Buscar

Psicologia Organizacional: Contribuições e Desafios

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO
PROJETO INTREGRADO I: 
PROFISSÃO E CARREIRA EM PSICOLOGIA
ADRIANA QUARESMA RA 916207935
ALINE SAKIS BARBOSA RA 916121153
ANA CARLA DE FREITAS SANTANA RA 916203099
ANDRESSA SOARES DA SILVA RA 916200373
IVANA COSTA MIRANDA RA 416106153
LETÍCIA OLENKA DE AGUIAR RA 916121635
LUCAS MATHEUS SIMÕES RA 916203104
NATALIA SORANSO RA 916103246
TURMA: A
PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL
SÃO PAULO
2016
ADRIANA QUARESMA RA 916207935
ALINE SAKIS BARBOSA RA 916121153
ANA CARLA DE FREITAS SANTANA RA 916203099
ANDRESSA SOARES DA SILVA RA 916200373
IVANA COSTA MIRANDA RA 416106153
LETÍCIA OLENKA DE AGUIAR RA 916121635
LUCAS MATHEUS SIMÕES RA 916203104
NATALIA SORANSO RA 916103246
TURMA: A 
	PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL	
Orientadora: Profª. MS. Maria Elizabet Lautert de Souza.
SÃO PAULO
2016 
INTRODUÇÃO
Escolhemos o curso para estudarmos como podemos ajudar na saúde mental e no desenvolvimento do ser humano. Contribuir também para diminuir as formas de negligências existentes em uma sociedade cada vez mais evolutiva no comportamento em vários aspectos, como por exemplo: familiares, amorosos, sociais, educacionais, entre outros.
Determinamos como opção a psicologia organizacional que se trata do profissional que atua nas empresas, na área de recrutamento e seleção que tem como objetivo identificar e contratar profissionais para as empresas. E também na área de treinamento e desenvolvimento, onde o profissional foca na saúde e bem estar do funcionário. Age diretamente com o setor de recursos humanos e a segurança do trabalho, por meio de palestras, na aplicação de testes e avaliações pré e pós-conteúdo apresentado, o que promove assim o sucesso profissional, bem-estar e qualidade de vida organizacional.
DESENVOLVIMENTO
Segundo Perrone (2015), a atenção do psicólogo organizacional está voltada em auxiliar os colaboradores em seu ambiente de trabalho e também em identificar o melhor perfil do profissional.
Sua atuação é fundamental para a gestão de pessoas (recursos humanos). Contribui com o treinamento de habilidades dos profissionais, seleção e recrutamento de novos funcionários, realiza analise de cargos e salários, testes de clima organizacional, de acordo com setores e cargos, auxilia na busca de soluções nos conflitos entre funcionários, aplica sistema de avaliação de desempenho, realiza pesquisas sobre sentimentos dos funcionários, além de treinamentos e desenvolvimento de áreas especificas a serem trabalhados com o funcionário e o departamento. Em suas funções ainda pode ser o responsável por pesquisas de clima organizacional, com base nos resultados e de acordo com a demanda, realização de palestras motivacionais e aplicação de testes psicológicos, na intenção de ajudar os colaboradores a alcançarem o seu potencial no âmbito profissional, assim como, em sua vida pessoal (PERRONE, 2015).
Perrone (2015) nos explica que se trata de qualidade de vida. Como o bem-estar no ambiente profissional pode abalar a vida pessoal, e como os fatores externos também podem alterar a produtividade do indivíduo.
O psicólogo que atua nessa área ajuda a manter um equilíbrio entre o perfil profissional e o interpessoal, para garantir assim a saúde das pessoas. Pois, acima de colaboradores/funcionários, são seres humanos e tem o direito de trabalhar em um ambiente em que se sinta bem, o que por consequência reflete na produtividade ajudando também a empresa a alcançar os seus objetivos.
ENTREVISTA
Conte-nos um pouco de sua experiência como Psicólogo (a), por que você escolheu essa área de atuação? Quais eram as suas experiências.
Psicóloga: Iniciei a minha inserção no mercado de trabalho com uma escolha, a princípio, foi difícil pelo impacto que teria em toda a minha rotina e vida financeira: Optei em abrir mão de um emprego estável de 06 anos, em uma boa empresa (Nextel) para tentar uma posição de estagiaria ganhando metade do meu salário na época. As principais barreiras são: as oportunidades para quem não tem absolutamente nenhuma experiência, pois o mercado é bem exigente, até mesmo com os estagiários onde os valores de bolsa auxilio são baixos e ás vezes corresponde com o valor da mensalidade.
