Buscar

Relatorio de estagio ed inf

Prévia do material em texto

3 
 
3 
 
3 
 
 
 
 	 
CURSO DE PEDAGOGIA 
 
 
 
 
 
 
BRUNA RIBEIRO MORAES
 
 
 
 
 
 
 
RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Caçador
2018
 
 	 
 
 
 
 
BRUNA RIBEIRO MORAES 
 
 
 
 
 
 
RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Relatório de Estágio apresentado para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Educação Infantil no curso de Pedagogia. 
Orientador: prof.ª. Ma. Lilian Amaral da Silvia Souza
Tutor Eletrônico: Rozangela Eliete da Silva
Tutor de Sala: Rita Beatriz Fávero Pereira 
 
 
 
 
Caçador
2018 
SUMÁRIO 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
	
	
	
INTRODUÇÃO 
 
 
Conforme está na legislação, o estágio curricular obrigatório, tem como objetivo integrar o processo de ensino e aprendizagem do estagiário, unindo teoria e prática a serem vivenciadas em situações reais de trabalho. Está é uma oportunidade de se inserir na realidade escolar, realizando uma observação participativa e vivenciando uma prática docente, assim através da teoria recebida realizar uma reflexão sobre o processo de ensinar e aprender, aprender a aprender e aprender a ensinar. 
De acordo com Silva e Urbanetz 2011, p.96 : O estágio curricular obrigatório do curso de Pedagogia, é entendido aqui, como um campo de conhecimento e espaço de formação que tem, como princípio norteador, a intenção de que você, como futuro pedagogo/professor, desenvolva uma atitude investigativa. 
O presente relatório de estagio contém informações a respeito de observações e regências realizadas na Escola Primeiros Passos, localizada na rua Mafra, 201, bairro Bom Jesus em Caçador em Santa Catarina, no período de 31 de Agosto de 2018 a 19 de Setembro de 2018, no turno vespertino. No qual a regência foi realizada entre os dias 12 e 19 de Setembro de 2018, sobre supervisão da professora regente Ana Paula Noll, Pedagoga.
Neste período foi possível observar a rotina escolar de toda a educação infantil, mas principalmente da turma escolhida para realizar a regência, o Maternal. 
Os temas destinados para serem trabalhador foram: a cor vermelha, o dia da árvore e a primavera, visando um trabalho de forma lúdica. Fazendo assim com que os alunos aprendessem conteúdos essenciais para seu desenvolvimento sem que fosse cansativo. 
A experiencia vivida na turma do Maternal, mostrou claramente o que significa ser professor de Educação Infantil, e aprender como trabalhar os conteúdos de forma que não seja cansativo para os alunos, visando assim um melhor aprendizado.
A realização do estágio curricular é um momento de extrema importância para a formação do profissional, pois, o acadêmico não poderá ocupar um espaço educacional sem conhecer de perto a realidade escolar.
De acordo com Cabral 2010, p.2 : O estágio possibilita a aproximação da realidade da sala de aula e da escola, sendo que esta leva a uma reflexão teórica sobre a prática, sobre o que observamos e vivemos durante a mesma, proporcionado ao aluno a oportunidade de aproximar-se da realidade a qual atua ou, futuramente, atuará. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 . 
CARACTERIZAÇÃO DO CAMPO DE ESTÁGIO 
A escola Primeiros Passos é uma instituição de ensino privado, fundada em 19 de fevereiro de 1990, é uma instituição de porte médio ocupando uma área de 5551m². Que atende desde o Berçário até o fundamental. Funciona no período matutino atendendo o fundamental 2 e no período vespertino atendendo educação infantil e fundamental 1.
A proposta pedagógica da escola baseia-se nos princípios da pedagogia Freinet, acreditando que educar é construir juntos, está pedagogia se alicerça em quatro eixos fundamentais: cooperação como forma de construção social do conhecimento, comunicação como forma de integrar esse conhecimento, documentação assim fazendo o registro de tudo que se é construído diariamente, e afetividade como elo de ligação entre as pessoas e objetos do conhecimento. 
Os planejamentos são realizados com a supervisão da coordenadora pedagógica, para que isso aconteça é realizado reuniões programadas todas as semanas, com a participação dos professores e da coordenadora pedagógica. 
A estrutura física da escola é de cimento, possui 14 selas de aula, 1 secretaria, 1 diretoria, 2 coordenações, uma sala para os professores, 1 banheiro para visitantes, 2 banheiros para educação infantil, 2 fraldários, 2 banheiros para o fundamental, 1 lactário, 1 refeitório, 1 biblioteca, 1 sala de informática 1 aria de serviço. Possui ainda um pátio coberto, um parque com brinquedos e arvores e uma quadra coberta. A escola possui 45 funcionários.
A infraestrutura da escola é composta por: água de poço, energia de rede elétrica, fossa e lixo destinado a coleta periódica. Possui equipamentos como: computadores, televisões, DVD’s, impressoras, projetores, aparelhos de som, etc. 
A escola fica situada em uma rua de calçamento, possui muros e portões, o que gera uma grande segurança para os pais e alunos, os portões são abertos somente em horários de entrada e saída de alunos, a saída é supervisionada por uma pessoa responsável.
 
