A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
8 pág.
AV1 NEWTON PAIVA

Pré-visualização | Página 1 de 2

Pergunta 1
1,5 / 1,5 pts
O Balanço Patrimonial é a mais importante demonstração contábil de “posição” das contas em um determinado momento. Associe as duas colunas, relacionando as definições e características de cada grupo constantes no Balanço Patrimonial. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
 
1 – Ativo
2 – Passivo
3 – Patrimônio Líquido
 
(    ) Aplicação de recursos; contas de natureza devedora; patrimônio bruto; capital à disposição da empresa; realizado e realizável; apresentado em ordem crescente de prazo de realização e decrescente de liquidez; ativo circulante e ativo não circulante.
(    ) Exigível; ordem de recurso; natureza credora; patrimônio alheio; capital de terceiros; é o exigível da empresa por obrigação legal formalizada; apresentado em ordem decrescente de exigibilidade ou crescente no prazo de exigibilidade; a provisão é um passivo; é obrigação oriunda de fato passado, que será liquidada no futuro; há o passivo circulante e o passivo não circulante.
(   ) É uma origem de recursos; tem natureza credora; Lei nº6.404\76; obrigação não exigível; normas contábeis quanto ao resíduo patrimonial; capital próprio da empresa; o capital social é formado por 100% de ações.
  
1-2-3.
 
  
1-3-2.
 
  
3-2-1.
 
  
2-3-1.
 
  
2-1-3.
 
De acordo com a unidade 1, item 1.1.
Ativo: aplicação de recursos; contas de natureza devedora; patrimônio bruto; capital à disposição da empresa; realizado e realizável; apresentado em ordem crescente de prazo de realização e decrescente de liquidez; ativo circulante e ativo não circulante.
Passivo: exigível; ordem de recurso; natureza credora; patrimônio alheio; capital de terceiros; é o exigível da empresa por obrigação legal formalizada; apresentado em ordem decrescente de exigibilidade ou crescente no prazo de exigibilidade; a provisão é um passivo; é obrigação oriunda de fato passado, que será liquidada no futuro; há o passivo circulante e o passivo não circulante.
Patrimônio Líquido: é uma origem de recursos; tem natureza credora; Lei nº6.404\76; obrigação não exigível; normas contábeis quanto ao resíduo patrimonial; capital próprio da empresa; o capital social é formado por 100% de ações.
 
Pergunta 2
1,5 / 1,5 pts
Cada demonstrativo tem sua função, ou seja, demonstra um indicativo da companhia ou empresa. Diante disso, qual demonstração contábil a seguir está associada corretamente?
DRE = Demonstrativo de Resultado do Exercício
  
DRE: traz resultado econômico e financeiro.
  
Balanço Patrimonial: representa as contas de resultado
  
DRE: não traz resultado econômico.
  
DRE: traz resultado econômico.
  
Balanço Patrimonial: traz resultado econômico.
Além de saber que temos dois regramentos para cada demonstrativo, é necessário aprofundarmos um pouco mais e saber o que cada um deles mede dentro da companhia. O Demonstrativo de Resultado do Exercício (DRE) é o mais dinâmico com seu desempenho, trazendo resultado econômico. É nele que se apresentam as contas de resultado e o resultado econômico, no qual o que importa é o fato gerador.
 
Pergunta 3
1,5 / 1,5 pts
Observe que temos dois regimentos para os demonstrativos citados na questão anterior, sendo um deles o Comitê de Pronunciamento Contábil (CPC). Quais são as demonstrações contábeis obrigatórias segundo o CPC?
BP= Balanço Patrimonial
DRE= Demonstração do Resultado do Exercício
DLPA= Demonstrativos de Lucros e Prejuízos Acumulados
DFC= Demonstrativo de Fluxo de Caixa
DOAR = Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos
DMPL = Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido
  
DFC, DRE, DOAR e BP.
  
PL e sua composição.
  
BP, DRE, DFC e DMPL.
  
BP, DRE, DFC e DLPA.
  
Ativos Circulante e não Circulante.
É muito importante ao aluno poder diferenciar a obrigatoriedade do demonstrativo de acordo com lei e de acordo com os pronunciamentos. As demonstrações contábeis, segundo as normas e o CPC, considerando a resolução do CFC 1.185\2009, que aprova a NBCT 19-27, são definidas como um conjunto completo de demonstrações que incluem os seguintes componentes[FFDF1] :
BP;
DRE;
DMPL;
DFC;
DRA;
DVA (somente para as companhias abertas).
 
