Buscar

Avaliando aprendizado Psicologia Aplicada ao Direito 4

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201911155075)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A Psicanálise apresentou conceitos que explicam determinados aspectos de nossa personalidade, e os nomeou de Id, Ego e Superego. Como estas instâncias psíquicas se relacionam?
		
	
	O Ego busca constantemente equilibrar o desejo (representado pelo Superego) e os limites sociais (representados pelo Id);
	
	O Ego e o superego satisfazem todos os desejos do Id, tornando a relação amistosa e duradoura entre eles..
	
	O Ego precisa eliminar os desejos (representados pelo Id) e, para fazer isso, cria o Superego para auxiliá-lo nesta tarefa.
	
	O Ego é formado a partir da combinação harmônica e complementar de desejos (Id) e limites (Superego), constituindo-se assim uma pessoa psiquicamente saudável;
	 
	O Ego busca constantemente equilibrar o desejo (representado pelo Id) e os limites sociais (representados pelo Superego);
	Respondido em 31/10/2019 10:22:52
	
Compare com a sua resposta: Justificar que a assertiva está incorreta e comentar sobre o funcionamento do processo da adoção, fazendo a referencia da nova lei e abordando o tempo de convivência da criança antes da adoção legal,
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201911155014)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Para a Psicologia Social, atitude não é sinônimo de comportamento. Atitude é uma predisposição mental e comportamento é ação. As atitudes são construídas ao longo da vida e aprendidas por meio da vivencia da pessoa, da imitação e da observação. Assim sendo, todas as afirmativas abaixo sao verdadeiras, EXCETO
		
	 
	discriminação não é um comportamento resultado do estereótipo e do preconceito
	
	preconceito é atitude negativa que um indivíduo esta disposto a sentir, pensar e conduzir-se em relação a determinado grupo de pessoas (étnicos, religiosos, culturais, ideológicos...)
	
	discriminação é uma ação ou omissão violadora do direito das pessoas.
	
	estereótipos são colocações de certas características a pessoas pertencentes a determinados grupos e podem ser atitudes positivas ou negativas.
	
	 preconceito é um julgamento prévio negativo que se faz de pessoas estigmatizadas por estereótipos
	Respondido em 31/10/2019 10:24:34
	
Compare com a sua resposta: Em 1927, surgiu o Código Mello Mattos. Havia o que se chamava de Juízo Privativo de Menores na década de 1920, e o primeiro juiz de menores do Brasil foi o Dr. José Cândido Albuquerque de Mello Mattos. Ele foi o primeiro expoente do pensamento da legislação da infância e juventude no Brasil, criou vários estabelecimentos de assistência e proteção à infância abandonada e delinquente, assim como organizou o primeiro Código, que ganhou o seu nome. A prática deste Código era recolher os menores em desacordo com a lei, objetivando selecioná-los para destino diversos, sendo a prática de internação uma das mais comuns para o efeito de civilizar o incivilizado. O governo federal criou um novo Código de Menores, em 1979, que reconhecia os menores abandonados e os menores infratores como estando em situação irregular pela sua condição de marginalizados. ECA é identificado com a lei federal nº 8.069/1990, cujo pilar é a doutrina de proteção integral da criança e do adolescente. Ele tratou de direitos das crianças e dos adolescentes porque seus direitos estavam sendo violados e necessitavam ser revistos, organizados e divulgados. Com base no ECA, crianças e adolescentes passaram a ser considerados cidadãos sujeitos de direitos. O ECA afirma que crianças e adolescentes devem ser protegidas de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão. As crianças e adolescentes precisam ser tratados com dignidade e respeito.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201911154492)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Erikson amplia a teoria de Freud ao explicar os oito estágios do desenvolvimento que ele denomina como fases psicossociais, enfatizando assim a importância das relações sociais na construção de nossa personalidade. Ele acredita que a personalidade determinará o modo de agir em sociedade e que a adolescência é crucial nesse desenvolvimento pela Crise de Identidade e Confusão de Papéis característicos dessa fase. Analise as afirmativas abaixo e marque a resposta correta:
 I. Erikson ressalta que o adolescente precisa de segurança frente a todas as transformações físicas e psicológicas do período. Essa segurança ele encontra com a formação de sua identidade, construída por seu ego em todos os estágios anteriores.
II. Para Erikson, os adolescentes estão sujeitos a passar por essa crise, podendo se envolver em situações de risco, por isso falamos em crise de identidade. Dessa forma, ele defende leis mais brandas para os adolescentes, visto que são os grupos os influenciadores de seus comportamentos.
III.Segundo Erikson, o adolescente precisa sentir que determinado grupo apóia suas idéias e sua identidade. Quando a família fracassa como grupo apoiador e até mesmo sendo controlador, este poderá apoiar-se em outros grupos, desenvolvendo forte identificação e até mesmo o fanatismo.
		
