Buscar

Resenha sobre o relacionamento interpessoal e a adesão na fisioterapia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resenha sobre o relacionamento interpessoal e a adesão na fisioterapia
O artigo de Marina Medici Subtil, Dominiqui Costa, Tiago Cardoso e Mariane Lima de Souza estuda a relação entre o fenômeno da adesão na fisioterapia e as características do relacionamento estabelecidos entre fisioterapeutas e pacientes.Empenhada em compreender essa relação paciente e fisioterapeuta e a adesão desse relacionamento na fisioterapia, a pesquisa usou uma abordagem qualitativa e exploratória, aplicando uma entrevista semiestruturada contendo tópicos sobre o processo de adesão na fisioterapia e o papel do relacionamento fisioterapeuta-paciente, em um grupo de 11 pacientes de 25 a 73 anos com diagnósticos clínicos variados e 4 fisioterapeutas atuantes na equipe em que esses pacientes foram atendidos.
Os autores chegaram a conclusão que a adesão do tratamento vai alem de conhecer e reconhecer a doença musculoesquelética e a escolha do procedimento mais adequado á reabilitação,é preciso enxergar o paciente como um ser social, físico e emocional e tratá-lo de forma completa, sem forma um vínculo de dependência. Utilizando a relação interpessoal como fator favorável ao processo terapêutico.
O resenhista concorda com a conclusão dos autores, pois o ser humano esta muito ligado ao seu emocional, de tal modo que afeta ate mesmo estado físico do corpo. 
Então o modo como o fisioterapeuta se relaciona com o paciente afeta diretamente o tratamento, tendo resultado positivos quando o fisioterapeuta entende o seu paciente e cria uma relação afetuosa.

Outros materiais