Buscar

trabalho comercio exterior

Prévia do material em texto

Comercio exterior!
Pergunta 1
0,25 em 0,55 pontos
	
	
	
	O BNDES apoia as exportações tanto na fase pré-embarque quanto na fase pós-embarque. O apoio, geralmente, só é concedido para empresas exportadoras, de qualquer porte, que tenham sede e administração no país. Os programas do BNDES tendem a conceder prazos maiores para o financiamento de bens que contenham maior valor tecnológico agregado. Por exemplo, no financiamento BNDES Exim Pré-embarque, o prazo de financiamento é de três anos para máquinas e dois anos para os demais itens. Da mesma forma, a modalidade para empresa âncora é de dois anos para máquinas e um ano e seis meses para os demais itens.
Os financiamentos concedidos pelo BNDES podem ser do tipo Supplier’s Credit, que é o financiamento ao exportador por meio da apresentação ao BNDES de títulos ou documentos do valor principal e juros concedidos pelo exportador ao importador. Os títulos são, então, descontados pelo BNDES e o resultado liberado à empresa exportadora.
O enunciado discorre sobre uma das formas de incentivo à exportação no Brasil, por meio de linhas de financiamento do tipo Supplier’s Credit. Diante disso, é possível perceber que o governo incentiva as exportações por meio de linhas de crédito oferecidas por bancos públicos, o que permite benefício às empresas que, geralmente, não são tão acessíveis nos bancos privados. Sabendo disso, responda:
Por que é necessário oferecer linhas de crédito diferenciadas ao exportador? Para sua resposta, considere a dinâmica do comércio internacional e a relação entre as taxas do mercado.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	Pq o brasil não é um pais exportador e sim importador tendo em vista isso acabando saindo mais caro exportar do que importar por isto as linhas de creditos que são oferecidas aos exportadores dão a possibilidade deles exportarem seus produtos sem terem prejuizos , pq as taxas e os juros são menores para este tipo de linhas de credito oferecidas ao exportador. 
	Resposta Correta:
	[Nenhuma]
	Comentário da resposta:
	No comércio internacional, há incentivos de cada país aos seus exportadores. Esses incentivos se manifestam por meio de subsídios, taxas de juros diferenciadas, isenções fiscais, entre outros. As linhas de crédito permitem que as empresas tenham menores custos para competir no cenário externo, assim podendo aumentar seu nível produtivo, o que gera benefícios internos ao país, na medida em que aumenta o nível de atividade econômica. Portanto, as linhas de financiamento diferenciadas são necessárias, pois, sem elas, as empresas nacionais não estarão em condições competitivas semelhantes as demais empresas estrangeiras que têm acesso a esse benefício.
	
	
	
Pergunta 2
0,1 em 0,55 pontos
	
	
	
	“Há um grau de competitividade no sistema econômico brasileiro com relação aos seus parceiros comerciais. Primeiro, há competitividade na complementaridade na medida em que as subsidiárias brasileiras de multinacionais estão competindo com unidades de produção dessas empresas em outras áreas do mundo. Segundo, há competitividade na exportação dos produtos finais”.
BAER, W. Economia brasileira. Barueri: NBL, 2012. p. 255.
 
A competitividade das empresas brasileiras no comércio internacional pode ser explicado por diversos fatores, como: custo da matéria-prima, burocracia, preço final, entre outros. Todos esses fatores podem ser impactados pelos regimes aduaneiros adotados. Considerando esses fatores, explique como um regime aduaneiro pode impactar positivamente a competitividade de empresas nacionais.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	o regime aduaneiro foi adotado para ajudar as empresas nacionais e internacionais a ter baixo custo em suas exportaçoes com produtos e materias primas fabricadas para as empresas.
	Resposta Correta:
	[Nenhuma]
	Comentário da resposta:
	Os regimes aduaneiros permitem vantagens para algumas empresas de determinados setores, áreas produtivas, parceiros comerciais ou, até mesmo, por simplesmente exportarem. Esses regimes concedem vantagens na forma de diminuição do custo da produção por meio do barateamento da matéria-prima importada que será utilizada na exportação, como no caso do drawback. Dessa forma, se diminui a incidência de impostos como PIS e Cofins, o que barateia o custo final do produto e permite preços competitivos no cenário internacional. Além disso, é possível eliminar parte da burocracia, tornando mais prático e rápido o processo de exportação, como no trânsito aduaneiro. Por fim, é possível diminuir o preço do produto final por meio de outros mecanismos além do incentivo fiscal, como os regimes especiais de depósito aduaneiros. Esses benefícios facilitam o processo de exportação das empresas nacionais, tornando-as mais competitivas no cenário internacional.
	
