Buscar

quiz teste2

Prévia do material em texto

Pergunta 1
0 em 1 pontos
	
	
	
	Segundo Cortina (2005, p. 27-28):
Cidadania é um conceito mediador porque integra exigências de justiça e, ao mesmo tempo, faz referências aos que são membros, une a racionalidade da justiça com o calor do sentimento de pertença.
Baseado neste conceito como podemos pensar em cidadania:
Como uma aquisição que se faz pelo pertencimento social, quanto mais as pessoas participarem e mais puderem pensar em formas de integração social, mais cidadão se é;
É resultante de um aprendizado adquirido por meio da participação social e da forma como se passa a entender o que vem a ser justo;
É uma questão globalizada que impede a reflexão restritiva e nacional, as pessoas não podem ficar pensando em justiça, cidadania, mas devem fazer com que cada um viva do jeito que achar melhor.
Assinale a alternativa correta:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
Todas as afirmações estão corretas.
	Respostas:
	a. 
As afirmações I e III estão corretas.
	
	b. 
As afirmações I e II estão corretas.
	
	c. 
Apenas a afirmação III está correta.
	
	d. 
Todas as afirmações estão corretas.
	Feedback da resposta:
	A alternativa correta é a “b”. Ao se pensar a cidadania, é possível entender que esse conceito e esse modo de ser socialmente é uma aquisição que se faz pelo pertencimento social. Por outro lado, também é resultante de um aprendizado que vai sendo adquirido, desde a educação formal (escolar) até a informal (família, amigos, meios de comunicação, ambiente social).
	
	
	
Pergunta 2
1 em 1 pontos
	
	
	
	Leia atentamente o trecho a seguir:
Cícero se diz semilivre, mas francamente, nunca um sábio recorrerá a um nome tão humilhante, nuca terá meia liberdade, mas íntegra e sólida, desapegado, senhor de si e acima dos outros. Pois, quem pode ser superior ao que está acima do destino?(SÊNECA. Sobre a brevidade da vida. Porto Alegre: L&PM, 2007).
Comparando o que fora dito por Cícero e o que consta na declaração universal dos direitos humanos, vemos que todos são livres. Assim, se pode afirmar que:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
Não compete somente aos sábios a liberdade, mas às pessoas, pois uma pessoa que saiba viver e agir, torna-se livre.
	Respostas:
	a. 
Somente quem obtiver a sabedoria poderá ser livre, pois os sábios conseguem entender o que é liberdade e essa serve somente para quem puder chegar a um entendimento correto de liberdade.
	
	b. 
Não compete somente aos sábios a liberdade, mas às pessoas, pois uma pessoa que saiba viver e agir, torna-se livre.
	
	c. 
Só quem concordar com os direitos humanos saberá que pode ser livre, pois os direitos humanos são o único caminho para alguém chegar a uma situação de vida plenamente livre e sem compromissos.
	
	d. 
A declaração dos direitos humanos é maior do que a sabedoria humana, logo, quem for um cidadão que conseguir fugir das leis da Declaração universal dos direitos humanos, consegue ser mais livre do que os outros.
	Feedback da resposta:
	A alternativa correta: “b”. A liberdade independe da sabedoria ou não. Segundo a Declaração dos Direitos humanos, ela é universal, isto é, vale para todos independentemente de sua condição, porque é “inerente a todos os membros da família humana”, conforme se afirma no 1º considerando da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
	
	
	
Pergunta 3
1 em 1 pontos
	
	
	
	A ética e os direitos humanos transmitem ideais de boa convivência, pois levam as pessoas a admiti-los sem nem mesmo estarem preocupadas com eles e em como fundamentá-los. O importante é que eles existem e devem ser assumidos por todos, independentemente de haver ou não uma justificativa. Nesse sentido, ética e direitos humanos são ideias para se viver em sociedade e viver da melhor forma possível.
Com base nessa afirmativa, podemos dizer que:
Toda vez que as pessoas agirem correto, pode-se dizer que a ação humana está fundamenta na ética.
A vida em sociedade é uma vida passível de ser pensada somente para alguns em vista à dignidade das pessoas, nem todos tem sua dignidade, pois essa existe somente para as pessoas que tem formação acadêmica.
A fundamentação dos direitos humanos é uma tarefa difícil de ser feita, mas que é reconhecida por todos, as pessoas só poderão dizer que são plenamente éticas se viverem plenamente sua humanidade e em sociedade.
IV. Pensar em direitos de todos é uma ilusão, as pessoas devem ser classificadas entre pessoas livres e não livres, porque estão fora da sociedade.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
As alternativas I e III estão corretas.
	Respostas:
	a. 
A alternativa I está correta.
	
