Buscar

A Economia Brasileira e a Taxa de Juros

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

É de conhecimento geral que o Brasil é um dos países com a maior taxa de juros do planeta, há incríveis 24 anos os juros reais tem se mantido acima de 10%, e em 1998 alcançando a marca de 27%.
A 9ª economia do globo sofre com a inflação muito alta, em um cenário de alta da Taxa SELIC, a tendência é que todas as outras taxas do mercado também se elevem, o que resulta em uma situação de crédito mais restritivo às empresas e às famílias brasileiras.
Por outro lado, em 2019 o Brasil estará comemorando uma década de estabilidade. A era do real esta sendo marcada por taxas de inflação baixas, se comparadas com a média histórica. Recentemente o economista Pérsio Arida fez um levantamento: ”O plano real foi extremamente bem sucedido em derrubar a inflação, mas claramente mal sucedido em criar uma trajetória de crescimento elevado e sustentado”.
Ficou bem claro que o motivo dos juros serem tão elevados em nosso país se dá por conta da alta inflação, é como se o Brasil gastasse mais do que recebe. Uma das medidas para contornar o aumento da taxa de juros, seria uma reforma bancária e mudanças legais sobre os consumidores, como aumentar as punições aos devedores e criar mecanismos de cadastro positivo para que as taxas de juros possam cair fortemente para as empresas e consumidores com maior responsabilidade.

Outros materiais