Buscar

Trabalho de Portos e Vias Navegáveis

Prévia do material em texto

Trabalho de Portos e Vias Navegáveis
Portos Naturais, Portos Semi-Naturais e Portos Artificiais
Pedro Henrique Teixeira de Almeida RA: C49CBI-8
Rafael Goularte Moreira RA: C5701G-5
Gabriel Fernandes Bruzolato RA: C543J8-3
Jefferson Antônio Sipriano Teixeira RA: C47BCB-0
Fernando Caetano Soares de Melo RA: T82263-7
Um porto é um trecho de água na costa marítima ou na margem de um rio ou lago com profundidade suficiente para abrigar embarcações ou permitir seu acesso à terra. Por estarem protegidos por baías ou enseadas, os portos naturais têm águas calmas. Existem, também os portos semi-naturais e portos artificiais que são construídos pelo homem, providos de estruturas chamadas quebra-mar.
Os portos têm diversas funções e são providos de instalações apropriadas para o uso a que se destinam. Muitos são usados para carregar e descarregar embarcações. Mercadorias de todos os tipos são enviadas e recebidas nos portos de todo o mundo. Os portos são usados também para embarque e desembarque de passageiros.
Introdução
Portos Naturais
São lugares banhados por águas no globo terrestre cuja formação geográfica favorece a ausência de grandes ondas, ventos impetuosos e fortes correntes. Além de possuírem área e profundidade suficientes para permitirem a separação de tráfego, realização de manobras de atracação, giro e fundeio, espaço para operações de carga e descarga, bem como dispensam maiores obras de engenharia para a manutenção dessas condições. Esses portos apresentam como característica a baixa profundidade de água, sujeitos a assoreamento (por, sobretudo, atividades humanas), a navegação tende a se assentar, além da possibilidade de influências de mares.
Porto Píer Mauá – Rio de Janeiro
Fonte: https://www.piermaua.rio/wp-content/uploads/2018/07/Opera%C3%A7%C3%B5es-51-1024x637-1024x637.jpg
Portos Artificiais
São lugares banhados por águas cuja formação geográfica sofre alterações inteiramente realizadas pelo homem por meio das obras de engenharia. Nesse quesito, cabe observar que o círculo de convergência e o círculo de desenvolvimento estarão intimamente ligados às obras da Engenharia Civil Costeira e Portuária . Normalmente surgem devido a interesses econômicos apesar das más condições de abrigo.
5
Terminal de Cruzeiros - Porto de Leixões
Fonte: https://ocio.dn.pt/files/2018/09/2-1200x675_c.jpg
Portos Semi-Naturais
Portos semi-naturais são portos localizados na costa de pequenas baías, em que é apenas necessário realizar obras de proteção à entrada da bacia, como são exemplo os portos de pesca da Nazaré, Peniche, Ericeira, Sesimbra.
Porto de abrigo da Nazaré
Fonte: http://www.cm-nazare.pt/sites/default/files/imagens/paginas-basicas/img_0010.jpg
Os principais portos brasileiros são: o Porto de Santos, situado na cidade de Santos, no estado de São Paulo. É o maior porto nacional e o mais movimentado da América Latina. Em seguida, o Porto de Paranaguá, no estado do Paraná, é o segundo porto mais importante do país.
Os portos tem um papel extremamente importante para desenvolvimento do comércio internacional. Considerando que o transporte de 95% da caga mundial de exportação e importação é feita por navios, sem os portos o desenvolvimento das relações comerciais de qualquer país importador e/ou exportador seria obstruído pelos custos e dificuldades com a utilização de outros meios de transportes. 
Layout Clássico de um Porto
Fonte: https://portogente.com.br/portopedia/106794-projeto-de-porto-6 
Referências
https://escola.britannica.com.br/artigo/porto/481456
https://portogente.com.br/portopedia/106243-projeto-de-porto-2
http://educacao.globo.com/artigo/portos-brasileiros.html

Continue navegando