Buscar

APS 2º semestre 2018 concluido

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE PAULISTA
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO – ICSC
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
“RESPONSABILIDADE SOCIAL ORGANIZACIONAL IV: UMA PESQUISA APLICADA”
ARAÇATUBA – SP
2018
N3411H0 – CRISTIANE APARECIDA ADABO
N298FH0 – NATALIA CAROLINE B. B. ESVICERO
D7959E2 – NAYARA CAROLINE DOS SANTOS
D77BDE0 - TATIANE C DE PAULA CERQUEIRA
D782BI6 - THIAGO URSICH DE SOUZA
“RESPONSABILIDADE SOCIAL ORGANIZACIONAL IV: UMA PESQUISA APLICADA”
Atividades Práticas Supervisionadas APS - PIPA I – trabalho apresentado como exigência para a avaliação do 2º semestre, do curso de Administração da Universidade Paulista, sob orientação do Professor Antônio Pelegrini.
ARAÇATUBA – SP
2018
01 - Apresentação da empresa
 
A empresa Cardassi, Funerária e Plano de Assistência Familiar, teve inicio de suas atividades meados de 1932 em Araçatuba - SP com o objetivo de fornecer a seus clientes qualidade e rapidez nas prestações de serviço funerário.
Na época a empresa contava somente com um carro funerário (preservado e em poder da empresa até hoje, claro que o mesmo não é mais utilizado)
A empresa foi se desenvolvendo muito rápido, foco no investimento em infraestrutura e treinamento de pessoal para que fosse reconhecida no futuro como uma boa empresa no ramo.
Já se passaram 86 anos desde a sua fundação, a empresa é e continua sendo 100% familiar. 
A empresa é 100% familiar desde a sua formação sendo com inicio com o Sr.º Francisco (1ª geração), após com o Sr.º Marcos (2ª geração) e atualmente com Guilherme, Gustavo, e Marco filho (3ª geração). Os três irmãos sempre em constante atividade, buscando sempre manter a empresa atualizada e sendo a primeira da região.
A empresa se consolidou em toda a região, ganhando apoio e o respeito de uma rede de Conveniados (Médicos, Laboratórios, Farmácias e Clinicas Odontológica). Além de atender a região, a Cardassi também conta com parceiros, trazendo tranquilidade à família enlutada em todo o território nacional.
A empresa tem sua sede em Araçatuba – SP e tem algumas filiais em cidades próximas como Birigui - SP, Valparaíso - SP, Mirandópolis - SP, Andradina - SP, Três lagoas – MS todas levam o nome de Cardassi e em todas tem os mesmo benefícios para seus associados. 
A Empresa Cardassi Sede esta localizada Rua Tiradentes 1208 Vila Mendonça Araçatuba-SP (18)3624-3900 seguida pelas filiais, Cardassi de Birigui esta localizada Rua Anhanguera, 38 – Centro Birigui – SP (18) 3642-6301, Cardassi de Valparaiso esta localizada Rua Jucá de Castro 232 Centro Valparaiso – SP (18)3401-2121, Cardassi de Mirandópolis esta localizada Rua Dr. Getúlio Vargas 297 Jardim Miguita Mirandópolis – SP (18)3701-2925, Cardassi de Andradina esta localizada Av. Guanabara 1833 Centro Andradina – SP (18)3723-7094, Cardassi de Três Lagoas esta localizada Av. Rosário Congro, 1233 Colinos Três lagoas – MS.
Atividade principal da empresa hoje é (Atendimento Funeral, Crematório, Floricultura, Cerimoniais, Convênios Médicos e Convênios em geral).
O grupo Cardassi conta atualmente com uma media de 250 funcionários sendo divididos em alguns setores: Funerária, Capela, Crematório, Clinica etc.
A escolaridade em modo geral gira em torno de 10% ate o termino do ensino fundamental, 60% ensino médio, 20% ensino superior e 10% cursando o ensino superior. 
Os Clientes-alvo da empresa são moradores antigos da cidade, pois ainda carrega a cultura de ter um plano funerário, velório e ainda frequentam os cemitérios em dias de Finados. E atualmente família com crianças (por ter convênio com médicos, a especialidade de Pediatria é a segunda mais procurada).
O que a empresa usa como Ambiente e instrumentos de trabalho: funerárias, capelas, crematório e convênios médicos, carros, motos.
Os Principais concorrentes da organização Funerária Laluce, Funerária Municipal isto na cidade sede nas demais cidades que atendemos a concorrência varia de cidade para cidade, sendo a cidade de Andradina com mais ampla concorrência.
A missão da empresa é trabalhar com responsabilidade, baseados em valores e princípios éticos, visando assistir integralmente a família, através da prestação de serviços altamente especializados no momento mais sensível da existência humana. Investir em benefícios e estruturas, superando as expectativas e adotando as melhores práticas de gestão com confiabilidade.
A visão da empresa é derrubar todos os limites para sempre inovar nossos produtos e conquistar ainda mais a fidelidade dos nossos colaboradores e associados como prestadores de serviços de planos funerários e Assistência Familiar.
02 - Fotos da empresa:
Antigas
Atual
8.1 - Indicadores Ethos respostas “SIM”
Monitoramento de Impactos 		20
do Negócio nos Direitos Humanos
	ESTAGIO 01
	20.1.0 CUMPRIMENTO E/OU TRATATIVA INICIAL 
	
	20.1.1: A empresa repudia qualquer situação de desrespeito aos direitos humanos. Há muito diálogo tanto interno quanto externo.
	
	20.1.2: A empresa possui as seguridades e não apoia qualquer prática de discriminação com seus empregados, clientes, etc...
	
	20.1.3: A empresa possui relatórios a fim de verificar se seus serviços de segurança estão sendo executados conforme os direitos humanos.
	ESTAGIO 02
	20.2.0 INICIATIVAS E PRATICAS 
	
	20.2.1: Quando se trata de direitos humanos a empresa possui avaliação periódica para analisar seus impactos reais/potenciais nos direitos humanos.
	
	20.2.4: A empresa visa o bem-estar do funcionário. A mesma possui conhecimento dos potenciais e riscos/impactos que pode causar aos direitos humanos.
	
	20.2.5:	A empresa trata os Direitos Humanos como um princípio a ser seguido por seus contribuintes promovendo o respeito as ideias individuais e a diversidade humana e cultural buscando prevenir, respeitar e remediar.
	
	20.2.6: A empresa é contra qualquer tipo de ato ou protesto que diz respeito aos direitos humanos.
	ESTAGIO 03
	20.3.0: POLITICAS, PROCEDIMENTOS E SISTEMAS DE GESTÃO. 
	
	20.3.1 A empresa possui políticas específicas para tratar questões relacionadas aos direitos humanos.
	
	20.3.2	A empresa possui um responsável específico para lidar com a gestão dos recursos humanos.
	
	20.3.3 A empresa possui procedimentos para tratar rapidamente e adequadamente as queixas e denúncias, possui o canal de Ouvidoria como facilitador do processo de comunicação da empresa.
	
	20.3.4 Atualmente a empresa trata as queixas e denúncias recebidas pelo próprio número (18) 3624 3900. As reclamações são recebidas pela gerente geral e direcionadas à Diretoria da empresa para conhecimento.
	
