Buscar

Materiais de Construção: Propriedades e Controle de Qualidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

EXERCÍCIOS RESOLVIDOS
 
1) Quais quesitos devem ser considerados pelo profissional engenheiro para escolha de materiais para seus projetos e obras? 
Devem ser avaliados a qualidade dos produtos a serem usados na obra, viabilidade, preço também se leva em conta, uma vez que o produto pode estar fora dos padrões ou extrapolar o orçamento. E talvez o mais barato também não traga garantias para a obra. Deve-se também levar em consideração a estética, disponibilidade do produto na região. Quanto aos fatores de qualidade, pode-se citar alguns como: durabilidade, estética, facilidade para manuseio, resistência, entre outros. Tambem devemos levar em consideração o interesse e a necessidade da obra do projeto ou do cliente.
2) No seu ponto de vista, qual a importância de se fazer um controle de qualidade de materiais? 
Fazendo este controle, o engenheiro, ou profissional da área, está sendo ético e fazendo o seu papel, pois este controle é essencial para uma obra bem executada, durável, bem esteticamente, e satisfatória para os clientes ou contratantes.
3) Quais controles de qualidade de material podem ser feitos:
3.1) No canteiro de obras? 
Controle matéria prima, controle de materiais, controle de execução e através de ensaios de laboratórios.
3.2) Material ainda nas fábricas? 
Pode-se fazer inspeções em lotes, nas amostragens, ensaios de qualificação e decisão de produtos a serem usados.
3.3) Material em laboratório? 
Os controles em laboratório podem ser físicos, mecânicos estáticos ou mecânicos dinâmicos.
Sendo: Físicos: massa específica, porosidade, permeabilidade, aderência, dilatação térmica, condutibilidade térmica e acústica.
Mecânicos estáticos: Tração, compreensão, flexão, torção, cisalhamento e desgaste.
Mecânicos Dinâmicos: Flexão, tração, compressão, Fadiga.
 
4) Quais propriedades você acredita que os materiais devem ter para suportar forças? imagine se os materiais estiverem submetidos aos esforços externos. Lembre que alguns dos principais esforços externos são de: Tração, Compressão, Flexão, Torção e Cisalhamento. 
 As propriedades necessárias para que os materiais suportem forças nem sempre estão presentes em todos os matérias em sua totalidade, alguns apresentam um tipo de propriedade e outros outras. Fazendo a junção dos produtos( das porpriedades de cada material) se obtém o máximo de resistência quanto a tração, compreensão, flexão, torção, cisalhamento, dureza, durabilidade, elasticidade, impenetrabilidade, inércia, entre outros.
 
5) Em sua opinião, qual o papel da água na alteração da consistência das misturas que ocorrem com os materiais de construção para o seu uso na obra? Analise de forma geral se a ação da água é positiva, negativa, se pode ser controlada, como fazer para favorecer ou piorar o desempenho dos materiais.  
 
A água tem a função de dissolver os aglomerantes e provocar uma reação química a qual facilita também a aplicação e o manuseio de aglomerantes. O uso da água controlado conforme recomendações técnicas, é utilizado em aglomerantes aéreos ou hidráulicos para dar maleabilidade das pastas, concretos, natas, argamassas entre outros. Ainda podemos dizer que a água em aglomerantes hidráulicos é essencial pois quando ela se evapora ela deixa espaços para que o CO2 ente em contato com alguns destes materiais para que seu processo de cura, pega, e endurecimento seja eficiente.
 
6) Quais as principais propriedades da cal para construção civil? 
Deixa a argamassa mais maleável, auxilia na redução de custos ( pois ela substitui o cimento em pequenas quantidades na argamassa), acabamento melhor que outros aglutinantes, aumenta a pega e a liga da argamassa.
 
7) Usos especiais do gesso, explique: 
a) No cimento
Funciona como retardador de pega do cimento portland, não inicia a pega imediatamente quando inicia em contato com a água.
b) Como isolante térmico e acústico
O gesso é um isolante acústico melhor que o concreto por exemplo, isso juntamente com outros materiais, como a lam de vidro.
O isolante térmico do gesso é grassas a propriedade do gesso de reter ou liberar água.
c) Em peças pré-moldadas de cimento
Para auxiliar no isolamento térmico e acústico.
 
8) Há como reforçar o gesso?  
Sim usando fibra de vidro e celulose. Pois o gesso fica como partes inteiras com menor tendência a se partir. O uso de materiais permeáveis como mantas asfálticas e algumas tintas também pode trazer resistência a vapores, umidades e fungos.
 
9) Comparando os processos produtivos da cal e do gesso, em sua opinião, fale qual gera mais impactos negativos ao meio ambiente. Por quê? 
A cal gera mais impactos ambientais que o gesso, pois uma tonelada de CaO no forno contínuo é igual a 300 kg de CO2 e uma tonelada de cal no forno descontinuo 640 kg de CO2. Já uma tonelada de gesso libera 45 kg de CO2.
 
10) ) Materiais diferentes submetidos aos mesmos esforços vão reagir de forma igual?  
 
Não, cada material tem a sua resistência a tração, torção, compreensão, plasticidade, entre outros. Pode-se ainda acontecer estas mesmas diferenças em um mesmo produto de marca diferentes. Isso deve-se a origem de produto, origem da industrialização, ente outros fatores.

Outros materiais