 
 
 
DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO 
 
A observação é de suma importância para preparação do estagiário pois é nela que ele poderá identificar as dificuldades que encontrará na regência, observar os métodos de ensino que são utilizados e também as rotinas de todas as turmas. A rotina da educação infantil da escola Primeiros Passos se diferencia conforme a turma, mas, no entanto, tem alguns pontos que são semelhantes em todas as turmas, como as idas diárias ao parque, isso acontece porque as crianças precisam de um momento de recreação livre.
Nas turmas do berçário e maternal as rotinas são parecidas, mas tem alguns pontos diferenciados como o momento do soninho, que no maternal é feito coletivo, todos dormem ao mesmo tempo, e no berçário é feito conforme as crianças estiverem com sono. Nessas turmas são feitas atividades diariamente. 
Já nas turmas a partir do nível tem rotinas parecidas, eles têm lanche coletivo, cada criança leva em um da diferente. A partir do nível é realizado atividades diárias. 
Todas as atividades realizas são registradas no “livro da vida” de cada turma.
No dia 03/09/18 foi observado a turma do maternal, aonde a professora chega na sala de aula para começar a receber seus alunos, então enquanto a professora regente acolhe os alunos uma das professoras auxiliares retiram os lanches, os copos, as fraudas e as agendas e a outra aconchegas os alunos no tapete brincando com peças de montar. Após todos os alunos já estarem em sala as professoras recolhem as peças e os organizam para ouvir uma história, a professora conta a história e todos os alunos prestam atenção e participam. Ao terminar a história as professoras organizam a sala para a hora do lanche e para dormirem, enquanto algumas crianças lancham outras deitam em suas caminhas para mamar, as professoras colocam uma música e ninar e os embalam para dormir. Assim que todos os alunos estão dormindo as professoras organizam os lanches, guardam as mamadeiras e potes que não serão mais usados, preenchem as agendas e organizam as mochilas. Os alunos fazem um soninho de cerca de 40 minutos então começam a acordar as professoras se organizam entre si, enquanto uma troca e leva os alunos ao banheiro conforme vão acordando, as outras dão os lanches e organizam a sala. Após todos os alunos terem sido trocados e lanchado as professoras levam as crianças em fila para o parque, onde eles têm total liberdade para correrem e brincarem. Eles ficam ali até o sinal tocar, a professora regente entrega os alunos enquanto as auxiliares brincam com os pais ainda não chegaram. 
No dia 04/09/18 foi observado a turma do nível 1, aonde a professora chega nasala de aula para receber os alunos, os alunos chegam e sentam nas mesas para brincar com massinha, após todos os alunos chegarem as professoras os levam até os banheiros separando meninas e meninos. Então fazendo uma fila as professoras os levam até o parque para brincarem livremente. Eles brincam por cerca de meia hora, então as professoras formam novamente uma fila para leva-los para o lanche, no refeitório os alunos se sentam nas mesas para lanchar, as professoras entregam os lanches e os sucos. Após todos os alunos lancharem é feito a fila para irem para sala, ao chegarem eles se sentam nas mesas então a professora da brinquedos para eles, e ela começa a chamar de uma por uma para fazer uma atividade sobre a semana da pátria. A atividade era para que os alunos colassem E.V.A cortado na parte verde e na parte amarela da bandeira e pintassem com cola colorida a parte azul, todos os alunos esperaram sua vez para fazerem a atividade e participaram com muita alegria e concentração. Após todos terem feito as atividades as professoras sentam-se para brincarem com os alunos até o horário do segundo lanche, quando chega o segundo lanche as professoras formam filas de meninos e meninas para irem ao banheiro, e após irem ao banheiro as professoras os conduzem até o refeitório, o segundo lanche é sempre uma fruta. Então eles sentam-se nas mesas e comem a fruta, após todos terem lanchado as professoras os levam até o pátio coberto aonde eles brincam livremente juntamente com as professoras, 10 minutos antes de bater o sino eles formam uma fila novamente para irem até a sala, chegando na sala as professoras dão balões para ele brincarem e começam a arrumar os cabelos e limpar os rostos. Então bate o sino e a professora regente entrega os alunos enquanto a auxiliar branca com eles. 
No dia 05/09/18 foi observado a turma do nível 2 A, aonde a professora chega a sala para receber os alunos, então os alunos começam e a chegar a professora acolhe os alunos. Após todos os alunos chegarem a professora faz a contagem de quantos alunos estão na sala, pergunta para eles como está o tempo, pede quem é o ajudante do dia e coloca no mural, então eles cantam a música “boa tarde amiguinhos”. Então as professoras separam os meninos e as meninas para irem ao banheiro, depois de voltarem do banheiro eles vão até o parque brincar, eles ficam ali por cerca de 30 minutos, então as professoras os organizam em fila para irem até o refeitório para o primeiro lanche, chegando lá eles sentam-se nas mesas e os professoras dão para eles o lanche e os sucos. Após todos terem lanchado eles formam novamente a fila para irem até a sala, chegando lá eles se organizam nas cadeiras para fazer uma atividade, a professora explica a atividade que será fazer uma arvore dos valores, a professora carimba a mão na folha para fazer as folhas da árvore, após todos terem carimbado a professora entrega para eles papel crepom marrom para fazerem bolinhas e formar o caule, então a professora monta juntamente com eles a árvore e pede para que ada ume pegue um papel com um valor para colar na árvore, então a professora fala para eles sobre os valores e porque segui-los, após terminar a atividade, as professoras organizam-nos novamente em filas de meninos e meninas para irem ao banheiro, ao voltar do banheiros eles vão direto para o refeitório fazer o segundo lanche, eles sentam-se nas mesas e comem as frutas. Então após todos terem lanchado a professora os organiza em filas para irem novamente ao parque, lá eles brincam livremente juntamente com as professoras, 15 minutos antes de bater o sinal eles se organizam novamente em fila para irem para sala, chegando lá a professora olha as agendas e da água, após todos tomarem água a professora entrega as agendas e os copos para que eles guardem nas mochilas e levarem as para forra da sala. Então a professora entrega massinha para eles brincarem, e começa a arrumar os cabelos, o sinal bate e a professora regente começa a entregar os alunos enquanto a auxiliar brinca com eles. 