	20.3.5 A empresa vincula a atuação de sua área jurídica à política de direitos humanos.
	ESTAGIO 04
	20.4.0 EFICIÊNCIA 
	
	
	ESTAGIO 05
	20.5.0 PROTAGONISMO
	
	20.5.1 A empresa possui um auditor que visita a empresa de tempos em tempos
Trabalho Infantil 					21
na cadeia de suprimentos
	ESTAGIO 01
	21.1.0 CUMPRIMENTO E/OU TRATATIVA INICIAL 
	
	21.1.1: A empresa é 100% correta referente à legislação de trabalho local. A empresa já opera no sistema E-Social.
	ESTAGIO 02
	21.2.0 INICIATIVAS E PRATICAS 
	
	
	ESTAGIO 03
	21.3.0: POLITICAS, PROCEDIMENTOS E SISTEMAS DE GESTÃO. 
	
	21.3.2	Os documentos formais da empresa que expressam os os valores não são disseminados formalmente para o público interno e externo, porém, seu código de conduta e ética está disponível para todos no site da empresa.
	
	21.3.3: É seguido a risca as leis para contratação de novos funcionários. A empresa repudia e não apoia o trabalho infantil.
	ESTAGIO 04
	21.4.0 EFICIÊNCIA 
	
	
	ESTAGIO 05
	21.5.0 PROTAGONISMO
	
	21.5.1 a empresa possui iniciativas para apoiar sua cadeia de valor na melhoria de condições de trabalho, no sentido de coibir o trabalho infantil, a empresa possui cadastro do CIEE (Centrode Integração Escola e Estudante) onde é possível contratar o jovem aprendiz a partir de 16 anos sem infligir a lei. Atualmente a empresa não possui jovem aprendiz, houve efetivação do quadro recentemente.
Trabalho Forçado					22
(ou Análogo ao Escravo)
na Cadeia de Suprimentos
	ESTAGIO 01
	22.1.0 CUMPRIMENTO E/OU TRATATIVA INICIAL 
	
	22.1.1 conforme já citado anteriormente a empresa cumpre rigorosamente a legislação local de trabalho.
	ESTAGIO 02
	22.2.0 INICIATIVAS E PRATICAS 
	
	
	ESTAGIO 03
	22.3.0: POLITICAS, PROCEDIMENTOS E SISTEMAS DE GESTÃO. 
	
	22.3.3 a empresa repudia e não apoia o uso de trabalho forçado. Há livre acesso para conversas formais com os Diretores.
	ESTAGIO 04
	22.4.0 EFICIÊNCIA 
	
	
	ESTAGIO 05
	22.5.0 PROTAGONISMO
	
	22.5.1 A organização possui participação constante no Sindicato, a mesma utiliza quando é para decidir mudanças de carga horária, respeitando sempre a legislação vigente, procura pagar remuneração de acordo com a carga horária e função exercida, evitando assim o trabalho excessivo.
	
	22.5.2 A organização está sempre se atualizando para desenvolver iniciativas que apoiem em sua cadeia de valor, melhorias das condições de trabalho.
Promoção da 						23
Diversidade e Equidade	
	ESTAGIO 01
	23.1.0 CUMPRIMENTO E/OU TRATATIVA INICIAL 
	
	23.1.1 A empresa cumpre a legislação nacional de antidscriminação, sendo que o direito da constituição relacionado a tal assunto compreende o respeito quando às diferenças existentes entre os grupos e não existência de discriminação como condição para uma sociedade mais justa, na qual irá compartilhar com um dos principais princípios que compõe a nossa Constituição Federal/88, qual seja, o princípio da igualdade.
	
	23.1.2 A empresa é aberta a oportunidades. A empresa não possui cota determinada por lei para a contratação de PCD, atualmente não há registro PCD na empresa.
	
	
	ESTAGIO 02
	23.2.0 INICIATIVAS E PRATICAS 
	
	23.2.1 conforme já citado anteriormente sobre repúdio à prática de trabalho infantil, diretos humanos. A empresa repudia também qualquer forma de discriminação (orientação sexual, gênero, religião, opinião, etc...)
	
	23.2.2: A organização respeita costumes religiosos. Há funcionários registrados que são adventistas do sétimo dia (nesta religião é guardado o sábado que sempre se inicia após o por do sol de sexta.)
	ESTAGIO 03
	23.3.0: POLITICAS, PROCEDIMENTOS E SISTEMAS DE GESTÃO. 
	
	23.3.1 O processo de recrutamento e seleção são bem abertas. É feita por um profissional especializado, a organização tem uma política de ano discriminação.
	
	23.3.2 caso ocorra situações de casos com discriminação a empresa conta com procedimentos formais para lidar com tais situações.
	ESTAGIO 04
	23.4.0 EFICIÊNCIA 
	
	23.4.1 com os resultados das avaliações internas a empresa utiliza os resultados para ações de melhoria estruturais.
	
	23.4.2 todos os empregados possui as mesmas oportunidades independente do sexo, gênero, raça, etc ...
	
	23.4.3 A organização oferece desenvolvimento de liderança à mulheres, há atualmente 3 gerentes de filiais do sexo feminino. Não há diferença na hora da contratação, desde que o entrevistado seja qualificado.
	ESTAGIO 05
	23.5.0 PROTAGONISMO
Relação com Empregados			24
(Efetivos, Terceirizados, Temporários ou Parciais)
	ESTAGIO 01
	24.1.0 CUMPRIMENTO E/OU TRATATIVA INICIAL 
	
	24.1.1: os funcionários dos setores de vendas/cobrança possui comissões de acordo com a legislação vigente.
	
	24.1.2: A empresa conta atualmente com 5 funcionários terceirizados sendo todos, ligado ao setor de processamento de dados, melhoria de sistema e manutenção de computadores.
	
	24.1.3 quando surge alguma pendência relacionada a legislação trabalhista a empresa possui um departamento jurídico para elaborar a defesa de forma coerente.
	ESTAGIO 02
	24.2.0 INICIATIVAS E PRATICAS 
	
	24.2.1 a empresa oferece um único número para contato, sendo o mesmo acessível para todos.
	
	24.2.2 O funcionário terceirizado tem como obrigação de comprovar manutenção de contratos de trabalho e condições de trabalhos de acordo com a legislação em vigor.
	ESTAGIO 03
	24.3.0: POLITICAS, PROCEDIMENTOS E SISTEMAS DE GESTÃO. 
	
	24.3.1 Ressaltando em seus valores o compromisso com relações de trabalho e justas a empresa é bem rígida
	
	24.3.2 há políticas e procedimentos formalizados na empresa que regem todo um sistema de gestão das relações de trabalho.
	
	24.3.3 já citado anteriormente. A empresa possui um auditor que realiza quinzenalmente uma análise crítica com ob
	ESTAGIO 04
	24.4.0 EFICIÊNCIA 
	
	
	ESTAGIO 05
	24.5.0 PROTAGONISMO
	
	
Relações com Sindicatos 		25
	ESTAGIO 01
	25.1.0 CUMPRIMENTO E/OU TRATATIVA INICIAL 
	
	25.1.1 A empresa não proíbe a filiação de empregados a sindicatos.
	
	25.1.2 A diretoria participa intensamente de convenções coletivas e desdobra se necessário todas as definições na relação de trabalho com as categorias.
	