	
	Todas as afirmativas são falsas.
	 
	Apenas a I e III são verdadeiras
	
	Todas as afirmativas são verdadeiras.
	
	Apenas a II e III são verdadeiras.
	
	Apenas a I e II são verdadeiras.
	Respondido em 31/10/2019 10:27:05
	
Compare com a sua resposta: A noção de personalidade é um conceito fictício e, por não existir, não é trabalhado pela Análise do Comportamento. A explicação está relacionada com os reforçadores produzidos pelo comportamento de manter relações sexuais com crianças, cuja classificação pode ser tanto reforçadores primários, a exemplo do sexo, quanto reforçadores sociais, como os reforçadores provenientes de uma grupo de outros indivíduos com a mesma prática delituosa.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201911155050)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Em relação ao tema "Subjetividade", qual é a alternativa INCORRETA?
		
	
	A subjetividade é a síntese singular e individual que cada um de nós vai constituindo conforme vamos nos desenvolvendo e vivenciando experiências da vida social e cultural;
	
	É uma síntese que nos identifica, de um lado por ser única e nos iguala, de outro lado, na medida em que os elementos que a constituem são experienciados no campo comum da objetividade social;
	
	É o que constitui o nosso modo de ser
	 
	A Subjetividade é a maneira coletiva de sentir, pensar, fantasiar, sonhar, amar e fazer compartilhada pelo ser humano;
	
	É o mundo das idéias, significados e emoções construídos internamente pelo sujeito a partir de suas relações sociais, de suas vivências e de sua constituição biológica;
	Respondido em 31/10/2019 10:28:38
	
Compare com a sua resposta: O comportamento dos agressores é discriminatório, baseado em preconceito e estereótipos de gênero. Os padrões de normalidade tendem a excluir os indivíduos que não se encaixam (ditos "anormais"), de modo que em última instância, até agressões contra estas pessoas seriam justificáveis.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201911154851)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Das afirmativas abaixo, qual não pertence à compreensão freudiana da personalidade:
		
	
	A personalidade é fruto de um desenvolvimento que envolve predominantemente fatores intrapsíquicos.
	 
	Freud estabeleceu cinco momentos de desenvolvimento psicossexual: as fases oral, anal, fálica, latência e genital.
	 
	A formação da personalidade ocorre, principalmente, pelas influências do ambiente e do condicionamento de comportamentos.
	
	O princípio de realidade opera como um limitador à realização irrestrita do princípio de prazer e isso é fundamental para o desenvolvimento.
	
	A estruturação da personalidade está dividida  em três instâncias: Id, Ego e Superego.
	Respondido em 31/10/2019 10:32:16
	
Compare com a sua resposta: 1. Fracasso em conformar-se com as normas sociais com relaçãoa comportamentos legais. 2. Propensão a enganar, usar nomes falsos ou ludibriar os outros para obter vantagens pessoais ou prazer. 3.Impulsividade ou fracasso em fazer planos para o futuro. 4.Instabilidade e agressividade, indicadas por repetidas lutas corporais ou agressões físicas.

Continue navegando