	
	
Pergunta 3
0 em 0,55 pontos
	
	
	
	Leia o excerto a seguir:
 
“Os Incoterms são representados por siglas e podem ser divididos em quatro grupos – E, F, C e D – que distinguem por determinar o aumento gradual das responsabilidades e obrigações do vendedor face ao comprador, tendo em atenção o local de entrega da mercadoria, o momento da transferência da responsabilidade pela contratação e/ou pagamento do transporte principal e o momento de transferência do risco de perda ou dano da mercadoria”.
PEREIRA, T. Temas de Direito Aduaneiro. São Paulo: Leya, 2014. p. 378.
 
A divisão dos Incoterms em grupos permite a fácil identificação do grau de responsabilidade do vendedor e do comprador. Os grupos se diferenciam em relação às obrigações quanto aos custos de transporte interno (no país de origem), os custos de transporte externo e o seguro. Diante disso, observe a relação dos grupos que subdividem os Incoterms e os associe as suas características.
 
1. F – Transporte Principal não Pago. Exemplo: FOB e FCA.
2. E – Contrato de Partida. Exemplo: EXW.
3. D – Contrato de Chegada. Exemplo: DAP e DAT.
4. C – Transporte Principal Pago. Exemplo: CFR e CIF.
 
I. (  )  Representa o nível mínimo de obrigação ao vendedor.
II. (  )  De uso exclusivo para transporte marítimo.
III. (  )  O vendedor tem o dever de pagar o frete até o destino.
IV. (  )  A obrigação do vendedor se encerra no país de desembarque.
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
2, 3, 4, 1.
	Resposta Correta:
	a. 
2, 1, 4, 3.
	Comentário da resposta:
	O Incoterm de partida (2), como o EXW, representa o nível mínimo de obrigação, pois o produto e a fatura são disponibilizados ao comprador no estabelecimento do exportador. Os Incoterms cujo transporte principal não é pago (1), como o FOB e FCA, são de uso exclusivo marítimo, pois o local de entrega e o local de destino das mercadorias são portos. Os Incoterms que se referem ao transporte principal pago (4), como o CIF e o CRF, são utilizados em negociação em que o vendedor é responsável pelos custos de transporte externos ao país de origem, nesse caso, a responsabilidade varia conforme os custos cobertos, como frete e seguro. Os Incoterms de chegada (3) são utilizados quando a responsabilidade do vendedor somente se encerra com a chegada no país de destino.
	
	
	
Pergunta 4
0 em 0,55 pontos
	
	
	
	Leia o excerto a seguir sobre admissão temporária:
“O regime aduaneiro especial de admissão temporária é aquele que permite a importação de bens que devam permanecer no país durante um prazo fixado, com suspensão total do pagamento de tributos, ou com suspensão parcial, no caso de utilização econômica”.
BROGINI, G. Tributação e benefícios fiscais no comércio exterior. Curitiba: Ibpex, 2008. p. 95.
 
O excerto descreve a admissão temporária, um regime aduaneiro especial muito utilizado para bens empregados em testes científicos, exposições em congressos e equipamentos alugados, como os utilizados em exploração de petróleo. Diante disso, é correto afirmar que a admissão temporária no Brasil:Resposta Selecionada:
	d. 
suspende o pagamento de tributos por meio de uma taxa fixa.
	Resposta Correta:
	b. 
admite bens utilizados na produção de outros bens destinados à venda.
	Comentário da resposta:
	Os bens utilizados na produção de outros bens são categorizados como admissão temporária para utilização econômicae ficam sujeitos ao pagamento do PIS/Pasep-Importação e da Cofins-Importação.
	