	25.1.3 A empresa monitora de forma segura se as obrigações com o sindicato estão em dia, atualmente um dos diretores possui cargo no sindicato.
	ESTAGIO 02
	25.2.0 INICIATIVAS E PRATICAS 
	
	25.2.3 conforme citado anteriormente um dos diretores fazem parte do sindicato e isso mantém o canal de comunicação sempre aberto.
	ESTAGIO 03
	25.3.0: POLITICAS, PROCEDIMENTOS E SISTEMAS DE GESTÃO. 
	
	25.3.1 há procedimentos na empresa que garantem o atendimento a solicitações dos sindicatos ( os mesmos não foram informados)
	
	25.3.2 Quando há solicitações do sindicatos a empresa responde sempre antes do prazo.
	
	25.3.3 Um dos acordos negociados com o sindicato que a empresa possui é reajuste salarial.
	ESTAGIO 04
	25.4.0 EFICIÊNCIA 
	
	25.4.2 Toda e qualquer informação relacionada ao funcionário x sindicato,o Sindicato é informado.
	ESTAGIO 05
	25.5.0 PROTAGONISMO
	
	25.5.1 No ramo funerário a empresa é bastante conhecida por ter um ótimo relacionamento com os sindicatos.
Remuneração e Benefícios		26
	ESTAGIO 01
	26.1.0 CUMPRIMENTO E/OU TRATATIVA INICIAL 
	
	26.1.1 A empresa cumpre com todas as obrigações legais trabalhistas no que envolve pagamentos de salários e benefícios. Os salários são pagos até o quinto dia útil de todo mês, sem nenhum.a ocorrência de atraso.
	
	26.1.2 a empresa possui um sindicato ativo, então a mesma está sempre respeitando e cumprindo as convenções coletivas.
	ESTAGIO 02
	26.2.0 INICIATIVAS E PRATICAS 
	
	26.2.1 Não há nenhum funcionário na empresa que seja registrado com 01 salário mínimo de base. A empresa procura sempre se manter informada e antenada de forma dinâmica interligada ao Sindicato
	
	26.2.2 A empresa conta com um plano exclusivo para funcionários, com valor simbólico, onde é possível o mesmo incluir toda a sua família para usufruir dos benefícios.
	
	26.2.3 No planejamento do trabalho a empresa respeita em primeiro lugar as necessidades pessoais dos empregados. Há no local disponível e de uso coletivo: cozinha equipada com microondas, pratos e talheres, banheiros, todo o espaço possui ótima climatização.
	
	26.2.4 O único benefício disponível, já citado anteriormente é o plano para funcionario
	ESTAGIO 03
	26.3.0: POLITICAS, PROCEDIMENTOS E SISTEMAS DE GESTÃO. 
	
	
	ESTAGIO 04
	26.4.0 EFICIÊNCIA 
	
	
	ESTAGIO 05
	26.5.0 PROTAGONISMO
	
	
Compromisso com o 				27
Desenvolvimento Profissional
	ESTAGIO 01
	27.1.0 CUMPRIMENTO E/OU TRATATIVA INICIAL 
	
	27.1.1 a empresa oferece constantemente treinamentos específicos para todas as áreas de atuação. 
A empresa tem ótimo campo de atuação.
	
	27.1.2 todos os colaboradores possui capacitação para ótimo desenvolvimento de funcionários
	ESTAGIO 02
	27.2.0 INICIATIVAS E PRATICAS 
	
	
	ESTAGIO 03
	27.3.0: POLITICAS, PROCEDIMENTOS E SISTEMAS DE GESTÃO. 
	
	27.3.3 Assim comojá citado anteriormente todos os funcionários passam por treinamentos específicos.
	
	27.3.4 a empresa analisa cada perfil dos seus colaboradores por base em suas competências necessárias para desenvoltura de funções.
	
	27.3.5 Sim, todo e qualquer funcionário passa por treinamentos relacionados à necessidade de desenvolvimento de cada um.
	ESTAGIO 04
	27.4.0 EFICIÊNCIA 
	
	27.4.1 A Cardassi oferece à seus funcionários treinamentos técnicos para a evolução profissional dos funcionários, frisando assim ó espírito de liderança 
	
	27.4.2 Sim, conforme já citado anteriormente a organização disponibiliza treinamentos que ajudam no desenvolvimento de liderança do colaborador quanto em conhecimento técnicos sobre sistema.
	
	27.4.3 a empresa busca capacitar todo funcionário, evuiu o colaborador tanto no ambiente de trabalho da organização quanto ao mercado a fora.
	
	27.4.4 Sim, apesar de que a empresa não possui nenhum projeto, a mesma desenvolve liderança para sustentabilidade.
	
	27.4.5 A empresa oferece treinamento ao colaborador quando inicia .
	
	27.4.6 Sim, a empresa tem como meta efetivar todos os funcionários que são estagiários. Muito raro quando não são efetivados.
	ESTAGIO 05
	27.5.0 PROTAGONISMO
	
	
Comportamento Frente 			28
a Demissões e Aposentadoria
	ESTAGIO 01
	28.1.0 CUMPRIMENTO E/OU TRATATIVA INICIAL 
	
	28.1.1 A empresa segue rigorosamente a legislação quando o assunto é relacionado às demissões e aos processos de desligamento.
	ESTAGIO 02
	28.2.0 INICIATIVAS E PRATICAS 
	
	28.2.2 Caso haja necessidade de demissão em massa, a empresa analisa todos os indicadores socioeconômicos para definir prioridades.
	ESTAGIO 03
	28.3.0: POLITICAS, PROCEDIMENTOS E SISTEMAS DE GESTÃO. 
	
	28.3.1 já citado anteriormente a empresa possui políticas demissionários bem claras.
	
	28.3.2 ja informado no tópico anterior
	ESTAGIO 04
	28.4.0 EFICIÊNCIA 
	
	
	ESTAGIO 05
	28.5.0 PROTAGONISMO
	
	
	
Saúde e Segurança 				29
dos Empregados 		
	ESTAGIO 01
	29.1.0 CUMPRIMENTO E/OU TRATATIVA INICIAL 
	
	29.1.1 os exames periódicos dos colaboradores são feitos periodicamente.
	
	29.1.2 Todos os contratos são controlados e os exames realizados em seus prazos corretos.
	
	29.1.3 é responsável por esse assunto o setor de recursos humanos.
	
	29.1.4 as pessoas são designadas para repassar todos os comandos necessários dentro da empresa
	ESTAGIO 02
	29.2.0 INICIATIVAS E PRATICAS 
	
	29.2.1 Todos os procedimentos são realizados na empresa para total segurança
	
	29.2.2 A empresa trabalha com o objetivo de manter a saúde e segurança de seus empregados como ponto principal.
	ESTAGIO 03
	29.3.0: POLITICAS, PROCEDIMENTOS E SISTEMAS DE GESTÃO. 
	
	3.5 Para todo novo processo e projeto a empresa realiza análise de riscos referentes a saúde e segurança
	
	
	ESTAGIO 04
	29.4.0 EFICIÊNCIA 
	
	
	ESTAGIO 05
	29.5.0 PROTAGONISMO
	
	
Condições de Trabalho, 			30
Qualidade de Vida e Jornada de Trabalho
	ESTAGIO 01
	30.1.0 CUMPRIMENTO E/OU TRATATIVA INICIAL 
	
	30.1.1 A Cardassi declara suma importância respeitar as horas de jornada de trabalho de seus colaboradores, sempre segundo leis trabalhistas
	
	30.1.2 A empresa utiliza ponto digital e compensa todas as horas extras incluído todos os casos e setores.
	
	30.1.3 há controle de horas extras e aquele funcionário que sempre excede é notificado verbalmente para que o mesmo trabalhe somente as horas do ponto.
	ESTAGIO 02
	30.2.0 INICIATIVAS E PRATICAS 
	
	
	ESTAGIO 03
	30.3.0: POLITICAS, PROCEDIMENTOS E SISTEMAS DE GESTÃO. 
	
