Buscar

Múltiplas inteligências

Prévia do material em texto

CURSO: gestão de recursos humanos
DISCIPLINA: treinamento , desenvolvimento e educação corporativa
PROFESSORA: Marialva 
As MÚLTIPLAS INTELIGÊNCIAS
Emoção e inteligência
A emoção e a inteligência são aspectos inerentes à vida humana e implicam condutas ajustadas à percepção. 
No trabalho a demanda por habilidades intelectuais se faz permanente na resolução de problemas, mas o estado emocional nem sempre é deixado de lado, provocando situações geradoras de desconforto e/ou conflito.
emoção
Weiten (2002, citado em BERGAMINI, 2005) afirma que as emoções são consideradas responsáveis pelos sentimentos e constituem um padrão da conduta de cada um. 
Bergamini (2005) observa que a emoção “caracteriza-se como uma função psíquica de difícil acesso” (p. 117), o que justifica a dificuldade de lidar com as emoções das pessoas no trato interpessoal. 
percepção
A percepção que temos das emoções alheias espelha muito da nossa experiência pessoal e de condicionantes culturais (por exemplo: na maior parte do mundo riso e choro são indicativos respectivos de alegria e tristeza). Devemos cuidar para não rotular demais condutas observadas, pois a maior marca da emoção é a subjetividade.
aspectos que influenciam o modo de manifestarmos as emoções
Personalidade;
Gênero;
Cultura;
Formação;
Condicionamento – premiação e punição
Estado de saúde
O que é inteligência 
Atividades Mentais
Inteligência emocional
A inteligência emocional é a capacidade de administrar as emoções para alcançar objetivos. A partir desta definição, é possível entender porque as pessoas devem saber lidar com seus medos, inseguranças e insatisfações em prol do êxito nas atividades.
Inteligência emocional
Inteligência emocional é a capacidade que um indivíduo tem de compreender e gerenciar as próprias emoções e também de aprender a lidar com as emoções e sentimentos das pessoas a sua volta, com o objetivo de alcançar resultados positivos, não só na vida pessoal, como também na profissional,
Inteligência emocional no trabalho
Um profissional calmo, que tem clareza sobre suas emoções e sentimentos na hora de avaliar determinada situação, bem como resiliência, e que sabe gerenciar imprevistos e lidar com mudanças repentinas em seu dia a dia de trabalho, tem muito mais chances de alcançar o sucesso do que aquele que vive estressado e resolve os conflitos pelos quais passa com impulsividade.
Ter um controle sobre o fluxo das emoções e a capacidade de refrear impulsos é uma qualidade essencial para conseguir ser bem-sucedido e ter um bom relacionamento interpessoal com os colegas de trabalho, tornando o ambiente propício para o desenvolvimento das atividades com excelência e para o crescimento de todos de uma forma geral.
O estresse
A não administração das emoções e das pressões vivenciadas no ambiente de trabalho ou na vida familiar podem gerar estresses que são prejudiciais à saúde humana.
O que significa estresse?
Originalmente este termo foi emprestado da física que designa “desgaste” a que diversos materiais estão expostos pela ação do tempo e de outros estímulos que possam modificar o estado natural de um objeto.
Davidoff (2001) observa que todos estamos expostos a agentes estressores, estando estes no trabalho e/ou na nossa vida pessoal. Basta que a percepção de um estímulo seja estressante para que o mesmo se inicie.
Como desenvolver a inteligência emocional no trabalho
Conheça suas próprias emoções
Aprenda a lidar com as emoções
Desenvolva a empatia
Mantenha-se motivado
gardner
 À teoria desenvolvida a partir da década de 1980 por uma equipe de investigadores, liderada pelo psicólogo Howard Gardner. Buscando analisar e descrever melhor o conceito de inteligência.
Os estudos de Gardner (1994,1995) foram decisivos para a substituição do paradigma unidimensional pelo multidimensional, onde "as múltiplas faculdades humanas são independentes em graus significativos" (Gardner, 1995, p. 29).
Gardner afirmou que o conceito de inteligência, como tradicionalmente definido em  psicometria (teste de QI) não era suficiente para descrever a grande variedade de habilidades cognitivas humanas. 
Inteligência Lingüística
Localização: Centro de Broca.
Inteligência Lógica-matemática
 Localizado: Centro de Broca. 
 Inteligência Espacial
Localização: Hemisfério Direito. 
Inteligência Musical
 Localização: Hemisfério Direito.
A fisiologia do cérebro e as múltiplas inteligências
 Inteligência Corporal Cinestésica: 
Localização: Hemisfério Esquerdo. 
Inteligência Interpessoal
 Localização: Lobos Frontais. 
Inteligência Intrapessoal
 Localização: Lobos Frontais.
Inteligência Naturalista
Localização:Lobo Occipital.
A fisiologia do cérebro e as múltiplas inteligências
		
