Buscar

Exercícios de fixação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1= A coordenação global diz respeito à atividade dos grandes músculos e depende da capacidade de equilíbrio postural do indivíduo. Esse equilíbrio está subordinado às sensações proprioceptivas cinestésicas e labirínticas. Através da movimentação e da experimentação, o indivíduo procura seu eixo corporal, adaptando-se e buscando um equilíbrio cada vez melhor, consequentemente, vai coordenando seus movimentos e se conscientizando de seu corpo e das posturas. Diante do contexto acima, o que a coordenação global e a experimentação levam a criança a adquirir?
Resp:  A dissociação de movimentos.
2= Complete a sentença com as palavras que estão coerentes com o assunto em questão:
Por meio do vínculo afetivou ou Relacional podemos entender a relação da criança com o adulto, com o ambiente físico e com as outras crianças. A maneira como o educador penetra no universo da criança assume aqui um aspecto essencial. É muito importante que o professor demonstre carinho e aceitação integral do aluno para que este passe a confiar mais em si mesmo e consiga expandir-se e equilibrar-se.
3=A preocupação em compreender as bases dos movimentos do corpo humano se apresenta desde a Grécia Antiga, quando a educação privilegiava a beleza física e a agilidade do ser humano. O estudo do corpo humano foi colocado, muitas vezes, em segundo plano. O corpo interessou apenas nos aspectos descritivos, em suas funções físicas e anatômicas, e era considerado objeto do homem, justificando-o na sua existência. O homem era apenas um corpo de carne e osso, não eram levados em conta os aspectos psíquicos. Desta maneira, a psicomotricidade surgiu a partir da necessidade a seguir:
Resp: Perceber como os movimentos se processam e de como eles se desenvolvem.
4= As atividades lúdicas (jogos e brincadeiras) foram, durante séculos, atividades adultas que contavam com a participação infantil, de certa forma, ao realizar as brincadeiras de seu tempo, os adultos e crianças de cada comunidade estavam aprofundando-se na cultura que permeava sua sociedade, um caminho para a compreensão do mundo em que viviam. Atualmente, as atividades lúdicas não são exclusividade dos adultos, mas também correspondem:
Resp: Ao papel de prática cultural e compreensão do mundo.
5= Sabe-se que a brincadeira é a melhor maneira da criança comunicar-se, ou seja, um instrumento que ela possui para relacionar-se com outras crianças. Brincando, ela aprende sobre o mundo que a cerca e tem a oportunidade de procurar a melhor forma de integrar-se a esse mundo que já encontra pronto ao nascer, ou seja, a brincadeira, é uma forma da criança entrar em contato com o mundo, desde bem pequena; de criar, inventar e interagir com outras crianças e pessoas de seu relacionamento. Dentro desse contexto, analise as sentenças sobre a importância das brincadeiras na visão dos seguintes autores: (OLIVEIRA, 2007), (KISHIMOTO, 2006) e (Vygotsky 1991).
( ) Destaca que o ato de brincar é especialmente relevante na faixa etária da Educação Infantil (0-5 anos), no que diz respeito à descoberta de regras, desenvolvimento da imaginação e da linguagem infantil (KISHIMOTO, 2006).
( ) A brincadeira desenvolve a motricidade, permite experiências de afeto, além de funcionar como estímulo para a linguagem e outras funções cognitivas. Sob o ponto de vista do desenvolvimento infantil, o ato de brincar contribui para o processo de apropriação de conhecimentos. (OLIVEIRA, 2007).
( ) Muito usada nos meios educativos, principalmente na Educação Infantil, a brincadeira não tem somente uma função didática. Muitos autores ressaltam que o ato de brincar é uma forma de a criança crescer, lidar com conflitos. Pode até mesmo ser considerada um meio de estudar a criança e perceber seus comportamentos (KISHIMOTO, 2006).
( ) Ao brincar, a criança conhece propriedades dos objetos, ao mesmo tempo em que consegue se colocar na posição do outro (Vygotsky,1991).
( ) Destaca a importância das relações entre as pessoas como elementos de aprendizagem e desenvolvimento da linguagem, a brincadeira tem um caráter importantíssimo (Vygotsky, 1991).
Resp:  F – V – V – F – V.
6= A estrutura psicomotora engloba todos os mecanismos responsáveis pelo deslocamento ou locomoção do indivíduo, além de todo e qualquer movimento produzido por qualquer parte do seu corpo. Desta maneira, é correto afirmar, ainda, que essa estrutura é a base para:
Resp: O desenvolvimento em todos os aspectos, de toda ordem e natureza do ser humano.