	30.3.2 O setor funcionário sempre que necessário comunica o funcionário da hora extra, dando benefícios e compensação de horas.
	
	
	ESTAGIO 04
	30.4.0 EFICIÊNCIA 
	
	
	ESTAGIO 05
	30.5.0 PROTAGONISMO
	
	
8.2 - Indicadores Ethos respostas “Não” 
Monitoramento de Impactos 		20
do Negócio nos Direitos Humanos
	ESTAGIO 01
	20.1.0 CUMPRIMENTO E/OU TRATATIVA INICIAL 
	
	
	ESTAGIO 02
	20.2.0 INICIATIVAS E PRATICAS 
	
	20.2.2 Convém que seja incluído um meio de avaliar como as atividades existentes e as propostas podem afetar os direitos humanos na comunidade do entorno.
	
	20.2.3 Convém que uma organização assegure-se de não praticar discriminação contra empregados com base em seu gênero.
	ESTAGIO 03
	20.3.0: POLITICAS, PROCEDIMENTOS E SISTEMAS DE GESTÃO. 
	
	20.3.6 Não se aplica ( A empresa não possui fornecedores)
	ESTAGIO 04
	20.4.0 EFICIÊNCIA 
	
	20.4.1 Não se aplica 
	
	20.4.2 Convém que a organização garanta que não é cúmplice em qualquer circunstância, fazendo declarações públicas ou tomando outra medida para indicar que ela não coaduna a violação dos direitos humanos.
	
	20.4.3 Convém que a organização encontre um meio de integrar a política de direitos humanos em toda a organização e sua cadeia de valor.
	
	20.4.4 Convém que a organização promova ações para abordar os impactos negativos de suas decisões e atividades na comunidade do entorno.
	
	20.4.5 Convém que a organização não estabeleça uma parceria ou relação contratual formal ou informal com um parceiro que cometa violações dos direitos humanos no contexto da parceria ou na execução do serviço.
	ESTAGIO 05
	20.5.0 PROTAGONISMO
	
	20.5.2 Convém que haja uma política de direitos humanos para a organização que forneça orientações que façam sentido para quem esteja dentro da organização e para aqueles diretamente ligados à organização, realizando visitas e/ou auditorias abrangendo a comunidade do entorno na avaliação.
	
	20.5.3 Convém que haja uma política de direitos humanos para a organização que forneça orientações que façam sentido para quem esteja dentro da organização e para aqueles diretamente ligados à organização, realizando visitas e/ou auditorias abrangendo a comunidade do entorno na avaliação.
	
	20.5.4 A empresa não se recusa a oferecer seus serviços
Trabalho Infantil 					21
na cadeia de suprimentos
	ESTAGIO 01
	20.1.0 CUMPRIMENTO E/OU TRATATIVA INICIAL
	
	21.1.2 A empresa não possui contratos com fornecedores
	ESTAGIO 02
	21.2.0 INICIATIVAS E PRATICAS 
	
	21.2.1 A empresa não possui como exemplo o próprio local de trabalho.
	
	21.2.2 A empresa não possui contrato com fornecedores.
	ESTAGIO 03
	21.3.0: POLITICAS, PROCEDIMENTOS E SISTEMAS DE GESTÃO. 
	
	21.3.1 A empresa não tem o hábito de consultar as listas disponíveis pelo Ministério do Trabalho e nem outras fontes como método decisório de compras. Seria importante o uso de uma lista, como por exemplo o SITI – Sistema de Informações sobre Focos de Trabalho Infantil no Brasil
	
	
	ESTAGIO 04
	21.4.0 EFICIÊNCIA 
	
	21.4.1 De acordo com o ISO26000, para a eliminação efetiva do trabalho infantil é necessária ampla colaboração em sociedade. Convém que a organização coopere com outras organizações, seus próprios funcionários e órgãos públicos para retirar as crianças do trabalho e colocá-las em uma educação em tempo integral, gratuita e de qualidade.
	
	21.4.2 Uma vez que a empresa não realiza este tipo de gestão, é indicado que analise as diferentes circunstâncias de meninos e meninas e também as diferentes formas como as crianças de etnias ou populações discriminadas são afetadas, de maneira que medidas preventivas e corretivas possam ser objetivadas e efetivadas. Quando crianças abaixo da idade mínima para admissão no trabalho forem encontradas no local de trabalho, convém tomar medidas para retirá-las do trabalho.
	
	21.4.3 Cabe a empresa se esforçar para eliminar todas as formas de trabalho infantil, conscientizando o excelso de pessoas possíveis em especial seus fornecedores, podendo ser através de suas reuniões ou participando de campanhas sobre o assunto.
	
	21.4.4 A empresa não possui técnicas estruturadas de solução de casos comprovados.O trabalho infantil resulta em trabalhadores despreparados e desqualificados, e prejudica futuras melhorias nas habilidades dos trabalhadores e um futuro desenvolvimento socioeconômico; Tendo os processos estruturados de solução, estes resultados citados anteriormente e diversos outros poderão ser eliminados.
	
	21.4.5 Não possuindo um programa de monitoramento e avaliação convém que a organização tome as seguintes medidas para prevenção no local de trabalho: verificar regularmente todos os setores para que não haja ocorrências de trabalho infantil; - realizar medidas positivas para promover a proteção e o progresso das crianças.
	
	
	ESTAGIO 05
	21.5.0 PROTAGONISMO
	
	21.5.2 A empresa que participa de fóruns e eventos que abordam aspectos relacionados com o trabalho infantil consegue identificar com mais facilidade, sabe como lidar e como evitar que ocorra casos deste tipo.
	
	21.5.3 atualmente a organização não faz nenhum tipo de programa e mobilização em prol a erradicação do trabalho infantil e também não há ´projetos envolvendo a associações.
Trabalho Forçado					22
(ou Análogo ao Escravo)
na Cadeia de Suprimentos
	ESTAGIO 01
	22.1.0 CUMPRIMENTO E/OU TRATATIVA INICIAL 
	
	22.1.2 A empresa não possui contrato com fornecedores
	ESTAGIO 02
	22.2.0 INICIATIVAS E PRATICAS 
	
	22.2.1 - A empresa é consciente porém, não busca conscientização dos colaborares e não há participação da mesma em projetos.
	
	22.2.2 A empresa não possui contrato com fornecedores
	ESTAGIO 03
	22.3.0: POLITICAS, PROCEDIMENTOS E SISTEMAS DE GESTÃO. 
	