		A associação homem-natureza, possibilitada nas práticas físicas junto aos ambientes naturais, estabelece uma comunicação figurada, na qual o participante pode expressar, por meio de uma linguagem própria, o rompimento das barreiras até então existentes e os benefícios dessa integração: resgate do elemento humano da sua natureza e da oportunidade do homem viver sua própria natureza.
LINGÜÍSTICA
LINGÜÍSTICA
		
		É aquela que nós ajuda a relacionar conceitos de maneira esquemática e técnica. Através dela raciocinamos e usamos o pensamento lógico.
LÓGICO-MATEMÁTICA 
Encontrada no centro de broca.
Pode-se dizer que é a única inteligência que só pode ser exercitada “instalando programas” ou seja, só e possível melhorar a inteligências praticando e analisando casos existentes ou combinando dados para se aproximar da resolução do programa através de uma prova – erro.
LÓGICO-MATEMÁTICA 
LÓGICO-MATEMÁTICA 
Características :
Gosta de ser preciso;
Aprecia resolução de problemas;
Aprecia cálculos;
Gosta de raciocínio abstrato;
 Utiliza estrutura lógica;
Prefere anotações de forma ordenada;
LÓGICO-MATEMÁTICA 
 inteligência espacial 
Habilidade para manipular formas e objetos
Este tipo de inteligência é identificada em:
Artistas plásticos
Arquitetos
Engenheiro
OBS: Pessoas com facilidade em entender e manipular o mundo visual como imagens 3D.
 inteligência espacial 
 inteligência espacial 
corporal cinestésica 
		E o uso do corpo todo para expressar idéias e sentimentos bem como na destreza no uso das mãos para produzir ou transformar coisas. 
Este tipo de inteligência é identificada em:
Ator;
Mímico; 
Atleta ;
corporal cinestésica 
Localização: Hemisfério Esquerdo
interpessoal
		A capacidade de compreender o(s) outro(s), durante a "aventura" compartilhada mobiliza atitudes e valores essenciais no relacionamento (cooperação, respeito, paciência, solidariedade, empatia, reconhecimento da emoção alheia, criticidade, criatividade, encorajamento na busca de soluções sem imposição de idéias), podendo imprimir a essas experiências, um caráter único e incomparável.
interpessoal
Normalmente encontrada em:
Professores;
Religiosos;
Lideres;
Pessoas comuns
OBS:Exemplos de pessoas famosas –Silvio Santos e Jô Soares
	As formas singulares de perceber o mundo e perceber-se no mundo ganham visibilidade, durante as vivências junto à natureza, as quais, de modo simbólico, se traduzem no tipo de atividade escolhida, podendo revelar como o praticante se compreende, trabalha consigo mesmo e até a imagem que faz de si próprio.
	A confiança, a intencionalidade, o auto-controle, a curiosidade, entre outros fatores presentes nessas práticas, podem denotar a individualidade humana obscurecida nas aparências das condutas cotidianamente esperadas.
intrapessoal
intrapessoal
		A comunicação do homem no e com o mundo real, estimulada nas práticas de aventura, inclui a capacidade de utilizar sons naturais como forma de expressão. As experiências dessa natureza, pouco comuns, colocam o homem num estado de alerta, do qual decorre sua suscetibilidade para sons, cheiros, indícios, sensações,representando, simbolicamente, o ver-ouvir-sentir dos ritmos internos de seu próprio corpo, harmonizado com o exterior.
Inteligência mUsical
		
Inteligência musical
Os que usam a inteligência musical para expressar suas crenças e cultura, suas dividades
Os que amam
Os que usam para expressar outras inteligências. 
Os que usam para expressar educação moral.
Para ser popular em vários aspectos.
Partitura percussiva
Os que usam a inteligência para expressar loucura intelectual
Notas musicais
“Esta canção é mais que mais uma canção,quem dera fosse uma declaração de amor,a semana inteira fique esperando pra te ver sorrindo pra te ver cantando, o meu cúpido é garri só me traz lixo”
Bob Marley
Carde king 
Poul Maccartney 
Beethoven
Madona
Vila Lobos
Chico Buarque
Tim Maia
Marília Mendonça
Chiquinha Gonzaga
		Vivências significativas, junto ao meio ambiente, podem possibilitar ao homem o reconhecimento dos objetos da natureza, a distinção dos elementos vegetais, animais, minerais e, simbolicamente, reconhecer-se como dotado de um corpo, com espaço ecológico integrante, integrado e integrador homem-natureza e natureza-humana.
INTELIGÊNCIA naturalista
INTELIGÊNCIA naturalista
CONCLUSÃO
	
	A maioria das pessoas possui uma ou duas inteligências desenvolvidas. Isto explica porque um indivíduo é muito bom com cálculos matemáticos, porém não tem muita habilidade com expressão artística. 
	De acordo com Gardner, são raríssimos os casos em que uma pessoa possui diversas inteligências desenvolvidas. Podemos citar Leonardo da Vinci como um destes casos raros de genialidade. Ele foi um excelente pintor,cientista, escultor, arquiteto, poeta, músico, botânico, matemático e anatomista. Por outro lado, o psicólogo afirma que são raros também os casos em que uma pessoa não possui nenhuma inteligência.

Continue navegando