No dia 06/09/18 foi observado turma no nível 3, aonde a professora chega para receber os alunos que começam a chegar, eles sentam se nas cadeiras para brincarem com pecinhas até que todos os alunos cheguem. Quando todos já então na sala as professoras separam as meninas e os meninos em fila para irem ao banheiro, ao voltarem do banheiro a professora separa os alunos para se sentarem nas mesas, então a professora faz a contagem dos alunos no total e também em meninas e meninos, após isso a professora dá um atividade sobre a semana da pátria na qual eles deveriam desenhar e pintar a sua pátria, após eles terminarem a atividade foi feito o ensaio para a apresentação da seção cívica, então as professoras os organizaram em fila para irem para o primeiro lanche, chegando no refeitório os alunos se sentaram nas mesas e as professoras entregaram os lanches e os sucos. Depois que todos já haviam lanchado as professoras os levaram para o parque para brincar, os alunos que haviam levado bolas poderiam ir buscar na sala para jogarem durante o horário de parque, as professoras ficam no parque cuidando para que não ocorra nenhuma briga, então chega o horário de segundo lanche, as professoras os organizam em filas para irem para o segundo lanche, chegando no refeitório eles sentam-se nas mesas e comem as frutas, então assim que todos os alunos terminaram de lanchar as professoras os organizam novamente em filas para irem ao banheiro, ao saírem de lá eles vão direto para a sala, chegando na salas professoras os organizam e arrumam os cabelos para irem na seção cívica, chegando lá eles cantam o hino nacional e se apresentam para toda a escola , após as apresentações eles voltam para a sala, aonde a professora entrega massinha para que eles brinquem até bater o sinal. Bate o sino e a professora regente entrega os alunos enquanto a auxiliar brinca com eles nas mesas.
No dia 10/09/18 foi observado a turma no nível 4, aonde a professora chega para receber os alunos. Ela aconchega os alunos que vão se sentando nas mesas para brincar com pecinhas até que todos cheguem, após todos chegarem a professora os organiza em mesas, separando meninos do lado de meninas, após isso a professoras os organizam em filas de meninos e meninas para ir ao banheiro, ao voltarem do banheiro a professora faz a chamada, conta quantos alunos tem na sala, relembra as regrinhas e também as palavras magicas, então ela pede para que cada um peque seu caderno no armário, e começa a explicar a atividade no quadro, a atividade era sobre a separação dos lixos, em plástico, papel, vidro, orgânico e meta. As crianças deveriam pintar cada lixeira da cor correta e ligar cada lixo a sua lixeira, após terminar, elas deveriam copiar o que estava escrito no quatro. Assim que a atividade foi terminada cada criança guardou seu caderno de atividade e pegou seu caderno de tarefa para terminar as atividades atrasadas. Então assim que terminaram as professoras os separou novamente em meninos e meninas para ir ao banheiro, ao saírem do banheiro eles foram direto ao refeitório, para o primeiro lanche, ao chegar lá eles sentaram-se nas mesas e as professoras entregam os lanches e os sucos então após todos lancharem a professora os levou para o parque aonde eles brincaram livremente. Após as brincadeiras a professora os chama para o segundo lanche, chegando lá eles se sentam nas mesas e comem a fruta. Após todos terem lanchado as professoras os organizam em filas para irem ao banheiro e então voltarem para sala, chegando lá a professora da uma folha para que eles façam m desenho livre, após terminarem o desenho a professora da massinha para eles brincarem enquanto isso eles arrumam os cabelos, eles brincam até bater o sinal. Bate o sino e a professora entrega os alunos enquanto a outra brinca com eles nas mesas. 
No dia 11/09/18 foi observado a turma do berçário, aonde as professoras chegam, e começam a receber os alunos que estão chegando. A professora regente acolhe as crianças enquanto as auxiliarestiram os lanches, as mamadeiras, as agendas e brincam com eles no tapete. Quando todos os alunos chegam uma das professoras vai fazer os mamas e separar os lanches, então a outro vai levando as crianças que estão com sono para a sala do soninho, lá ela os coloca nos carrinhos, da os mamas e começa a embalar para que eles durmam. Algumas crianças ficam acordadas brincando com uma das professoras no tapete, conforme as crianças que estavam dormindo acordam, as professoras vão levando os que ainda não dormiram para a sala do soninho. Para os que acabaram de acordar uma das professoras vai dando lanche e assim que terminam de lanchar a outra vai levando para trocar, assim até que todos tenham acordado, lanchado e sido trocados. Após isso as professoras os levam para o pátio, enquanto as crianças maiores que já caminham brincam na casinha as que ainda não sabem caminhar ficam nas balanças e nas cadeiras de balanço, todos adoram socializar e sair um pouco de dentro da sala. Eles ficam ali até que bate o sino e a professora regente começa a entregar as crianças para os pais e as professoras auxiliarem cuidam para que não aconteça nada de errado. 
Essa foi a rotina observada nas turmas de educação infantil durante 6 dias. 
PLANOS DE AULA PARA REGÊNCIA 
 