	b. 
As alternativas I e III estão corretas.
	
	c. 
As alternativas I, II e III estão corretas.
	
	d. 
A alternativa IV está correta.
	Feedback da resposta:
	A alternativa correta: “b”. É a partir da reflexão das ações humanas que se faz a reflexão ética, assim como fundamentar é menos importante do que viver, pois realmente é difícil buscar uma justificação para todas as ações do ser humano. Há direitos que valem por si e são reconhecidos por todos independentemente da justificativa.
	
	
	
Pergunta 4
0 em 1 pontos
	
	
	
	A responsabilidade será maior ou menor, dependendo do poder e da influência que a ação humana pode causar. A responsabilidade depende também do saber, porque este determina a previsão de futuro. Nesse sentido, ela é a ética típica de tomadores de decisões, de estadistas, empresários.
Assim, segundo Henry Srour (2013, p. 100), nessa “ética os riscos são calculados e se busca realizar o maior bem possível, com os bens disponíveis.” Fonte: SROUR, Henry. Ética Empresarial. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.
Qual das asserções a seguir representa melhor o conceito de ética da responsabilidade?
Na ética da responsabilidade há a preocupação em se ter atitudes coerentes.
Na ética da responsabilidade é possível visualizar as consequências das ações e buscar uma finalidade.
Na ética da responsabilidade os riscos são calculados em momentos oportunos.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
Apenas a asserção I está correta.
	Respostas:
	a. 
Apenas a asserção I está correta.
	
	b. 
Apenas a asserção II está correta.
	
	c. 
Apenas as asserções II e III estão corretas.
	
	d. 
Todas as asserções estão corretas.
	Feedback da resposta:
	A alternativa correta é a “d”. A ética da responsabilidade tem como premissas entender as consequências, prever o futuro, calcular riscos para ter como objetivo uma finalidade.
	
	
	
Pergunta 5
1 em 1 pontos
	
	
	
	Segundo Hart (1997), nações consideradas desenvolvidas têm um estilo de vida que pode causar mais impacto negativo ao meio ambiente do que países em desenvolvimento. A sustentabilidade como ideia pode solucionar esse problema. Baseado no conceito de sustentabilidade como ideia, identifique a alternativa que propõe a melhor solução:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
Fornecer tecnologias limpas, produtos e serviços que tenham pouco custo ambiental e social para a população com menos acesso à educação e recursos.
	Respostas:
	a. 
Participação política dos cidadãos.
	
	b. 
Fornecer tecnologias limpas, produtos e serviços que tenham pouco custo ambiental e social para a população com menos acesso à educação e recursos.
	
	c. 
Apresentar a sustentabilidade dentro de um valor extrassistema.
	
	d. 
Desenvolvimento sustentável é somente agir e pensar no futuro.
	Feedback da resposta:
	A alternativa correta é a “b”. A proposta de Hart sempre foi fornecer tecnologias limpas para quem tem poucos recursos.
	
	
	
Pergunta 6
1 em 1 pontos
	
	
	
	Segundo Cortina (2005, p. 21):
O método filosófico consiste em tratar de descobrir, na cultura política de uma sociedade, o que os cidadãos consideram justo e construir, com isso, uma teoria da justiça e tentar encarná-la nas instituições básicasda sociedade.
O conceito apresentado aborda a questão da democracia e da participação popular. Uma das formas de participação popular pontual é a contribuição por meio de fundos/investimento para algumas instituições.
Das alternativas a seguir, qual apresenta este exemplo?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
Incentivo ao desporto, doações e patrocínios culturais, beneficentes, são formas de participação popular pontual.
	Respostas:
	a. 
Fundo de investimento ao empreendedorismo e empresas privadas e a única forma de participação popular.
	
