Buscar

prova impostos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1)
A)O tributo é prestação compulsória pecuniária obrigatória, ou seja, uma prestação em dinheiro de impostos. Por exemplo IPVA, ICMS, IPTU, IR, ISS, IOF. 
O IPTU é um exemplo de imposto que gera muitas reclamações da população sem conhecimento, o mesmo é usado para despesas e não necessariamente para melhorias especificas. 
Em relação aos tributos, esses podem ser vinculados ou não vinculados. Visto que o vinculado está alinhado ao estado, assim como taxas, contribuições. Exemplo a taxa de coleta do lixo, o mesmo é pago e recolhido, ou seja uma troca entre o contribuinte e o estado.
O tributo não veiculado não depende do estado, são de interesse da coletividade. Todos os impostos são “não veiculados” pois diferente da troca entre estado e contribuidor arrecadados em tributo não veiculado sem ” nada” em troca. Pois o estado pode usar essa contribuição para pagamento de dividas e outras necessidades do governo.
O Brasil é um pais conhecido pelos seus tributos, pagamos pela nossa coleta, saneamento básico, porém pagamos impostos que não são diretamente relacionado a necessidade do contribuinte. É de interesse público entender para que pagamos contribuições, muito comum é reclamar sem ter instrução. 
Este ano o país ficou em primeiro lugar no ranking mundial com a maior alíquota de imposto arrecadado sobre lucro de empresas. Se entende que a revolta generalizada por pagamento de impostos se faz por conta de tantas contribuições arrecadadas no pais sem a visibilidade de melhorias no pais. É mais um questão imposta pela politica, onde as regras são impostas e recebidas com sucesso. Exemplo o IPTU, somos obrigados a pagar, mas em troca na “teoria” é usado para pagamentos de dívidas e investimentos, onde podemos visualizar o investimento dos nossos impostos? Saúde pública? Educação? Ou pagamento de dividas para outros países ou lavagem de dinheiro? Bem... se há certo ou errado é apenas na teoria segundo meu ponto de vista.
2) Questão 2
O ideal é constituir uma sociedade empresarial de responsabilidade limitada, pois a mesma oferece proteção jurídica a cada um dos sócios e evita conflitos relacionados aos lucros alcançados, o que é muito comum entre sócios.
Em uma sociedade empresarial de responsabilidade limitada, cada sócio responde somente por uma cota, por exemplo, em situações de endividamento, nenhum indivíduo responde por 100% do valor, sendo assim fica justo para todos e os mesmos não correm riscos.

Continue navegando