Buscar

teoria geral do direito

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Centro Universitário Joaquim Nabuco – Recife
Teoria Geral do Direito
Prof. Lourenço Torres
Exercício de Fixação Teórico 3 
 
Nome: Amanda Gonçalves Mat: 01330862 Turma: 2MA 
 Caro aluno(a), pesquise e responda as questões abaixo e as mande ao email do professor na data determinada no Plano de Aulas.
Descreva as etapas da Lei dos Três Estágios do positivismo.
A lei dos três estados que formulada por, August Comte, tem a lei como fundamental a de sua teoria como modo de pensar na sociedade. As três fases são: Teológica, em que os fenômenos são explicados a partir de vontades humanas, sendo por isso primitivo. Dentro deste mesmo estado teológico é dividido em três partes, sendo elas: O fetichismo, O politeísmo e o monoteísmo. Na segunda etapa temos o: Metafísico, que é a transição entre as etapas do teológico e do positivo, aos agentes sobre naturais presentes no estado teológico, dando lugar as forças abstratas personificadas. Na terceira etapa; Positivo, é o estado que os fenômenos não dependem mais da vontade do homem, onde o conhecimento científico encontrou sua perfeição e é seu último estágio de evolução mental da razão humana.
 
Quais são as principais características do sistema kelseniano? Descreva essas características.
 
As principias características do sistema Kelseniano são: Unitarismo/ monismo: onde uma norma é válida se pertencer ao ordenamento, a validade é o seu fundamento. 
Coerência: onde todas as normas classes normas são harmônicas e não se contradizem. Completude: onde a existência de lacunas era uma ficção para Kelsen.
Quais os principais problemas (e criticas) ao positivismo de Kelsen feitos na atualidade?
4. O que se entende por Realismo jurídico? Informe as principais correntes e características.
Se entende por um conjunto de decorrentes doutrinárias da filosofia do direito que entende o sistema jurídico, se distanciando da metafísica e das visões idealistas sobre o direito, é entendido geralmente como a decisão judicial. Suas principais correntes são: Sociologia do direito, onde o direito é um mecanismo de controle social. Alternativistas: que é o uso alternativo do direito, e o Decisionistas: em que se ocupa duas grandes questões, onde o juiz decide em determinado caso e o que ele irá decidir em uma situação sobre a qual ainda não se pronunciou. Tem como principais características: Postura não dogmática, o Estado não esgota a gênese do direito, Pluralista e tem Fundamento e na eficácia normativa e sua relação com a realidade.

Outros materiais