	b. 
Incentivo ao desporto, doações e patrocínios culturais, beneficentes, são formas de participação popular pontual.
	
	c. 
Fundo de investimento em empresas de capital aberto e ações na Bolsa de Valores são formas voluntárias de ajuda na participação popular para a cidadania dos empresários, que enriquecem com a compra de ações, e assim pouco contribuem com a justiça social.
	
	d. 
O incentivo fiscal para microempreendedores é a única forma de a sociedade ajudar a cidadania.
	Feedback da resposta:
	A alternativa correta é a “b”. Essa é a única alternativa correta, pois as outras mostram investimentos financeiros sem relação direta com a participação cidadã.
	
	
	
Pergunta 7
1 em 1 pontos
	
	
	
	Não há democracia sem cidadania, do mesmo modo em que não há democracia e cidadania sem direitos humanos. Um exige a presença do outro. A ausência da democracia possibilita o surgimento de governos autoritários.
Governos autoritários são aqueles que estão acima do império da lei, que exercem o poder de maneira arbitrária contra a sociedade, não respeitando a vontade do povo. Portanto, são governos cuja legitimidade não está na lei, mas no domínio que certos grupos sociais exercem quando tomam, à força, mediante golpe ou revolução, o poder do Estado. (DIMENSTEIN. Gilberto. Dez lições de sociologia para um Brasil cidadão. São Paulo: FTD, 2008, p. 169).
Baseando-se no exposto, considere as afirmações a seguir e assinale a alternativa correta:
A democracia, a cidadania e os direitos humanos têm pesos diferentes para a ditadura. A vantagem do sistema democrático é que a vontade geral dirige a vontade dos governantes e essas são pautadas por todos.
Defender a democracia é defender o que há de mais importante para que a sociedade ao encontrar formas de convívio social. A vantagem do sistema democrático é a defesa dos seus cidadãos, ou seja, os direitos humanos.
O século XX não conseguiu instalar democracias pautadas nos direitos humanos. E o poder está sempre sendo exercido por quem tem conquistado vantagens sobre as pessoas que só conseguem obter por meio do voto sua eleição e instalar acordos que se dizem democráticos. 
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
As asserções I e II estão corretas.
	Respostas:
	a. 
Apenas a I está correta.
	
	b. 
As asserções I e II estão corretas.
	
	c. 
As asserções II e III estão corretas.
	
	d. 
Apenas a III está correta.
	Feedback da resposta:
	A alternativa correta é a “b”. Os direitos humanos prezam pela igualdade entre as pessoas e a defesa de todos, por isso o regime democrático busca a participação de todos, com o intuito de fazer da participação a legitimidade de seu modo de ser.
	
	
	
Pergunta 8
0 em 1 pontos
	
	
	
	“Caminhando e cantando,
E seguindo a canção.
Somos todos iguais,
Braços dados ou não.
Nas escolas, nas ruas,
Campos, construções.
Caminhando e cantando,
E seguindo a canção”.
Este é o trecho da música “Pra não dizer que não falei das flores” de Geraldo Vandré, que se tornou um hino na luta contra a ditadura no Brasil. Esta canção mostra o quanto a participação e a união são importantes para a democracia.
Marque a alternativa que demonstra a dificuldade que temos em assimilar a democracia no Brasil.
A democracia garante a liberdade de expressão dos meios de comunicação. Sendo uma forma de associação que defende e protege a pessoa e os bens de cada um.
Na democracia existe a possibilidade de corrigir um ato praticado de forma errada. Na democracia, as pessoas têm mais facilidade de errar, pois têm a ética e as leis como seus parâmetros de correção e as organizações sociais.
A possibilidade de escolha na democracia atrapalha a gestão governamental. No Brasil, a participação democrática é pautada pela vontade de apenas alguns. Assim, temos uma democracia altamente participativa, pois o voto garante a liberdade que se faz em uma democracia.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
As assertivas I e III estão corretas. 
	Respostas:
	a. 
Apenas a assertiva I está correta.
	
	b. 
Apenas a assertiva II está correta.
	
	c. 
As assertivas I e II estão corretas. 
	
	d. 
As assertivas I e III estão corretas. 
	Feedback da resposta:
	A alternativa correta é a “c”. A participação, apesar de obrigatória, é apenas uma das formas de se garantir a democracia e a participação, mas não auxilia os cidadãos a compreenderem seus atos sociais e políticos. Na democracia, se garante a expressão na qual a liberdade e as garantias de proteção são mais vigentes.
	