	22.3.1 A empresa não possui contrato com fornecedores
	
	22.3.2 A empresa conta com diversos fornecedores sem contrato. A mesma não possui o hábito de consultar a lista de Transparência sobre Trabalho Escravo no Brasil, então a mesma não considera tal informação no processo decisório de compra.
	ESTAGIO 04
	22.4.0 EFICIÊNCIA 
	
	22.4.1 Não se aplica
	
	22.4.2 Não se aplica
	
	22.4.3 Não se aplica
	
	22.4.4 Não se aplica
	
	22.4.5 Não se aplica
	
	22.4.6 Não se aplica
	
	
	ESTAGIO 05
	22.5.0 PROTAGONISMO
	
	22.5.3 A organização não possui nenhum meio de comunicação que possa mobilizar a sociedade em prol da erradicação do trabalho forçado e também não participa de movimentos a favor/e ou contra.
Promoção da 						23
Diversidade e Equidade	
	ESTAGIO 01
	23.1.0 CUMPRIMENTO E/OU TRATATIVA INICIAL 
	
	23.1.3 A empresa pode por exemplo, buscar aconselhamento de outros profissionais com experiência em direitos humanos para promover alguma palestra ou algum meio de comunicação na qual os colaboradores consigam concentrar as informações sobre como a discriminação é prejudicial.
	ESTAGIO 02
	23.2.0 INICIATIVAS E PRATICAS 
	
	23.2.3 A empresa pode por exemplo, mostrar em suas atitudes que a diversidade no ambiente de trabalho é necessária e deve ser respeitada. Se a própria ordenação não for discriminatória ela passa a ser exemplo tanto para outras ordenação quanto para seus colaboradores. Ela pode também, promover campanhas com o auxílio de outras ordenação mais experientes no assunto.
	
	23.2.4 não se aplica
	
	23.2.5 A empresa possui a alternativa de examinar, suas operações e seu local de trabalho, para assim amparar ações referentes a promoção da diversidade no ambiente de trabalho.
	
	23.2.6 Com um mapeamento de como o ambiente de trabalho é, a organização pode promover moldagem para proporciona a acessibilidade em suas instalações, podendo assim aumentar a diversidade de pessoal e evitar a discriminação contra pessoas com deficiência, mostrando que elas podem ser grandes colaboradoras para a empresa tanto quanto qualquer outra pessoa.
	
	23.2.7 A empresa possui um número de contato para reclamações e sugestões (18)3624-3900
	
	
	ESTAGIO 03
	23.3.0: POLITICAS, PROCEDIMENTOS E SISTEMAS DE GESTÃO. 
	
	23.3.1 A organização nao possui qualquer tipo de politica antidiscriminação aplicada em recrutamento e seleção.
	
	23.3.2 não se aplica
	
	23.3.3 A empresa não busca igualar a proporção de cargos ocupados por homens/mulheres em seu quadro de gerência. Como exemplo, a empresa possui atualmente 3 gerentes do sexo feminino que lidera suas filiais, caso haja demissão a nova vaga é aberta para todos independente do sexo/genero
	
	23.3.4 conforme ja citado anteriormente assim como a empresa não busca igualdade de sexo na ocupação de cargos, a mesma não trabalha com metas para igualar raça.
	
	23.3.5 nao se aplica
	
	
	ESTAGIO 04
	23.4.0 EFICIÊNCIA 
	
	23.4.1 Com os dados fornecidos pelos canais de denúncia a empresa pode agregar e sua gestão meios para combater a discriminação e promover a diversidade, como por exemplo considerar se as políticas e decisões a respeito desses assuntos são objetivas ou refletem estereótipos pré-concebidos.
	
	23.4.4 não se aplica
	
	23.4.5 não se aplica
	
	
	ESTAGIO 05
	23.5.0 PROTAGONISMO
	
	23.5.1 convém que a empresa sempre que possível contribua para a reparação de discriminação. Dar oportunidades de emprego para egressos do sistema prisional é uma boa medida, já que além de fornecer inclusão para eles, também demonstra que não devem ser discriminados por ações passadas e que podem voltar a conviver no meio social como qualquer outra pessoa.
	
	23.5.2 É conveniente segundo a ISO 26000, a empresa adotar a atividade de examinar tanto suas próprias operações, quanto operações da sua esfera de influência para detectar se há alguma forma de discriminação. Tomando medidas desse tipo a empresa consegue prevenir cumplicidade e danos à diversidade
	
	23.5.3 não se aplica
Relação com Empregados			24
(Efetivos, Terceirizados, Temporários ou Parciais)
	ESTAGIO 01
	24.1.0 CUMPRIMENTO E/OU TRATATIVA INICIAL 
	
	
	ESTAGIO 02
	24.2.0 INICIATIVAS E PRATICAS 
	
	24.2.3 A empresa não possui contrato com terceiros.
	ESTAGIO 03
	24.3.0: POLITICAS, PROCEDIMENTOS E SISTEMAS DE GESTÃO. 
	
	24.3.4 A empresa não possui contrato com fornecedores
	
	
	ESTAGIO 04
	24.4.0 EFICIÊNCIA 
	
	24.4.1 convém a empresa a desenvolver melhorias das condições de trabalho.
	
	24.4.2 A empresa não possui contrato com terceiros.
	
	24.4.3 A empresa não possui sistema de gestão.
	
	24.4.4 Convém a empresa a incluir programas de avaliações e premiações para seus colaboradores.
	ESTAGIO 05
	24.5.0 PROTAGONISMO
	
	24.5.1 A empresa não possui essa prática mais tem interesse em incluir.
	
	24.5.2 convém a empresa a incluir programa de iniciativa para práticas de valor.
Relações com Sindicatos 		25
	ESTAGIO 01
	25.1.0 CUMPRIMENTO E/OU TRATATIVA INICIAL 
	
	
	ESTAGIO 02
	25.2.0 INICIATIVAS E PRATICAS 
	
	25.2.1 Convém a empresa permitir reuniões sindicais.
	
	25.2.2 Convém a empresa a incluir vínculo entre colaboradores e sindicato.
	ESTAGIO 03
	25.3.0: POLITICAS, PROCEDIMENTOS E SISTEMAS DE GESTÃO. 
	
	
	ESTAGIO 04
	25.4.0 EFICIÊNCIA 
	
	25.4.1 Convém a empresa a buscar e incorpora assuntos relacionados a sindicatos para traçar sua estratégia.
	
	25.4.3 Convém a empresa a buscar parcerias com sindicato para cursos capacitação .
	ESTAGIO 05
	25.5.0 PROTAGONISMO
	
	25.5.2 convém a empresa a buscar um relacionamento com sindicatos.
	
	25.5.3 Convém a empresa a buscar implantar projetos com parcerias com sindicato.
	
	25.5.4 Convém a empresa a evitar comprar empresas instaladas onde a liberdade de associação seja restrita ou proibida.
Remuneração e Benefícios		26
	ESTAGIO 01
	26.1.0 CUMPRIMENTO E/OU TRATATIVA INICIAL 
	
	
	ESTAGIO 02
	26.2.0 INICIATIVAS E PRATICAS 
	
	
	ESTAGIO 03
	26.3.0: POLITICAS, PROCEDIMENTOS E SISTEMAS DE GESTÃO. 
	
	26.3.1 A política de remuneração se aplicado em forma de correta pode ser considerado como um dos primeiros fatores motivacionais para os trabalhadores de uma organização já que possui relação direta com o reconhecimentodas atividades que estão sendo desenvolvidas.
	
	26.3.2 Pode ser feito reuniões com o funcionários com o intuito de deixar claro os objetivos da empresa, visando as promoções e aumento salarias de acordo com as funções.
	
