Buscar

Análise da Empresa Acampamento Nosso Recanto

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EAD
PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA
RELATÓRIO PIM I
SAPUCAÍ- MIRIM, 2019
	Nº.
	NOME
	RA
	01
	Andressa Silvana Silva
	1911606
	02
	Micaela Aparecida dos Santos Arlindo
	1911610
	03
	Marina da Conceição
	1911578
	04
	Yasmim Glauce Alves da Rosa
	1911611
	05
	
	
	06
	
	
INTRODUÇÃO
Neste projeto integrado multidisciplinar I (PIM I) falaremos sobre as técnicas de informática que a organização utiliza, seus fundamentos de administração e comunicação empresarial. A empresa abordada nesse módulo é o Acampamento Nosso Recanto (NR). Gestão Familiar, no qual a organização teve fundação em 1953, pelo Professor Afonso Mauricio Vivolo (assim conhecido popularmente), na cidade de Ferraz Vasconcelos. Pois bem, sendo o professor o antigo diretor, no qual faleceu no ano de 2018, posteriormente a diretoria foi passada aos seus filhos Marco Antônio Vivolo e Afonso Celso Vivolo, no qual, dirigem a empresa, também, juntamente com seus filhos, sendo eles os principais executivos da organização.
FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO
Nome: Acampamento Nosso Recanto Ltda.
Portfólio de produtos e/ou serviços: O portfólio do NR Acampamentos proporciona três serviços voltados a atividades de recreação, que são eles: NR Formatura, Acampamento Escolar e Acampamento de Férias. Sendo o primeiro destinado a formando do 5° ano e 9° ano; o segundo, a tradicionais eventos realizados, com a finalidade de desenvolver em seus clientes o tema relacionado ao evento, que são eles: English and Action (O compromisso do NR no programa é proporcionar aos alunos a prática do inglês, utilizando técnicas de atividades e vivências que os envolvem com o contexto de maneira alegre e prazerosa. O English & Action é um programa de viagem para o exterior sem sair do Brasil. O objetivo de um acampamento em inglês é trabalhar a compreensão, onde as crianças e jovens terão a oportunidade de se comunicar de diversas formas (visual, falada e escrita) e perceber quão simples e importante é comunicar-se claramente em inglês.); Olá 6° ano (Com o principal objetivo de oferecer aos acampantes a oportunidade de uma experiência longe de casa e trabalhar sua autoconfiança nesta situação, discutindo diversos valores com eles, a programação do NR Olá 6º ano é voltada à integração e exploração de antigas e novas habilidades, aliada ao lazer dos acampantes, transformando os dias no acampamento em uma grande festa e formalizando a passagem dos acampantes para a segunda fase do Ensino Fundamental) e acampamento de férias: O acampamento dá a oportunidade para crianças e jovens se conectarem com a natureza e se beneficiarem das relações pessoais. É um ambiente que favorece a descoberta de novas habilidades, senso de independência e trabalho em grupo. 
Principais concorrentes:
Concorrentes Diretos: 
Ranieri Acampamento, em São Lourenço da Serra, SP
Acampamento Águias da Serra Acampamento dos Pumas, em Pindamonhangaba, SP
Acampamento Turma dos Leões, em Bragança Paulista, SP
Porte: Diante da análise feita por nós e algumas informações vagas de pessoas da organização, consideramos a empresa como sendo grande, sendo ela uma limitada e com lucro superior a 10 milhões de reais por ano (supostamente). E, diante das suas relações comerciais, que são de grande influencia na região. Chegamos a uma firmeza de que a empresa é de grande porte.
Número de clientes: São mais de 40.000 acampantes que frequentam suas duas unidades a cada ano, divertindo-se, fazendo novas amizades e aprendendo a respeitar o meio em que vivem.
Transações Comerciais: a transação comercial da empresa vai da negociação com o fornecedor, sempre buscando o ganha-ganha. 
Portanto, os pagamentos predominantes são após o recebimento do produto ou serviço, ou seja, caracterizado como fluxo normal de pagamento. Porém, os fornecedores que necessitam de uma entrada para o fornecimento do produto ou serviço a empresa se disponibiliza a efetuar tal pagamento, porém é exceção esse procedimento.
Quantidade de instalações: 3; sendo 2 unidades em Sapucaí Mirim e 1 em São Paulo, Capital. 
Número de funcionários: Temos o total de 375 funcionários.
Missão: Ser a melhor opção no território nacional para a localização de eventos com atividades educativas e recreativas, oferecendo produtos e serviços de acampamento compatíveis com os interesses específicos dos clientes 
Valores: Respeito: Mantemos uma atitude respeitosa;
Compromisso: Construímos uma gestão no progresso continuo, estimulando o trabalho em equipe; 
Integridade: adotamos uma conduta honesta, transparente;
Confiança: nossas relações são baseadas e construídas considerando ser humano e profissional;
Liderança: buscamos uma visão ampla do futuro, que nos impulsiona a inovar sempre;
Descreva se a empresa utiliza práticas de responsabilidade social e de respeito à diversidade. (como? Oque ela faz nesse sentido? Justifique as colocações).
O NR disponibiliza as escolas da cidade um dia de atividades no Acampamento aos alunos de todas municipais e estaduais do município. Sendo, então essa uma pratica social;
