A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
11 pág.
PROCESSO CAS-OB

Pré-visualização | Página 1 de 1

PROCESSO CAS-OB
Fernando Araújo
Gilberto Martins
Igor Martins
Introdução
	Esse trabalho irá descrever um dos processos de refino dos aços, sendo o mesmo (Cas-ob Composition Adjustment by Sealed Argon Bubbling and Oxygen Blowing, cuja tradução significa: Ajuste de composição por borbulhamento de argônio e sopro de oxigênio em meio selado), esse processo é utilizado no refino secundário dos aços. 
O presente trabalho terá como objetivo principal descrever o processo de refino dos aços Cas-Ob.
Processo CAS-OB
É um processo de ajuste de composição por borbulhamento de argônio e sopro de oxigênio em meio selado, para isso utiliza um equipamento conhecido por sino refratário (snorkel), cuja sua função é ajustar a composição química e a temperatura em ambiente inerte e sem a presença de escória.
O processo CAS-OB é utilizado principalmente para: 
Realizar ajustes finos e homogeneização de composição química do aço;
Ajustes e homogeneização de temperatura;
Melhoria da limpidez dos aços;
Dessulfuração dos aços
Eletrodo
	A confecção dos eletrodos é feito de grafite e ao se desgastarem podem ser repostos através de emendas realizadas utilizando niples. Devem apresentar uma capacidade de condução de corrente maior para evitar a formação de um arco elétrico longo. Esta é uma das razões que justifica o seu menor diâmetro. São submetidos a menores esforços mecânicos, pois não ocorre a fusão de sucata.
Ajuste de composição química
	Esse equipamento é recomendado para pequenos ajustes composicionais do aço. As ligas devem ser adicionadas durante a etapa de vazamento do aço. Para a adição de ligas, há um sistema de silos de armazenagem e acumulação, instalados sob o sistema e com tubos guia direcionado para dentro do snorkel.
A lança de oxigênio é composta por dois tubos concêntricos, com sopro de oxigênio pelo interno e argônio pelo externo, sendo que essas lanças são refratárias e não refrigeradas, com altura em relação a superficie do aço entre 400 a 500mm. A taxa de aquecimento normalmente apresenta uma boa eficiência.
Agitação do banho
O borbulhamento visa obter uma área livre de escória na superfície da panela, garante o funcionamento do plug poroso, por garantir as seguintes vantagens:
Menor vazão requerida (< 1m³/min)
Menor custo
Menor agitação
Menor projeção
Maior rendimento
Bolhas menores gerando maior área de contato
	Para a utilização desse equipamento é necessário se ter alguns cuidados, alguns deles são:
Não se aquecer quando o carbono do aço for maior ou igual a 0,3% pois a partir disso a geração de CO e significativa.
Não descer o snorkel mais de 200mm no aço, por conta do risco de superaquecimento.
Deve-se termina a adição de alumínio 20 segundos antes de terminar a operação do sopro de O2.
 
Conclusão
	A partir da realização da pesquisa em questão, pode-se concluir que, o processo de refino dos aços pelo método Cas-Ob foi desenvolvido para a economia de ligas durante o início do processo, em especial as ligas de alumínio, já que essas ligas eram adicionadas diretamente na superfície do aço, em áreas isentas de escorias, evitando perdas de rendimento. Mas, depois foi adaptado para também realizar aquecimento, por conta da instalação de uma lança para sopro de oxigênio.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.