Buscar

testes de personalidade

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Plan1
	TESTE	APLICAÇÃO	CORREÇÃO	PROJETIVO	PSICOMÉTRICO	EXPRESSIVO
	BFP - Bateria Fatorial de Personalidade instrumento construido para a avaliação da personalidade a partir do modelo dos Cinco Grandes Fatores (CGF) como: Extroversão, Socialização, Realização, Neuroticismo e Abertura a experiencias. 	Material- Caderno de aplicação do teste, Protocolo de Respostas. Método- Poderá ser aplicado individualmente ou em grupo não tendo limite de tempo. Distribuir os lápis e os protocolos de respostas pedir aos examinandos que preencham o cabeçalho. Logo após distribuir os cadernos solicitando-se que não os abram. Ler as instruções para a elaboração do teste, após finalizar a leitura questionar se há alguma dúvida, não havendo mais duvidas o examinador dara o sinal para iniciar o teste.	Material - Protocolo de Apuração e manual. Método- O levantamento dos escores brutos do BFP é iniciado pelo cálculo dos resultados de cada faceta e, a seguir, dos fatores. Recomenda-se o uso do sistema informatizado para o levantamento da BFP. Tal sistema que fornece ao psicologo os resultadosde cada indivíduo, apresentando para cada faceta os escores brutos e pontos percentílicos, além de uma síntese de interpretação de cada fator avaliado.
	As Pirâmides Coloridas de Pfister instrumento privelegiado de uso em clinicas, integrando-se o motivo do exame, a relação com o examinador e os diversos meios empregados para conhecer a pessoa além do que ela pode dizer sobre si mesma, é possível chegar a uma compreensão mais aprofundada sobre o modo de ser de cada um, sua personalidade, habilidades cognitivas e tendências de comportamento no enfrentamento de problemas.	Material- Mostruário de cores, manual e folha de aplicação. Método- Pode ser ultilizada com crianças desde 7 anos de idade até indivíduos idosos. Aplicação feita de modo individual sem tempo limite. Estabelecer um bom rapport com o examinado, informa-la do prósito e objetivo do exame. Ler as instruções para a elaboração do teste. O material não deve ser exposto até o início das instruções. Após ler as intruções quaetionar se ficou com alguma duvida, não havendo mais duvidas o examinador dara o sinal para iniciar o teste. Dai em diante, deve-se anotar tudo que o indivíduo faz, seus comentários, suas atitudes, ao mesmo tempo que se anotam cada escolha de cor e lugar em que esta foi colocada no esquema. Cada cor tem um código e cada espaço, assina-le cada espaço onde as cores são colocadas, na ordem em que forem preenchidas. No caso de trocas, continua-se o registro não devendo apagar a cor que foi subtituída. Serão três piramides a serem preenchidas. Ao finalizar o preenchimento das três piramides questionar o examinado as seguintes questões: - Qual delas você acha mais bonita? De qual você mais gosta? -Por que? - De delas você menos gosta? Por que? -Geralmente de qual cor gosta mais? -De qual cor menos gosta em geral? -Aqui no teste, qual sua cor preferida? -De qual cor do material você menos gostou?	Material- Folha de registro. Método- Transpor o que foi registrado para o verso da folha de registro, iniciando com a última cor colocada e segue-se o caminho inverso, de baixo para cima, considerando as trocas realizadas ao longo da execução. Contar as cores utilizadas em cada piramide para depois transformar em porcentagens. Repassar as porcentagens obtidas para a tabela de frequencia, assinalar se o valor dado está aumentado, diminuido ou na média. Verificar se á incidencia das sindromes cromáticas e das cores por duplas. Classificar o modo de execução, de colocação e o aspecto formal de cada uma das três piramides. Registrar as variações cromáticas e a variações de matizes para cada piramide e para finalizar a formula cromática conforme manual.
	Palográfico - Teste de personalidade constituida de dois tipos, uma mais quantitativa e outra mais qualitativa que irão avaliar caracteristicas como: Nível de oscilação rítmica (NOR) e Produtividade. O teste também traz resultados como: Qualidade do rendimento no trabalho; A necessidade de contato com o exterior ou da liberdade, isolamento, concentração, auto estima, confiança, flutuações do ânimo, humor, vontade, capacidade organizadora do individuo, grau de firmeza nas atitudes pessoais, transtorno do sistema nervoso, intoxicação, lesão, doença neurológica, impulsos, agressividade, organização, harmonia, irregularidades, emotividade, depressão e impulsividade.	Material- Folha de aplicação padronizada com traços. Lápis preto nº2. Método- Aplicado em crianças desde 8 anos, adolescentes e adultos. Aplicação dividida em duas partes a primeira com duração de 2 minutos e 30 segundos, 30 segundos cada tempo. A segunda tem duração de 5 minutos 1 minuto cada tempo. O teste pode ser aplicado individualmente ou coletivamente. Pedir ao examinado que preencha o campo a cima que solicitam os dados, ler as intruções, hão havendo duvidas poderá iniciar o teste. Cronometrar o tempo. Logo depois de realizar as duas etapas solicitar ao examinado que faça a contagem dos palos de cada parte, sempre inciando no nº1.	Para o NOR calculam-se as diferanças existentes entre cada um dos cinco intervalos consecutivos e anota-se no quadro diferenças. O NOR é obtido multiplicando-se o total das diferenças por 100 e dividindo pelo total de palos realizados no teste, considerando apenas a primeira casa decimal. Para a Produtividade é avaliada pela quantidade de números de traços realizados para obter o resultado deverá ser comparado com a tabela de produtividade disponivel no manual. Outras formas de medições para obter resultados é a comparação com os modelos disponiveis no manual como: Grafico de rendimento, distancia entre palos, inclinação dos palos, tamanho dos palos, direção das linhas, distancia entre as linhas, margens direita e esquerda, margem superior, pressão e qualidade do traçado, irregularidade do traçado, tremor, ganchos ou arpões, organização ou ordem.
