Buscar

GESTÃO FINANCEIRA - OK

Prévia do material em texto

Gestão financeira
Gestão financeira consiste em: Maximizar os resultados financeiros de uma empresa a partir do controle, da análise e do planejamento.
Comentário: gestão financeira tem por objetivo principal maximizar os lucros da organização e gerar riquezas para os sócios e os acionistas. Assim, as demais alternativas, apesar de apontar habilidades típicas de um gestor financeiro, estão incompletas sob a perspectiva ampla da gestão financeira.
A função da contabilidade na gestão financeira é registrar: As operações realizadas pela empresa, apurando impostos e emitindo guias de recolhimento fiscal.
A função do gestor financeiro em crédito e cobrança é: Analisar e conceder créditos aos clientes (pagamentos a prazo, por exemplo) e administrar o recebimento dos créditos concedidos, a partir de um processo de cobrança.
A função da conta caixa reside em registrar: Os recebimentos e os pagamentos, controlando o saldo disponível para as operações da empresa. Toda entrada e saída de dinheiro devem ser registradas.
Os relatórios necessários para o controle em gestão financeira são: Balancete, balanço patrimonial e DRE.
O gestor financeiro na gerência das contas a receber deve examinar: Controlar as contas relativas às vendas a prazo.
As funções de curto prazo estão voltadas para as atividades de gestão do ativo circulante. São elas: Gestão de caixa.
Não é um produto de financiamento: CDB – Certificado de Depósito Bancário.
Empresa de pessoa jurídica quanto sua definição, que aufira, em cada ano-calendário, receita bruta superior a R$ 240.000,00 e igual ou inferior a R$ 2.400.000,00 é denominada de: Empresa de pequeno porte.
Uma das vantagens do recolhimento de tributos pelo cálculo do modelo simples é: Os recolhimentos podem ser feitos em um único DARF.
Considere as seguintes asserções: O Simples Nacional é uma forma simplificada e unificada de recolhimento de tribut
Quando se trata da classificação quanto à constituição da empresa, a Sociedade Comercial por Quotas de Responsabilidade Limitada (Ltda.) é aquela constituída por dois ou mais sócios, com atividade industrial e/ou comercial e a responsabilidade de cada um é limitada à importância do capital social dividido em quotas e distribuído proporcionalmente entre eles. 
A diferença entre os recebimentos de juros e os pagamentos dos mesmos por uma instituição financeira é denominada de: Spread. spread é a diferença entre a taxa de juros cobrada pela instituição financeira e a aplicada no mercado.
A negociação pelo pregão pode ser: Viva voz e sistema eletrônico.
A tributação que incide sobre o ganho líquido obtido pelo investidor no mercado a vista como ganho de renda variável é de: 15% Esse percentual é estabelecido pela Receita Federal quando ocorre ganho de capital quando das transações de ações no sistema de Bolsa de Valores.
Ações ordinárias são aquelas que: Só dão direito a voto quando houver eleições na empresa.
Indicador utilizado para mostrar em quanto tempo ocorrerá o retorno do capital sobre o valor patrimonial da ação é denominado: Relação preço/lucro.
Não é um mercado que pertence ao Sistema Financeiro Nacional: Empréstimos e financiamento.
o mercado de financiamento e empréstimos faz parte do mercado de crédito e não forma por si um tipo de mercado isolado para cada um.
O índice de avaliações que mede o resultado econômico do investimento é: LPA (Lucro Por Ação) mede o resultado econômico de um investimento em sistema de Bolsa de Valores.
O mercado de capitais é controlado pelo (a): Comissão de Valores Mobiliários. A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) controla e policia o mercado de capitais, estabelecendo as regras das Bolsas de Valores de todo o Brasil.
O principal agente do mercado de crédito é: Banco Central do Brasil - BACEN. pois é o principal agente do mercado financeiro, controlando a taxa de juros denominada SELIC.
Pregão é o local onde: São realizadas a compra e a venda de ações em Bolsa de Valores.
