Buscar

Logística de Suprimentos mod 12 13 14

Prévia do material em texto

Logística de Suprimentos - Lei nº 8.666/93, Pregão e Registro de Preços
Painel
Meus cursos
Logística de Suprimentos - Lei nº 8.666/93, Pregão e Registro de Preços
Módulos 12, 13 e 14
Exercício Avaliativo 12
	Iniciado em
	domingo, 27 out 2019, 21:19
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	domingo, 27 out 2019, 21:23
	Tempo empregado
	3 minutos 11 segundos
	Avaliar
	7,00 de um máximo de 7,00(100%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Correto
Atingiu 5,00 de 5,00
Marcar questão
Texto da questão
Nas frase abaixo, identifique com Verdadeiro ou Falso:
	1) No preâmbulo do edital basta dizer o local onde devem ser recebidas as propostas.
	Resposta 1
Parte inferior do formulário
	
	2) Na reunião de recebimento e abertura dos envelopes o recebimento é feito pela Comissão de licitação, mas quem os abre é a autoridade competente.
	Resposta 2
	
	3)O prazo para entrega dos envelopes não pode ser prorrogado.  
	Resposta 3
	
	4) Os licitantes inabilitados podem desistir de recorrer.  
	Resposta 4
	
	5) O exame das propostas pela comissão de licitação poderá ser um ato privado.
	Resposta 5
	
	6)Mesmo não credenciado, o proprietário da licitante pode se manifestar na reunião de abertura das propostas.   
	Resposta 6
	
	7) A comissão de licitação pode optar por fazer o exame e julgamento em ato público.  
	Resposta 7
	
	8) Os licitantes presentes são obrigados a rubricar todos os documentos e propostas.  
	Resposta 8
	
	9) O licitante vencedor é obrigado a celebrar contrato com a Administração, sob pena de sanção administrativa. 
	Resposta 9
	
	10)Havendo um licitante inabilitado que não desistiu de recorrer, a comissão é obrigada a suspender os trabalhos até solução do recurso. 
	Resposta 10
	
Feedback
1) Este item é Falso. Nos termos do art. 40 da Lei de Licitações, o edital conterá no preâmbulo o número de ordem em série anual, o nome da repartição interessada e de seu setor, a modalidade, o regime de execução e o tipo da licitação, a menção de que será regida pela Lei Federal nº 8.666/93, o local, dia e hora para recebimento da documentação e proposta, bem como para início da abertura dos envelopes. 
2) Este item é Falso. A comissão de licitação é encarregada de receber e de examinar os envelopes contendo a documentação e as propostas sendo que, apenas após a classificação, o processo seguirá para a autoridade competente realizar as fases de homologação e adjudicação. 
3) Este item é Verdadeiro. O prazo para a entrega dos envelopes não poderá ser prorrogado. 
4) Este item é Verdadeiro. Se todos os licitantes inabilitados desistirem expressamente de recorrer, é possível que a comissão dê continuidade aos trabalhos. Caso contrário, será necessário suspender a sessão pública e retomá-la após o julgamento dos recursos. 
5) Este item é Verdadeiro. Em regra, todo o procedimento da licitação se desenrola em ato público, o que se dá em homenagem ao princípio da publicidade. A exceção, no entanto, fica por conta da apreciação das propostas técnicas que, se necessário, poderá ser realizada em sessão da comissão, com a ajuda, inclusive, de peritos e especialistas na matéria.
6) Este item é Falso. Todos os que quiserem participar da sessão pública, inclusive o representante da licitante, mesmo que conste do Contrato Social da empresa, precisa estar cadastrado para participar da licitação. Confira o conteúdo da deste Módulo.
7) Este item é Verdadeiro. Por opção da Administração Pública, e em homenagem ao princípio da publicidade, é possível fazer o exame e o julgamento em ato público, desde que a comissão possua condições técnicas para tanto. 
8) Este item é Falso. Os documentos devem ser rubricados pelos licitantes e pela comissão. No entanto, não há como obrigar os licitantes a fazê-lo. Caso isso ocorra, a recusa deverá ser consignada na ata. 
9) Este item é Verdadeiro. O licitante vencedor está obrigado a celebrar o contrato com a Administração Pública, sob pena de sanção administrativa. 
10) Este item é Verdadeiro. Havendo inabilitado que não desistiu de recorrer, será necessário suspender a sessão pública e retomá-la após o julgamento dos recursos. Se todos os licitantes inabilitados desistirem expressamente de recorrer, é possível que a comissão dê continuidade aos trabalhos. 
 
