A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
17 pág.
TOPICOS DE ATUAÇÃO PROFISSIONAL: Pedagogia Quest I e II

Pré-visualização | Página 4 de 4

a reflexão das ações e possibilitando tanto a elaboração quanto o redirecionamento dos projetos educacionais; compreender e identificar os limites de possibilidades de atuação de acordo com as condições reais da instituição; propiciar o desenvolvimento de propostas educacionais inclusivas que atendam a todos com qualidade.
	
	
	
Pergunta 7
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	Nos variados contextos de atuação do pedagogo, cabe a este profissional, em relação ao Terceiro Setor:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
Analisar as novas concepções de educação na sociedade moderna.
	Respostas:
	a. 
Valorizar apenas a ascensão social das classes desfavorecidas, através de adequada preparação para o ensino superior.
	
	b. 
Discutir a relação do educando com a sociedade e determinar sua opção profissional.
	
	c. 
Auxiliar no reducionismo do ser humano.
	
	d. 
Analisar as novas concepções de educação na sociedade moderna.
	
	e. 
Estimular o aluno na escolha de uma profissão tradicional.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta: alternativa D.
Comentário: O Terceiro Setor passa a organizar-se no país a partir da Lei 9.790, de 1999. Essa lei dispõe sobre a qualificação de pessoas jurídicas de direito privado, sem fins lucrativos, como Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público. Assim, o Terceiro Setor é aquele que reúne organizações que, embora prestem serviços públicos, produzam e comercializem bens e serviços, não são estatais nem visam obter lucro financeiro com seus empreendimentos. Fazem parte dessa categoria associações, sociedades sem fins lucrativos, ONGs e fundações.
Entre outros, a Lei 9.790 confere qualificação a entidades que tenham como objetivo social a promoção gratuita de educação. Esse trabalho educacional realizado por ONGs é tratado como educação não formal, ou seja, aquela que é realizada fora da escola.
Atualmente, as demandas socioeducativas que emergem no mundo moderno acabam por criar a necessidade de se viabilizar a formação de profissionais da educação especializados no atendimento das questões socioculturais, o que se dá por meio da pedagogia social.
	
	
	
Pergunta 8
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	O capital intelectual pode ser definido como:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
O conjunto de informações e conhecimentos encontrados nas organizações, que agregam ao produto e/ou serviços valores mediante a aplicação da inteligência e não do capital monetário.
	Respostas:
	a. 
Um recurso obtido pelos seres vivos que desenvolvem seu potencial,
	
	b. 
O conjunto de informações e conhecimentos encontrados nas organizações, que agregam ao produto e/ou serviços valores mediante a aplicação da inteligência e não do capital monetário.
	
	c. 
Toda riqueza capaz de produzir renda, seja ela material ou imaterial.
	
	d. 
O recurso gerado pela empresa através da socialização das pessoas.
	
	e. 
Os conhecimentos acumulados por indivíduos por meio dos estudos acadêmicos.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta: alternativa B.
Comentário: No meio empresarial, o conceito de capital intelectual extrapola o conhecimento e as qualificações que possam fazer parte da bagagem das pessoas. Ele abrange, além do próprio capital humano, vários elementos intangíveis que agregam valor às empresas. Ou seja, o capital intelectual pode ser definido como o conjunto de informações e conhecimentos encontrados nas organizações que agregam ao produto e/ou serviços valores mediante a aplicação da inteligência. Segundo Edvinsson e Malone, o capital intelectual é produzido com base em três fatores: o capital humano, que é composto pelo conhecimento, expertise, poder de inovação e habilidade dos empregados, além dos valores, cultura e filosofia da empresa; o capital estrutural, que inclui equipamentos de informática, softwares, banco de dados, patentes, marcas registradas e demais elementos que apoiam a produtividade dos empregados; e o capital de clientes, que envolve o relacionamento com os clientes e tudo o mais que agregue valor para os clientes da organização.
	
	
	
Pergunta 9
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	Pensamos que as alternativas para a construção de novas práticas e de uma nova consciência profissional do pedagogo empresarial passam primordialmente:
 
I- Por uma boa formação que contemple, de forma crítica, fundamentos históricos, psicológicos, sociológicos e pedagógicos, com muita discussão sobre as relações de trabalho e esclarecimentos sobre as possibilidades que a prática da profissão do pedagogo representam na sociedade atual.
II- Por uma boa formação que contemple, de forma crítica, fundamentos culturais e educacionais.
III- Por uma boa formação que contemple, de forma crítica, fundamentos empresariais, econômicos e de relações de trabalho.
IV- Por uma boa formação que contemple, de forma crítica, fundamentos mercadológicos de atendimento das necessidades do trabalhador, da empresa, dos clientes e dos parceiros comerciais da organização.
 
Assinale a alternativa que apresenta a(s) afirmativa(s) correta(s):
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
Somente a I.
	Respostas:
	a. 
A I e a II.
	
	b. 
A I e a III.
	
	c. 
Somente a III.
	
	d. 
A II, a II e a IV.
	
	e. 
Somente a I.
	Feedback da resposta:
	Resposta correta: alternativa E.
Comentário: O modelo das competências é o principal parâmetro atual com relação ao perfil de trabalhador almejado. Esse modelo valoriza, além do conhecimento técnico, o comportamento, as atitudes e a postura do trabalhador em relação à solução dos problemas no trabalho. O pedagogo é o agente educacional da empresa, sua função é a concretização da educação dentro dos interesses empresariais de cada momento específico.
	
	
	
Pergunta 10
0,5 em 0,5 pontos
	
	
	
	Um coordenador pedagógico trabalha com sua equipe visando valorizar os profissionais e a qualidade na educação. Suas ações devem sustentar um bom trabalho em equipe e uma gestão que priorize a formação docente, o que certamente contribuirá para um processo administrativo de qualidade. Para Chiavenato, “não se trata mais de administrar pessoas, mas de administrar __________ pessoas. As organizações cada vez mais precisam de pessoas proativas, responsáveis, dinâmicas, inteligentes, com habilidades para resolver problemas, tomar decisões”.
 
Selecione, a seguir, a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto acima.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
com as
	Respostas:
	a. 
pelas
	
	b. 
para as
	
	c. 
com as
	
	d. 
sobre
	
	e. 
entre
	Feedback da resposta:
	Resposta correta: alternativa C.
Comentário: O autor propõe uma nova forma de gestão do trabalho, considerando a participação ativa e comprometida dos trabalhadores ao dizer que “não se trata mais de administrar pessoas, mas de administrar com as pessoas. As organizações cada vez mais precisam de pessoas proativas, responsáveis, dinâmicas, inteligentes, com habilidades para resolver problemas, tomar decisões”.
	
	
	
Quinta-feira, 7 de Novembro de 2019 22h03min39s BRST
 OK

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.