	26.3.3 A empresa pode avaliar o funcionário sistematicamente conforme sua função para ter informações de desenvolvimento dentro do ano.
	
	26.3.4 A busca por um modelo ideal de remuneração deve-se ao fato de conseguir garantir que o funcionário vai executar as suas atividades visando atingir os resultados propostos e atuar de acordo com as estratégias da organização. Sendo assim é preciso que a política de remuneração seja parte dentro do planejamento estratégico atual da organização.
	
	26.3.5 não se aplica. Não tem programa de participação de resultados.
	ESTAGIO 04
	26.4.0 EFICIÊNCIA 
	
	26.4.1 É importante que cada organização faça uma avaliação do seu sistema de remuneração para verificar se a mesma motiva os seus funcionários.
	
	26.4.2 Para resolver os conflitos relativamente aos salários, procede-se a negociações entre o empregador e o empregado, embora também exista um diálogo com base no princípio do tripartimos (Governo/Estado-representantes das empresas-representantes dos trabalhadores) para determinar o nível básico dos salários conforme custo local e fixar certas medidas cujo cumprimento é obrigatório.
	
	26.4.3 Convém que a empresa crie um programa de bonificação com base no alcance de metas relacionadas ao desempenho social e ambiental, promovendo assim o aprimoramento do desenvolvimento e consciência social na organização como um todo
	ESTAGIO 05
	26.5.0 PROTAGONISMO
	
	26.5.1 A empresa pode aplicar o programa de bonificação, incentivando a remuneração para os funcionários
	
	26.5.2 A empresa não tem estímulos para melhorar a distribuição da riqueza gerada na mesma.
	
	26.5.3 - Não conforme já citado anteriormente, a empresa não dá estímulos a sua cadeia de suprimentos, com objetivo de elevar o nível de práticas de remuneração
	
	26.5.4 - Sim, por se tratar de uma empresa pioneira na cidade e na região, abrangendo até o Estado de Mato Grosso do Sul, a mesma é procurada por muitas pessoas com ou sem formação.
Compromisso com o 				27
Desenvolvimento Profissional
	ESTAGIO 01
	27.1.0 CUMPRIMENTO E/OU TRATATIVA INICIAL 
	
	27.1.3 A empresa pode fazer parte de programas contratando aprendizes 
	ESTAGIO 02
	27.2.0 INICIATIVAS E PRATICAS 
	
	27.2.1 a empresa faz treinamentos com o funcionários regularmente
	
	27.2.2 A empresa não fornece incentivos por meio de bolsas de estudos ou descontos .
	
	27.2.3 A empresa pode criar projetos que contribuem com o alfabetismo beneficiando funcionários e a sociedade
	ESTAGIO 03
	27.3.0: POLITICAS, PROCEDIMENTOS E SISTEMAS DE GESTÃO. 
	
	27.3.1 A empresa não possui política de benefício de bolsa de estudos.
	
	27.3.2 A empresa não possui treinamento específico para estagiários mais o mesmo possui treinamento padrão da empresa.
	ESTAGIO 04
	27.4.0 EFICIÊNCIA 
	
	
	ESTAGIO 05
	27.5.0 PROTAGONISMO
	
	27.5.1 Convém a empresa a estimular o seu colaborador em seu desenvolvimento pessoal.
	
	27.5.2 Convém a empresa estimular seu colaborador e possui projetos para implantar programas para o desenvolvimento profissional .
	
	27.5.3 A empresa planeja implantar programas desenvolvimento profissional visando atrair os melhores profissionais.
Comportamento Frente 			28
a Demissões e Aposentadoria
	ESTAGIO 01
	28.1.0 CUMPRIMENTO E/OU TRATATIVA INICIAL 
	
	
	ESTAGIO 02
	28.2.0 INICIATIVAS E PRATICAS 
	
	28.2.1 A empresa deve construir uma política clara para as demissões, para evitar situações arbitrárias.
	
	28.2.3 A empresa deve orientar o funcionário, com preparação para a aposentadoria, com antecedência mínima de 1 (um) ano, por meio de estímulo a novos projetos sociais, conforme seus interesses, e de esclarecimento sobre os direitos sociais e de cidadania
	ESTAGIO 03
	28.3.0: POLITICAS, PROCEDIMENTOS E SISTEMAS DE GESTÃO. 
	
	28.3.3 não se aplica
	
	28.3.4 A empresa pode criar projetos que beneficiam funcionários que se desligue da empresa voluntariamente, caso haja demissão em massa.
	
	28.3.5 Pode ser criado uma planilha com intuito de controlar a rotatividade, onde deve ser usado os dados juntamente com o Rh para os setores que ocorrem maior rotatividade.
	ESTAGIO 04
	28.4.0 EFICIÊNCIA 
	
	28.4.1 A empresa juntamente com programas sociais da comunidade pode desenvolver projetos que auxilia funcionários que foram demitidos.
	
	28.4.2 Aposentadoria exige conduta preventiva e ampla. Não é apenas uma questão de reserva financeira. A discussão e preparo de toda a estrutura familiar é fundamental.
	ESTAGIO 05
	28.5.0 PROTAGONISMO
	
	28.5.1 - A empresa apresenta ampla influencia no mercado quando o assunto é desenvolvimento de boas práticas relacionadas a demissões.
	
	28.5.2 não se aplica
Saúde e Segurança 				29
dos Empregados 		
	ESTAGIO 01
	29.1.0 CUMPRIMENTO E/OU TRATATIVA INICIAL 
	
	
	ESTAGIO 02
	29.2.0 INICIATIVAS E PRATICAS 
	
	29.2.3 Convém a empresa realiza campanha de prevenção de incidentes e sobre a saúde dos colaboradores.
	ESTAGIO 03
	29.3.0: POLITICAS, PROCEDIMENTOS E SISTEMAS DE GESTÃO. 
	
	29.3.1 Convém a empresa a incluir um sistema de gestão de acordo com o crescimento da empresa pois ela é de pequeno porte.
	
	29.3.2 A empresa não possui sistema de gestão. 
	
	29.3.3 A empresa não possui sistema de gestão. 
	
	29.3.4 A empresa não possui programa de prevenção e tratamento para dependência de álcool e drogas. 
	
	29.3.5 Convém a empresa a incluir projetos para prevenir riscos referentes a saúde e a segurança de seus colaboradores.
	ESTAGIO 04
	29.4.0 EFICIÊNCIA 
	
	29.4.1 Convém a empresa a incluir programas com o objetivo reduzir riscos e melhorar o ambiente de trabalho visando beneficiar seus colaboradores.
	
	29.4.2 A empresa não possui contratos com terceiros.
	ESTAGIO 05
	29.5.0 PROTAGONISMO
	
	29.5.1 Convém a empresa busca sempre evidenciar a importância que seus colaboradores tem.
	
	29.5.2 Convém a empresa buscar incentivar seus colaboradores a buscar qualidade de vida, pois se estão saudáveis eles produzem mais.
	
	29.5.3 Convém a empresa incluir projetos futuros para promover a saúde.
	
	29.5.4 Convém a empresa juntamente com seus colaboradores a estimular qualidade de vida
Condições de Trabalho, 			30
Qualidade de Vida e Jornada de Trabalho
	ESTAGIO 01
	30.1.0 CUMPRIMENTO E/OU TRATATIVA INICIAL 
	
	
	ESTAGIO 02
	30.2.0 INICIATIVAS E PRATICAS 
	
	30.2.2 Convém a empresa a incluir práticas de laborais visando qualidade de vida e aumentando a produtividade de seus colaboradores.
	
