedbr/jornada/jornada9/_files/BDxADftT.pdf Acesso em: 15/06/2019.
Considerando estas informações e as vídeo aulas da disciplina História e Historiografia da América Colonial, assinale a única alternativa que enuncia corretamente as relações entre o iluminismo e as independências americanas.
Nota: 20.0
	
	A
	Em função das elevadíssimas taxas de analfabetismo na América espanhola as influências iluministas foram restritas e quase inexistentes
	
	B
	As ideias iluministas, destacando-se as de John Locke, influenciaram profundamente a independência das treze colônias.
Você acertou!
Comentário: A única alternativa que apresenta uma inferência correta entre o iluminismo e as independências americanas é a letra b. As demais apresentam as seguintes incoerências: as influencias iluministas influenciaram boa parte dos processos de independência na américa espanhola; Além disso, o iluminismo é um fenômeno que nasce europeu e se dispersa mundo a fora a partir de países como, principalmente,  França e Inglaterra; A enciclopédia foi editada na França e, por fim, não há notícias de relação entre elites criollas e a implantação do despotismo esclarecido. (vídeo aula 6 ; tema 1: 4:20)
	
	C
	As ideias iluministas surgiram inicialmente na América Espanhola e, depois, se espalharam pelo mundo, sobretudo, na França.
	
	D
	A enciclopédia, obra fundamental do iluminismo, foi editada na América já que ali o preço das impressões era menor.
	
	E
	As ideias iluministas possibilitaram que desde cedo os criollos implantassem monarquias que seguiam os protocolos do despotismo esclarecido.
Questão 2/5 - História da América Colonial
Leia o trecho a seguir:
“Entre 1740 e 1771, a região, inteiramente demarcada pelas autoridades e já constituindo o 'distrito diamantino', foi entregue a contratadores, como o famoso João Fernandes de Oliveira. Problemas de administração e contrabando crescente, além das sempre presentes dificuldades de comercialização no mercado mundial, fizeram com que o Estado assumisse a exploração da área”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: WEHLING, Arno. WEHLING, M.J.C.M. Formação do Brasil colonial. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999, p.221.
A partir da leitura do texto dado e dos conteúdos abordados no livro-base História da América: da Era Pré-Colombiana às independências sobre a exploração das primeiras minas de diamantes descobertas em território brasileiro, em 1729, é correto afirmar que:
Nota: 20.0
	
	A
	a extração de diamantes tornou-se monopólio real e, para evitar contrabando, a mineração contava com o trabalho de escravos alugados pela Coroa.
Você acertou!
“Para impedir o contrabando, o governo português decretou a régia exploração, ou seja, a mineração contava com o trabalho de escravos alugados pela Coroa. Isso ocorreu até a criação do Regimento dos Diamantes, que objetivava disciplinar a extração O monopólio real sobre a extração de diamantes durou até o ano de 1832”. (Livro-base p.197).
	
	B
	foram criadas cartas régias, que davam a determinados contratadores o direito de explorar o território em nome da Coroa Portuguesa.
	
	C
	com as medidas tomadas pela Coroa, a exploração de diamante durou muito mais tempo que a exploração de ouro.
	
	D
	na região do distrito diamantino havia uma circulação muito grande de pessoas, que supriam a região de outros produtos, necessários ao cotidiano.
	
	E
	apesar da descoberta da região mineradora ter gerado grandes riquezas para a colônia, a região Nordeste continuou dominando o cenário econômico no Brasil Colonial.
Questão 3/5 - História da América Colonial
Leia a citação a seguir: 
“Em 1783, com a assinatura do tratado [...] terminaram oficialmente as hostilidades entre os americanos e os ingleses. Durante a guerra, os estadistas americanos não buscaram implantar uma nova ordem social”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: NARO, P.N.S. A formação dos Estados Unidos. São Paulo: Atual, 1991, p.10. 
A partir da leitura da citação e dos conteúdos abordados no livro-base História da América: da Era Pré-Colombiana às independências, o tratado referido no trecho acima...
Nota: 20.0
	
	A
	é o Tratado de Tordesilhas.
	
	B
	é a Declaração de Independência dos Estados Unidos.
	
	C
	são os Tratados de Livre Comércio.
	
	D
	é o Tratado de Paris.
Você acertou!
“Com o Tratado de Paris, assinado em setembro de 1783 e que oficialmente pôs fim à guerra com a Grã-Bretanha, a Declaração de Independência alcançou seu principal objetivo – a independência das colônias do domínio britânico”. (Livro-base p.219).
	