	
	
Pergunta 5
0,55 em 0,55 pontos
	
	
	
	Leia o excerto a seguir:
“No início, o conceito de logística era simplificado ao transporte e armazenagem de produtos. Hoje, é ponto crucial da cadeia de abastecimento integrada, atuando em estreita consonância com o moderno conceito do Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos.
[...]
As soluções logísticas necessitam ser consistentes com o aumento da complexidade do mercado mundial. Flexibilidade, serviço ao cliente e inovação são os fatores que determinam uma operação logística bem-sucedida”.
AYRES, A. Gestão de logística e operações. Curitiba: Iesde Brasil S.A., 2009. p. 229.
 
O excerto discorre sobre a evolução da logística e o perfil de uma logística bem-sucedida atualmente. Diante das informações apresentadas e considerando o texto-base, assinale a alternativa que descreve o motivo da evolução da logística descrita no excerto.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
Globalização pós-guerra.
	Resposta Correta:
	a. 
Globalização pós-guerra.
	Comentário da resposta:
	O enunciado descreve a evolução da logística advinda do aumento do comércio internacional por meio da globalização. Assim, as mudanças econômicas (maior divisão internacional da produção, diminuição das barreiras comerciais etc.) criam novas exigências competitivas, o que torna a logística peça-chave do aprimoramento das empresas que desejam sobreviver.
	
	
	
Pergunta 6
0 em 0,55 pontos
	
	
	
	Leia, no excerto a seguir, a descrição das vantagens de uma das formas de unitização de carga.
 
“1. Melhor aproveitamento do espaço disponível para armazenamento (utilizada todo o espaço vertical).
2. Economia nos custos de manuseio de materiais (reduz custo de mão de obra).
3. Utilização de embalagens plásticas ou amarração por meio de fitas de aço da carga unitária, formando uma só embalagem individual.
4. Compatibilização da carga com todos os meios de transporte (marítimo, terrestre, aéreo).
5. Disposição uniforme de materiais”.
ROJAS, P. Introdução à logística portuária e noções de comércio exterior. São Paulo: Artes Médicas, 2014. p. 64.
 
O excerto descreve as características que tornam vantajoso a utilização de uma das formas de unitização. Considerando o texto-base e o excerto, assinale a alternativa que representa a forma de unitização descrita.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
Pré-lingagem.
	Resposta Correta:
	a. 
Pallets.
	Comentário da resposta:
	O pallet ou palete é uma plataforma, que pode ser de plástico, metal ou madeira, formada por vigas, blocos ou uma face plana sobre apoios. A altura do palete é, no mínimo, a necessária para o encaixe dos garfos de uma empilhadeira. Dessa forma, o palete permite o agrupamento de materiais para a movimentação, estocagem e transporte.
	
	
	
Pergunta 7
0 em 0,55 pontos
	
	
	
	“Os incentivos à promoção das exportações basicamente pertencem a três grupos: os fiscais, os creditícios e os informacionais. Os instrumentos fiscais (ou tributários) são mecanismos historicamente tradicionais de incentivos aos negócios internacionais, sendo normalmente instituídos por meio de renúncia, suspensão, redução, isenção ou restituição de tributos nacionais exigidos nas operações comerciais, produtivas e/ou faturamento (renda) quando estas forem realizadas exclusivamente para o exterior, nele ou a partir dele”.
FIGUEIRA, A.; MELLO, R. Negócios internacionais: perspectivas brasileiras. Rio de Janeiro: Elsevier Brasil, 2014. p. 96.
 
O excerto discorre sobre a finalidade da isenção e outros benefícios à exportação, que são concedidos pelos governos estaduais e/ou federal. Diante das informações contidas no texto-base sobre os tributos isentos em determinados regimes aduaneiros especiais e regimes aduaneiros aplicados em áreas especiais, é correto afirmar que um deles é:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
Taxas de Licença a Exportação.
	Resposta Correta:
	b. 
o Imposto sobre Importação.
	Comentário da resposta:
	O Imposto sobre Importação é suspenso ou isento por meio do drawback, em determinadas Zonas de Processamento de Exportações e em determinadas categorias de produtos.
	