Pergunta 4
1,5 / 1,5 pts
Se uma companhia não auferir lucro em um determinado exercício, o que ela pode auferir?
  
NDA.
  
Prejuízo.
  
Despesas.
  
Lucro contábil.
  
Receitas.
Uma companhia pode auferir lucro no exercício ou prejuízo, o que depende de como ela está sendo administrada e tendo seu retorno.
 
Pergunta 5
1,5 / 1,5 pts
O passivo é exigível, tem natureza credora e representa as obrigações legais. Do que trata a provisão contida no passivo?
  
Provisão do teste de recuperabilidade.
  
Provisão para férias e décimo terceiro salários.
  
Provisão de ajuste de estoque.
  
Provisão para futuros devedores duvidosos.
  
Provisão a receber.
A resposta A está correta, pois a provisão de que se trata, neste contexto do passivo, é a provisão feita para a folha de pagamento.
 
Pergunta 6
1,5 / 1,5 pts
São classificados no Ativo Circulante os bens direitos que serão transformados em dinheiro durante o ciclo operacional curto prazo da empresa.
Analise as asserções sobre o Ativo Circulante e a seguir assinale a alternativa correta.
I- Valores disponíveis para utilização imediata ou conversíveis em moeda corrente a qualquer tempo; normalmente são reunidos sob o título de “Disponibilidades”.
II- Direitos conversíveis em valores disponíveis durante o curso do exercício seguinte àquele do balanço ou realizáveis durante o ciclo operacional da empresa se esse exceder a um ano; correspondem a “Direitos Realizáveis a Curto Prazo”.
III- Valores relativos a despesas já pagas que beneficiarão o exercício seguinte àquele da data do balanço; são denominados “Aplicações de Recursos em Despesas” (MATARAZZO, 2010, p.35).
 
  
As asserções I, II e III são verdadeiras.
 
  
Apenas as asserções I e III são verdadeiras.
 
  
As asserções I, II e III são falsas.
 
  
Apenas as asserções I e II são falsas.
 
  
Apenas a asserção II é falsa.
 
As assertivas I, II e III são verdadeiras.
Feedback: De acordo com a unidade2, item 2.4.1.1:
De forma geral, a Lei nº6.404/76 e as novas leis (nº11.638/07 e nº11.941/09) definem as características dos elementos que devem compor o Ativo Circulante. São elas:
• Valores disponíveis para utilização imediata ou conversíveis em moeda corrente a qualquer tempo; normalmente são reunidos sob o título de “Disponibilidades”.
• Direitos conversíveis em valores disponíveis durante o curso do exercício seguinte àquele do balanço ou realizáveis durante o ciclo operacional da empresa se esse exceder a um ano; correspondem a “Direitos Realizáveis a Curto Prazo”.
• Valores relativos a despesas já pagas que beneficiarão o exercício seguinte àquele da data do balanço; são denominados “Aplicações de Recursos em Despesas” (MATARAZZO, 2010, p.35).
 
Pergunta 7
1,5 / 1,5 pts
O ativo circulante e o ativo não circulante têm soma exatamente igual ao passivo circulante e o passivo não circulante mais o Patrimônio Líquido.
  
Isso se dá devido ao método das partidas dobradas, no qual, para cada débito, há pelo menos um crédito.
  
Isso se dá devido às variações cambiais ativas.
  
Representa que o Patrimônio Líquido está fechando.
  
É apenas uma soma.
  
Isso se dá devido às variações cambiais passivas.
A resposta A está correta, pois há uma relação entre as contas.
 
Pergunta 8
1,5 / 1,5 pts
É cediço que as contas de resultados têm saldo credor e têm contas de saldo devedor, sendo nas contas de saldo credor contidas as receitas e nos saldos devedores contidas as despesas e, então, no encontro delas que se tem o resultado da companhia. Assinale a alternativa INCORRETA acerca dos índices para análise horizontal.
  
Índice de Liquidez Geral avalia se tudo que a empresa tem em seus ativos paga suas dívidas compondo curto e longo prazo.
 
  
Índice de Liquidez Imediata avalia se o que a empresa