Buscar

avaliação discursiva de responsabilidade social e sustentabilidade

Prévia do material em texto

Iniciado em
	segunda, 4 Nov 2019, 21:27
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	segunda, 4 Nov 2019, 21:29
	Avaliar
	Ainda não avaliado
Parte superior do formulário
Questão 1
Completo
Marcar questão
Texto da questão
Questão A
Leia atentamente o texto abaixo:
Santander lança plano para utilizar 100% de energia renovável até 2025
Em todo o país, hoje, só 17% da rede do banco é abastecida por fontes alternativas, como solar, eólica e de pequenas hidrelétricas
O banco Santander Brasil vai lançar nesta quinta-feira, 6, um programa com meta de utilizar energia renovável em 100% de sua operação. O objetivo deverá ser cumprido nas 2.286 unidades de atendimento em todo o país até o final de 2021. O banco pretende ser renovável em todas as suas operações até 2025, o que inclui os prédios administrativos e o centro de processamento de dados, o data center de Campinas (SP) –locais considerados de mais difícil implementação. O anúncio acontece no período em que é celebrada mundialmente a Semana do Meio Ambiente.
Pelos planos da instituição, 30% das agências serão abastecidas por energia limpa ainda neste ano, e o percentual será elevado para 70% em 2020. Hoje, o índice já chega a 100% na rede de atendimento de Minas Gerais, enquanto no Rio de Janeiro é de cerca de 70%. Em todo o país, atualmente, apenas 17% desse consumo é suprido por fontes alternativas, como solar, eólica, pequenas hidrelétricas e biogás de aterros sanitários, segundo o banco.
Seremos 100% renováveis. E isso é parte de uma agenda de responsabilidade socioambiental ainda maior, que passa pela adoção de boas práticas em todas as nossas operações e relações com funcionários, clientes, fornecedores e a sociedade”, afirma o presidente do Santander Brasil, Sérgio Rial. “Mais do que números, estamos comprometidos com princípios, que são inegociáveis, de atuar de forma sustentável.”
Além de tornar a operação mais eficiente e rentável, o objetivo do banco é se conectar às demandas da sociedade, que espera que as empresas gerem menos impacto sobre o ambiente, se posicionando de maneira estratégica com demandas de sustentabilidade. De acordo com o Santander, desde 2015, o banco reduziu em 33% o seu volume de emissões de gases de efeito estufa, com a queda do consumo de energia e de água. (Fonte: https://veja.abril.com.br/economia/santander-lanca-plano-para-utilizar-100-de-energia-renovavel-ate-2025/).
As empresas inseridas em questões de responsabilidade ambiental não apenas garantem o cumprimento da lei, como ainda utilizam esta prática como marketing social, transformando uma obrigação em benefício para a imagem institucional, buscando um mercado diferenciado, investindo alto em produção limpa e gerando valor aos produtos e serviços desenvolvidos. Com base nesta afirmação explique a função e as formas de contratação das tecnologias ambientais.
Para responder a questão, você deve produzir um texto entre 10 a 15 linhas (entre 800 a 1.200 caracteres). O texto escrito deve ser construído com base em suas ideias acerca do assunto estudado, fundamentado corretamente com o conteúdo abordado no material e videoaulas da disciplina.
Como mostrado no exemplo do Banco Santander, a função das tecnologias ambientais, além de garantir a sustentabilidade de recursos (que garante que estes recursos estarão disponíveis a
longo prazo), também auxilia na defesa dos valores da organização e na valorização da marca.
 
Quanto às formas de contratação destas tecnologias ambientais, pode-se optar pela contratação de empresas que já detenham conhecimento tecnológico ou para desenvolver soluções tecnológicas.
 
Desta maneira, podemos citar algumas ações que estão sendo discutidas para resolver essas situações:
1-   Formas de contratação de tecnologias ambientais;
2-   Terceirização de etapas de processos produtivos para empresas de tecnologias ambientais;
3-   Investimento em pesquisas básicas e recuperação de soluções ambientais a partir de conhecimentos tradicionais.
 
Frequentemente, as empresas adquirem programas de tecnologias ambientais por serem pressionadas ou exigidas de órgãos de fiscalização e licenciamento ou em decorrência da natureza de sua atividade, para fins de controle ambiental.
 
Parte inferior do formulário

Continue navegando