	
	
Pergunta 8
0,55 em 0,55 pontos
	
	
	
	Por meio de recursos do Tesouro Nacional, o Proex é oferecido pelo Banco do Brasil S.A, que concede recursos na fase após a negociação do bem ou serviço. O financiamento pode ser concedido ao exportador brasileiro (supplier’s credit) ou ao importador estrangeiro (buyer credit). A finalidade principal do financiamento é facilitar as exportações de bens e serviços e contempla praticamente toda a pauta de exportação brasileira, com maior objetivo em produções cinematográficas e softwares.
O enunciado discorre sobre o Proex e as formas de financiamento disponíveis por meio dessa linha. Considerando os estudos realizados no texto-base, assinale a alternativa correta a respeito do uso do Proex.
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
É uma linha de financiamento com a finalidade de financiar produtos brasileiros, basicamente máquinas e equipamentos em prazos longos. 
	Resposta Correta:
	a. 
É uma linha de financiamento com a finalidade de financiar produtos brasileiros, basicamente máquinas e equipamentos em prazos longos. 
	Comentário da resposta:
	O Supplier’s Credit (financiamento ao exportador) é concedido pelo Banco do Brasil S.A ao exportador que comercializa máquinas e equipamentos, mediante desconto das cambiais onde as divisas vão ingressar futuramente, nos respectivos vencimentos, com prazos que podem chegar a 10 anos.
	
	
	
Pergunta 9
0 em 0,55 pontos
	
	
	
	“Não se pode confundir os órgãos gestores com os órgãos anuentes. Os órgãos gestores são os administradores do sistema. Os órgãos anuentes são aqueles que concedem o licenciamento das importações e exportações na sua respectiva área de competência. Caso se queira importar um animal vivo, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento deve dar a anuência”.
LUZ, R. Comércio internacional e legislação aduaneira. Rio de Janeiro: Elsevier Brasil, 2007. p. 31.
 
Segundo o excerto e o texto-base, os órgãos anuentes são responsáveis por autorizar a importação ou exportação, conforme disposto na legislação. Sobre esses órgãos, é correto afirmar que:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento deve dar a anuência para todas as categorias de mercadorias importadas.
	Resposta Correta:
	c. 
o importador deve consultar o Siscomex para verificar se há exigência de tratamento administrativo próprio para a operação que deseja realizar.
	Comentário da resposta:
	Determinadas mercadorias exigem uma licença própria, portanto é necessário se informar a respeito disso por meio do próprio Siscomex.
	
	
	
Pergunta 10
0 em 0,55 pontos
	
	
	
	Leia o excerto a seguir:
 
“Os Incoterms possuem uma diferenciação bastante clara entre os termos utilizados para os diversos meios de transporte e aqueles utilizados apenas no transporte marítimo. Analisando as características dos diversos Incoterms, podemos classificá-los de acordo com os meios de transporte em que podem ser utilizados:
Incoterms que podem ser utilizados em qualquer meio de transporte [...]
Incoterms para uso exclusivo em meios de transporte marítimo [...]”.
ANDRADE, C.; ANDRADE, A.; BELERIQUE, S.; CASTELLI, T.Gestão de contratos internacionais. Rio de Janeiro: FGV, 2015. p. 117.
 
Conforme o exposto no excerto, hátermos de uso exclusivo para o transporte marítimo. Considerando o conteúdo do texto-base, é correto afirmar que um termo utilizado exclusivamente para o transporte aquaviário é:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	c. 
o Delivered At Terminal (DAT).
	Resposta Correta:
	b. 
o Delivered Ex-Quay (DEQ).
	
	
	
	
	
	
1) O Brasil participa de vários acordos e tratados internacionais, como são denominados os blocos econômicos. Esses blocos são importantes para os países no sentido de proporcionar inovações tecnológicas, aumento dos negócios nas áreas de segurança, redução de tributos, livre circulação de bens e pessoas, desenvolvimento do comércio, controle ambiental entre outras vantagens.
No texto base, estudamos alguns blocos econômicos e seus países-membros. Dessa forma, é possível afirmar que o Brasil é participante dos seguintes blocos econômicos:
		
	
	Resposta Correta:
	e. 
Mercosul e Aladi.
	2)Com o objetivo de aumentar a entrada a mercados estrangeiros e promover a competitividade interna, o Brasil colabora para as negociações de acordos entre o Mercosul e parceiros extrarregionais. Em 1995, a União Europeia e o Mercosul assinaram um Acordo-Quadro de Cooperação Interregional, que entrou em vigor em 1999. Uma declaração comum em anexo ao acordo prevê as bases para um diálogo político entre as partes.
 
