Buscar

LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIA

Prévia do material em texto

LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIA
GST1714_A4_201901002691_V2
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
		Aluno: DAYANE CARDOSO DE BRITO
	Matr.: 201901002691
	Disc.: LEGIS.TRAB.E PREV. 
	2019.3 EAD (G) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		É permitido ao empregador efetuar descontos nos salários dos empregados, desde que tais descontos decorram de
	
	
	
	adiantamentos, previsão legal ou cláusula estabelecida em contrato coletivo
	
	
	previsão expressa no contrato individual de trabalho
	
	
	necessidade de redução dos custos, havendo autorização expressa do empregado
	
	
	fornecimento de cesta básica e seguro saúde
	
	
	pagamento de seguros de vida e acidentes pessoais
	
Explicação:
Gabarito / Explicação - Item E.
Explicação - 
Descontos Permitidos em Lei
O artigo 462 da CLT, aduz que ao empregador é proibido efetuar qualquer desconto no salário do empregado, salvo nas hipóteses de adiantamentos, previstos em lei, contrato coletivo e dano causado pelo empregado.
Assim, podemos citar uma série de descontos legais, quais sejam:
¿ Os descontos legais que são aqueles em que o empregador deve realizar cumprindo as orientações da própria Lei como por exemplo:
a) Contribuições Previdenciárias, prevista no Decreto n.  3.048/1999, que prevê que cabe aos empregadores o desconto relativo às contribuições previdenciárias de seus empregados, nas alíquotas de 8%, 9% e 11%, conforme o salário que recebem no mês.
b) Imposto sobre a Renda Retido pela Fonte Pagadora, cujo o desconto está amparado pelo Decreto n.  3.000/99.
c) Aviso Prévio pelo descumprimento por parte do empregado do aviso, dando direito ao empregador descontá-lo dos dias não cumpridos nos termos do artigo 478 da CLT, aplicado no de rescisão do contrato de trabalho por iniciativa do empregado.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		São requisitos obrigatórios para a configuração da equiparação salarial:
	
	
	
	( )mesmo sexo, trabalho de igual valor, mesma nacionalidade e mesmo empregador
	
	
	( )identidade de função, mesmo chefe, mesmo empregador, mesma idade, mesmo sexo e mesma nacionalidade
	
	
	(x ) identidade de função, trabalho de igual valor, mesma localidade e mesmo empregador
	
	
	( ) que o empregador tenha pessoal organizado em quadro de carreira,
	
	
	( ) mesma idade, mesma localidade, idêntica função e mesma nacionalidade
	
Explicação:
 Gabarito - Sendo idêntica a função, a todo trabalho de igual valor, prestado ao mesmo empregador, na mesma localidade, corresponderá igual salário, sem distinção de sexo, nacionalidade ou idade, entre pessoas cuja diferença de tempo de serviço não for superior a 2 anos (art. 461 da CLT).
Aula nº 04 .
	
	
	
	 
		
	
		3.
		No que diz respeito aos dispositivos legais que disciplinam o trabalho noturno, é correto afirmar:
	
	
	
	A hora do trabalho noturno será computada como de cinquenta e dois minutos e quarenta segundos.
	
	
	O trabalho noturno rural, terá remuneração superior à do diurno e, para esse efeito, sua remuneração terá um acréscimo de 20%.
	
	
	Considera-se trabalho noturno o executado entre as vinte e uma horas de um dia e as cinco horas do dia seguinte, no meio urbano.
	
	
	Considera-se trabalho noturno o executado entre as vinte e uma horas de um dia e as cinco horas do dia seguinte, na lavoura.
	
	
	O trabalho noturno urbano, salvo nos casos de revezamento semanal ou quinzenal, terá remuneração superior à do diurno e, para esse efeito, sua remuneração terá um acréscimo de 25%.
	
Explicação:
Gabarito: Item D.
Explicação: O adicional noturno, pago ao empregado, é devido em razão do trabalho desenvolvido em horário noturno, uma vez que tal condição configura um desgaste do trabalhador que exerce suas atividades em horário em que se normalmente estaria em repouso.
Considera-se noturno, nas atividades urbanas, o trabalho realizado entre as 22:00h de um dia às 05:00h do dia seguinte e nas atividades rurais, considera-se noturno o trabalho executado na lavoura, entre 21:00h de um dia às 05:00h do dia seguinte, e na pecuária, entre 20:00h de um dia às 04:00h do dia seguinte.
 
 
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		O conceito de salário é todo o pagamento feito diretamente pelo empregador ao empregado, como contra prestação do serviço feito ou da mão de obra colocada à disposição, podendo ser pago de três formas:
	
	
	
	Nenhuma das alternativas está correta;
	
	
	por unidade de tempo, por unidade de obra, misto (tempo e produtividade);
	
	
	por produtividade, por unidade de obra e por unidade de tempo;
	
	
	por unidade de tempo, por unidade de tempo e por produtividade;
	
	
	Todas as alternativas estão corretas;
	
Explicação:
gabarito: Item A.
Explicação: Aula nº04 - 
São 3 as formas de pagamento de salário:
	
	Por unidade de tempo: considera o tempo que o empregado fica à disposição do empregador, não ligado diretamente ao resultado.
	
