Buscar

Projeto Integrador

Prévia do material em texto

13
LAUREATE INTERNATIONAL UNIVERSITIES
nayara tayma feliciano ferreira
projeto integrador: diagnóstico organizacional - fase 3 EXECUÇÃO 
São Paulo
2018
nayara tayma feliciano ferreira
projeto integrador: Diagnóstico organizacional - fase 3 execução 
Projeto organizado como exigência parcial para a avaliação da Fase 3 Execução, do Projeto Integrador: Diagnóstico Organizacional, da Laureate International Universities. 
São Paulo
2018
Sumário
Introdução	6
1 OBJETIVOS	7
1.1 Gerais	7
1.2 Específicos	7
2 Análise de ambiente	8
2.1 Microambiente	8
2.2 Macro ambiente	8
2.3 análise SWOT	8
3 PROBLEMA	10
4 Execução do projeto	11
5 parecer final do projeto: Resultados esperados	12
REFERÊNCIAS	13
Tabela 1- Análise de Ambiente	8
Introdução
O projeto foi desenvolvido a partir da pesquisa realizada no Hospital e maternidade Ipiranga Arujá que atua na área da saúde, oferecendo serviços privados ou particulares no setor da saúde. O motivo da escolha foi porque trabalho no local e gostaria de dar a visão de um colaborador. 
1 OBJETIVOS
Estabelecer causa e efeito a partir do estudo, apontando postos fortes e fracos, averiguando o que pode ou não ser melhorado ou mudado, para melhor amplitude no mercado, além, de tentar ajudar em meio a crise econômica.
1.1 Gerais
Estudar a empresa em sei perfil, conhecer melhor seu publico alvo, métodos de prestação, averiguar os problemas encontrados no macro ambiente em busca de qualidade e melhora de prestação de serviço.
1.2 Específicos
Analisar, explicar um pouco do seu ambiente interno e externo, tanto na forma operacional como administrativa, ter uma visão ampla e geral dos problemas encontrados, localizando soluções, para forma de crescimento.
2 Análise de ambiente
2.1 Microambiente
Um método usado é a busca por clientela em meio as visitas em empresa, poderíamos modificar um pouco e ampliar essa busca, não deixaria de existir, porém seria mas viável para ampliação dos negócios.
2.2 Macro ambiente
Por ser rede privada, poderia aproveitar as oportunidades de crescimento como novos convênios, ou até mesmo tornar uma parte do ambiente publico, isso deixaria de afetar 30% dos negócios, além de mostrar um leve crescimento na região do alto tiete. 
2.3 análise SWOT
Tabela 1- Análise de Ambiente
	
	Forças Positivas
	Forças Negativas
	Interno
	Potencialidades
- Único Hospital Privado
- Referência da região;
- Corpo médico de excelência,
- Quase todos os procedimento cirúrgico.
	Fragilidades
- Funcionários desmotivados;
- Estrutura Física pequena para a demanda.
- Falta de organização administrativa.
	Externo
	Oportunidades
- Há anos na área da Saúde;
- Localização em ponto estratégico;
- Clientes fidelizados.
	Ameaças 
- Concorrentes em potencial
- Não aceitar todos os tipos de convênios.
- Falta de estruturação.
3 PROBLEMA
Em dois pontos, deveria analisado melhor as fraquezas como exemplo: 
Os funcionários deveriam ser mais valorizados, com premiações para quem não falta ou não chega atrasado. Segundo ponto deveria ser analisado os salários, para muitos o ponto da empresa é a localização da região, porém, seria viável se além de ser “perto de casa” ter um salario na média ou a cima dela.
Pontos de ameaças:
A estruturação do ambiente deveria ser ampliado para mais comodidade ao paciente, por ser o único hospital privado da região, sua estrutura deveria ser maior, obter mais leitos, mais conforto na sala de observação. Segundo ponto, poderia buscar mas convênios no mercado, por não aceitar alguns convênios, o lucro do hospital pode cair, deveria ser feito uma nova pesquisa para ampliar essa demanda, ficaria mas viável financeiramente.
Analisando os pontos positivos temos:
Referencia de hospital na região, nos trabalhamos com ponto de analise do NPS, e de acordo com os registros feitos pelos paciente, um local que a maioria confia para ser internado ou fazer o tratamento hospitalar seria nossa rede, isso nos mostra que estamos no caminho certo para sermos referencia do alto tiete. Segundo ponto, Temos o corpo médico de excelência, com isso ajuda também nos tornarmos um hospital de grandiosidade, poderíamos ampliar com mais especialidades, uma equipe medica para cada especialista que o paciente necessita.
Nossas oportunidades:
Passamos por alguns administradores ate chegamos onde estamos, por esse motivo a mais de 30 anos estamos fazendo historia, nossa oportunidade de crescimento vem deste momento. Segundo, como dito nos pontos positivos, nossa clientela fiel nos torna um hospital em crescimento para um futuro de oportunidades, buscamos assim buscar mais empatia com os pacientes, deixando os mesmo em segurança e ótimo trabalho.
4 Execução do projeto
Com base no projeto descrito, para empresa encaminhar para o futuro e alcançar o objetivo proposto, deveria seguir uma linha de raciocino simples, passando pela estruturação e motivação dos funcionários.
Alguns ajustes econômicos estão sendo feitos, porém, dever ser realizado algo á mais, como exemplo uma busca minuciosa de localizar oportunidades de crescimento do ambiente econômico, como já citado, uma nova “clientela” e os torna – lós fies com um ótimo atendimento, estruturação e empatia, se colocar no lugar no paciente e não apenas enxergar números. Nos negócios as vezes é viável colocar um pouco de coração para atingir um objetivo maior.
5 parecer final do projeto: Resultados esperados
Contudo, em uma simples analise o setor administrativo deveria passar um “pente” fino para localizar melhor os erros ou onde estamos “pecando”. Algumas melhoras na infraestrutura estão sendo feitas, porém, não seria o método de ampliação e sim de melhora, ainda com base nas informações deveria realmente ser feito uma ampliação do local.
A historia do Hospital e Maternidade Ipiranga Arujá se iniciou a anos atrás, com passe em algumas conversas com alguns pacientes antigos no nosso hospital, o mesmo vem ser melhorado com excelência médica, ótimo atendimento e maior mente se sente seguros onde estão fazendo o tratamento. Por esse motivo deveria ter mais valorização do colaborador, da estrutura, corpo médico, área da manutenção além também da higienização sem esquecer do setor da rouparia. 
No longo do caminho para o crescimento iremos encontrar algumas barreiras, o ponto chave é esta preparado, saber lidar e ter pensamento para o futuro falando administrativamente, achar as lacunas que ainda não foram preenchidas, dar oportunidades desconhecida, ou seja, em alguns momentos, devemos apostar no incerto e fazer de tudo para dar certo, sem esquecer do lado humano. 
REFERÊNCIAS 
SERRA, Victor. Vivendo a Evolução. 03ª. Edição revista medicina especializada e saúde AMERICAS. São Paulo: CEO Américas, 2018.
SEVERINO, Joaquim Antônio. Metodologia do trabalho científico. 21ª. Edição revista e ampliada. São Paulo: Cortez, 2000.

Continue navegando