No texto-base, estudamos que o Mercosul firmou acordos extrarregionais. Baseado nesse estudo, analise as afirmativas a seguir e marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.
 
I. (  ) Mercosul e União Europeia tem negociações centralizadas no marco normativo que se trata do mercado em bens, solução de conflitos e outros.
II. (  ) O primeiro acordo extrarregional do Mercosul foi com a Índia e trata-se de um Acordo de Preferências Tarifárias Mercosul-Índia.
III. (  ) O Mercosul e EFTA (Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suíça) acordaram em continuar as conversas, objetivando uma negociação comercial futura.
IV. (  ) O Mercosul e Palestina firmaram um acordo concentrado no setor de serviços.
V. (  ) Está em processo um acordo entre Mercosul e Egito, que visa a mútua abertura de mercado de bens e serviços. 
 
Agora, assinale a alternativa com a sequência correta:
		
	
	Resposta Correta:
	e. 
V, V, V, F, V.
	3) A balança comercial brasileira teve um superávit no ano de 2015, ou seja, houve mais exportações do que importações. Isso aconteceu, principalmente, por conta da crise nacional e do petróleo, com redução das importações devido à alta do dólar norte-americano, mais do que precisamente pelo aumento das exportações de diversos produtos, mesmo com a moeda em cotação favorável à empresa exportadora neste mesmo ano.
No texto-base, estudamos as importações e exportações brasileiras e também o potencial do Brasil no mercado externo e podemos perceber como o comércio exterior afeta a economia dos países. Com base no conteúdo estudado, podemos afirmar que o resultado da balança comercial brasileira em 2015 teve saldo positivo apesar de:
		Resposta Selecionada:
	c. 
o Brasil ser um país importador de grande quantidade de produtos acabados, matérias-primas, máquinas e equipamentos e bens de capital.
	4) A partir de 1990, o mundo passou a vivenciar com intensidade crescente um fenômeno que viria a ser chamado de ‘globalização’. Ao que parece, a revolução tecnológica passou a acelerar a necessidade de buscas de soluções reivindicadas há muito tempo no âmbito da Unctad pelos países em desenvolvimento. O desejo comum de melhoria de desempenho nas relações econômicas internacionais para mais de uma centena de países do mundo não desenvolvido refletia na prática os objetivos quando da constituição do GATT e que seriam reafirmados posteriormente quando da operacionalização da OMC”.
 
Na leitura do texto acima e no estudo do texto-base, vimos a importância da globalização e suas consequências e podemos afirmar que o processo de globalização está:
		Resposta Selecionada:
	d. 
ligado aos processos do aumento das exportações e importações mundiais e à tecnologia, que possibilitou a obtenção desse processo de crescimento.
	5) O comércio exterior é uma atividade comercial muito antiga. Podemos percebê-lo em vários momentos da história do ser humano. Por exemplo, no século XV, os países europeus que quisessem comprar especiarias (pimenta, açafrão, gengibre, canela e outros temperos) precisavam recorrer aos comerciantes de Veneza ou Gênova, que possuíam o monopólio desses produtos.
Com base nos estudos do texto-base, no qual estudamos o que são exportações e algumas de suas características, analise as afirmativas a seguir e marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.
 
I. (  ) Exportação significa que pessoa jurídica ou pessoa física está vendendo um produto ou serviço para empresa de outro país.
II. (  ) Uma vantagem da exportação é que se trata de uma alternativa para levar desenvolvimento às empresas.
III. (  ) O aumento das exportações de um país não eleva a renda disponível na economia.
IV. (  ) Exportação significa simplificação do processo interno da empresa, já que, para exportar, são desnecessárias adaptação de produto e contratação e treinamento de equipe especializada.
 
Agora, assinale a alternativa com a sequência correta.
	Resposta Selecionada:
	b. V V F F 
	6) comércio entre países é uma das mais antigas atividades da humanidade, sendo conhecido desde a Idade Média como escambo, que era a troca de mercadoria entre tribos sem envolvimento de moeda. O Brasil entra no contexto de comércio internacional no ano de 1808 com a abertura dos portos. Para se entender o comércio exterior brasileiro, temos de entender como este processo se iniciou há mais de dois séculos.
No texto-base da disciplina, conhecemos algumas atividades ao longo desses 200 anos que foram determinantes para a regularização do comércio internacional. A seguir, analise os fatores listados que podem ter influenciado esse movimento.
 