	30.2.1 Convém a empresa a incluir práticas de laborais visando diminuir o estresse .
	ESTAGIO 03
	30.3.0: POLITICAS, PROCEDIMENTOS E SISTEMAS DE GESTÃO. 
	
	30.3.1 Convém a empresa a incluir política de banco de horas para os seus colaboradores respeitando seu horário de trabalho.
	
	30.3.2 A empresa não possui realização de horas extras mais deseja incluir política de banco de horas para os seus colaboradores .
	
	30.3.3 Convém a empresa incluir pesquisa de satisfação dos seus colaboradores .
	
	30.3.4 A empresa espera que os seus colaboradores proporcionem um ambiente de trabalho isento de qualquer forma de assédio, seja ele, verbal físico ou sexual. Ameaças ou atos de retaliação ou punição física contra trabalhadores não serão tolerados. Em todos os momentos, os trabalhadores serão tratados com respeito e dignidade.
	ESTAGIO 04
	30.4.0 EFICIÊNCIA 
	
	30.4.1 Convém a empresa a incluir programa de ginástica laboral para proporcionar ao seus colaboradores um ambiente de trabalho tranquilo.
	
	30.4.2 Convem a empresa a incluir programa nutricionistas para orientar seus colaboradores sobre uma alimentação saudável,procura evitar situações de estresse, visando melhorar o ambiente de trabalho.
	
	30.4.3 Convém a empresa influenciar a qualidade de vida com programa de nutricionista para alimentação saudável .
	
	30.4.4 Convém a empresa a incluir programas de qualidade de vida incluindo colaboradores e seus famílias.
	
	
	ESTAGIO 05
	30.5.0 PROTAGONISMO
	
	30.5.1 Convém a empresa incluir um programa de qualidade de vida para proporcionar a seus colaboradores um ambiente saudável em sua jornada de trabalho.
	
	30.5.2 Convém a empresa incluir um programa de qualidade de vida para proporcionar a seus colaboradores.
	
	30.5.3 Convém a empresa desenvolver campanhas voltadas para a saúde.
	
	30.5.4 A empresa possui práticas que são usadas como referências dos horários de plantões, adotado pela concorrente.
8.3 - Indicadores Ethos avaliação total “sim” “não”
	