Ao considerar a Bolsa de Valores, em qual mercado ocorre a liquidação física que acontece no segundo dia útil, após a realização do negócio em Bolsa e a liquidação financeira se dá no terceiro dia útil posterior à negociação, somente mediante a efetiva liquidação física? Mercado à vista.
Sobre as instituições especiais na estrutura do Sistema Financeiro Nacional, qual é aquela responsável pela execução da política de investimentos a longo prazo do Governo Federal, exercendo o papel de principal instituição financeira de fomento do Brasil por impulsionar o desenvolvimento econômico? Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social.
A estrutura básica macroeconômica constitui-se de cinco mercados. Em um dos mercados a seguir existe uma demanda e também uma oferta de moeda ditada pelo Banco Central, que juntas determinam uma taxa de juros. Esse mercado é denominado de: Mercado monetário.
Correta	Capital de Giro Líquido (CGL), ou Capital Circulante Líquido (CCL), é calculado entre diferença entre: Ativo circulante e passivo circulante. ativo circulante menos o passivo circulante. Esses significam o montante que a empresa tem à sua disposição para liquidar gastos de curto prazo.
Ciclo econômico corresponde ao período de: Entrada de compras e vendas correspondentes.
Ciclo operacional é o tempo: Em que adquirimos as matérias-primas e recebemos as vendas de produtos e serviços.
Efeito Tesoura ocorre: É a razão entre o saldo de tesouraria e a necessidade de capital de giro crescer negativamente.
Correta	Existe oligopólio quando: Poucas empresas participam de um tipo de mercado.
Monopólio: condição de monopólio de mercado não existe a livre concorrência, exclusividade.
O objetivo do planejamento financeiro é: Fornecer elementos válidos de convicção para a tomada de decisão, no momento em que se tem que decidir.
Risco do negócio pode ser medido: Pela possibilidade de a organização contrair o grau de insolvência técnica. (falência de uma empresa.)
Temos a concorrência monopolista como modelo de mercado quando: As empresas praticam um mercado imperfeito com produtos homogêneos, porém diferenciados.
Considere as variáveis com capacidade de interferir nas diferente estruturas de mercado para analisar as seguintes asserções: 
I. Número de firmas produtoras no mercado; 
II. Diferenciação do produto; 
III. Existência de barreiras à entrada de novas empresas. 
A Política Fiscal diz respeito aos instrumentos disponíveis pelo governo para a arrecadação de impostos e gastos públicos. 
Os ciclos operacionais, de modo geral, indicam o tempo decorrido entre o momento em que a empresa adquire as matérias-primas ou mercadorias e o momento em que recebe o dinheiro relativo às vendas. Nesse sentido, qual é o ciclo que equivale ao ciclo operacional total subtraído pelo prazo médio para pagamento dos fornecedores?
Ciclo financeiro. 
Juros compostos são: pagos ao credor calculados diariamente. o cálculo do saldo devedor é diário.
No sistema de amortização denominado Price, temos a seguinte conjuntura: As prestações são sempre iguais.
Juros e capital passam por uma fórmula em que os juros são calculados precocemente e o pagamento deles é de forma regressiva, enquanto o capital é pago de forma progressiva.
O computador tem a capacidade de processar os dados. O seu trabalho fundamental é realizado pelos componentes da Unidade Central de Processamento, conhecida como UCP a qual é associada a três elementos:
A Unidade de Aritmética e Lógica (UAL), a Unidade de Controle (UC) e as Áreas de Registro (Ars).
O plano de negócios serve: Como uma direção na gestão do negócio e a busca por novos clientes.
O sistema de amortização SAC apresenta a seguinte característica: Paga-se os juros e o capital de forma concomitante(simultâneo) divididos no volume de prestações. Idem ao capital que sempre é nominal.
Os altos riscos que o mercado impõe e a dificuldade de acesso aos recursos financeiros podem ser sanados nocampo da tecnologia: Uso de produtos tecnológicos na área financeira.

Continue navegando