TEMA: AS CORES - A COR VERMELHA 
 A cor é uma das primeiras características que a criança percebe e que diferencia os objetos e coisas ao seu redor, a cor não é somente uma tonalidade, mas também, parte da identidade do meio e seus componentes. Elas estão em todos os lugares e as crianças precisam aprender a identificá-las e trabalhar com elas.
Nomeá-las, no entanto, é um processo longo e cheio de enganos, para que a criança chame vermelho e vermelho e não de azul é preciso de estímulos, ela o fixara o nome por meio de exercícios e exemplos. 
Estímulos decorrentes da presença de figuras coloridas contribuem para o aprimoramento da capacidade motora e cognitiva, raciocínio, fala, audição, entre outras funções. Isso porque a criança é completamente influenciada pelas corres desde o início da vida, se estendendo por vários anos.
A primeira infância marca os primeiros aprendizados na vida da criança, é um momento no qual sua cognição está se expandindo a cada momento e precisa constantemente de estímulos e saberes. A escola neste sentido deve cumprir seu papel mediador, e trazer esses novos horizontes para mais perto do aluno. Desta forma as cores, como parte tão integral quanto as palavras de nossa comunicação, são um dos pontos básicos de partida para esta longa jornada de conhecimento. 
 
PLANO DE AULA 1
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO 
Nome da Escola: Escola Primeiros Passos 
Professor: Ana Paula Noll 
Nível/Ano: Maternal
Período: Vespertino
Número de alunos: 19 
Data: 12/09/2018
TEMA: Cor Vermelha 
OBJETIVOS 
Desenvolver a oralidade;
Reconhecer a cor vermelha; 
Trabalhar o paladar; 
CONTEÚDO 
Linguagem oral 
Artes visuais 
METODOLOGIA 
1º Momento
Atividade de rotina
Recepção dos alunos 
2º Momento
Pedir para que todos sentem no tapeta para que a professora conte a história “O ratinho, o morango vermelho maduro e o grande urso esfomeado.” dando ênfase o morango e em sua cor, então conversar sobre a cor vermelha, dar um morango para que cada um experimente. 
Chamar de um por um para carimbar a mão para fazer um morango. 
3º Momento
Atividades de rotina
Primeiro Lanche e mamas;
Soninho; 
Segundo Lanche;
Troca;
Parque; 
Entrega; 
RECURSOS 
Livro “O ratinho, o grande morango vermelho e o grande urso esfomeado “;
Morangos;
Folha A4;
Tinta vermelha e verde;
Cola colorida preta;
AVALIAÇÃO 
Perceber participam da Contação de história e conseguem reconhecer a cor vermelha.
REFERÊNCIAS 
https://contoseuconto.blogspot.com/2013/01/dica-de-livro-infantil-o-ratinho-o.html
PLANO DE AULA 2
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO 
Nome da Escola: Escola Primeiros Passos 
Professor: Ana Paula Noll 
Nível/Ano: Maternal
Período: Vespertino
Número de alunos: 19 
Data: 13/09/2018
TEMA: Cor Vermelha 
OBJETIVOS 
Reconhecer a cor vermelha; 
Trabalhar musicalização;
Desenvolver a coordenação motora; 
CONTEÚDO 
Linguagem oral;
Musicalização;
Artes visuais; 
Coordenação motora;
METODOLOGIA 
1º Momento
Atividade de rotina
Recepção dos alunos;
2º Momento
Pedir para que todos sentem no tapete, cantar a música “caranguejo não é peixe” e explicar que eles iram pintar um pratinho de papel para confeccionar um caranguejo da cor vermelha;
Chamar de um por um para fazer a atividade. 
3º Momento
Atividades de rotina
Primeiro Lanche e mamas;
Soninho; 
Segundo Lanche;
Troca;
Escovação; 
Parque; 
Entrega; 
RECURSOS 
Aparelho de som; 
Pen Drive;
Pratos de papel; 
Tinta vermelha;
Rolinho de pintar; 
AVALIAÇÃO 
Perceber se os alunos possuem boa coordenação motora e reconhecem a cor vermelha. 
REFERÊNCIAS 
https://professorajuce.blogspot.com/2013/07/caranguejo-feito-com-pratos-de-papel.html
TEMA: DIA DA ÁRVORE
No dia 21 de Setembro é comemorado no Brasil o dia da árvore, esse dia tem como finalidade a consciência a respeito do quão importante é a preservação de um dos bens mais preciosos que a humanidade possui. 
A árvore é o maior símbolo da natureza, ela proporciona sombra para o descanso, frutos para nossa alimentação, etc. Devemos valorizar as árvores e contribuir para a manutenção e propagação delas. 
