Buscar

RESUMO - Direitos Humanos AVA UNIP

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

RESUMO – DIREITOS HUMANOS
1º dimensão 
	Período: século XIII na Inglaterra surgimento da monarquia constitucional. O soberano tem seus poderes limitados à constituição elaborada pelo Poder Legislativo. Proteção do cidadão contra o Estado.
2ª dimensão
	Período: revolução industrial séc XVIII. Direitos econômicos, sociais e culturais. Proteção ao trabalhador, direito a um salário justo, limitação das horas de trabalho; direito a férias, à assistência social, à previdência para aposentadoria; direito à saúde, à educação, ao lazer e acesso à cultura. Direitos sociais = se destinam a toda a sociedade, de forma coletiva.
3ª dimensão 
	Período: Após II Guerra Mundial, em resposta aos problemas coletivos da humanidade. Direitos de solidariedade/difusos e coletivos. Direito ao meio ambiente equilibrado, ao respeito ao consumidor, ao progresso que respeite a paz e a liberdade dos povos. 
4ª dimensão
	direitos dos povos frente ao acelerado desenvolvimento tecnológico e à globalização. Direito à democracia e direitos de ter direitos para as minorias políticas. 
5ª dimensão
	direito à paz permanente, preocupação que decorre dos atentados terroristas, em especial do 11 de Setembro.
6ª dimensão
Direitos à proteção de dados, ao uso correto do conhecimento do genoma humano, da biotecnologia
Trajetória histórica:
A Liga das Nações foi criada durante a Primeira Guerra Mundial, em 1919, a partir do Tratado de Versailles. Foi a precursora da ONU. Tinha como objetivo promover a cooperação, a paz e a segurança no plano internacional, condenava agressões externas contra a integridade territorial e contra a independência política de seus membros.
A criação da Organização Internacional do Trabalho (OIT), em 1919, com objetivo de promover justiça social contribuiu decisivamente para que o debate sobre direitos humanos e sua aplicabilidade em todas as áreas da vida humana fosse ampliado e efetivado. A missão da OIT desde sua criação foi “promover oportunidades para que homens e mulheres possam ter acesso a um trabalho decente e produtivo, em condições de liberdade, equidade, segurança e dignidade”.
 O Tribunal de Nuremberg, 1945/1946, contribuiu decisivamente para a expansão do conhecimento e para a internacionalização dos direitos humanos. O Tribunal de Nuremberg estava capacitado para processar e punir as pessoas que fossem apontadas como responsáveis pela prática de crimes contra a paz, crimes de guerra e crimes contra a humanidade, categorias que o acordo cuidou de definir adequadamente.
A ONU foi criada para contribuir para a construção de uma nova ordem internacional que tivesse como modelo de conduta a prioridade para a paz e a segurança, para o desenvolvimento de relações amistosas entre países e para a cooperação internacional nas áreas econômica, social e cultural. Tem por objetivo garantir a proteção internacional dos direitos humanos em todos os setores da vida no planeta, como saúde, educação, proteção ambiental, desenvolvimento científico e outros.
DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DO HOMEM DE 1948 (30 artigos que percorrem todos os direitos essenciais para concretização da dignidade da pessoa humana). A Declaração de Direitos Humanos da ONU foi complementada pelos Pactos Internacionais de Direitos Civis e Políticos e de Direitos Econômicos, Sociais e Culturais
Sistema Interamericano de Direitos Humanos (1948) criado na IX Conferência Internacional Americana da qual resultou a assinatura da Carta da OEA (Organização dos Estados Americanos (em vigor em 1951).
A Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) foi criada na quinta Reunião de Consulta dos Ministros das Relações Exteriores, realizada em Santiago, no Chile, em 1959. Foi instalada em 1960. A Comissão Interamericana de Direitos Humanos é um órgão do Sistema Interamericano e sua finalidade específica é a promoção e a proteção dos direitos humanos. Tem como documento fundamental a Convenção Americana de Direitos Humanos. (em vigor em 1978, Brasil aderiu em 1992 quando voltou à democracia)
