Ações, Dimensões e Aplicabilidade do Instrumental Técnico-operativo do Serviço Social (SES41)
6 pág.

Ações, Dimensões e Aplicabilidade do Instrumental Técnico-operativo do Serviço Social (SES41)

Pré-visualização2 páginas
Disciplina:
	Ações, Dimensões e Aplicabilidade do Instrumental Técnico-operativo do Serviço Social (SES41)
	
	
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX ( Cod.:456334) ( peso.:1,50)
	
	
	Prova:
	13908635
	Nota da Prova:
	8,00
	
	
Legenda: Resposta Certa Sua Resposta Errada 
	1.
	A história do Serviço Social está relacionada aos fatos históricos, ou seja, uma ligação com o contexto geral da sociedade, desde os processos econômicos, sociais, culturais até as demandas sociais, frutos do sistema capitalista. Referente a estes fatos históricos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Na década de 30, no Brasil, começou uma urbanização crescente, consequentemente as contradições da industrialização fez surgir as lutas e as reivindicações, a classe trabalhadora começou a se organizar.
( ) A primeira escola de serviço social foi instituída em 1937, na cidade de São Paulo.
( ) A contradição não é uma característica presente em países industrializados. 
( ) A primeira escola de serviço social surgiu em 1936, em São Paulo, e teve grande influência da Igreja Católica para sua abertura.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - F.
	 b)
	F - F - F - V.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	V - F - F - V.
	2.
	O Serviço Social tem sua história pautada da caridade e na benevolência. Na década de 40, tivemos avanços, enquanto profissional, que ficaram marcados na história, principalmente quanto ao foco religioso que prevalecia na profissão. Sobre as influências da década de 40 e do período da reconceituação do Serviço Social brasileiro, analise as sentenças a seguir:
I- O modelo fordista de produção marcou a década de 40, a atuação do Serviço Social seguiu as ideologias do Estado.
II- A necessidade de construção de um projeto novo profissional surgiu na década de 60, sendo marcado pelo movimento de reconceituação. 
III- A partir dos anos 50, o Serviço Social inicia uma nova etapa, seguindo os modelos e ideologias aplicadas em países como os Estados Unidos.
IV- O Serviço Social da Indústria (SESI) e o Serviço Social do Comércio (SESC) surgiram no Brasil em meados da década de 40, como estratégia para controle do Estado.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	3.
	A competência teórico-metodológica do assistente social está baseada na visão de Yolanda Guerra, expõe primeiramente as formulações teórico-metodológicas de Marx, das quais vem se manifestando ao longo da história do Serviço Social, ou seja, a vertente da intenção de ruptura é herdeira, havendo uma autoimplicação entre teoria social e método. Referente a esta competência, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A concepção do método no âmbito do referencial marxiano é entendida como o caminho do pensamento, uma direção analítica.
( ) O sistema da prática não é um caminho analítico, advindo de uma análise teórica.
( ) Existem três tendências que acompanham a trajetória da profissão, que se manifestam de maneira híbrida, ao londo da história do Serviço Social. 
( ) Não se poderá considerar uma tendência a partir de uma nova concepção da teoria baseado na atuação profissional.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - V.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	V - F - F - F.
	 d)
	V - F - V - F.
	4.
	A competência ético-política vem para consolidar os valores e princípios regularizados no código de ética do Serviço Social, bem como possibilitar entender a prática profissional em sua dimensão teleológica. Referente ao Projeto Ético-Político, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O assistente social não é um profissional neutro, pois sua prática se realiza no marco das relações de poder e de forças sociais da sociedade capitalista, que apresentam relações contraditórias.
( ) Na dimensão teleológica, o fazer profissional do assistente social não é definido como atividade ou próprio trabalho, fazendo parte do processo histórico.
( ) A competência técnico-operativa não poderá derivar em mero tecnicismo, ao se deslocar dos fundamentos teórico-metodológicos e ético-políticos. 
( ) O trabalho do profissional de Serviço Social incide sobre a consciência dos outros indivíduos sociais e de si próprio, objetivando mudanças de atos e comportamentos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - F - F.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	F - F - F - V.
	5.
	Desde a última década do século XX, a intervenção profissional dos assistentes sociais vem tornando-se uma ação respeitável, tanto no debate acadêmico como na formação profissional na América Latina. Ao analisar suas múltiplas dimensões, observa-se um debate desafiador, especialmente quando se reflete no campo do processo de consolidação do projeto profissional. Diante do exposto, analise as seguintes sentenças:
I- Nas dimensões técnico-operativas permanece certa complexidade de interpretação dos instrumentos e técnicas.
II- O projeto profissional é compreendido como uma estrutura dinâmica que se transforma a partir de alterações referentes ao conjunto de necessidades sociais com as quais a profissão atua.
III- As ações profissionais do assistente social não são fundamentadas em suas habilidades, conhecimentos e competência.
IV- O domínio de uma perspectiva teórico-metodológica e uma base técnico-operativa não são suficientes para a primeira intervenção.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	6.
	O projeto ético-político, com embasamento teórico e metodológico, conquistou hegemonia no campo do Serviço Social, no Brasil, na década de noventa no século XX. Esta constatação não significa afirmar que tal projeto fique consumado, sendo exclusivo no campo profissional. Por um lado, há muito a se avançar, como nos indicativos para a orientação de práticas profissionais. Por outro lado, com a ruptura do conservadorismo ou neoconservadoras no Serviço Social, a disparidade própria dos grupos profissionais propicia, em espécies de democracia política, a essência e a concorrência entre projetos distintos. Sobre o projeto ético-político da profissão, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O projeto ético-político pressupõe prática que leve a transitar do estado das necessidades para o da liberdade, ou seja, habilidade de o indivíduo instituir valores, escolher alternativas e ser reconhecido como cidadão.
( ) O projeto ético-político, ligado a um projeto de modificação da sociedade, reitera a teoria crítica como fundamentação para o agir profissional. 
( ) O projeto ético-político do Serviço Social, enquanto projeto societário, não busca uma nova ordem social.
( ) O projeto ético-político do Serviço Social busca por uma ação investigativa na construção de uma parte da sociedade.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	V - F - F - F.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	F - V - V - F.
	7.
	O serviço social surgiu na década de 30, em um período de grandes transformações na sociedade brasileira, com destaque para as mudanças da economia agroexportadora para se tornar um país em processo de industrialização nacional. Sobre o surgimento do curso de Serviço Social, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O primeiro núcleo de serviço social brasileiro foi fundado em 1932 na cidade de São Paulo. 
( ) Na década de 1930, surgiram