I. A abertura dos portos devido a chegada da corte portuguesa em 1808.
II. Regulamentação e criação de estaleiros que serviam para reparo às embarcações.
III. A independência do Brasil em 1822 permitiu que o Brasil assinasse um acordo comercial com a Inglaterra.
IV. Incentivo ao plantio de produtos e frutas originárias de outros continentes.
V. Criação de uma câmara de comércio luso-brasileira para controlar as exportações para este país em 1808.
 
Estão corretas apenas:
		
	
	Resposta Correta:
	a. 
I, II, III e IV.
	7) Com o objetivo de aumentar a entrada a mercados estrangeiros e promover a competitividade interna, o Brasil colabora para as negociações de acordos entre o Mercosul e parceiros extrarregionais. Em 1995, a União Europeia e o Mercosul assinaram um Acordo-Quadro de Cooperação Interregional, que entrou em vigor em 1999. Uma declaração comum em anexo ao acordo prevê as bases para um diálogo político entre as partes.
 
No texto-base, estudamos que o Mercosul firmou acordos extrarregionais. Baseado nesse estudo, analise as afirmativas a seguir e marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.
 
I. (  ) Mercosul e União Europeia tem negociações centralizadas no marco normativo que se trata do mercado em bens, solução de conflitos e outros.
II. (  ) O primeiro acordo extrarregional do Mercosul foi com a Índia e trata-se de um Acordo de Preferências Tarifárias Mercosul-Índia.
III. (  ) O Mercosul e EFTA (Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suíça) acordaram em continuar as conversas, objetivando uma negociação comercial futura.
IV. (  ) O Mercosul e Palestina firmaram um acordo concentrado no setor de serviços.
V. (  ) Está em processo um acordo entre Mercosul e Egito, que visa a mútua abertura de mercado de bens e serviços. 
 
Agora, assinale a alternativa com a sequência correta.
		Resposta Selecionada:
	d. 
V, V, V, F, V.
	8) Quanto às políticas de crédito, destaca-se o papel crescentedo BNDES na concessão de créditos favorecidos para as vendas externas, por meio do Programa de Financiamento das Exportações (Finamex), além da ampliação dos recursos para o Programa de Financiamento às Exportações (Proex) e sua extensão crescente em termos de número de produtos e abrangência das empresas beneficiadas. Por fim, cabe mencionar o restabelecimento do seguro de crédito para exportação”.
COMIN, A. De volta para o futuro: política e reestruturação industrial do complexo automobilístico nos anos 90.
 
O excerto discorre sobre as diversas formas de o BNDES incentivar as exportações, assim como mencionado no texto-base. Dentre essas formas, é citado o Finamex. Sobre esse financiamento, é correto afirmar que:
		Resposta Selecionada:
	b. 
pode ser das linhas pré-embarque ou pós-embarque.
	9) A explosão tecnológica tem sido um aspecto de intensiva informação na logística, do mesmo modo que o gerenciamento de materiais, o intercâmbio eletrônico de dados, códigos de barra e apoio às decisões. A tecnologia [...] apoiou diversos aspectos no gerenciamento dos negócios. As transações passaram a ocorrer muito mais rapidamente e com muito menos erros, gerando um apoio muito maior aos negócios e novas práticas”.
O intercâmbio eletrônico de dados é citado como uma das inovações tecnológicas que permitiram a evolução das transações ocorridas. Conforme vimos no texto-base, em uma cadeia de suprimentos, é correto afirmar que o intercâmbio eletrônico de dados:
		Resposta Selecionada:
	a. 
agiliza o processo mercantil por meio da redução de fluxo de papéis e padronização dos documentos.
	10) As cartas de crédito podem ser revogáveis ou irrevogáveis. A carta de crédito irrevogável significa que, assim que o vendedor aceita o crédito, o comprador não consegue alterá-la de forma alguma sem a permissão do vendedor. Haverá uma proteção maior se o comprador for obrigado a obter aprovação da carta de crédito por meio de um banco americano”.
 