Por isso é tão importante que seja trabalhado o dia da árvore, desde a educação infantil. Precisamos conscientizar as crianças o quão importante são as arvores para o meio ambiente e para todas as pessoas. 
O cuidado com a natureza é um habito que precisa ser estimulado desde a infância. A criação dessa responsabilidade desde os anos iniciais das crianças é um dos pontos cruciais para a formação de adultos conscientes a respeito da importância do cuidado com o meio ambiente.
Sendo a escola um dos locais onde as crianças passam boa parte dos primeiros anos de vida, ela torna-se um local mais do que adequado para que este tema seja abordado. Mais do que isso, ela é responsável por proporcionar as bases para que os indivíduos consigam refletir e formar um pensamento crítico
PLANO DE AULA 3
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO 
Nome da Escola: Escola Primeiros Passos 
Professor: Ana Paula Noll 
Nível/Ano: Maternal
Período: Vespertino
Número de alunos: 19 
Data: 14/09/2018
TEMA: Dia da árvore 
OBJETIVOS 
Desenvolver a oralidade;
Compreender a importância da árvore em nossa vida; 
Reconhecer as partes da árvore; 
CONTEÚDO 
Linguagem oral;
Artes visuais;
Natureza e sociedade; 
METODOLOGIA 
1º Momento
Atividade de rotina
Recepção dos alunos;
2º Momento
Pedir para que as crianças sentem no tapete, explicar sobre o dia da árvore, conversar com as crianças sobra a importância das arvore para o meio ambiente.
Explicar como será realizada a atividade: será carimbado as duas mãos e um pé de cada criança para formar uma árvore;
Então chamar de um por um para realizar a atividade. 
3º Momento
Atividades de rotina
Primeiro Lanche e mamas;
Soninho; 
Segundo Lanche;
Troca;
Escovação; 
Parque; 
Entrega;
RECURSOS 
Tinta verde e marrom;
Pincel.
AVALIAÇÃO 
Reconhecer o interesse dos alunos pelo meio ambiente e perceber se eles apresentam interesse pelas atividades propostas. 
REFERÊNCIAS 
https://www.pinterest.pt/pin/235946467961273224/?lp=true.
 PLANO DE AULA 4
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO 
Nome da Escola: Escola Primeiros Passos 
Professor: Ana Paula Noll 
Nível/Ano: Maternal
Período: Vespertino
Número de alunos: 19 
Data: 20/09/2018
 TEMA: Dia da árvore 
OBJETIVOS 
Trabalhar musicalização;
Compreender a importância da árvore em nossa vida; 
Reconhecer a importância de cuidar do meio ambiente; 
CONTEÚDO 
Linguagem oral;
Musicalização;
Natureza e sociedade;
METODOLOGIA 
1º Momento
Atividade de rotina
Recepção dos alunos
2º Momento
Pedir para que as crianças sentem no tapete, colocar a música “ A árvore” do Patati e Patatá para que eles escutem.
Explicar que iremos formar um trempara ir até o parque para plantarmos uma árvore. 
Ao chegar no parque pedir para que eles ajudem a plantar a árvore.
Então pegar o regador e pedir para que cada um molhe a plantinha.
3º Momento
Atividades de rotina
Primeiro Lanche e mamas;
Soninho; 
Segundo Lanche;
Troca;
Escovação; 
Parque; 
Entrega;
RECURSOS 
Aparelho de som;
Pen Drive 
Muda de uma árvore; 
Regador;
AVALIAÇÃO 
Reconhecer o interesse dos alunos pelo meio ambiente e perceber se eles apresentam interesse pelas atividades propostas. 
REFERÊNCIAS 
TEMA: PRIMAVERA 
A primavera é um período marcado por belas paisagens formadas pela natureza, com flores das mais variadas cores e formas e por isso mesmo a mais encantadora das estações. Desperta em nós a sensibilidade de observar e admirar e nos conscientiza das necessidades de preservar mais e mais a natureza.
A primavera se inicia no da 22 de setembro e, muito mais que a beleza das flores, a nova estação desperta para um assunto muito interessante de ser conversado e estudado com as crianças, pois envolve uma bagagem lúdica com cores e beleza. Por conta de todas as cores que remetem a estação, esta é uma excelente época para estimular as crianças a observar a natureza e como ela vai mudando no decorrer do ano, além de mostrar como ela é importante para todas as pessoas. 
PLANO DE AULA 5 
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO 
Nome da Escola: Escola Primeiros Passos 
Professor: Ana Paula Noll 
Nível/Ano: Maternal
Período: Vespertino
Número de alunos: 19 
Data: 17/09/2018
 
