Buscar

Literatura Infantojuvenil- exercicios

Prévia do material em texto

Literatura Infantojuvenil
Atividade anterior
Próxima atividade
	Iniciado em
	terça, 5 Nov 2019, 07:51
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	terça, 5 Nov 2019, 09:13
	Avaliar
	9,00 de um máximo de 10,00(90%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Correto
Remover rótulo
Texto da questão
Observe a reflexão de Peter Hunt, pesquisador britânico, que destaca a complexidade e a riqueza dos textos feitos para crianças: “Literatura infantil é aquela que contém alguma representação do autor a respeito da infância. Quem escreve faz isso pensando em uma criança real que conhece, e em si próprio, durante a infância ou baseia-se em várias ideias que formou sobre como são os pequenos em geral ou como poderiam ou deveriam ser. Porém, ainda que tente adaptar ou alterar seu estilo ou o conteúdo de um livro para uma linguagem que as crianças entendam, ele não pode deixar de ser um adulto enquanto escreve. É aí que está a missão desafiadora de fazer literatura infantil com qualidade.” (HUNT, Peter. A missão da literatura infantil é expandir o universo dos pequenos [Editorial]. Revista Nova Escola, ed 244, ago. 2011. Disponível em http://revistaescola.abril.com.br/creche-pre-escola/entrevista-peter-hunt-639898.shtml?page=1 Acesso em 09 fev. 2015) As ideias apresentadas pelo pesquisador reproduzem o conceito sobre:
Escolha uma:
a. A qualidade do livro infantil, que deve primar pelo acabamento gráfico mesmo que seja estrangeiro.
b. Qualidade da literatura infantil, desafiadora para quem escreve.
A abordagem do pesquisador é a qualidade da literatura infantil, uma missão desafiadora, já que somente a partir da década de 70 do século XX que os textos passaram a ter qualidade literária e, também, a questionar, a levantar problemas e dúvidas.
c. A qualidade do autor, já que a escrita é o registro concreto de toda manifestação humana, mediante símbolos, letras, desenhos, ícones.
d. A qualidade da criança, pois essa é capaz de levantar diferenças e semelhanças entre as histórias.
e. A qualidade da leitura, porque apresenta elementos constitutivos como narrador, foco narrativo, enredo, personagens, espaços físico e temporal, linguagem, início, meio e fim.
Feedback
A resposta correta é: Qualidade da literatura infantil, desafiadora para quem escreve..
Questão 2
Correto
Remover rótulo
Texto da questão
A respeito da conceituação de literatura Almeida (2011) coloca que a palavra “literatura” vem do latim litteris, que significa letra. Há muitas discussões acerca do tema, no entanto muitos autores concordam que na literatura se dá o uso estético da linguagem escrita. Entende-se por estética a captação da beleza das formas artísticas, uma função particular que busca a perfeição da sensível e do próprio fenômeno artístico. Sobre essa abordagem é INCORRETO afirmar que:
Escolha uma:
a. A literatura contempla o belo, o estético e a escrita.
b. É a arte de criar e recriar um texto.
c. Cada escrita literária traz consigo uma parcela do tempo em que viveu o escritor.
d. Não é considerada um tipo de arte, pois segue regras de estrutura e apresentação.
Justificativa: Encontra-se na p. 30 do livro onde a autora diz que: “Portanto, literatura é a arte de criar e recriar um texto mais elaborado na sua estrutura, para que o leitor possa recriar, por meio da imaginação, a cena descrita, o espaço ocupado pela personagem, a própria personagem; para que o leitor possa sentir, por intermédio da sinestesia, o conflito desencadeado no decorrer da trama; possa formular uma possível solução para o conflito, pelo raciocínio; possa sentir prazer na leitura vivenciada.”
e. Resulta do olhar observador e intérprete do escritor.
Feedback
A resposta correta é: Não é considerada um tipo de arte, pois segue regras de estrutura e apresentação..
Questão 3
Incorreto
Remover rótulo
Texto da questão
Almeida (2011) no primeiro capítulo de seu livro coloca que a partir dos anos 70 do século XX, escritores da literatura infanto-juvenil passaram a mostrar a relatividade das coisas e a ambiguidade das pessoas por meio de personagens que não podem ser rotuladas como bons ou maus. Esses personagens, então, passam a “estar” bons ou maus diante das diferentes situações. A respeito desse tipo de literatura pode-se dizer que:
Escolha uma:
a. Busca retratar a relativização dos conceitos de bem e mal em toda sua ambiguidade humana.
b. Procura ensinar uma lição sobre o bem e o mau ao leitor.
c. Não busca retratar a relativização dos conceitos de bem e mal em toda sua ambiguidade humana.
