Buscar

Apol de Marketing Esportivo

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Apol de Marketing Esportivo
1 - “A busca por consolidar uma marca, e se diferenciar dos concorrentes é um dos objetivos de várias empresas [...]. Trabalhar o valor de uma marca vai bem além de aspectos financeiro para as empresas. Várias estão se esforçando para conquistar a cabeça do consumidor por meio da visualização do esporte como negócio”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FERREIRA, R. M.; MEDEIROS, M. L. Marketing esportivo como estratégia empresarial. Podium: Sport, Leisure and Tourism Review, v. 4, n. 1, p. 108-117, jan./abr. 2015. p. 110.
Conforme a citação acima e os conteúdos do texto-base Reflexão sobre os fundamentos da teoria do marketing e tendências contemporâneas sobre a contribuição das dimensões centrais do marketing, tais como a econômica, a psicológica, a sociológica e a antropológica, é correto afirmar que:
	A
	A dimensão psicológica tem como foco a relação entre o marketing e a 
economia e a interação desta com as principais funções do marketing.
	B
	A dimensão antropológica refere-se à convicção filosófica de que a satisfação do cliente é a 
chave para atingir as metas organizacionais.
	C
	Na visão antropológica, o cerne da questão em marketing é formar um mercado e encontrar um 
negócio que trará benefícios apenas para as organizações empresariais.
	D
	A dimensão econômica trabalha especificamente com os fenômenos internos dos indivíduos, relacionados ao 
caráter e outras questões inerentes ao ser humano, estabelecendo, assim, um contraponto inserindo-o e 
fazendo-o interagir com o mundo externo.
	E
	A dimensão sociológica objetiva especificamente demonstrar a importância da economia para o marketing,
 perfazendo uma atividade de base econômica e suas influências para a disciplina de Marketing.
2 - “O marketing esportivo é o processo de formatação e implementação de atividades de produção, precificação, promoção, e distribuição de um produto esportivo para satisfazer os desejos de consumidores e alcançar os objetivos da organização”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FERREIRA, R. M.; MEDEIROS, M. L. Marketing esportivo como estratégia empresarial. Podium: Sport, Leisure and Tourism Review, v. 4, n. 1, p. 108-117, jan./abr. 2015. p. 111.
Considerando essas informações e os conteúdos do texto-base Marketing esportivo: um estudo das ações praticadas por grandes clubes de futebol do Brasil sobre os diferenciais do produto esportivo comparado aos demais produtos, analise as seguintes afirmativas:
I.   Produtos esportivos têm apelo universal e atingem a vida pessoal do público.
II.  No esporte, não há controle sobre a composição do produto principal.
III. O produto esportivo é um produto tangível, duradouro, objetivo e perdurável.
Está correto apenas o que se afirma em:
	A
	I C – III E – II e III
	B
	II D - I e II
3 - “A literatura apresenta duas perspectivas para a avaliação do valor da marca: a financeira, que utiliza metodologias oriundas da avaliação de empresas, normalmente ligadas a aspectos contábeis [...]; e a perspectiva do consumidor, que tem importância estratégica, pois ao compreender o comportamento dos consumidores, as empresas podem potencializar seus esforços de marketing”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: AMORIM, J. G. B.; ALMEIDA, V. M. C. Os efeitos da identificação regional no valor da marca do patrocinador esportivo. Revista Eletrônica de Administração, Porto Alegre, v. 23, n. 3, p. 116-146, set./dez. 2017. p. 121.
Considerando essas informações e os conteúdos do texto-base Patrocínio esportivo: perspectivas do envolvimento, identificação e prestígio entre fãs e equipe sobre a relação entre envolvimento, identificação, prestígio e patrocínio de uma equipe esportiva, analise as seguintes proposições:
I.    O envolvimento do fã com seu time e o prestígio de uma equipe esportiva têm influência direta sobre o patrocínio.
                                                             PORQUE
II.  O maior envolvimento do fã com seu time torna a marca mais conhecida, mantendo as chances de receber mais e/ou maior patrocínio.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
	A
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da primeira.
	B
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da primeira.
	C
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	D
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	E
	As asserções I e II são proposições falsas.
4 - “Dependendo do grau de paixão, tem-se diversas categorizações do público esportivo [...]. O espectador apenas assiste ao esporte e depois se esquece dele, enquanto os fãs terão maior intensidade, dedicarão parte do seu dia a dia ao time ou ao esporte em si, e podem atribuir carga emocional e afetiva ao esporte”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FERREIRA, R. M.; MEDEIROS, M. L. Marketing esportivo como estratégia empresarial. Podium: Sport, Leisure and Tourism Review, v. 4, n. 1, p. 108-117, jan./abr. 2015. p. 112.
De acordo com a citação acima e com os conteúdos do texto-base Marketing esportiva: um estudo das ações praticadas por grandes clubes de futebol do Brasil sobre as ações e os objetivos de marketing almejados pela maioria dos clubes estudados, relacione corretamente os seguintes objetivos às suas respectivas ações de marketing:
1.   Alavancar a venda de camisas nas lojas
2.   Aumentar a bilheteria
3.   Aumentar a identidade do torcedor com o clube
( ) Reforma/construção de estádio.
( ) Contratação de jogadores consagrados.
( ) Lançamento de terceiro uniforme.
( ) Lançamento de filmes e livros.
( ) Desenvolvimento do memorial do clube.
Agora, selecione a alternativa que apresenta a seqüência correta:
	A
	3 – 2 – 1 – 3 – 1
	B
	3 – 3 – 1 – 2 – 1
	C
	3 – 3 – 2 – 1 – 2
	D
	2 – 1 – 1 – 3 – 3
	E
	3 – 1 – 3 – 2 – 1
5 - Considere o seguinte trecho de texto:
“Com relação à precificação percebe-se que as receitas das organizações não provêm apenas da venda de uma partida (bilheteria), mas também de concessões e merchandising, endorsments (direito de imagem dos atletas), direito de transmissão pela TV, venda de produtos licenciados, entre outros”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FERREIRA, R. M.; MEDEIROS, M. L. Marketing esportivo como estratégia empresarial. Podium: Sport, Leisure and Tourism Review, v. 4, n. 1, p. 108-117, jan./abr. 2015. p. 112.
Considerando essas informações e os conteúdos do texto-base Marketing esportivo: um estudo das ações praticadas por grandes clubes de futebol do Brasil sobre as ações de marketing esportivas mais executadas pelos clubes de futebol brasileiros investigados nesse estudo, analise as seguintes afirmativas:
I.   As ações de marketing esportivo mais executadas pelos clubes de futebol brasileiros são ações com o potencial de gerar mídia, aceitação dos torcedores e receita aos clubes.
II.  Entre essas ações de marketing esportivo mais executadas pelos clubes de futebol brasileiros estão a redução do preço do ingresso e mando de jogo fora de seu estádio.
III. Entre as ações de marketing mais executadas pelos clubes de futebol brasileiros estão as ações que geram receita, como o patrocínio máster e o programa de sócio torcedor.
IV.  As ações de marketing esportivo executadas pela maioria dos clubes analisados dizem respeito a lançamento de filmes e de livros que aumentam a identidade do torcedor com a história dos clubes.
Está correto apenas o que se afirma em:
	A
	I e II
	B
	I e III
C
	II e IV
	D
	III e IV
	E
	I, III e IV

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Outros materiais