Há quanto tempo você atua nessa área?
Psicóloga: Eu atuo na área Organizacional desde 2012 e a minha primeira experiência foi como estagiária.
Como se deu a sua inserção no mercado de trabalho? Quais foram as barreiras para o seu ingresso?
Psicóloga: Iniciei a minha inserção no mercado de trabalho com uma escolha, a princípio foi difícil pelo impacto que teria em toda a minha rotina e vida financeira. Optei em abrir mão de um emprego estável de 06 anos em uma boa empresa (Nextel) para tentar uma posição de estagiaria ganhando metade do meu salário na época. As principais barreiras são: as oportunidades para quem não tem absolutamente nenhuma experiência, pois o mercado é bem exigente, até mesmo com os estagiários e os valores de bolsa auxilio que são baixos e ás vezes corresponde com o valor da mensalidade.
Conte-nos sobre o seu trabalho.
Psicóloga: Atualmente trabalho como analista de recursos humanos, mais especificamente na área de recrutamento e seleção. Hoje tenho a possibilidade de desenvolver atividades que utilizam mais a teorias da Psicologia para utilizar em processos seletivos internos e também auxiliar na criação de programas relacionados à área de desenvolvimento dos colaboradores da empresa. 
Quais desafios e limitações você encontra para executar o seu trabalho? 
Psicóloga: O principal desafio é conseguir trazer situações ligadas as pessoas, utilizando a Psicologia e ao, mesmo tempo, trazer resultados tangíveis, mensuráveis e que contribuam com o negócio da organização e suas metas, ou seja, conseguir ligar com os colaboradores como pessoas e não números, mas ao mesmo tempo, auxiliar que eles sejam produtivos e estratégicos. As limitações são óbvias: situações que não são tangíveis, precisamos negociar a evolução pessoal respeitando o tempo certo de cada um.
Qual a sua opinião quanto a relação do Psicólogo com os recursos tecnológicos atuais?
Psicóloga: Não podemos remar contra a maré da tecnologia. Novas tendências vêm surgindo dia após dia e temos que elaborar estratégias para usá-las a nosso favor e ao mesmo tempo, devemos conscientizar as pessoas sobre a importância de contato, da proximidade e do que é realmente ser humano.
Como você percebe o papel de compromisso social da Psicologia? 
Psicóloga: Percebo que existe uma necessidade de engajamento para algo maior, com impacto na sociedade como um todo. Dito isso me incluo nessa questão, pois acabamos nos dedicando a questão apenas do nosso circulo.
De convivência (que já é um começo) e não nos atentamos que existem realidades diferentes e que precisamos de atuações diferenciadas. 
Quais as contribuições para a sociedade que seu trabalho tem oferecido?
Psicóloga: Acredito que o contato e a dedicação que eu tenho tido com as atividades do meu dia, trazendo sempre a importância de entender o outro e vê-lo como um ser humano como duvidarem de sua capacidade. Mas essa visão não está limitada apenas a minha atuação profissional, assim como no meu contato com a minha família, amigo, vizinhos e sociedade como um todo. 
Você já pensou em desistir de sua carreira? Por quê? E que te estimula a continuar?
Psicóloga: Sinceramente, não. Mesmo com todas as dificuldades (financeiras e de atuação) não consigo imaginar outra profissão, por afinidade realmente. Existe o impacto financeiro que é diferente de outras profissões do mercado e dependente do contexto no qual se está inserido, isso pode trazer limitações, mas é preciso descobrir seu real motivador para direcionar suas ações.
Você teria algo a nos dizer, como estudantes de Psicologia. 
Psicóloga: Posso dizer que, como em qualquer outra profissão existem desafios e barreiras, mas também as alegrias e realizações. Vale então uma reflexão do que realmente te faz felizou então pensar qual o seu real motivador, pois exige muita dedicação, estudo e ás vezes, o reconhecimento não é tão imediato ou tangível. 
REFERÊNCIA
PERRONE, Cláudia Maria et. al. Novas Modulações do Controle Organizacional: um Estudo de Caso. Psicologia ciência e profissão, Brasília, vol.35 no.4 Brasília Oct./Dec. 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-98932015000401327&lang=pt . Acesso em 21.09.2016.

Continue navegando