Justificativa: Encontra-se na p. 17 do livro onde a autora diz que:  “Há várias obras que poderiam ser citadas com esse sentido para visualizarmos que a literatura infantil contemporânea busca retratar a relativização dos conceitos de bem e mal em toda sua ambiguidade humana. Para incitar a relação entre a interpretação do texto literário e a realidade, não há melhor sugestão do que obras infantis que focalizem discussões de nosso tempo e problemas universais, imanentes ao ser humano. “Infantilizar” as crianças não cria cidadãos capazes de interferir na organização de uma sociedade mais consciente e democrática (COELHO, 2000).”
d. Busca definir personagens do bem e do mal.
e. Define diferentes caráteres a personagens já estereotipados como bons ou maus.
Feedback
A resposta correta é: Busca retratar a relativização dos conceitos de bem e mal em toda sua ambiguidade humana..
Questão 4
Correto
Remover rótulo
Texto da questão
Diferentemente de tempos atrás, atualmente a literatura infanto-juvenil é vista como algo que realmente tem importância, pois possibilita ao estudante desenvolver questões de ordem emocional, social e cognitivo incontestável. Entende -se então que o trabalho desenvolvido na escola pelo professor, desde as séries iniciais, seja ela de forma oral (contação de histórias) ou impressa (livros), é de extrema importância para a formação de um adulto leitor. Com base nas vídeo aulas e conteúdo abordado no livro de Almeida (2011), em relação ao processo cognitivo, a criança quando lê ou ouve alguma história é capaz de:
Escolha uma:
a. Compreender que as histórias retratam problemas existenciais
típicos da infância.
b. Indagar, comentar, refletir sobre elas, adquire uma
postura crítico-reflexiva.
Justificativa: Encontra -se na página 14 do livro: Com relação ao desenvolvimento cognitivo, a criança, quando lê ou ouve histórias e é capaz de indagar, comentar, refletir sobre elas, adquire uma postura crítico-reflexiva, extremamente relevante à sua formação cognitiva.
c. Seguir uma linha paternalista, moralista e centrada em uma representação de poder.
d. Desenvolver hábitos de leituras utilitário-pedagógicas.
e. Desenvolver hábitos de leituras conteudistas.
Feedback
A resposta correta é: Indagar, comentar, refletir sobre elas, adquire uma
postura crítico-reflexiva..
Questão 5
Correto
Remover rótulo
Texto da questão
Por volta dos anos 70 a literatura infantil toma novos rumos e começa a se apresentar de novas maneiras, ela vem com propostas inovadoras e com novos caminhos. Pesquisadores e estudiosos afirmam que a literatura infantil brasileira começa no ano de:
Escolha uma:
a. 1958 com Jean Piaget.
b. 1921 com Monteiro Lobato.
Pesquisadores e estudiosos afirmam que a literatura infantil brasileira, propriamente dita, começa com Monteiro Lobato, em 1921, com a obra A Menina do Narizinho Arrebitado. Ele foi o pioneiro, isto é, o primeiro que escreveu para as crianças brasileiras histórias com qualidade literária. Antes de Lobato, a literatura presente era a europeia clássica, tradicional, traduzida ou adaptada para o nosso idioma, como os contos de Charles Perrault, dos irmãos Jacob Grimm e Wilhelm Grimm, e Hans Christian Andersen.
c. 1949 com Tatiana Belink.
d. 1976 com Eva Furnari.
e. 1955 com Maurício de Souza.
Feedback
A resposta correta é: 1921 com Monteiro Lobato..
Questão 6
Correto
Remover rótulo
Texto da questão
A literatura infantil deve ser lida para expandir a capacidade e interesse de análisedo mundo e sensibilização da consciência. É fundamental que a literatura seja sempre considerada de modo global e complexo em sua pluralidade. Segundo um autor muito conhecido por todos nós, “quem começa pela menina da capinha vermelha pode acabar nos Diálogos de Platão, mas quem sofre na infância a ravage (efeitos nocivos) dos livros instrutivos e cívicos, não chega até lá nunca. Não adquire o amor da leitura”. Tais considerações referem-se ao autor:
Escolha uma:
a. Olavo Bilac.
b. Monteiro Lobato.
