Buscar

Relatório de atividade corrigido I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ACADÊMICO (A): Jacqueline Luana dos Santos
CURSO: Serviço Social
DISCIPLINA: Estágio Curricular I
SUPERVISOR (A) ACADÊMICA: Susana Rezende Lima
SUPERVISOR (A) DE CAMPO: Elisangela Moura Santos
PERÍODO: 5º
RELATÓRIO DE ATIVIDADE DE ESTÁGIO CURRICULAR I
(16/10 a 09/11/2018)
O atual relatório é uma exigência da disciplina Estágio Supervisionado I para obtenção da avaliação referente às atividades acadêmicas realizadas durante a prática profissional no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Dr. Franklin de Oliveira, localizado na Rua 23, nº 1787, Parque dos Faróis, Nossa Senhora do Socorro/Se. 
No dia 16/10/2018, ocorreram alguns atendimentos individuais referentes, bem como encaminhamentos, a exemplo para o NASF (Núcleo Ampliado à Saúde da Família) para a solicitação de fraldas descartáveis. Na cidade de Nossa Senhora do Socorro, existem 04 equipes do NASF com 04 a 05 profissionais em cada uma delas, sendo que são necessárias 12 equipes e 07 especialidades em cada equipe para fazer a cobertura de todo o município. A supervisora de campo Elisangela explicou um pouco sobre o “Programa Melhor em Casa” do Governo Federal, que é executado em parceria com os municípios para atender as necessidades dos pacientes que têm dificuldade temporária ou permanente que impeça de ir até uma unidade de saúde. No estado de Sergipe, o programa só existe apenas nos municípios de Simão Dias, Canindé de São Francisco e Nossa Senhora do Socorro, sendo que este último é mantido com recursos do próprio município, e não por verba federal. As equipes multidisciplinares são compostas por fonoaudiólogo, fisioterapeuta, nutricionista, psicóloga e assistente social.
No dia 17/10/2018 acompanhei a supervisora de campo e atual presidente do Conselho do Idoso de Nossa Senhora do Socorro Elisangela, em que ela apresentou uma palestra, em formato de roda de conversa, para os idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Conjunto Jardim em Socorro, junto com a outra conselheira e nutricionista do NASF, falando sobre a existência do Conselho Municipal dos Direitos Idoso como um órgão permanente, paritário, consultivo, deliberativo, formulador e controlador das politicas publicas e ações voltada para o idoso no âmbito municipal. Está localizado na rua A3, nº 42, Conjunto Marcos Freire I, Nossa Senhora do Socorro/Se. Falou ainda sobre alguns dos direitos como em programas governamentais de habitação e transporte público, as atribuições dos conselheiros e incentivou a participação dos idosos nesse espaço.
No dia 18/10/2018 Elisangela ao lado da conselheira Eline e a atual coordenadora do NASF, fomos à tenda cultural – uma área de convivência e aprendizado social está localizada na avenida prefeito Humberto Santos, no conjunto João Alves, em frente à rótula das Araras –, para a reunião com o grupo dos idosos do Parque dos Faróis, para divulgar a existência do Conselho Municipal do Idoso e as atribuições dos conselheiros. Como ela também é técnica de referência desse grupo, realizou a entrega das carteiras interestaduais aos idosos que não tinham o documento ou havia perdido a validade. Explicou sobre as três carteiras que eles têm direito: Carteira para ônibus coletivo – solicitada a partir de 65 anos na SETRANSP, mas, se tiver algum tipo de deficiência, é encaminhada para a Escolinha de Trânsito da SMTT; Carteira Intermunicipal – feita no CEAC para pessoas a partir de 65 anos; e a Carteira Interestadual emitida a partir de 60 anos no próprio CRAS desde que o idoso faça parte do CadÚnico. Essas carteiras só servem para transportes terrestres.