	Indicadores Ethos resultados da pesquisa realizada junto à empresa 
	Sim
	Não 
	20
	Monitoramento de Impactos do Negócio nos Direitos Humanos
	13
	11
	21
	Trabalho Infantil na Cadeia de Suprimentos
	4
	11
	22
	Trabalho Forçado (ou Análogo ao Escravo) na Cadeia de Suprimentos
	4
	12
	23
	Promoção da Diversidade e Equidade
	9
	16
	24
	Relação com Empregados (Efetivos, Terceirizados, Temporários ou Parciais).
	8
	8
	25
	Relações com Sindicatos
	9
	7
	26
	Remuneração e Benefício
	5
	13
	27
	Compromisso com o Desenvolvimento Profissional
	11
	9
	28
	Comportamento Frente a Demissões e Aposentadoria
	4
	9
	29
	Saúde e Segurança dos Empregados
	7
	12
	30
	Condições de Trabalho, Qualidade de Vida e Jornada de Trabalho.
	4
	14
	Estagio 
	Indicadores Ethos resultados da pesquisa realizada junto à empresa (Estagio)
	Sim
	Não 
	01
	CUMPRIMENTO E/OU TRATATIVA INICIAL
	25
	4
	02
	INICIATIVAS E PRATICAS
	15
	22
	03
	POLITICAS, PROCEDIMENTOS E SISTEMAS DE GESTÃO. 
	23
	30
	04
	EFICIÊNCIA
	10
	36
	05
	PROTAGONISMO
	5
	30
09 - Melhorias após Indicadores Ethos
Sugestões de Melhorias
Monitoramento de Impactos do Negócio nos Direitos Humanos
	A empresa ainda não possui meios de comunicação para tratar de forma pontual e precisa os casos de desrespeito aos direitos humanos, talvez porque ainda não teve nenhuma ocorrência.
Trabalho Infantil na Cadeia de Suprimentos
	Como sugestão de melhoria a organização poderia monitorar seus contratos com fornecedores para inibir o descumprimento da legislação de trabalho infantil por parte da mesma.
Trabalho Forçado (ou Análogo ao Escravo) na Cadeia de Suprimentos
	Mesmo a empresa repudiando qualquer ato de trabalho forçado a mesma não possui mecanismos necessários para identificar tal postura de fornecedores. A organização não faz contrato com os mesmos e também não busca informações sobre o assunto.
Promoção de Diversidade e Equidade
	Nada a declarar
Relação com Empregados (Efetivos, terceirizados, temporários ou Parciais)
	Nada a declarar, a empresa possui ótimo relacionamento com todos os empregados sendo eles diretos e indiretos.
Remuneração e Benefícios
	A empresa possui salário atrativo, como melhoria sugerimos implementação de benefícios, falta opções de lazer, descontos fora da empresa (convênios para funcionários).
Compromisso com o Desenvolvimento Profissional
	A empresa não oferece nenhum programa que contribua para erradicar o analfabetismo. Com parcerias firmadas, a mesma deveria investir em cursos profissionalizantes para todos os funcionários.
Saúde e Segurança dos Empregados
	Investir em plano de saúde já que o plano oferecido é assistencial e não cobre internação e cirurgias. Visando sempre a boa saúde do colaborador.
Comportamento Frente e Demissões e Aposentadoria.
Atualmente a empresa não “trabalha” os funcionários prestes a aposentar, com a chegada tardia da aposentadoria, a empresa deveria preparar o funcionário para tal. Atualmente já é oferecido a continuação do funcionário na empresa.
Condições de Trabalho, Qualidade de Vida e Jornada de Trabalho
	Nada a declarar, a empresa oferece ótimas condições de trabalho para todos os setores, e sua jornada de trabalho é bem vista aos que estão de fora.
10 - ISO 26000
 	A ISO 26000 foi elaborada pelo ISSO/TMB Working Group on Social Responsability (ISSO/TMB W SR) por meio de um processo multi-partite que envolveu especialistas de mais de 90 países e 40 organizações internacionais, com ampla atuação regional envolvidas em diferentes aspectos da responsabilidade social. Esses especialistas vieram de seis diferentes grupos de partes interessadas; consumidores; governo; indústria; trabalhadores; organizações não governamentais (ONG), serviços, suporte, pesquisa, academia e outros. Além disso, buscou-se um equilíbrio entre países em desenvolvimento e desenvolvidos.
A norma ISO 26000 começou a ser planejada em 2005 e só foi publicada em 2010. É uma norma opcional, ou seja, que não possui certificado, e é voltada para a Responsabilidade Social Empresarial (RSE). É uma norma que pode ser adotada por qualquer empresa que queira começar ou melhorar seus projetos de responsabilidade social e sustentabilidade, seja qual for sua origem, tamanho ou atividade
11 - Responsabilidade social 
É um conceito relacionado ao ato voluntário de empresas preocupadas com o bem-estar do público, tanto interno quanto externo. Ainda que não seja obrigada a fazê-lo, a organização adota posturas e ações cujo propósito é unicamente contribuir para uma sociedade melhor, conforme os interesses coletivos.
Não se trata de um mero assistencialismo, mas de um envolvimento prático e constante com causas importantes e necessárias para a vida em sociedade.
É um tema de grande importância para o universo corporativo. O desempenho da organização em relação à sociedade em que opera e ao seu impacto no meio ambiente se tornou importante na avaliação de seu desempenho geral e de sua capacidade de continuar a operar de forma eficaz.
Projetos direcionados à comunidade são um clássico modelo de responsabilidade social, é preciso entender não apenas os moradores próximos da unidade da empresa. Seus colaboradores e familiares são parte do processo, sem eles a responsabilidade social não é completa. Para que funcione de forma integral, então é preciso atender à tríade da responsabilidade social: empresa, funcionários e comunidade. Simples apoio da sua empresa a iniciativas agrega em credibilidade para estimular colaboradores a participar, assim como contribuir diretamente. 
Pode ser elaborado projetos de campanha, com consumo consciente da água, combate ao desperdício de papel, realização de projetos comunitários. Empresas que investem em ações de responsabilidade social percebem, por exemplo, maior motivação dos funcionários o que levará ao aumento da produtividade e lucro. No mundo competitivo dos negócios a empresa gera melhorias na reputação da marca, reconhecimento com uma imagem positiva, promove motivação e engajamento no ambiente de trabalho. 
A responsabilidade social é uma ação voluntária, mas que merece ser encarada como um dever por toda e qualquer empresa. Não é preciso seguir a legislação para fazer o bem pelas pessoas, contribui com a sustentabilidade ambiental, com a qualidade de vida das comunidades e com o bem-estar social. Além disso, também é possível se beneficiar dessa estratégia de diferentes formas. A conquista de uma melhor reputação e o crescimento no mercado são só algumas delas.
Duas práticas fundamentais da responsabilidade social. 
- Reconhecimento da responsabilidade social
- Identificação do engajamento das partes interessadas
Princípios
1 - Accountability
2 - Transparência
3 - Comportamento Ético
4 - Respeito pelos interesses dos stakeholders
5 - Respeito às leis vigentes
6 - Respeitos às normas internacionais de comportamento
7 - Respeitos aos direitos humanos	
Accountability: Ato de responsabilizar-se pelas consequências de suas ações e decisões, respondendopelos seus impactos na sociedade, na economia e no meio ambiente, prestando contas aos órgãos de governança e demais partes interessadas declarando os seus erros e as medidas cabíveis para remediá-los. 
Transparência: Fornecer às partes interessadas de forma acessível, clara, compreensível e em prazos adequados todas as informações sobre os fatos que possam afetá-las.
Comportamento ético: Agir de modo aceito como correto pela sociedade - com base nos valores da honestidade, equidade e integridade, perante as pessoas e a natureza - e de forma consistente com as normas internacionais de comportamento.
Respeito pelos interesses das partes interessadas (Stakeholders): Ouvir, considerar e responder aos interesses das pessoas ou grupos que tenham um interesse nas atividades da organização ou por ela possam ser afetados.
Respeito pelo Estado de Direito: O ponto de partida mínimo da responsabilidade social é cumprir integralmente as leis do local onde está operando.
Respeito pelas Normas Internacionais de Comportamento: Adotar prescrições de tratados e acordos internacionais favoráveis à responsabilidade social, mesmo que não que não haja obrigação legal.
Direito aos humanos: Reconhecer a importância e a universalidade dos direitos humanos, cuidando para que as atividades da organização não os agridam direta ou indiretamente, zelando pelo ambiente econômico, social e natural que requerem delas.
12 - Conclusão 
Tivemos como proposito nesse trabalho apresentar a estrutura organizacional da empresa Irmãos Cardassi LTDA, conhecida como Cardassi, analisando meios de funcionamento na abrangência do tema.
A empresa, considerada de grande porte na área de atuação, possui alto nível de consciência social.
Foram localizadas algumas falhas tais como: mecanismo suficiente para monitorar alguns setores, fornecedores, já que atualmente a empresa não busca a fundo os princípios dos mesmos, com intuito de monitorar se os direitos humanos estão sendo respeitados.
A empresa se propôs a estudar e possivelmente implantar os princípios de Responsabilidade Social do ABNT NBR ISSO 26000 em um cenário futuro, com objetivo de não infligir os direitos humanos para então alcançar o desenvolvimento sustentável em sintonia com as leis aplicáveis.
Foi muito proveitoso para o grupo todo conhecer e aprender com a empresa.
Concluímos com esse trabalho a importância do que é para uma empresa ter em sua missão a conscientização social.
Vale ressaltar que as falhas encontradas na empresa estudada não é um problema somente da mesma, e sim, de tantas outras organizações, sendo assim, todas devem se esforçar a todo o momento pela busca do aperfeiçoamento continuo.
FORMULÁRIO DE COMPOSIÇÃO DA EQUIPE
APS – PIPA I - CURSO: ADMINISTRAÇÃO
DATA: 28/08/2018
	Nome da organização/ empresa: Cardassi
	Área de atuação: Assistência familiar (funeral, convênios médicos, convênios em geral)
	Endereço: Rua Tiradentes 1208 Cidade: Araçatuba CEP: 16015020 Telefone: 18-36243900
	Nome do contato na empresa/organização: Emerson Cargo: Supervisor
	Turma: AD2P14 Classe: SALA 03
	Representante grupo: 
THIAGO URSICH DE SOUZA
	Telefone: 
18-997580627
	E-mail:
URSICHDESOUZA@HOTMAIL.COM
	 Identificação dos Integrantes das Equipes
	Foto
	Nome: 
Cristiane Aparecida Adabo
	Endereço: 
Rua Alameda Aparecida Cardoso Duarte 744 Q33 L26 Bairro Jardim Itaparica
Cidade Buritama-SP
CEP. 15290-000
	
	RA: N3411H0
	Telefone: 18-996981989
E-mail: caadabo@gmail.com
	
	Nome:
Natália Caroline Béga Bonfim Esvicero
	Endereço: 
Rua Professora Ana Ferraz Abdala 394
Centro
Barbosa-SP
CEP. 16350-000
	
	RA: N298FH0
	Telefone: 18-997946104
E-mail: natalia_carolina2011@hotmail.com
	
	Nome:
Nayara Caroline dos Santos 
	Endereço:
Rua Jacomo Orlando Trevisan 110
Residencial Riviera 
Valparaiso-SP
CEP.16880-000
	
	RA: D7959E2
	Telefone: 18-991238090
E-mail: nayaramoroira@hotmail.com
	
	Nome:
Tatiane Cristina de Paula Cerqueira 
	Endereço: Rua Doutor Aristides Troncoso Peres 25 – Umuarama
Cidade Araçatuba – SP
CEP. 16013-200
	
	RA: D77BDE0
	Telefone: 18-991431584
E-mail: Tatiane_dpm@hotmail.com
	
	Nome:
Thiago Ursich de Souza
	Endereço: Rua Doutor Aristides Troncoso Peres 538 – Umuarama
Cidade Araçatuba – SP
CEP. 16013-200
	
	RA: D782BI6
	Telefone: 18-997580627
E-mail: ursichdesouza@hotmail.com
	
10

Continue navegando