Buscar

TCC PROJETO - O Lúdico na Educação Infantil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITARIO INTERNACIONAL UNINTER
IDENTIFICAÇÃO 
Nome: Renata Ricelly Nascimento de Andrade
RU: 129723
1 TEMA
O Lúdico na Educação Infantil
1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA
A ludicidade na educação infantil é de grande importância para a construção do conhecimento com o entusiasmo dos alunos.
2 PROBLEMATIZAÇÃO
Como é possível uma criança brincar e ao mesmo tempo adquirir conhecimentos importantes para o seu futuro? 
3 JUSTIFICATIVA 
Construir um espaço na escola, onde o lúdico, o jogo e a brincadeira se tornem algo real, é um desfio e um compromisso muito grande, considerando que em nome da educação formal, inibe-se a criatividade, a liberdade, e até mesmo, a inteligência dos alunos, o que os deixa desmotivados para a aprendizagem. Sabe-se que, através de várias pesquisas e estudos realizados, o lúdico é de fundamental importância para o desenvolvimento físico e mental da criança, auxiliando na construção do seu conhecimento e na sua socialização, englobando aspectos cognitivos e afetivos. O lúdico também é um importante instrumento pedagógico, que tem o poder de melhorar a autoestima e aumentar os conhecimentos da criança, quando utilizados com objetivos definidos. O ensino utilizando meios lúdicos cria um ambiente gratificante e atraente, servindo como estímulo para o desenvolvimento integral da criança. O ato brincar é tão antigo quanto o homem, na verdade o brincar faz parte da essência do ser humano.
Hoje talvez pelo despreparo, os profissionais da área de educação infantil, deixam este importante recurso de lado, desconhecendo a importância de brincar, ou seja, desconstrói, de certa forma, um grande processo de desenvolvimento.
4 OBJETIVOS 
4.1 OBJETIVO GERAL 
Analisar o quanto a ludicidade influencia no aperfeiçoamento dos alunos da educação infantil no processo de ensino - aprendizagem.
4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Durante as brincadeiras, as crianças adquirirem iniciativa e autoconfiança, permitindo aos mesmos ter autonomia e liberdade. 
Proporcionar o desenvolvimento da linguagem, do pensamento e da concentração. 
Exercer o espírito de liderança ou passividade, ou seja, desenvolvem a personalidade e o controle da mesma.
Colaborar com o exercício da competitividade, pois o vencer é motivo de orgulho e prazer, bem como age diretamente na cooperação do grupo e da participação coletiva. 
5 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A brincadeira se torna importante na educação infantil, por proporcionar prazer e melhoras no ensino, ela ajuda em vários aspectos tanto na educação quanto no contexto social da criança. 
Conforme RAU (2011 p.25) “Nesse sentido, a ludicidade como elemento da educação, também é passível de demonstrar a evolução humana com base em suas interações sociais, culturais e motoras, pois o homem sempre teve em seu repertório as linguagens do brincar.”. 
São diversos os benefícios que a ludicidade traz tanto para os alunos da educação infantil quanto para o profissional da área, digamos que é uma forma onde o próprio profissional aprende um pouco de cada aluno. Porém temos ainda hoje muitos professores e membros de algumas escolas que não enxergam na ludicidade tantos benefícios.
Conforme CARNEIRO E DODGE (2007 p.201) “Para que a prática da brincadeira se torne uma realidade na escola, é preciso mudar a visão dos estabelecimentos a respeito dessa ação e a maneira como entendem o currículo. Isso demanda uma transformação que necessita de um corpo docente capacitado e adequadamente instituído para refletir e alterar suas práticas. Envolve, para tanto, uma mudança de postura e disposição para muito trabalho.”.
A ludicidade está presente tanto na escola quanto na casa das crianças, é de extrema importância à interação dos pais com essa pratica, pois são eles os intermediários da concepção da ludicidade mesmo que indiretamente.
Carneiro e Dodge (2007 p.201) afirmam que: “Ao estimular as crianças durante a brincadeira, os pais tornam-se mediadores do processo de construção de conhecimento, fazendo com que elas passem de um estágio de desenvolvimento para outro...”.
Nesse caso a ludicidade contribui extremamente na condição espiritual, cognitiva, corporal entre outras, ajudando também os envolvidos nela como alunos e professores a se relacionarem melhor entre si. É fundamental a família estar em sintonia com a escola para que essa etapa da vida da criança seja verdadeiramente aproveitada. 
6 METODOLOGIA
Este estudo tem como base pesquisas bibliográficas, livros, artigos, sites, jornais e revistas do determinado assunto. 
A pesquisa de campo será realizada na Escola Modelo, e serão entrevistados 5 professores. 
REFERÊNCIAS
CARNEIRO, Maria Ângela e DODGE Janine. A descoberta do brincar. Belo Horizonte: Melhoramentos, 2007.
RAU, Maria Cristina Trois Dorneles. A ludicidade na educação: uma atitude pedagógica. Curitiba: IBPEX, 2011.
Brinqueeaprenda.blogspot.com.br

Continue navegando