7=Os jogos podem ser classificados de diferentes formas, de acordo com vários teóricos que se dedicaram ao estudo desses recursos lúdicos e à organização de uma classificação de jogos. Na sequência, serão apresentadas algumas classificações para, posteriormente, realizarmos uma apresentação mais detalhada da classificação utilizada por Piaget, em face da sua ampla utilização na educação. Rizzi e Haydt (1994, p. 10) destacam a classificação de Claparède e Gross que dividem os jogos em duas partes, levando em conta a função de cada um. Assinale a alternativa que corresponde as duas partes dos jogos:
Resp:  Jogos e experimentação ou jogos de funções gerais; e jogos de funções especiais: jogos de luta, perseguição, cortesia, imitação, os jogos sociais e familiares
8= Nos estudos de Huizinga (Johan Huizinga, 1872-1945), é possível contextualizar o jogo como atividade adulta, exercida desde primórdios da humanidade. Para ele, todas as atividades humanas – e aqui estão incluídas a filosofia, as guerras, as artes, as leis e até mesmo a linguagem –, podem ser vistas como o resultado de um jogo que os homens, dentro de sua época, fizeram para ter poder, controlar e ganhar. Huizinga relaciona com muita propriedade jogo e cultura.
Considerando os estudos de Huizinga acerca dos jogos, assinale qual afirmativa está correta:
Resp: Destaca com muita propriedade a relação entre cultura e ludicidade. Para ele, não há como considerar a civilização sem perpassar a ideia de jogo, uma vez que jogar possibilita aos participantes a experimentação (das vivências), a criação (das regras, das ideias) e a transformação (do local onde se vive, do mundo).
9= Para Vygotsky (1991), dois elementos são importantes na relação da criança com os jogos: as regras e a situação imaginária que eles representam. Quanto às regras, o autor destaca, além da própria necessidade da criança seguir normas, adaptar-se a elas e ter encontros com sua própria cultura (pois o que é permitido em um jogo em algum local pode não ser permitido em outro), o respeito a algo que foi “combinado” antes do jogo começar (algo que não é muito fácil as crianças da Educação Infantil seguirem e, justamente por isso, fundamental na sua formação). Nesta mesma linha, segundo Rizzi e Haydt (1994), seis aspectos caracterizam os diversos tipos de jogos:
Resp:  Todas as alternativas estão corretas.
10= Considerando que Brincar é fundamental para o desenvolvimento infantil, pois enquanto brincam, as crianças exercitam e melhoram suas capacidades emocionais, intelectuais, motoras e sociais. O brinquedo é um convite à brincadeira, pois ele é responsável por torná-la mais rica, proveitosa e prazerosa. Para muitos educadores, o brinquedo não é apenas um objeto, pois possibilita que a criança se transporte para um mundo imaginário, funcionando como um suporte para as brincadeiras. Um dos educadores que defende o uso do brinquedo como suporte de brincadeira é Vygotsky (1991, p. 92), que destaca, ainda, a relação do brinquedo com o desenvolvimento da linguagem. Conceituando as ideias de Vygotsky acerca do brinquedo e dos jogos, analise as sentenças a seguir:
I. Nos apresenta que no brinquedo, espontaneamente a criança usa sua capacidade de separar significado de objeto sem saber o que está fazendo, da mesma forma que ela não sabe estar falando prosa e, no entanto, fala sem prestar atenção às palavras.
II. Através do brinquedo a criança atinge uma definição funcional de conceitos de objetos, e as palavras passam a se tornar parte de algo concreto.
III. Destaca a importânciadas relações entre as pessoas como elementos de aprendizagem e desenvolvimento da linguagem, a brincadeira tem um caráter importantíssimo. O autor destaca que o ato de brincar é especialmente relevante na faixa etária da Educação Infantil (0-5 anos), no que diz respeito à descoberta de regras, desenvolvimento da imaginação e da linguagem infantil.
IV. Dois elementos são importantes na relação da criança com os jogos: as regras e a situação imaginária que eles representam. Quanto às regras, o autor destaca, além da própria necessidade da criança seguir normas, adaptar-se a elas e ter encontros com sua própria cultura (pois o que é permitido em um jogo em algum local pode não ser permitido em outro), o respeito a algo que foi “combinado” antes do jogo começar (algo que não é muito fácil às crianças da Educação Infantil seguirem e, justamente por isso, fundamental na sua formação).
V. A situação imaginária que os jogos proporcionam, força a criança a encontrar respostas para aquilo que vivencia. Nesse momento, ela utiliza o jogo não somente como uma representação do que viveu, mas uma vivência única.
Resp:  I, II, III, IV, V.
11=O brinquedo desempenha importante papel no desenvolvimento de habilidades verbais da criança, já que, por meio dele, ela tanto se comunica com os outros, como tenta se comunicar com seu próprio brinquedo, desenvolvendo pequenos diálogos. O que o brinquedo, assim como o próprio ato de brincar, proporciona às crianças?
Resp:  O aprender-fazendo.
12=

Outros materiais