	
	
Pergunta 9
1 em 1 pontos
	
	
	
	Uma forma muito eficaz de participação das pessoas é seu engajamento nas organizações sociais. Estar engajado em algumas instituições faz com que as ações tenham a possibilidade de serem planejadas em grupos, e a atuação seja mais efetiva. Dessa forma, seus membros se comprometem a aprender mutuamente, além de compreenderem a avaliar se as ações executadas foram eficazes e redimensioná-las, se necessário.
Das alternativas a seguir, qual apresenta um exemplo de uma organização social presente em diversos países para promover a cidadania?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
Médicos Sem Fronteiras, para levar ajuda e socorro médico humanitário para pessoas em condições de pobreza extrema ou de guerras em vários lugares do mundo.
	Respostas:
	a. 
Fundação Abrinq, presente no Brasil, pois, promove a defesa dos direitos das crianças e adolescentes.
	
	b. 
Instituto Ethos, para promoção da responsabilidade social das empresas, que ajuda as empresas brasileiras a desenvolverem-se eticamente.
	
	c. 
SOS Mata Atlântica, para defesa e preservação da Mata Atlântica brasileira.
	
	d. 
Médicos Sem Fronteiras, para levar ajuda e socorro médico humanitário para pessoas em condições de pobreza extrema ou de guerras em vários lugares do mundo.
	Feedback da resposta:
	A alternativa correta é a “d”. As demais alternativas mostram organizações sociais que atuam apenas no Brasil.
	
	
	
Pergunta 10
1 em 1 pontos
	
	
	
	Podemos perceber que a democracia é uma das formas nas quais os cidadãos têm a maior possibilidade de exercerem o poder social de forma direta, ou seja, de colocarem os conceitos democráticos em prática. Uma dessas práticas é o voto.
Um Estado moderno é considerado democrático quando todos os habitantes são iguais perante um conjunto de leis discutidas e aprovadas por todos os segmentos sociais. E, além disso, quando estão garantidos os direitos de participação popular e a liberdade de organização política de pensamento, de crença e de manifestação. (DIMENSTEIN, Gilberto. Dez lições de sociologia: para um Brasil cidadão. São Paulo: FTD, 2008, p. 173).
A partir do texto anterior, podemos dizer que:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
A democracia passou a ser cidadã porque as pessoas puderam participar e escolher o melhor que tem para si e para sociedade, ou seja, escolheram o que melhor os representa e, com isso, obtém garantias pelas leis aprovadas.
	Respostas:
	a. 
A democracia passou a ser cidadã porque as pessoas puderam participar e escolher o melhor que tem para si e para sociedade, ou seja, escolheram o que melhor os representa e, com isso, obtém garantias pelas leis aprovadas.
	
	b. 
Os Estados modernos não provocaram mudanças no modo de exercer a democracia. Desde sempre, as leis são asformas escolhidas para as pessoas viverem em sociedade e, se elas forem descumpridas, todos podem sentir-se bem, pois quando as leis são feitas, os políticos escolhem o que é melhor para todos.
	
	c. 
O voto não direto torna-se irrelevante em alguns países, pois o poder das leis é maior do que o poder de escolher representantes, ter segurança, ter governos honestos e obter vantagens para todos, desde que as leis assim o façam.
	
	d. 
Democracia é quando os políticos participam das diversas instâncias sociais, levando sempre em conta o benefício de seus eleitores. Ao agirem assim, tem-se o máximo de democracia, pois quando se escolhe o que é bom para a sociedade, está se exercendo apenas uma democracia representativa e com leis genéricas.
	Feedback da resposta:
	A alternativa correta é a letra “a”. Os Estados modernos alteraram a democracia que atualmente tem como foco a escolha popular por meio do voto. Cada vez mais é necessário que as pessoas participem para que a democracia adquira sua legitimidade.

Continue navegando