	TAT - Técnica que consiste em apresentar uma série e pranchas, selecionadas pelo examinador ao sujeito que deverá, assim, contar uma história sobre cada uma das pranchas. As histórias obtidas com frequencia revelam componentes importantes da personalidade, que são decorrentes de duas tendencias psciológicas: Tendencias das pessoas para interpretar uma situação humana ambigua basenado-se em suas experiencias passadas e em seus anseios presentes; inclinação das pessoas que escrevem história para agir de igual maneira: uutilizar acervo de suas experiências e expressar seus sentimentos e necessidades conscientes e inconscientes.	Material- 31 pranchas. Método- Realizada em três sessões, 1ª sessão: Ler as instruções de aplicação que estão disponiveis no manual. Mostrar a primeira prancha para o examinado solicitar uma história com o máximo de ação, descreva o que esta acontecendo no momento, o que os personagens estã sentindo ou pensando, conte como termina a história. Serão aplicadas 10 pranchas com serca de 5 minutos para cada prancha. Anotar a hora do inicio e fim e o tempo de latencia. 2ª sessão: Com intervalo de pelo menos 1 dia apresentar outras pranchas para o examinado e solicitar que faça a mesma atividade que fez na primeira sessão, nessa sessão apresentará ao examinado a prancha em branco. 3ª sessão: Nessa sessão o examinado é instado a tentar lembrar das fontes de suas idéias, provenham elas de sua experiencia pessoal, de amigos e parentes ou livros e filmes.	Material- Manual de instruções. Método- Primeiro deverá saber algumas informações do individuo, como: idade, sexo, pais vivos, pais separados, idade e sexo dos irmãos, profissão e estado civil do examinado. As histórias relatadas deverão ser interpretadas conforme instruções contidas no manual. Tais irnformações irão levar o examinador a a respostas para os seguintes itens: Heroi da história, as necessidades, o ambiente se é reforçador, punidor ou os dois, outras figuras, a relação com os outros, seus conflitos, suas ansiedades, defesas, superego e recursos egóicos.
H T P (Casa - Árvore - Pessoa) utilizado para obter informações sobre como uma pessoa experiencia sua individualidade em relação aos outros e ao ambiente do lar. Estimula a projeção de elementos da personalidade e de áreas de conflito dentro da situação terapeutica, permitindo que eles sejam identificados com o propósito de avaiação e usados para o estabelecimento de comunicação terapeutica efetiva.	Material- Protocolo de inquérito, protocolo de registro, lápis preto, borracha e lápis de cor pelo menos 8 cores. Método- Convidar o examinado a fazer um desenho de uma casa, de uma árvore, de uma pessoa e um desenho de outra pessoa do sexo oposto que foi primeiramente desenhado. A aplicação requer de 30 a 90 minutos. Primeiro entregue ao examinando o protocolo referente a casa na horizontal já o desenho da árvore e pessoa será na vertical serão os primeiros desenhos acromáticos. Cronometrar o tempo de cada desenho, a latência inicial, ordem dos detalhes desenhados, duração das pausas e o detalhe especifico quando a pausa ocorrer, qualquer verbalização espontanea ou demonstração de emoção o de talhe que esta sendo dsenhado com elas ocorrem. Após a conclusão dos três desenhos realizar o inquerito conforme descrito no manual. Pedir ao examinado que realize os desenhos cromáticos com as mesmas instruções dos primeiros desenhos. Obs: pedir que desenhe um sol bem lindo e que passe uma reta abaixo do desenho.	Mateiral- Manual e protocolo de interpretação. Método- Utilizar a lista de conceitos interpretativos, avaliar a proporção do desenho sua perspectiva, relação com o observador, posição dos desenhos, transparencia, movimentos, consistencia, adequação da cor, capacidade crítica, detalhes e os inquéritos posterior aos desenhos.
