Buscar

Reflexiva I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nome: Stephanie Emily Olbera
RGM: 19032749
 Atividade Reflexiva I
Como o professor deve trabalhar a questão da pluralidade cultural no contexto escolar, considerando as referências que o aluno traz de casa, ou seja, a forma como pais e familiares educaram o estudante para lidar com as diferenças e diversidades que formam nosso país?
O professor e seus alunos devem ter consciência que a própria diversidade já está presente na sala de aulas, pois nem todos compartilham dos mesmos conhecimento, valores e culturas.
A diversidade deve ser tratada de maneira séria assim como é com as matérias de língua portuguesa, matemática dentre outras.
É importante que o aluno se sinta representado dentro da cultura para que ele se sinta um ser ativo dentro dela, pois se trata de culturas que estão presentes na vida de todos em suas mais variadas formas, como por exemplo: brincadeiras, comidas, dialetos etc. A criança passa a se relacionar e com isso ela começa a aprender valores em cima de seus próprios valores.
Faz-se necessário o resgate da cultura, não somente nas datas comemorativas mas dentro da aula para que com isso possa ser ensinado principalmente o respeito. É muito importante sempre prezar por manter o respeito a cultura do outro mesmo que essa seja completamente diferente a sua. Recriando as brincadeira folclóricas é possível retratar as relações sociais da época, isso agrega num maior conhecimento e respeito à diversidade cultural.
Conclui-se que um dos principais papéis do professor é saber dialogar com essas diversidades, fornecendo conteúdos para que seus alunos se tornem cidadãos críticos, respeitosos e consciente sobre a sua cultura quanto a cultura do outro.
 Quando nesta unidade é apresentado aos professores que os mesmos devem ensinar a pluralidade cultural as crianças pensamos que devemos introduzir o ensino artísticos das ensinada, porém este estudo se refere ao respeito e a valorização que se deve ter as diversas culturas contidas em mais variadas culturas como: música, literatura, culinária e outras. Parte do ensino que é muito importante a ser nossa pátria.
O preconceito é um dos problemas presenciados no dia a dia escolar, situação que a constituição, docentes e gestores escolares vem trabalhando para ser combatido, são vários os preconceitos, entretanto o foco no presente estudo é o preconceito cultural.
Preconceito Cultural são as atitudes de certos indivíduos que declaram seus hábitos e condutas como superiores aos de outras culturas, o qual muitos alunos trazem em sua bagagem familiar. É comum uma cultura ter preconceito de outra e é papel da escola com o apoio dos pais desmistificar tal atitude, pois todo preconceito gera antipatia, violência física ou verbal que prejudica a vida social de qualquer indivíduo e que resulta em exclusão.
O docente deve mostrar aos discentes que não há uma cultura superior e sim diversidades, cada uma com sua verdade, pois a verdade de uma pessoa pode não ser a verdade de outra. E assim proporcionar aos alunos valorização por todas as culturas em todos os aspectos, promover sentimentos de reconhecimento e respeito.
Ensinar pluralidade cultural de forma mais completa é muito importante, em todos os ângulos, transmitir aos alunos a importância de conhecer outras culturas. Desde suas origens, seus desenvolvimentos em todos os pontos da história, seus elementos similares e diferentes ás suas próprias culturas de forma empática.
Refletir sobre as lutas que cada uma enfrentou, e também esclarecer que o ensino sobre cultura é uma forma de valorização e não uma tentativa de conversão, não sendo necessário e muito menos obrigatório aderir aos valores das culturas e sim reforçar o respeito a expressão de diversidade. O PCN orienta em como se deve lidar com o presente assunto: Convém lembrar que, por se tratar de Ensino Fundamental regular, portanto de crianças, pré-adolescentes e adolescentes, é preciso especial atenção para trabalhos
voltados para a formação de novas mentalidades, voltados para a questão dos Direitos Universais da Pessoa Humana, da consolidação democrática do Brasil, da valorização de todos os povos e grupos humanos que formam a população brasileira, do pleno respeito a todo cidadão, nas diferentes esferas da vida. Pela dificuldade do tema, há que se lidar com cuidado, para garantir um tratamento objetivo e compreensivo daqueles aspectos considerados mais relevantes em cada região, localidade, escola, classe (BRASIL, 1997a, p. 22)

Continue navegando