Assim, por iniciar o homem no mundo literário, a literatura infantil deve ser lida para expandir a capacidade e interesse de análise do mundo e sensibilização da consciência. É fundamental que a literatura seja sempre considerada de modo global e complexo em sua pluralidade. Segundo Lobato (1964, p. 250), “quem começa pela menina da capinha vermelha pode acabar nos Diálogos de Platão, mas quem sofre na infância a ravage (efeitos nocivos) dos livros instrutivos e cívicos, não chega até lá nunca. Não adquire o amor da leitura”. De acordo com o autor, a literatura infantil teria que dizer à imaginação dos leitores, e que aqueles que tivessem na infância o contato com uma leitura prazerosa estenderiam o “progresso autoeducativo” para a fase adulta.
c. Jean Piaget.
d. Maurício de Souza.
e. Ana Maria Machado.
Feedback
A resposta correta é: Monteiro Lobato..
Questão 7
Correto
Remover rótulo
Texto da questão
Muitos autores refletem sobre a importância da literatura para o desenvolvimento do aprendizado de nossas crianças. O fato é que estes autores defendem que a literatura infanto-juvenil proporciona todo o desenvolvimento da criança, ou seja, emocional, cognitivo e também social. Afirmam que quanto mais cedo as crianças têm contato com a literatura, tanto de forma oral (contação de histórias) como de forma impressa (livros), maior será a possibilidade desta criança se tornar um adulto leitor. Quanto ao desenvolvimento emocional segundo FANNY ABRAMOVICH (1993), avalie as seguintes afirmações:
I. Quando as crianças ouvem histórias, passam a visualizar de forma mais patente sentimentos que têm em relação ao mundo.
II. Ao ouvir histórias as crianças apenas fazem relação com as letras, palavras ou frases.
III. As histórias retratam problemas existenciais típicos da infância, como o medo, a curiosidade, a dor, a perda, o carinho, a inveja, entre outros.
IV. As histórias contadas não interferem nos aspectos cognitivos e emocionais da criança, apenas contribui para o desenvolvimento da alfabetização.
É correto apenas o que se afirma em:
Escolha uma:
a. II e III.
b. II e IV.
c. I e III.
Hoje, a dimensão da Literatura Infantojuvenil é ampla e importante. Ela proporciona à criança um desenvolvimento emocional, social e cognitivo incontestável. É possível afirmar que, quanto mais cedo a criança tiver contato com a literatura, de forma oral (contação de histórias) ou de forma impressa (livros), maior será a probabilidade de ela se tornar um adulto leitor e se apoderar dos três itens citados. Sobre o desenvolvimento emocional, para Fanny Abramovich (1993), quando as crianças ouvem histórias, passam a visualizar de forma mais patente sentimentos que têm em relação ao mundo. As histórias retratam problemas existenciais típicos da infância, como o medo, a curiosidade, a dor, a perda, o carinho, a inveja, etc.
d. III e IV.
e. I e IV.
Feedback
A resposta correta é: I e III..
Questão 8
Correto
Remover rótulo
Texto da questão
No final do século XVII, surge a literatura como uma produção didática e não literária no mundo infantil, com o objetivo de transmitir os valores sociais na vida das crianças, assim como, o enfrentamento da realidade e a criação de hábitos de leitura. A sociedade desta época surgia de um grande declínio de um sistema absolutista que apoiou muitas revoluções, estas revoluções contribuíram para a propagação de uma determinada sociedade que justifica a literatura como produção didática. A ação era pragmática e tentava estabelecer todos os padrões de comportamentos exigidos por uma sociedade:
Escolha uma:
a. Liberalista.
b. Anarquista.
c. Monarquista.
d. Burguesa.
Este caráter didático da produção para a infância surgiu no final do século XVII com o intuito de ensinar valores, auxiliar no enfrentamento da realidade social e propiciar a adoção de hábitos. Assim, essa função pedagógica, e não literária, presente nos primeiros livros infantis implicava na ação educativa do livro sobre a criança, dificultando sua decisão e escolha do que e como ler. Extremamente pragmática, procurava estabelecer padrões comportamentais exigidos pela sociedade burguesa que se estabelecia.
e. Capitalista.
