Buscar

Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial- Ética, politica e sociedade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Centro Universitário Leonardo da Vinci- UNIASSELVI
	Disciplina:
	Ética, Política e Sociedade (ADG18)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial 
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	As relações sociais constituídas na história são pautadas em valores que norteiam as ações das pessoas. Com bases nesses valores, que podem se alterar segundo o tempo e a cultura, é que se fundamenta a convivência humana e a compreensão do bem comum. Nesse contexto das relações e da convivência humana, como se pode definir o conceito de valores sociais?
	Resposta Esperada:
Os valores constituem parte da moral e da ética. Os valores norteiam as escolhas das pessoas no cotidiano das relações. Os valores fazem parte de um tema fundamental da convivência social.
Os valores fazem parte da identidade de um grupo ou sociedade. Os valores são mantidos ou excluídos segundo o interesse e a necessidade.
Os valores são as medidas ou relações das pessoas com outras pessoas, objetos, ações, objetivos, bens materiais ou imateriais. Eles norteiam nossas práticas pessoais e sociais ao longo da vida.
Todas nossas escolhas do cotidiano são influenciadas pelos valores que nos constituem, como, por exemplo, a alimentação, o trabalho, profissões e vestimentos. Também orientam a afetividade, religiosidade e as relações familiares.
	2.
	A educação dará aos jovens a possibilidade de assimilar rapidamente na prática todo o sistema de produção e lhes permitirá passar
sucessivamente de um ramo de produção a outro, segundo as necessidades da sociedade ou suas próprias inclinações. Por conseguinte, a educação nos libertará desse caráter unilateral que a divisão atual do trabalho impõe a cada indivíduo. Assim, a sociedade dará aos seus membros a possibilidade de empregar em todos os aspectos suas faculdades desenvolvidas universalmente. Disserte sobre a perspectiva de Marx sobre a educação.
	Resposta Esperada:
O sistema educacional imaginado por Marx se caracteriza pela criação de escolas em tempo integral, divididas em dois períodos, que possibilitaria combinar, na formação da criança, educação escolar e trabalho na fábrica. No primeiro período, a criança aprenderia questões pedagógicas (línguas, matemática, ciência, literatura etc.) e, no outro, desenvolveria a concepção de produção: como funciona o processo produtivo, quais os instrumentos utilizados, como planejar e executar. Podemos perceber que dentro desse "sistema educacional" não existe a separação entre trabalho manual e intelectual, ou seja, o trabalho explorado, onde um grupo de pessoas manda e outro obedece, diferenciando os homens. Dentro desse contexto, percebemos que Marx propõe uma sociedade livre das condições de contradição, das classes sociais e da exploração do trabalho. É dentro desse sentido que a educação é vista como fator de transformação social e ponto central para a construção das novas condições de vida humana. Vale ressaltar que seu pensamento é extremamente importante para uma leitura crítica da sociedade capitalista dos dias de hoje.
Parte inferior do formulário

Continue navegando