A organização, também, se responsabiliza de sempre cumprir as leis do ministério do trabalho em respeito à diversidade, contratando e oferecendo as melhores condições as classes menos favorecidas;
Devido ao grande numero de abandonos de roupas e acessórios de acampantes que passam pelos acampamentos, a empresa, sempre que junta uma quantidade significativa, doa esses utensílios as famílias carentes da cidade;
O acampamento, sempre que solicitado, principalmente pela APAE da cidade, sempre se demostrou solicito a ajuda-los nas necessidades relatada por eles. Procurando fortalecer tal missão, tendo em vista que a ajuda governamental se encontra em escassez em alguns fundamentos necessários para o andamento dos processos da escola. 
COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL
Sistemas de comunicação existentes e utilizados pela empresa área a comunicação com os seus diversos públicos.
Descreva minuciosamente como se dá a comunicação interna;
Como se trata de uma organização, no qual o RH é sempre solicito aos colaboradores, a comunicação é sempre no teti a teti, ou seja, conflitos, dúvidas, sugestões etc, na maioria das vezes é reunido os líderes e os colaboradores de cada setor e resolvido no diálogo. 
Descreva a comunicação externa: através de mensagens via Whats’App, ligações e SMS, no qual o RH possui um celular para justamente estar sempre solicito aos funcionários, até mesmo aos finais de semana.
E, também, há um pagina no facebook do RH da empresa, no qual postam todos os tipos de informações necessárias.
Descreva a comunicação interpessoal no trabalho em equipe:
Diante das conversas com os responsáveis da empresa, foi detectado que esse aspecto da comunicação do trabalho em equipe é uma das principais falhas da empresa, tendo em vista a não responsabilidade assumida corretamente pelos lideres de cada setor. 
Onde, pela falta de treinamento, as pessoas que deveriam assumir a responsabilidade de comunicação com seus liderados, não tem capacidade técnica necessária para lidar com os colaboradores.
Com isso, a comunicação do trabalho em equipe é basicamente dada ao indispensável.
Atendimento a clientes: como é a estrutura de atendimento a clientes e como funciona? Existe atendimento pelas redes sociais e ouvidoria?
No escritório em São Paulo, há um departamento específico e destinado ao atendimento ao cliente, onde é tratado as dúvidas e relações financeiras. 
Nos acampamentos também há monitores e secretarias para orientações e o máximo de suporte possível ao cliente.
Pelas redes sociais, há pesquisas de opiniões aos acompanhantes dos acampantes logo após a ida ao NR, e para os acampantes é dado no último dia de evento uma pesquisa de opinião para que ele opine de como foi sua experiência em seu evento.
TÉCNICASDE INFORMÁTICA
Apontar Aspectos Relevantes do sistema de informação organizacional e técnicas de informáticas utilizadas de acordo com o desenvolvimento da disciplina técnicas de informática. Poderão ser analisados na empresa:
Utilização do MS World na elaboração do trabalho escrito;
MS World é basicamente usado na elaboração de comunicados aos colaboradores, essa ferramenta especifica é pouco usada na empresa.
Utilização do MS Excel na construção de gráficos matemáticos, assim com para as planilhas de contabilidade;
A utilização do Excel é a ferramenta do pacote do office mais usada na organização, por exemplo na elaboração de projetos, controle na colagem de placas nos patrimônios, inventários, controle contábil etc.
Utilização do MS Power Point na construção de transparências/Slides em apresentações de treinamentos, seminários etc;
Essa ferramenta é usada na apresentação da integração de funcionários; Treinamentos e outras apresentações relevantes.
Dois sistemas de informações importantes da empresa são o Sapiens e o Rubi, o primeiro para o controle da contabilidade geral da empresa, controle de estoque, inventários, entrada de notas ficais etc. E o segundo para relatórios do setor de recursos humanos em geral, como: controle da folha de pagamento, jornada de trabalho, Apuração do cartão de ponto e DSR, Critérios de faltas e afastamentos - assinalamentos no Ronda, Critérios de DSR e Feriados - assinalamentos no Ronda, Ajustes, acertos no Ronda, entre outras características do sistema.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Ao analisarmos a empresa podemos descrever um bom desempenho e produtividade, além da especialização dos funcionários e cursos preparatórios. Tendo também sites com amplo alcance para os clientes em potencial.
Além de utilizar outros sistemas de informática, banco de dados de clientes, facilitam o acesso aos fornecedores da empresa. E por fim, ensinam os novos funcionários a forma de conduta da empresa, assim garantindo sempre um bom serviço e de qualidade.
REFERÊNCIAS
GUERRA, Olávo. Disponível em <https://viagemeturismo.abril.com.br/materias/13-acampamentos-para-divertir-criancas-e-jovens-nas-ferias-de-julho//>. Acesso em: 10 abril 2019.

Continue navegando