TEMA: Primavera 
 
OBJETIVOS 
Desenvolver a oralidade;
Compreender da primavera; 
Reconhecer as mudanças que ocorrem durante a primavera; 
 
CONTEÚDO 
Linguagem oral;
Artes visuais;
Natureza e sociedade; 
METODOLOGIA 
1º Momento
Atividade de rotina
Recepção dos alunos 
2º Momento
Pedir para que as crianças sentem no tapete, conversar com eles sobre a primavera e também sobre as flores mostrar para eles algumas imagens de flores.
Então explicar que iremos fazer carimbo de flores com legumes.
Chamar de um por um para realizar a atividade. 
3º Momento
Atividades de rotina
Primeiro Lanche e mamas;
Soninho; 
Segundo Lanche;
Troca;
Escovação; 
Parque; 
Entrega;
RECURSOS 
Imagens de flores;
Legumes para fazer os carimbos;
Tinta.
AVALIAÇÃO 
Reconhecer o interesse dos alunos pela primavera e perceber se eles conseguem diferenciar os carimbos. 
REFERÊNCIAS 
https://www.pragentemiuda.org/2013/08/carimbo-com-legumes-para-primavera
PLANO DE AULA 6
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO 
Nome da Escola: Escola Primeiros Passos 
Professor: Ana Paula Noll 
Nível/Ano: Maternal
Período: Vespertino
Número de alunos: 19 
Data: 18/09/2018
TEMA: Primavera 
OBJETIVOS 
Desenvolver coordenação motora fina;
Compreender da primavera; 
Trabalhar movimento de pinça; 
CONTEÚDO 
Artes visuais;
Natureza e sociedade; 
Coordenação motora fina; 
METODOLOGIA 
1º Momento
Atividade de rotina
Recepção dos alunos 
2º Momento
Pedir para que as crianças sentem no tapete; 
Explicar a atividade que será colar forminhas de brigadeiro para formar as flores;
Chamar de um por um para fazer a atividade;
3º Momento
Atividades de rotina
Primeiro Lanche e mamas;
Soninho; 
Segundo Lanche;
Troca;
Escovação; 
Parque; 
Entrega;
RECURSOS 
Papel impresso;
Forminhas de brigadeiro;
Cola;
AVALIAÇÃO 
Reconhecer o interesse dos alunos pela primavera e perceber se eles conseguem fazer os movimentos pedidos pela atividade. 
REFERÊNCIAS 
http://www.espacoeducar.net/2014/08/60-atividades-e-desenhos-de-primavera.html
 
