Buscar

Antimicrobianos: Classificação e Uso Veterinário

Prévia do material em texto

Antimicrobiano parte II 
As drogas antimicrobianas só podem ser usadas se houver uma suspeita clínica de infecção. Se não tiver uma suspeita clínica de infecção e administra um antibiótico, estimula a quimiorresistência .
Ex.: Besetasil não serve mais pra quase nada, por conta do uso feito por qualquer motivo. Ele serve mais para o tratamento da sífilis e em alguns casos de leptospirose.
Quando se tem uma suspeita clínica, se o animal estiver em condições normais, o ideal é esperar o resultado da cultura. Nas infecções de risco de vida, a escolha do antimicrobiano deve ser feita antes do resultado da cultura, porem deve-se ter o conhecimento clinico suficiente para saber qual antimicrobiano escolher, chamado de antibiótico terapia empírica ( paciente com piometra, depois do tratamento cirurgico, é usado o metronidazol ). 
No caso de algumas doenças como Ehrlichia spp, Borrelia, Rickttsia, leptospirose, hemoplasmose, entre outros, é feito a antibiótico terapia especifica.
Classificação/Grupos dos antimicrobianos 
Obs.: nem sempre um mecanismo de ação, em que foi desenvolvido o fármaco( in vitro ), vai ser igual ao mecanismo de ação dele em vivo. 
Acetaminas:
Esse grupo é muito utilizado em grandes animais e também muito utilizado no tratamento das conjuntivites bacterianas ( tanto de grandes quanto de pequenos animais ). 
Ele consegue atravessar a barreira muito facilmente ( e quando chega em uma região da retina chamada de tapeto lucido , ele conseguia lesionar algumas células que tinham ali na região da retina, ai o animal ficava com cegueria noturna). Por conta disso esse grupo caiu praticamente em desuso. Hoje iusa mais o clorafenicol em forma de inguentos que na composição do inguento além do clorafenicol tem cicatrizantes. 
Mecanismo de ação: Inibição de síntese das proteínas ( bacteriostático ).
Ex.: Clorafenicol e Florfenicol( não é mais utilizado ).
Aminoglicosídeos:
Eles foram antibióticos usados durante muito tempo na medicina veterinária, principalmente porque na época em que as vacinas não eram muito desenvolvidas e a consciência também dos proprietários contra a vacinação dos animais, existiam muito surtos de coronavirose e parvovirose. Só que esses vírus favoreciam muito o aparecimento de bactérias secundarias ( infecções oportunistas ) e essas infecções geralmente eram tratadas com os aminoglicosídeos, principalmente a Gentamicina. Combinava-se a Ampicilina ( grupo das penicilinas ) + Gentamicina para tratar essas infeções secundarias. 
O problema é que todos os aminoglicosídeos são extremamente nefrotóxicos ( tanto para um animal muito jovem quanto para um animal idoso). Então hoje a Gentamicina é utilizada de maneira mais especifica quando a cultura pede para que se utilize a gentamicina, porque fora isso, não utiliza mais a gentamicina por conta da sua nefrotoxidade. A neomicina, é muito encontrada na pomada nebacetim ou na genérica mesmo. Usa muito no pos operatório. Tobramicina, muito utilizado pras conjuntivites infecciosas e é segura a nefrotoxidade.
Obs.: a administração é por via parenteral, aplicar a dose total uma única vez pode diminuir o potencial nefrotóxico. 
Mecanismo de ação: Inibição da síntese das proteínas ( é um mecanismo bacteriostático, mas in vivo é bactericida )
Ex.: Amicacina, Gentamicina, Neomicina, Tobramicina. 
Carbapenemos:
Pouquíssimo utilizado na medicina veterinária, mas já teve casos de utilização. Esse antibiótico é guardado nos hospitais para o tratamento das superbactérias. O paciente precisa ser internado para a utilização dele, porque antes de receber o Imipenem ele precisa passar por uma fisioterapia de proteção renal. Utilizado por no máximo 3 dias. 
Mecanismo de ação: Inibição da sisntese da parede cellular ( Bactericida )
Ex.: imipenem
Cefalosporinas:
Talvez seja um dos grupos mais conhecidos na medicina veterinária, principalmente na dermatologia ( cefalexina). A cefalosporina foi passada por varias gerações ( uma cefalosporina de 3ª geração não significa que ela seja melhor de que uma cefalosporina de 1ª geração, essas gerações não significam evoluções/melhora da molécula. É que modificaram essas moléculas e acabam servindo para outras infecções distintas ). Ceftioful é muito utilizado para infeções urinarias resistentes, e foi muito utilizado ate 10 anos atrás e depois ele sumiu. Cefazolina e Cefalotina é muto utilizado no pós-operatorio. Mas de todos, o mais utilizado é a cefalexina.
Mecanismo de ação: Inibição da síntese da parede celular ( bactericida, )
Ex.: Cefadroxil ( 1ª geração ), Cefpodoxima ( 3ª geração ), Cefalexina ( 1ª geração ), Cefazolina ( 1ª geração ), Cefoxitina ( 2ª geração ), Cefixima ( 3ª geração ), Cefotaxima ( 3ª geração ), Ceftiofur ( 3ª geração ).
Macrolídeos:
O mais conhecido é a Azitromicina. É muito utilizado na medicina humana quanto na medicina veterinária, somente por até 3 dias. É um antibiótico bem nefrotóxico, por conta disso não é utilizado em larga escala, geralemente utiliza a azitromicina também mediante a uma cultura, uuma cultura dando positivo para azitromicina , faz a utilização dela. Geralmente usada para infecção urinaria resistente. 