	Por unidade da obra: considera o resultado do trabalho ou a produção do empregado.
	
	Misto: considera os dois fatores, isto é, tempo e produtividade. Ex.: Salário por tarefa.
 
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Conceituando doutrinariamente remuneração é tudo o que for pago pelo empregador, ou até por terceiros, ao empregado, mas sempre em virtude do contrato de emprego. Entretanto, existem parcelas pagas pelo empregador ao empregado, mas que não integram ou fazem parte do salário como:
	
	
	
	as diferenças salariais.
	
	
	as parcelas indenizatórias.
	
	
	as parcelas denominadas salário in natura.
	
	
	as parcelas denominadas sobreaviso.
	
	
	as parcelas denominadas horas in itienere.
	
Explicação:
Gabarito: Item A.
Explicação: Artigo 458 § 2º.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		O trabalho em condições de periculosidade assegura ao empregado um adicional sobre o salário sem os acréscimos resultantes de gratificações, prêmios ou participações nos lucros da empresa. O percentual do adicional de periculosidade é de
	
	
	
	30%
	
	
	20%
	
	
	10%
	
	
	40%
	
	
	50%
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Um empregado foi contratado como empregado mensalista da empresa X para exercer as funções de ajudante geral, recebendo um salário mínimo mensal. Após um ano de trabalho, ele foi chamado pelo gerente que o informou que, em razão das dificuldades econômicas da empresa, seu salário seria reduzido para meio salário mínimo mensal, do contrário ele teria que ser demitido sem justa. A atitude da empresa:
	
	
	
	não está correta, pois a redução de salário depende de lei.
	
	
	não está correta, pois embora a redução de salário seja permitida após o empregado completar um ano de serviço, no entanto, nenhum trabalhador pode auferir rendimentos inferior ao salário mínimo.
	
	
	está correta, pois a redução de salário é permitida após o empregado completar um ano de serviço.
	
	
	está correta, pois a redução de salário é permitida, desde que haja a concordância do empregado e se comprovado que o empregador está em situação econômica difícil.
	
	
	não está correta, pois o salário é irredutível, salvo previsão em convençãoou acordo coletivo.
	
Explicação:
Gabarito: Item E.
Explicação: Art. 468 - Nos contratos individuais de trabalho só é lícita a alteração das respectivas condições por mútuo consentimento, e ainda assim desde que não resultem, direta ou indiretamente, prejuízos ao empregado, sob pena de nulidade da cláusula infringente desta garantia.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Considerando a afirmativa que: Remuneração é o gênero do qual o Salário é espécie. Assim, todo salário é remuneração, mas nem toda remuneração é salário. Aponte a diferença existente entre essa forma de pagamento ao empregado:
	
	
	
	É todo pagamento feito indireta pelo empregador ao empregado, como contraprestação do serviço feito ou da mão de obra colocada à disposição e a remuneração é tudo o que for pago pelo empregador, ou até por terceiros, ao empregado, mas sempre em virtude do contrato de emprego.
	
	
	É todo pagamento feito diretamente pelo empregador ao empregado, como contraprestação do serviço feito ou da mão de obra colocada à disposição e a remuneração é tudo o que for pago pelo empregador, ou até por terceiros, ao empregado, mas sempre em virtude do contrato de emprego.
	
	
	É todo pagamento feito de forma abaulado pelo empregador ao empregado, como contraprestação do serviço feito ou da mão de obra colocada à disposição e a remuneração é tudo o que for pago pelo empregador, ou até por terceiros, ao empregado, mas sempre em virtude do contrato de emprego.
	
	
	É todo pagamento feito direta pelo empregador ao empregado, como contraprestação do serviço feito ou da mão de obra colocada à disposição e a remuneração é tudo o que for pago pelo terceiros, ao empregado, mas sempre em virtude do contrato de emprego.
	
	
	É todo pagamento feito de forma inclinado pelo empregador ao empregado, como contraprestação do serviço feito ou da mão de obra colocada à disposição e a remuneração é tudo o que for pago pelo empregador, ou até por terceiros, ao empregado, mas sempre em virtude do contrato de emprego.
	
Explicação:
Gabarito : Item A.
Explicação: Aula nº 04 -  É todo pagamento feito diretamente pelo empregador ao empregado, como contraprestação do serviço feito ou da mão de obra colocada à disposição e a remuneração é tudo o que for pago pelo empregador, ou até por terceiros, ao empregado, mas sempre em virtude do contrato de emprego.
	
	
	
	Legenda:   
	 
	 Questão não respondida
	 
	 
	 Questão não gravada
	 
	 
	 Questão gravada
	
Exercício inciado em 06/11/2019 14:55:37.

Continue navegando