 
DIÁRIOS DAS REGÊNCIAS 
 
RELATO DE REGENCIA 1 
Data: 12/09/2018
No início da aula a professora regente recebeu os alunos, enquanto eu estava brincando com eles no tapete, após todos os alunos já estarem em sala, comecei a organiza-los no tapete para a Contação de história “O ratinho, o morango vermelho maduro e o grande urso esfomeado.”, foi dado bastante ênfase na cor vermelho, eles adoraram a história e as figuras. Perguntando sempre qual era a cor do morango, a maioria das conseguiam identificar a cor. Então peguei um pote com morangos e dividi com as crianças para eles degustarem, eles adoraram a degustação. Então foi novamente colocado brinquedos para eles, e comecei a chama-los um por uma para fazer o carimbo da mão para formar um morango. Assim que todos terminaram começamos novamente a rotina, foi dado o primeiro lanche e os mamas e colado eles para dormirem, após eles acordarem foi dado o segundo lanche, feito as trocas. Depois de todos estarem arrumados fomos ao parque e então assim que bateu o sinal a professora começo a entregar os alunos.
O primeiro dia de regência na turma do maternal foi uma experiência gratificante, apesar de já estar atuando na área ouve um momento de nervosismo, mas mesmo assim consegui realizar a aula proposta com a participação e interação de todos os alunos. Pode-se perceber que eles gostaram da aula e conseguiram entender e aprender o que foi proposto. Como os alunos já me conheciam não ouve nenhum problema, todos os alunos estavam à vontade.
RELATO DE REGÊNCIA 2
Data: 13/09/2018
No início da aula a professora recebeu os alunos enquanto eu estava brincando com eles no tapete, assim que todos os alunos chegaram coloquei a música “caranguejo não é peixe.” para cantarmos e dançarmos, depois disso comecei a perguntar que cor é o caranguejo, expliquei que o caranguejo é vermelho, então fomos até o pátio ontem tem uma mesa e bancos, coloquei metade da turma sentado e expliquei como fazer a atividade e então eles começaram a pintar o pratinho para fazer o caranguejo, assim que metade da turma terminou as outras professoras foram para sala e eu coloquei os que ainda não tinham feito para fazer. Assim que todos terminaram voltamos para a sala e começamos a fazer a rotinha, dar o lanche e os mamas, fazer dormir. Assim que começaram acordar foi dado o segundo lanche, trocado colocamos novamente à música do caranguejo não é peie para dançar, perto do horário da saída, fomos até o parque, assim que o sino bateu a professora regente começou a entregar as crianças.
O segundo dia eu já estava mais calma, não fiquei tão nervosa com no primeiro dia, as crianças estavam animadas para saber o que eu tinha preparado para elas para aquele dia. Eles ficaram muito contente com a atividade proposta e trabalharam com muita facilidade. Com ajuda das professoras eles conseguiram aprender a cor vermelha e aprender sobre o caranguejo. Quanto foi terminado de montar o caranguejo eles ficaram muito satisfeitos com o resultado.
RELATO DO REGÊNCIA 3
Data:14/09/2018
No início da aula a professora recebeu os alunos enquanto eu brincava com eles no tapete, assim que todos já estavam em sala organizei-os no tapete para explicar sobre o dia da árvore expliquei que no dia 21 de setembro seria o dia da árvore, expliquei também o porquê devemos cuidar das nossas árvores e do meio ambiente, disse a eles que devemos dar carinho para as plantinhas e dar também água, que não devemos pisar nem quebrar seus galinhos, eles participaram falando sobre suas experiencias, após falarmos sobre o dia da árvore, expliquei a eles que iriamos usar as mãozinhas deles para formar uma árvore, então entreguei brinquedos para eles e fui chamando um por um para fazer os carimbos, após terminar de carimbar todas as mãos, começamos as atividades de rotina, foi recolhido os brinquedos, colocado eles para lanchar e mamar, então fazer o soninho. Assim que as crianças começaram a acordar foi começado a dar o segundo lanche então começado a fazer as trocas. Após todos já estarem prontos levamos eles até o parque conde eles puderam observar as arvores, conversamos novamente sobre cuidar do meio ambiente e das árvores. Ficamos brincando até o sino bater então a professora começos a entregar os alunos.
Nesse dia tivemos uma participação bem interessante dos alunos, eles contaram suas experiencias, falaram sobre cuidar das árvores, e como os pais ensinam que se deve cuidardo meio ambiente. Foi uma experiencia gratificante ver o interesse deles em observar as árvores, e trabalhar sobre elas.
RELATORIO DE REGÊNCIA 4 
Data:17/09/2018
No início da aula a professora recebeu os alunos, enquanto eu estava brincado eles no tapete, então quando todos os alunos chegaram recolhemos os brinquedos e coloquei a música “A árvore” para eles escutarem, então novamente falei sobre as árvores, nesse dia eu havia levado uma muda de uma árvore para plantar com eles, então mostrei para eles a muda e falei sobre os tipos de árvores, que algumas dão frutas e outras não, então pedimos para que fizéssemos um trem para irmos até o parque, chagando lá colocamos eles sentados no chão e comecei a cavar um buraco para plantar a árvore, depois do buraco pronto coloquei a árvore e chamei de um por um para me ajudar a colocar a terra e depois com um regador colocamos água na plantinha, então após isso fomos até sala para fazer as atividades de rotina, colocado eles para lanchar e mamar, então fazer o soninho. Assim que as crianças começaram a acordar foi começado a dar o segundo lanche então começado a fazer as trocas. Após todos já estarem prontos levamos eles até o parque, onde ficamos brincando até bater o sino então a professora começou a entregar os alunos. 
A experiencia de plantar a árvore foi muito interessante e importante, pois assim consegui desertar neles um interesse pela nossa natureza, foi muito bom ver como eles estavam gostando de estarem ali, de mexer na terra e de molhar a plantinha. Estavam interessados em cuidar das plantas e em me ajudar. Todos queriam participar ao mesmo tempo por isso foi um pouco complicado conter os ânimos enquanto eu chamava um por um.
RELATO DE REGÊSCIA 5
Data:18/09/2018
No início da aula a professora recebeu os alunos, enquanto eu estava brincado eles no tapete, então quando todos os alunos chegaram, começamos a organiza-los no tapete para falarmos sobre a primavera, conversamos que a primavera começa do dia 22 e que é a estação das flores, expliquei sobre as estações e sobre a primavera então mostrei para eles várias imagens de flores, perguntei quem as conhecia e também quais as cores delas, então após as conversas expliquei para eles qual seria a atividade, que iriamos fazer o carimbo de flores usando um legume, usei uma acelga, então entreguei a eles alguns brinquedos e comecei a chamar de um por um para fazer a atividade eles ficaram bem interessados nessa atividade. Após todos terem participado da atividade, começamos as atividades de rotina, colocado eles para lanchar e mamar, então fazer o soninho. Assim que as crianças começaram a acordar foi começado a dar o segundo lanche então começado a fazer as trocas. Após todos já estarem prontos levamos eles até o parque, onde eles puderam observar algumas flores que tinham por ali, ficamos brincando até bater o sino então a professora começou a entregar os alunos. 
Eles adoraram as atividades pois foi algo que eles nem imaginavam. Foi interessante ver a participação de cada um falando sobre as flores que eles conheciam como elas eram, e também prestando atenção em cada detalhe que estava sendo explicado.
RELATO DE REGÊNCIA 6
Data:19/09/2018
No início da aula a professora recebeu os alunos, enquanto eu estava brincado eles no tapete, então quando todos os alunos chegaram, fomos organizando-os no tapete, falamos novamente sobre as flores e sobre a primavera, expliquei novamente que devemos cuidar do nosso meio ambiente, das nossas flores para que nossa planeta fique bonito e bem cuidado, todos ouviram com atenção e alguns relembraram da árvore que havíamos plantado, então expliquei para eles qual seria a atividade, que iriamos colocar forminhas de brigadeiro nas na atividade para formar as flores levei três cores diferentes, verde, amarelo e vermelho. Pedi também para que eles me falassem as cores que iriam ser nossas flores, alguns ainda não sabem identificar todas as cores. Então chamei de um por um para fazer a atividade, assim que todos já haviam feito começamos as atividades de rotina, colocado eles para lanchar e mamar, então fazer o soninho. Assim que as crianças começaram a acordar foi começado a dar o segundo lanche então começado a fazer as trocas. Após todos já estarem prontos levamos eles até o parque, onde eles puderam observar algumas flores novamente e também a árvore que plantamos dias antes, ficamos brincando até bater o sino então a professora começou a entregar os alunos. 
Essa tarde foi gratificante pois percebi que quase todos os alunos já conseguiam assimilar a cor que aviamos trabalhados anteriormente, também estavam a cada momento lembrando que devemos cuidar do meio ambiente, eles associaram as árvores com a primavera e conseguiram aprender o que lhes foi proposto.
CONSIDERAÇÕES FINAIS 
 