Mecanismo de ação: Inibição da síntese de proteínas ( bacteriostático )
Ex.: Azitromicina, Claritromicina, Clindamicina, Eritromicina, Lincomicina, Tilosina. 
Nitroimidazol:
Muito utilizado na medicina veterinária ate hoje. O mais utilizado é o Metronidazol e o Benzoilmetronidazol. O benzoilmetronidazol é a forma ativa do metronidazol. O metronidazol é um pró-farmaco. Hoje já é comercializado a forma ativa ( benzoilmetronidazol ), importante principalmente para aqueles pacientes hepatopatas, isso acaba poupando o fígado desse paciente. O problema do benzoilmetronidazol é em animais que tem o peso muito alto, porque a dose é muito alta ( 25-30mg/kg ), então quanto + pesado o animal, maior a dose.
O benzoilmetronidazol só tem apresentação humana e é em forma de xarope. 
O metronidazol é muito utilizado nas gastroenterites bacterianas, e também para o tratamento da giardíase. Tanto é que muita gente confunde o metronidazol com vermífugo, mas não é. Ele não é um antiparasitário, ele é um antimicrobiano que consegue combater a giárdia. Alguns pacientes apresentam encefalopatia hepática após o uso do metronidazol, e essa lesão hepática faz com que o paciente fique convulsionando, tendo uma encefalopatia por conta de uma lesão hepática. Isso pode acontecer principalmente quando a dose siaria máxima passa de 50mg/kg. Se utilizar uma dose de 25mg/kg a cada 8 horas, você ultrapassa a dose de 50mg/kg. 
Então é importante fazer o uso de um protetor hepático as vezes e ficar monitorando as enzimas hepáticas do paciente quando fizer o uso do metronidazol. O metronidazol é muito utilizado também em bactérias grans negativas, como nos pós-operatórios das piometras. 
Mecanismo de ação: Inibição da síntese de proteínas ( bacteriostáticos, em vivo é bactericida )
Ex.: Metronidazol, Ronidazol, Benzoilmetronidazol. 
Penicilinas:
Foi o primeiro grupo de antibióticos desenvolvidos. O primeiro a ser desenvolvido foi a penicilina G procaína, que foi retirado das toxinas liberadas por um fungo chamado de “ penicillium”. O nome antibiótico veio por conta da penicilina. A penicilina G procaína pura é um antibiótico mesmo, porque é isolada do penicillium, todos os outros que são feitos sinteticamente são antimicrobianos. 
Mecanismo de ação: Inibição da síntese da parede celular ( bactericida )
Ex.: Amoxicilina, amoxicilina com clavulanato ( clavulanato não é um antimicrobiano, é um instabilizador de quimiorresistencia. Algumas bactérias reconhecem a amoxicilina pura e acabam sintetizando uma enzima chamada de beta-lactamase. A beta-lactamase, quando se junta quimicamente com a amoxicilina, inativa a amoxicilina, dai a bacterina não morre. O clavulanato vai proteger a amoxicilina dessa ligação química com a beta-lactamase e ai a amoxicilina não é inativada), Ampicilina sódica ( muito utilizada nas infecções respiratórias de filhotes, e também nas gastroenterites),Penicilina G ( é muito utilizada no tratamento de leptospirose quando ainda não está na fase leptospiurica ), Dicloxacina, Oxacilina, Ticarcilina e clavulanato.
Quinolonas:
É um dos mais conhecidos na medicina veterinária, principalmente por conta da Enrofloxacina. A enrofloxacina é um dos poucos fármacos que foi desenvolvido somente para a medicina veterinária, não tem para humano. É um importante fármaco, é um antibiótico de amplo aspecto de ação, podendo ser usado para muitas infecções, só que por conta do uso indiscriminado qualquer infecção utilizava enrofloxacina, com isso se teve muita resistência das bactérias, e a enrofloxacina hoje não é mais utilizada para quase nada. A Ciprofloxacina ainda é muito utilizada nas infeções urinarias resistentes ( é um antibiótico humano ).
Obs.: Não deve utilizar quinolonas em paciente pediátrico, porque as quinolonas degeneram a parte de crescimento ósseo, e retardam o crescimento dos filhotes. Também evitar o uso em felinos, pois gera cegueira nortuna. 
Essa informação de que prejudica a visão dos felinos, é porque existe relato na literatura. Mas rodrigo já usou muito e nunca viu nada disso. 
Mecanismo de ação: inibição de ácido nucleico ( Bactericida )
Ex.: Ciprofloxacina, Difloxacina, Enrofloxacina, Marbofloxacina, Orbafloxacina. 
Sulfas potencializadas:
São bastante utilizadas para as gastroenterites hemorrágicas de filhotes e também nos problemas respiratórios em felinos. O mais conhecido de todos é a Sulfa trimetropim. 
Mecanismo de ação: inibição do metabolismo intermediário ( bactericida )
Ex.: Sulfadimetoxina-Ormetropim e Sulfonamida-Trimetropim.
Tetraciclinas:
É o antibiótico mais vendido na medicina veterinária. A doença mais comum que tem na pratica clinica é hemoparasitose ( erlichia e babesia ). 
Mecanismo de ação: Inibição de síntese de proteína ( bacteriostático)
Obs.: cuidado na prescrição da doxiciclina para pacientes que apresentam Erllichia. Se o hemograma tiver uma leucopenia muito severa, tem que tratar isso também. Geralmente com corticoide porque vai suprimir esse estado imune dele muito exacerbado, ai a doxiciclina consegue fazer seu efeito.

Continue navegando