No dia 23/10/2018 houve vários atendimentos individuais, em que se observou a explicação sobre a carteira intermunicipal para os idosos; realização de cadastros ao grupo dos Idosos do Parque dos Faróis; atendimento a uma adolescente que queria ser acompanhada por uma psicóloga, que já tinha procurado o posto de saúde e estava marcada a consulta, mas a data de atendimento era distante e ela disse que teria abandonado a escola devido ao bullying que sofria lá e decidiu procurar o CRAS para ver o que podia fazer por ela; outro atendimento presenciado foi de uma mãe de adolescente que se encontrava no USIP (Unidade de Internação Provisória) e seria solto, dando orientação a mãe do usuário para procurar o CRAS e inserir em algum programa, em que foi apresentado o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para adolescentes entre 15 e 17 anos. Sendo assim, a mãe do usuário ficou de falar com o filho e dá um retorno para a sugestão passada.
No dia 29/10/2018 nos encontramos no período da tarde no clube do Conjunto Parque dos Faróis. Além da equipe do CRAS, estavam o SCVF para crianças e dos idosos, o grupo das mães e o de gestantes do PAIF atendidos no Parque dos Faróis e alguns convidados para a palestra sobre “Outubro Rosa”. A apresentação falou da campanha sobre o câncer de mama ser o mais comum entre as mulheres, sendo o segundo tipo mais comum e que as afeta prioritariamente, explicando informações sobre a prevenção e o tratamento. Teve a participação da Coordenadoria de Políticas para as Mulheres que também falou sobre o câncer e sua relação com a violência doméstica que contribui para o surgimento ou a piora da doença. Ocorreram algumas apresentações das crianças do SCFV e finalizou com o Show do oficineiro e cantor Beto Vidal.
No dia 08/11/2018 foram realizadas duas visitas domiciliares a dois idosos encaminhadas pelo Ministério Público. A 1ª visita foi devido ao abuso financeiro, considerado uma das ações mais praticadas pelos membros da família, devido aos problemas de locomoção ou de incapacidades psíquicas de controlarem os seus rendimentos. Na casa moram quatro pessoas, entre eles um senhor com 86 anos, cadeirante e faz uso de fraldas geriátricas. A casa estava organizada e o idoso estava sobre os cuidados de sua nora, que, ao responder as perguntas, não apresentava firmeza em suas respostas, tais como, se o idoso era diabético, quando foi a última vez que foi ao médico, entre outras. Já a 2ª visita também se tratava do mesmo tipo de denúncia, em que se observou que a senhora se apresentou lúcida, apesar de algumas sequelas deixado pelo AVC que paralisou o lado direito do corpo dela e afetou a fala. A idosa reside com a filha e o neto numa casa pequena e humilde. O neto, inicialmente, exibiu revolta sobre a denúncia, mas logo ficou à vontade e colaborou com a entrevista, relatando tudo que sua avô fazia e ela sempre confirmando tudo. Não foi visto entre eles nenhum sinal de que pudesse existir maus tratos ou abuso financeiro.
No dia 09/11/2018 o estágio se iniciou com atendimentos individuais, com o caso de uma usuária, beneficiária do BPC (Benefício de Prestação Continuada), que procurou o CRAS para solicitar o BPC para seu filho, devido ao problema de autismo dele. Nessa situação foi feito o agendamento ao INSS, preenchidos os formulários e repassadas as orientações sobre todo o processo. Os outros dois atendimentos foram para realizar a inclusão de dois irmãos no grupo de idosos que moram juntos, um com 75 anos e o outro com 86 anos; e para a emissão da carteira interestadual. Foram realizadas duas visitas domiciliares referentes ao Auxílio Natalidade, em que são analisadas as condições socioeconômicas da família, elaborado relatório social, enviado para a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) junto com toda a documentação da família. O benefício é entregue pelo SMAS, e não pelo CRAS. Esse benefício está definido na Resolução do CNAS nº 212 de 2016: Art. 4º - O benefício eventual, na modalidade de auxílio natalidade, constitui-se em uma prestação temporária, não contributiva da assistência social, em pecúnia e em bens de consumo, para reduzir vulnerabilidade provocada por nascimento de membro da família. 
JACQUELINE LUANA DOS SANTOS
Estagiária de Serviço Social/Secretaria de Assistência Social de Socorro

Outros materiais