Feedback
A resposta correta é: Burguesa..
Questão 9
Correto
Remover rótulo
Texto da questão
A literatura infantil corresponde de alguma forma, aos anseios do leitor e à sua identificação com ele. Por isso, trabalhar o imaginário e a fantasia, através de uma abordagem de questões cotidianas, individuais e universais, inerentes ao ser humano, faz da literatura infantil um investimento consciente e democrático na relação texto literário / realidade do cidadão em desenvolvimento. Como acentua Nelly Novaes Coelho, a literatura infantil é:
Escolha uma:
a. É um fenômeno que deve estar presente apenas no ensino fundamental dos anos finais, onde a criança tem maturidade para compreender e interpretar melhor o que lê.
b. A literatura ocupa um espaço na educação infantil, apesar da criança pequena não ter prazer em manusear livros e ouvir história.
c. A literatura infantil é, antes de tudo, “literatura, ou melhor, é arte: fenômeno de criatividade que representa o mundo, o homem, a vida, através da palavra. Funde os sonhos e a vida prática; o imaginário e o real; os ideais e sua possível/impossível realização”.
Assim, a literatura infantil corresponde, de alguma forma, aos anseios do leitor e a sua identificação com ele. Por isso, trabalhar o imaginário e a fantasia, através de uma abordagem de questões cotidianas, individuais e universais, inerentes ao ser humano, faz da literatura infantil um investimento consciente e democrático na relação texto literário / realidade do cidadão em desenvolvimento.
Como acentua Nelly N. Coelho (2000, p. 27), a literatura infantil é, antes de tudo, “literatura, ou melhor, é arte: fenômeno de criatividade que representa o mundo, o homem, a vida, através da palavra. Funde os sonhos e a vida prática; o imaginário e o real; os ideais e sua possível/impossível realização.”
d. A literatura infantil é um processo muito utilizado pelo docente apenas para trabalhar como base de suas metodologias pedagógicas.
e. Literatura Infantil é uma linguagem que visa apenas a habilidade de leitura e a formação de um leitor.
Feedback
A resposta correta é: A literatura infantil é, antes de tudo, “literatura, ou melhor, é arte: fenômeno de criatividade que representa o mundo, o homem, a vida, através da palavra. Funde os sonhos e a vida prática; o imaginário e o real; os ideais e sua possível/impossível realização”..
Questão 10
Correto
Remover rótulo
Texto da questão
A arte da literatura começa a ser produzida de uma nova perspectiva. Inicia o entendimento de que através das histórias o leitor pode levar a criança para o mundo da imaginação, fazendo com que eles imaginem cenários, conheçam novos modos de agir. Com esta renovação, alguns autores alegam que a literatura infantojuvenil passa a apresentar uma diversidade grande de matizes narrativos e com muita variedade de gêneros e de temas nas suas publicações. Todas estas mudanças passam a atender às necessidades de um público:
Escolha uma:
a. Que apresenta interesse em contos literários para a leitura.
b. Que apresentam interesse em publicar cada vez mais contos literários.
c. Que tem objetivos claros de que a literatura ajuda muito, mas em sala de aula como recurso de alfabetização.
d. Que tem gostos, interesses e demandas diferentes e que precisa ser conquistado para a leitura da palavra, num mundo de predomínioda imagem e do visual.
Com essa renovação, segundo Abílio e Mattos (2006), constata-se que a literatura produzida para crianças e jovens começou a contar com uma grande diversidade de matizes narrativos e com uma imensa variedade de gêneros e temas em suas publicações. Essa riqueza, sem dúvida, começou a atender às necessidades de um público que tem gostos, interesses e demandas diferentes e que precisa ser conquistado para a leitura da palavra, num mundo de predomínio da imagem e do visual. Surgem, então, novos escritores como Maria Mazzetti, Fernanda Lopes de Almeida, Lygia Bojunga Nunes, Ana Maria Machado, Sylvia Orthof, Marina Colasanti, Ruth Rocha, Roseana Murray, entre outros.
e. Não passam a atender nenhuma necessidade mais importante do que a que já estava construída no início de nossa história.
Feedback
A resposta correta é: Que tem gostos, interesses e demandas diferentes e que precisa ser conquistado para a leitura da palavra, num mundo de predomínio da imagem e do visual..
Parte inferior do formulário
Terminar revisão

Continue navegando