Buscar

Conhecimento Científico 1


Continue navegando


Prévia do material em texto

Conhecimento Científico
O ser humano detém diferentes espécies de conhecimento, que vão desde os mais rudimentares, comuns a todos os indivíduos, até os mais complexos e aprofundados. Essa segunda categoria corresponde ao conhecimento científico. Em um primeiro momento, é útil perceber que o senso comum é amplamente utilizado no dia a dia, mesmo que a pessoa não se dê conta. Ele está presente na realização de tarefas cotidianas, e a maioria dos sujeitos não questiona se o procedimento está correto ou errado.
Características do conhecimento científico
Uma das características fundamentais do conhecimento científico é a chamada sistematização. Isso porque o saber em questão é ordenado e tem como fundamento um conjunto de preceitos que formam uma teoria.
Outro elemento importante desse saber é a verificabilidade. Ou seja, qualquer ideia ou teoria apresentada precisa ser comprovada a partir dos recursos da ciência para ser aceita como conhecimento científico.
Aqui, é válido apontar que o conhecimento científico é falível. Sendo assim, os resultados não são definitivos e determinadas premissas podem ser derrubadas ou substituídas por outras. No geral, essa substituição ocorre a partir de novos experimentos e estudos.
Pode-se dizer então que o conhecimento científico opõe-se ao senso comum por ser questionador. Ou seja, o senso comum só apresenta o motivo, porém não determina os caminhos que levaram às conclusões relatadas. Ele é pautado sobretudo nas crenças populares e nas noções que são transmitidas por várias gerações por meio de heranças culturais.