A Corte Interamericana de Direitos Humanos (composta por 7 juízes nacionais de Estados-membros da Convenção) pode condenar o Estado a pagar compensação à vítimas de casos que chegam à CIDH, como o caso de Maria da Penha. Uma petição individual apresentada à CIDH deve atender os requisitos de 1. Comprovação do esgotamento dos recursos disponíveis no país em que ocorreu a violação e 2. Comprovação que não existe outra pendência internacional sobre o mesmo fato.
Hierarquia das leis no Brasil
1º CONSTITUIÇÃO FEDERAL
2º LEIS FEDERAIS
3º DEMAIS LEIS (ESTADUAIS, MUNICIPAIS, ADMINISTRATIVAS)
Ditadura no Brasil - foi um período de ausência de respeito aos direitos dos cidadãos, que ficaram impedidos de manifestar livremente suas opiniões, de se associar livremente a partidos ou organizações contrárias ao governo militar, de se reunir para discutir assuntos políticos e até de invocar direitos como o habeas corpus (instrumento jurídico para obter a liberdade quando a prisão for ilegal), entre outros.
AI-5 Ato Institucional nº05 (1968 – 1985) – determinava suspensão de muitos direitos (citados acima) 
Constituição Federal de 1988 - primeira a ser aprovada no país após o encerramento da ditadura militar que vigorou de 1964 a 1985. determina que a cidadania e a dignidade da pessoa humana são fundamentos da República Federativa do Brasil. Foi importante para reconduzir o país para a democracia e o estado de direito. Inaugurou o período de “direito de ter direitos” 
Cláusulas pétreas – imutáveis a menos que seja convocada uma nova ASSEMBLEIA NACIONAL CONSTITUINTE. Estão no artigo 60 parágrafo 4º da Constituição:
 FORMA FEDERATIVA DO ESTADO VOTO DIRETO, SECRETO, UNIVERSAL E PERIÓDICO SEPARAÇÃO ENTRE OS PODERES LEGISLATIVO, EXECUTIVO E JUDICIÁRIO OS DIREITOS E GARANTIAS INDIVIDUAIS A REPÚBLICA
Direitos fundamentais – individuais e coletivos. Tratam de direito à igualdade, inviolabilidade do direito à vida, liberdade, segurança, propriedade.
“Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, (...)”
Emenda Constitucional nº 45, de 2004 modificou substancialmente o sistema de proteção de direitos humanos no Brasil:
Determinou que os tratados e as convenções internacionais sobre direitos humanos serão equivalentes às emendas constitucionais. 
Inseriu na Constituição Federal brasileira, expressamente, que o Brasil se submete à jurisdição do Tribunal Penal Internacional, que fica em Haia, na Holanda, e que foi criado pelo Estatuto de Roma, de 1998. 
Possibilitou a federalização dos crimes graves contra direitos humanos.
Direitos Sociais - a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, direito à greve e à associação sindical.
	Direito à saúde - Artigo 194 - assegurar os direitos de saúde, previdência e assistência social. A universalidade de cobertura e do atendimento garante a todos no Brasil que sejam atendidos para prevenção ou tratamento de doenças.
	Direito a educação - Artigo 205 – regula a educação. Direito de igualdade no acesso, liberdade de aprender e ensinar, direito de pluralismo de ideias e concepções pedagógicas, coexistência de instituições públicas e privadas de ensino, gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais, garantia de qualidade, valorização dos profissionais da educação.
	Direito à moradia – direito social artigo 6º, políticas públicas devem auxiliar a garantia de moradia digna.
Proteção às mulheres - Artigo 226 – estabelece proteção à todos integrantes da família. Adicionado a isto, a Lei nº 11.340 (Maria da Penha) de 2006 visa prevenir violência doméstica/familiar contra a mulher.
Proteção à criança/adolescente – artigo 227 define dever da família, dasociedade e do Estado em assegurar os direitos da criança/adolescente. A Lei nº 8.069 (ECA- Estatuto da Criança e do Adolescente) de 1990 dispõe sobre a proteção integral à criança e ao adolescente.
Proteção à pessoa com deficiência – a Lei nº 13.146 (Estatuto da Pessoa com Deficiência) de 2015 determina direitos iguais a todas as pessoas, além das políticas públicas para garantir condições de vida dignas para autonomia.
Proteção ao idoso - Lei nº 10.741 (Estatuto do Idoso) de 2003, regula os direitos das pessoas com idade igual ou superior a 60 anos. Assegura direitos de toda pessoa humana.

Continue navegando