	E
	é o Tratado Interamericano.
Questão 4/5 - História da América Colonial
Leia o trecho a seguir: 
“Com o Stamp Act, os colonos já eram taxados sem o consentimento dos seus representantes. Os fundos assim levantados eram usados para manter um exército estacionado nas colônias [...]. Aos funcionários da Coroa, parecia cabível em 1761, pedir aos tribunais [...] mandados de busca para dar conta dos contrabandistas”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: NEVINS, A.; COMMAGER, H.S. Breve História dos Estados Unidos. São Paulo: Alfa-Ômega, 1986, p. 92-93. 
A partir da leitura do trecho acima e dos conteúdos abordados no livro-base História da América: da Era Pré-Colombiana às independências, assinale a afirmativa que explica corretamente como a Lei do Selo atingiu diretamente o comércio triangular.
Nota: 20.0
	
	A
	Os comerciantes não conseguiam aplicar os selos em todas as mercadorias, atrapalhando a realização da atividade comercial.
	
	B
	Não havia funcionários que organizassem a aplicação do selo nas mercadorias, impedindo a saída destas.
	
	C
	Como muitas mercadorias eram fruto de contrabando, a obrigatoriedade do selo dificultava a atividade.
Você acertou!
“Essa taxa passou a afetar diretamente a economia de todas as colônias, prejudicando inclusive o comércio triangular, que se tornou quase impossível, uma vez que todas as mercadorias passaram a ser seladas, o que dificultava o contrabando entre as treze colônias e as colônias dos outros países na América.” (Livro-base p. 216).
	
	D
	Houve um boicote da própria elite americana à prática do comércio triangular.
	
	E
	Outras colônias se negavam a receber as mercadorias americanas seladas.
Questão 5/5 - História da América Colonial
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“A revolução ocorrida na França no final do século XVIII mudou radicalmente a face do mundo. Pôs fim ao chamado ‘Antigo Regime’ e inaugurou a nossa história, a nossa modernidade. Mas ela não surgiu do nada. Os revolucionários que partiram ao assalto do poder político foram buscar em um rico arsenal de ideias as justificativas para a sua ousadia”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FORTES, L.R.S. O Iluminismo e os reis filósofos. São Paulo: Brasiliense, 1991, p. 8. 
A partir da leitura do texto dado e dos conteúdos abordados no livro-base História da América: da Era Pré-Colombiana às independências sobre o movimento iluminista, leia as afirmativas a seguir:
I. Defendia o lema liberdade, igualdade e fraternidade, incompatível com as monarquias absolutistas da época,pois questionava a autoridade dos reis.
II. Apesar de ser um movimento de ideias, o Iluminismo foi além da filosofia, pois norteou modificações em outras áreas da vida e do cotidiano, ligada às artes, religião, ciências e política.
III. Apesar de defender ideias universais, as ideias iluministas só tiveram importância na Inglaterra.
IV. Por estar na linha de pensamento do ideário burguês, foi norteador dos questionamentos feitos ao “antigo regime”. 
Estão corretas as afirmativas:
Nota: 20.0
	
	A
	I e IV apenas.
	
	B
	I e III apenas.
	
	C
	II e IV apenas.
	
	D
	I, II e IV apenas.
Você acertou!
A afirmativa I está correta, o Iluminismo “pode ser caracterizado como um movimento que questiona a figura política do rei, uma vez que os iluministas tinham como lema a igualdade, a liberdade e a fraternidade”. A afirmativa II está correta, “o Iluminismo foi um movimento amplo de ideias, mas não apenas de caráter filosófico, mas também cultural, ou seja, foi a constituição do que poderíamos chamar de estado de espírito que impregnou todas as atividades da vida social, passando pela literatura, arte, história, religião, política, entre outras”. (Livro-base p. 213). A afirmativa IV está correta, “o movimento iluminista, em relação com o contexto político, estava imbricado com os ideais liberais burgueses, sendo coadjuvante no processo contra o ‘antigo regime’, exprimindo, desse modo, uma ideologia crítica da classe média”. (Livro-base p. 213-214). A afirmativa III está incorreta porque o iluminismo não se restringiu à Inglaterra, difundiu-se pela França, Alemanha e outros países.
	
	E
	I, II, e III apenas.

Continue navegando