Através dessa experiência conclui-se que o estágio é de fato, um processo fundamental para a formação do acadêmico. Apesar de ser obrigatório, não deve ser encarado como uma tarefa a cumprir, mas sim, como uma oportunidade de adquirir conhecimento, de fazer novas descobertas e participar da pratica docente. Deve-se aproveitar o estágio para tirar dúvidas que só na teoria são será possível.
O estágio é uma base para a formação de um futuro professor, pois é através do estágio que descobrimos várias facetas da educação e o que há por traz dela. 
Após o estágio pude vivenciar situação as quais ainda não tinha tido contato, perceber o quanto é maravilhoso estar à frente de uma sala e aula, entender a forma como os alunos aprendem e se desenvolvem. 
Foi no estágio que compreendi que o planejamento é algo essencial, e que deve ser muito bem elaborado, e elaborado com muito cuidado para não prejudicar a aprendizagem dos alunos. Mas também devemos faze-lo com uma certa flexibilidade, pois nem sempre tudo ocorre como o planejado. 
Enfim, a realização do estágio se torna um momento decisivo para a formação profissional, pois é no estágio que nós descobrimos como professor, e é nessa etapa do curso que o acadêmico irá ter certeza do que fazer. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
REFERÊNCIAS . 
Brasil Escola. A importância do plano de aula. Disponível em: 
< ht tp://educador.brasilescola.uol .com.br/estrategias -ensino/a -importancia –plano –aula.htm >. A cesso em: 14 out 2018.
 
C AB RAL, V .L.A ; AN GE LO, C .B . Reflexões sobre a Importância do Estágio 
Supervisionado na Prática Docente. Pernambuco, no v. 2 010. 
ES TEB AN, Maria Tereza; ZA CC UR, Edwiges. Professor pesquisa dor: Uma prática em construção. Rio de Janeiro : D P& A, 2002
Escola Educação. Projeto Cores na Educação Infantil. Disponível em:
< hpttp://escolaeducação.com.br >. Acesso em: 16 out 2018.
Escola Educação. Projeto estações do ano para Educação Infantil. Disponível em:<https://escolaeducacao.com.br/projeto-estacoes-do-ano-para-educacao-infantil/>. Acesso em:16 out 2018
Brasil Escola. 21 de Setembro – Dia da árvore. Disponível em < https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-da-arvore.htm>. Acesso em: 16 out 2018

Continue navegando