Buscar

Relatório sobre Cultura e Educação na Comunidade Local

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
Letras- Inglês
Aspectos Antropológicos e Sociológicos da Educação
Relatório de observação e análise sociológica sobre os aspectos culturais existentes na comunidade local
Objetivos:
Estabelecer a relação entre cultura e educação na comunidade onde vivo, demonstrar exemplos e evidências se a cultura está relacionada à educação e observar se cultura e educação se influenciam mutuamente.
Introdução Teórica:
Ao falarmos de cultura e educação, devemos ter em mente que não existe ser sem cultura, e não existe uma sociedade sem esses seres, logo, podemos perceber que cultura e educação estão ligadas, uma depende da outra. Um indivíduo cresce e se desenvolve no seu círculo familiar absorvendo seus costumes, que tem crenças, costumes, religiões diferentes de outras famílias. De acordo com Edward Taylor (o primeiro a criar uma definição para cultura e personagem citado nas minhas aulas virtuais), a cultura é aprendida e não transmitida geneticamente pelo ser humano, logo existem diferentes tipos de culturas, que devem ser respeitadas e inseridas também no ambiente escolar para ocorrer a participação sem discriminação dos indivíduos. 
De acordo com Émile Durkheim a educação é um fato social, um meio de socialização, preparação do indivíduo para viver em sociedade, respeitando as diferenças e se familiarizando com os vários tipos de cultura. Para ele, é inútil acharmos que podemos criar nossos filhos à nossa maneira, para haver harmonia entre os indivíduos é necessária uma educação ideal e igual a todos, sem esquecer de onde cada um veio e qual sua cultura. Quando nascemos, a maior parte do conteúdo está à nossa disposição, é o que nossos antepassados deixaram para nós, e isso é necessário. A escola tem um papel importante na construção de uma sociedade, é onde a educação é igualitária, é onde não deve ter discriminação, racismo, preconceito, é onde todos devem aprender uns com os outros e respeitar as diferenças.
Procedimentos Metodológicos:
Observação direta da comunidade onde vivo, do ambiente escolar que tive a oportunidade de frequentar e uma conversa com uma professora do ensino fundamental.
Resultados e Conclusão:
A partir do que foi descrito acima, das minhas pesquisas, dos estudos no ambiente virtual e da minha observação sobre minha comunidade e do ambiente escolar, pode-se concluir que Educação e Cultura se influenciam mutuamente, sim. A cultura é algo necessário a todos os indivíduos e a educação faz com que eles sejam seres sociais, e que os diferentes tipos de cultura devem ser respeitados e inseridos nas comunidades igualmente.
Também pude observar e chegar a essa conclusão, a partir da observação no meu bairro. As crianças brincam nas ruas com crianças de outras famílias, que possuem crenças, religiões e etnias diferentes, aprendem também fora da escola, que é preciso ter respeito com todos, que nunca devem desrespeitar seus colegas e que todos são diferentes, e com isso, também aprendem que cultura é algo único e especial a cada indivíduo. Eles aprenderam a socializar, aprenderam a ter respeito, e mesmo que todos sejam diferentes e possuam culturas diferentes, eles conseguiram aprender isso graças à Educação. Ela ocorre na escola, mas também fora dela, é um processo que ocorre em todos os momentos e em todos os lugares. 
Referências Bibliográficas:
https://www.youtube.com/watch?v=pGmfAozpm74
https://www.youtube.com/watch?v=EhFqc3W7YcM
http://paralapraca.org.br/noticia/cultura-e-educacao-caminham-juntas/
https://brasilescola.uol.com.br/educacao/educacao-cultura-escolar.htm
https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/educacao/a-importancia-cultura-no-processo-aprendizagem.htm
https://educador.brasilescola.uol.com.br/trabalho-docente/cultura-educacao.htm
http://estacio.webaula.com.br//repositorio/LD154.pdf

Continue navegando