	QUATI - Busca identificar de modo geral o que algumas pessoas têm em comum com as outras e também suas diferenças. Avaliação tipológica em três grupos: Tipologia somática, Tipologia somatopsiquica e Tipologia Psiquica. Avalia personalidade através das esolas situacionais que cada sujeito faz. Os resultados serão fornecidos em um conjunto de três códigos que definirão a atitude consciente e as funções mais ou menos desenvolvidas como: Introversão, Extroversão, Intuição, Sensação, Pensamento, Sentimento.	Material- Folha de respostas e caderno de questões. Método- Poderá ser aplicado em pessoas a partir da 8ª série, podendo ser individual ou coletiva. Entregar o caderno de questões e a folha de resposta, ler as instruções, não havendo dúvidas sinalizar o início do teste. Não ha tempo limite.	Materia- Crivos de correção R1, R2 e R3 e manual. Método- Adapte o crivo nas folha de resposta realize a soma das respostas dada como a e b, subtraia o menor valor do maior a aponte a diferença no primeiro espaço a frente. No segundo espaço aponte a letra-código da atitude que obteve a maior pontuação. Após transporte os dados no campo resposta onde consta o quadro: Qualitativo, quantitativo, atitude, função principal, função auxiliar e função inferior. Procure no manual a descrição correta conforme resultado.
	PMK (Psicodiagnóstico Miocinético - Classifiado como uma prova gráfica e expressiva que, a partir da estimulação proprioceptiva, permite inferir aspectos atitudinais, variações do estado emocional/humor e aspectos da personalidade. Permitindo a avaliação de seis fatores da personalidade: Tonus vital, Agressividade, Reação vivencial, Emotividade, Dimensão, Predomínio tensional. Instrumento de investigação e aferição da relação entre atividade motora-muscular, expressões efetivos-emocionais e dimensões ou fatores de personalidade.	Material- Livros de aplicação de teste contendo 6 folhas (lineogramas, Zigue-zagues, Escadas e círculos, Cadeias, Paralelas e Us verticais, Paralelas e Us sagitais). Mesa de aplicação, Cadeira sem braços, lápis, borracha, anteparos e folha de registros. Método- Indagar sobre o estado de saúde do sujeito, observar e resgritar o estado emocional do examinado em toda a prova. O examinado deverá sentar em frente a mesa a uma distância de 10 cm, em posição ereta, os pés devem se apoiar no chão. O examinador deverá sentar-se a direita ou a esquerda do examinado. As instruções devem ser dadas de modo claro e calmo devendo ser acompanhadas de uma demonstração visual. As folhas do teste devem ser colocadas de forma invertida 6 a 1. Realizar uma introdução referente a vida do examinado conforme consta no manual. A aplicação deverá ser realizada em dois dias para cada dia existe a avaliação correta. Seguir as instruções de aplicação conforme manual.	Material - Manual e folha de registro do PMK. Método- Lineograma: Calcular a Média Comprimento Linear, Desvios Pimários e Desvios Secundários. Zigue-zague: calcular o desvio primário sagital, desvio secundário sagital, comprimento linear máximo e mínimo e a diferença entre o comprimento linear maximo e minimo. Esacadas e Círculos: calcular o desvio primário vertical, desvio secundário vertical. Cadeias: calcular o desvio primário sagital, desvio secundário sagital. Cadeias verticais: calcular desvio primário vertical, desvio secundário vertical. Paralelas: calcular desvio primário sagital, desvio secundário sagital, comprimento linear máximo e minimo egocífugo e egocípeto, diferença comprimento linear egocífugo e egocípeto. US verticais: calcular desvio primário vertical, desvio secundário vertical. US sagitais: calcular desvio primário sagital e desvio secundário sagital. Para a interpretação global deverá ser utilizado o manual .
	APM - RAVEM Matrizes Progressivas Avançadas de Raven avalia um componente central do Fator G de Spearman de forma o mais precisa e objetiva possivel. O APM fornece informações sobre as habilidades das pessoas para gerar novos insights (habilidade edutiva), principalmente não verbais, do que outras relevantes subescalas de testes com múltiplos componentes. Foi preparado para diferenciar pessoas com habilidades intelectual superior entre si.	Material- Caderno de aplicação conjunto I e II e folha de resposta do APM. Método- ler as instruções para a realização do teste, se optar poderá cronometrar o tempo. No manual está descrito cada passo que o examinador irá apresentar ao examinando e cada passo que o examinando terá que realizar, seguir as instruções para a aplicação. Para a aplicação do caderno de conjunto II, primeiramente deverá ser corrigido o conjunto I se o examinando obter cinco acertos ou mais, poderá ser aplicado o conjunto II.	Material- Folha de resposta, crivo e manual para interpretação. Método- Inserir o crivo a folha de resposta e assinalar um ponto para cada resposta correta e inserir os totais nos espaços indicados. A interpretação dos resultados será realizada com referencia a normas. Identificar o porcentual de pessoas de um grupo de referência que obtiveram escores mais baixos ou mais altos. A classificação de acordo com os escores serão através de niveis do I ao V: Intelectualmente superior, Definitivamente acima da média na capacidade intelectual, Na média em termos intelectuais, Definitivamente abaixo da média na capacidade intelectual e Intelectualmente inferior.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais