Buscar

Gestão da Qualidade em Projetos e Conceito de Qualidade

Prévia do material em texto

1.
	No universo dos projetos, a gestão da qualidade é uma área de extrema importância, pois se encarrega de garantir que todos os requisitos serão devidamente cumpridos e, consequentemente, que o cliente final ficará satisfeito. Por meio da gestão da qualidade em projetos, é possível monitorar não só as ações desenvolvidas pela equipe, bem como o nível de excelência com que são realizadas. Devido a todos esses fatores é que a aplicação das melhores práticas de gestão da qualidade em projetos possibilita a entrega de um produto com alto valor agregado. Ainda, sobre a gestão da qualidade em projetos, é importante observar o fato de que a qualidade se transforma em necessidades, desejos e expectativas dos clientes, através da análise das partes interessadas, realizada durante o gerenciamento do escopo do projeto. Portanto, na fase de projetos há um conjunto de premissas que devem ser observadas. Sobre elas, assinale a alternativa CORRETA: 
FONTE: CARVALHO, Marly Monteiro de; PALADINI, Edson Pacheco. Gestão da qualidade: teorias e casos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.
PROJECT BUILDER. A importância da gestão da qualidade em projetos. Disponível em: <https://www.projectbuilder.com.br/blog-pb/entry/blog-gestao-de-projetos/a-importancia-da-gestao-da-qualidade-em-projetos>. Acesso em: 6 nov. 2017.
	 a)
	A importância da satisfação do cliente; a prevenção é mais inteligente e econômica do que inspecionar e corrigir defeitos; a responsabilidade da gerência em fornecer os recursos necessários para o sucesso e a melhoria contínua.
	 b)
	A importância da satisfação da gerência e da alta cúpula da empresa, tanto nos produtos como nos serviços, a prevenção é mais inteligente e econômica do que inspecionar e corrigir defeitos e a responsabilidade da qualidade é de apenas um setor.
	 c)
	A importância da compra do cliente, sem saber se ele se adequará ao uso do produto; avaliação, inspeção e correção de defeitos; retrabalho e a diminuição de refugos ou sua completa eliminação.
	 d)
	A importância da satisfação dos funcionários, a importância da compra do cliente, sem saber se ele se adequará ao uso do produto; a responsabilidade da qualidade é de apenas um setor e a melhoria contínua.
	2.
	O conceito de qualidade não é importante somente nas empresas prestadoras de serviços ou nas indústrias produtoras. A vida pessoal do profissional também deve estar conectada com a qualidade, a fim de colocá-lo em posição diferenciada no mercado de trabalho, através de diferenciais competitivos. Esses diferenciais são pautados, na literatura de Carvalho e Paladini (2005), como "objetivos da qualidade para as pessoas". A fim de aumentar a qualidade profissional, levando em conta o contexto de qualidade nas organizações mencionado no parágrafo anterior, algumas dicas contemplam a necessidade de qualidade dos profissionais, em todas as áreas de atuação, buscando qualificação e diferenciais competitivos. Sobre essas dicas, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: CARVALHO, Marly Monteiro de; PALADINI, Edson Pacheco. Gestão da qualidade: teorias e casos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.
	 a)
	Polivalência funcional; obsolescência profissional; poliglota; transformar conceitos teóricos em soluções efetivas e práticas.
	 b)
	Visão estratégica, poliglota; domínio de marketing; isolamento e obsolescência profissional.
	 c)
	Domínio de fatos e dados; tornar-se necessário; visão estratégica; dizer ao empregador que é hábil e sabe conduzir todos os processos solicitados; obsolescência profissional.
	 d)
	Polivalência funcional; marketing pessoal; domínio de fatos e dados; tornar-se necessário; visão estratégica.
	3.
	O conceito de qualidade apresenta um sentido amplo. Além disso, existem maneiras diversas de se atender aos objetivos da qualidade, mesmo que a "espinha dorsal" do que seja qualidade seja bem caracterizada nos processos. Com relação às possíveis definições de qualidade, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Qualidade consiste na obtenção do melhor resultado possível dentro das limitações impostas pelo preço de venda e uso real do produto.
(    ) Qualidade é obter o grau máximo de perfeição para um dado produto ou serviço, independentemente de o preço ser ou não aceitável.
(    ) Qualidade consiste em executar exatamente o que nos propomos a fazer, fornecendo ao cliente externo ou interno exatamente o que foi solicitado.
(    ) A qualidade não tem relação direta com o que o cliente deseja ou está disposto a pagar, visto que o cliente não tem a capacidade de discernimento sobre conceitos de qualidade. Esse é um conceito interno à organização.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	F - V - V - V.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	V - F - V - F.
	4.
	A necessidade constante das empresas em buscar a qualidade total de seus produtos tem gerado muitas situações, como custos elevados, desperdícios, entre outros. Para tanto, é importante essa busca por qualidade para não se perder clientes, visto que a concorrência está muito acirrada e sobreviverá aquele que tem um maior investimento em tecnologia e inovação. No que se refere à qualidade, analise as afirmativas a seguir:
I- Produzir um produto com qualidade deverá ter uma conformidade, objetivos bem definidos e as especificações corretas.
II- O produto, ao seu uso, atende ao que foi proposto, ou seja, cumpre com a função que foi especificada.
III- O produto realmente tem o valor desejado pelo cliente, ou seja, o valor pago está de acordo com a qualidade pretendida.
IV- O pós-venda é considerado muito importante com relação à qualidade de atendimento ao suporte.
V- A qualidade total do produto não tem importância com relação aos critérios de escolha do cliente.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas III, IV e V estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I, II, IV e V estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I, II e V estão corretas.
	5.
	Na produção artesanal, o foco da qualidade é o produto, visando a atender às necessidades dos clientes. Contudo, para viabilizar a produção em massa, o foco da qualidade passou a ser o processo, embora o objetivo seja ainda atender às necessidades dos clientes. Com relação a esse contexto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) No início do desenvolvimento da indústria automobilística, as peças eram produzidas de forma artesanal. Assim, os automóveis tinham maior qualidade, além de não haver diferenças significativas entre veículos.
(    ) A qualidade com foco no processo passa pela identificação de causas de paradas de produção e implantação de ações para que essas paradas sejam minimizadas ou eliminadas.
(    ) O controle dimensional de peças em um processo produtivo permite maior garantia de sucesso na montagem do produto final.
(    ) Nas linhas de montagem para produção em massa de Henry Ford, cada colaborador era treinado em todas as etapas de fabricação do produto. Com esse procedimento, buscava-se garantir a qualidade do produto.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	V - F - V - V.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	F - F - F - V.
	6.
	Uma metodologia adotada para a gestão da qualidade envolve a independência da inspeção como critério para a obtenção da qualidade. Isso implica a necessidade de promovermos a qualidade a partir do topo, disseminando-a para o restante do processo. Um dos denominados "Gurus da Qualidade" defendia que a maioria dos erros e defeitos era resultado de maus equipamentos e não de maus trabalhadores, e que para obtermos melhores resultados, deveríamos eliminar a competição entre departamentos. A qual dos "Gurus da Qualidade" podemos atribuir os preceitos apresentados?
	 a)
	William E. Deming.
	 b)
	Kaoru Ishikawa.
	 c)
	Joseph M. Juran.d)
	Armand Vallin Feigenbaum.
	7.
	A definição de qualidade envolve o atendimento das necessidades dos clientes. Esse conceito já era entendido e aplicado inclusive anteriormente à implantação dos métodos de produção em grande escala. De acordo com Carvalho e Paladini (2005), para um artesão, o atendimento das necessidades do cliente é fundamental, resultando em um bom negócio. Qual dos "Gurus da Qualidade" afirmava que qualidade significa satisfazer radicalmente ao cliente, para ser agressivamente competitivo?
FONTE: CARVALHO, Marly Monteiro de; PALADINI, Edson Pacheco. Gestão da qualidade: teorias e casos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.
	 a)
	Armand Vallin Feigenbaum.
	 b)
	William E. Deming.
	 c)
	Kaoru Ishikawa.
	 d)
	Joseph M. Juran.
	8.
	Um dos aspectos-chave para a melhoria da qualidade consiste na adequação da mentalidade da administração. A gestão deve ser baseada no conhecimento, empenho, e deve assegurar a correta comunicação entre os envolvidos. Os custos da não qualidade se relacionam com o fato de não se fazer o trabalho correto desde a primeira vez. Com relação à melhoria da qualidade, classifique V para sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Para que se obtenha sucesso, a empresa deve fornecer a estrutura necessária para o desenvolvimento contínuo de melhorias.
(    ) Cabe aos gestores o desenvolvimento de processos que busquem a motivação e treinamento dos colaboradores, visando à identificação de oportunidades de melhorias.
(    ) Para que o processo de melhoria da qualidade seja funcional, é necessário identificar e classificar as oportunidades de melhoria.
(    ) O papel dos gestores no processo de melhoria da qualidade se restringe à delegação das atividades planejadas aos seus subordinados.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	V - F - F - F.
	 d)
	V - V - V - F.
	9.
	Com as transformações ocorridas no cenário das organizações em geral, a maior preocupação das empresas é como competir com grandes e repentinas mudanças no mercado. Algumas empresas utilizam técnicas como downsizing (redução de pessoal) na tentativa de reduzir custos e, consequentemente, seus preços de venda. Outras tantas investem em programas relacionados à qualidade, investimentos tecnológicos e outras técnicas propostas para se atingir o objetivo desejado. Na verdade, as empresas devem ofertar produtos e serviços que atendam às necessidades e expectativas do mercado, que sejam úteis, que cubram custos, que garantam lucros e que tenham preços competitivos. Para que isso aconteça, as empresas precisam conhecer muito bem o mercado que querem atender ou atendem (nicho de mercado), verificar a melhor estratégia de atuação, recursos e tecnologia necessárias para a obtenção de produtos, aquisição e controle de matérias-primas, conhecer a atuação dos concorrentes, a utilização correta da informação que quando bem utilizada e organizada representa o meio de integrar as diversas funções, processos e setores e outros tantos conhecimentos necessários para obter o sucesso desejado. Em resumo isto significa ter qualidade. A qualidade representa um modo de gestão das organizações em que as pessoas devem fazer as coisas certas, no tempo certo e ao menor custo; e, para isso, precisam dominar e usar o conhecimento necessário para a organização da empresa. Sobre as consequências do não uso da qualidade nas organizações, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O custo e o retrabalho diminuem.
	 b)
	A produtividade aumenta.
	 c)
	A confiabilidade e a reputação do profissional diminuem.
	 d)
	O profissional terá maior competitividade.
	10.
	As vantagens na implantação da qualidade como visão estratégica nas empresas estão no fato de ela garantir não somente a própria sobrevivência da empresa, mas também a sua melhoria contínua; ou a melhoria contínua dos processos desenvolvidos na empresa e dos serviços prestados, reduzindo ou evitando o retrabalho, o recall, aumentando assim, os lucros da organização. Todas as pessoas da empresa devem estar envolvidas na adoção da qualidade e, não apenas um setor dela. Sobre como se constrói uma visão para a qualidade nas organizações, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Transformando-o em um valor para as pessoas, independente se o produto tem ou não ferramentas de gestão nos processos, o que importa é o marketing direcionado aos clientes. Finalmente, o grande desafio das organizações é conseguir vender grandes quantidades de produtos ou serviços sem importar-se com o pós-vendas dos produtos fornecidos ou dos serviços prestados.
	 b)
	Transformando-o em um valor para as pessoas. Portanto, o papel dos gestores é impor as ferramentas da qualidade para os colaboradores e estes últimos devem seguir à risca a solicitação dos gestores sem questionar, concordando ou não com as diretrizes estabelecidas pela alta cúpula da empresa. Finalmente, o grande desafio das organizações é conseguir vender grandes quantidades de produtos ou serviços e, consequentemente, obter os maiores lucros com relação às empresas concorrentes.
	 c)
	Transformando-a em um valor para as pessoas. Está na forma de pensar e agir em todas as etapas do processo. Portanto, o papel dos gestores é fazer com que as pessoas acreditem que a qualidade é importante para a empresa e para elas próprias. Atualmente, sem qualidade, a empresa estará "fora do jogo", e as pessoas também. Finalmente, o grande desafio das organizações é conseguir estabelecer este diferencial competitivo.
	 d)
	Transformando-o em um valor para os clientes. Está na forma de pensar e agir em apenas na etapa final do processo do produto. O papel dos gestores é o marketing do produto. Atualmente, sem qualidade, a empresa estará "fora do jogo", mas as pessoas podem se recolocar no mercado em empresas concorrentes. Finalmente, o desafio das organizações é abranger a maior fatia do mercado, seja ele nacional ou internacional.

Continue navegando