O excerto descreve um documento comumente utilizado para assegurar os pagamentos internacionais. Sobre a carta de crédito, descrita anteriormente, é correto afirmar que:
		Resposta Selecionada:
	c. 
exige a apresentação de determinados documentos para a liberação do pagamento.
	
11) A filosofia da cadeia de suprimentos pressupõe um conjunto de processos de negócios com componentes gerenciais integrados e compartilhamento de informações, divisão de riscos e ganhos, cooperação, alinhamento de objetivos
e integração horizontal dos processos de cada membro da cadeia. O conjunto de atividades empresariais de uma organização deve estar alinhado com as demais em ações sincronizadas ao longo da cadeia, gerando resultados específicos para o mercado-alvo”.
O excerto demonstra que a cadeia de suprimentos deve considerar os riscos que podem prejudicá-la como um todo. Sabendo disso e considerando o texto-base, é correto afirmar que um desses riscos:
		Resposta Selecionada:
	e. 
são os preços de mercado.
	12) Em termos simplificados, denomina-se custo Brasil o acúmulo de ineficiências, exigências burocráticas descabidas, legislação inadequada, tributação excessiva – e, acrescento, a instabilidade de todas as regras – bem assim como outras distorções, como diz a Confederação Nacional da Indústria (CNI), em um folheto a esse respeito, umas e outras das quais prejudicam a competitividade do setor produtivo brasileiro”.
 
O custo Brasil é um termo antigo, mas aplicável à atual realidade brasileira, que agrupa uma série de dificuldades às empresas brasileiras. Considerando as principais dificuldades citadas no texto-base, é correto afirmar que é um dos entraves à logística:
		Resposta Selecionada:
	e. 
os processos burocráticos.
	13) As empresas exportadoras podem vincular documentos de embarque a um ACC ou ACE independentemente do método de pagamento utilizado por seus importadores, ou seja, se conduzidos por remessa direta, cobrança direta ou carta de crédito. É também importante ressaltar que o fato de um banco conceder um ACC ou ACE a uma empresa não a obriga a transitar as cobranças documentárias ou cartas de crédito pelo mesmo”.
No excerto, é discorrido sobre o uso do Adiantamento sobre Contratos de Câmbio (ACC) e do Adiantamento sobre Cambiais Entregues (ACE). As etapas dessa modalidade de financiamento de exportação podem ser representadas conforme esquema a seguir.
Observado o esquema, identifique as etapas que correspondem a cada um dos números.
 
I. (  ) Adiantamento sobre Contratos de Câmbio (ACC).
II. (  ) Adiantamento sobre Cambiais Entregues (ACE).
III. (  ) Produção.
IV. (  ) Liquidação.
V. (  ) Embarque.
 
RESPOSTA: 2,4,1,5,3.
	14) O governo brasileiro tem um importante programa de apoio ao financiamento de pequenos e médios exportadores, chamado Proex. Criado pelo Governo Federal para aumentar a competitividade das exportações de bens e serviços brasileiros, o Proex é uma linha de crédito ao exportador brasileiro ou ao importador de produtos brasileiros no exterior.
O texto anterior discorre sobre o uso do Proex, pelo governo, como forma de aumentar a competitividade das exportações brasileiras. A respeito do Proex, e conforme o material do texto-base, é correto afirmar que:
		
	 
	Resposta Correta:
	e. 
ele apoia os exportadores por meio do financiamento e, também, por meio da equalização das taxas de juros
	15) A filosofia da cadeia de suprimentos pressupõe um conjunto de processos de negócios com componentes gerenciais integrados e compartilhamento de informações, divisão de riscos e ganhos, cooperação, alinhamento de objetivos
e integração horizontal dos processos de cada membro da cadeia. O conjunto de atividades empresariais de uma organização deve estar alinhado com as demais em ações sincronizadas ao longo da cadeia, gerando resultados específicos para o mercado-alvo”.
O excerto demonstra que a cadeia de suprimentos deve considerar os riscos que podem prejudicá-la como um todo. Sabendo disso e considerando o texto-base, é correto afirmar que um desses riscos:
		
	
	Resposta Correta:
	a. 
são os preços de mercado.

Continue navegando