Questão 2
Correto
Atingiu 2,00 de 2,00
Marcar questão
Texto da questão
Marque a opção correta: quanto aos recursos administrativos podemos afirmar que:
I- (  ) conta-se o prazo a contar da intimação do ato ou da lavratura da ata e será de 05 dias úteis, exceto na hipótese de aplicação de Declaração de Idoneidade que o prazo é de 10 dias úteis;
II- (  ) aplica-se também para os casos de rescisão amigável do contrato;
III- (  ) a matéria está regulamentada no art. 109, da Lei nº 8.666/93; 
IV- (  ) terá efeito suspensivo para os casos de habilitação ou inabilitação do licitante e ainda para os casos relacionados ao julgamento das propostas;
V- (  ) o recurso é uma ferramenta de contestação por parte dos participantes (licitantes) do processo, assim como pelo cidadão comum.
 
a. as assertivas I, II, III e IV estão corretas. 
b. as assertivas I, III, IV e V estão corretas. 
c. somente a assertiva V está errada; 
d. as assertivas II e V estão erradas; 
alternativa correta.
e. todas as assertivas estão corretas. 
Feedback
"as assertivas I, II, III e IV estão corretas" - Incorreta, pois se trata dos casos de rescisão administrativa ou unilateral. 
"as assertivas I, III, IV e V estão corretas" - A assertiva V está incorreta, pois o cidadão não terá direito a interposição de recurso, somente os participantes do processo.
"somente a assertiva V está errada" - Incorreta, pois se trata dos casos de rescisão administrativa ou unilateral.
"as assertivas II e V estão erradas" - alternativa correta.
"todas as assertivas estão corretas" - Incorretas, pois se trata dos casos de rescisão administrativa ou unilateral e o cidadão não terá direito a interposição de recurso, somente os participantes do processo.
Logística de Suprimentos - Lei nº 8.666/93, Pregão e Registro de Preços
Painel
Meus cursos
Logística de Suprimentos - Lei nº 8.666/93, Pregão e Registro de Preços
Módulos 12, 13 e 14
Exercício Avaliativo 13
	Iniciado em
	domingo, 27 out 2019, 21:24
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	domingo, 27 out 2019, 21:30
	Tempo empregado
	6 minutos 21 segundos
	Avaliar
	7,00 de um máximo de 7,00(100%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Correto
Atingiu 3,00 de 3,00
Marcar questão
Texto da questão
Este exercício tem a finalidade de fixar alguns dos conceitos apresentados no curso. Associe as colunas de acordo com a numeração, completando a lacuna das afirmativas, com as palavras da coluna à direita.
	A) Através do pregão, a Administração Pública pode adquirir bens e serviços comuns, sendo vedada a aquisição pelo pregão de ______________________.
	Resposta 1
Parte inferior do formulário
	
	B) O pregão pode ser presencial ou eletrônico, e possui duas fases: _____________________.
	Resposta 2
	
	C) A modalidade pregão é executada por um pregoeiro, auxiliado por uma ______________________.
	Resposta 3
	
	D) No pregão, a convocação dos interessados é sempre através de um ____________ publicado na Imprensa Oficial e pela internet; a publicação em jornal de grande circulação regional ou nacional, varia de acordo com o valor da contratação.
	Resposta 4
	
	E) No pregão presencial, consideram-se classificadas para a fase de lances: a proposta que apresentar o _________________, bem como aquelas cujos preços sejam até dez por cento superiores àquela.
	Resposta 5
	
	F) Os documentos de ------------------- são os mesmos exigidos tanto para o pregão presencial como eletrônico
	Resposta 6
	
	G) No pregão eletrônico, devem ser credenciados, perante o provedor a autoridade competente,o pregoeiro, sua equipe de apoio e _________.
	Resposta 7
	
	H) O credenciado no pregão eletrônico recebe uma ____________________ e uma senha, os quais se tornam totalmente responsáveis pelos efeitos de seus atos.
	Resposta 8
	
	I) O pregão eletrônico deve ser adotado como forma preferencial para a aquisição de bens e serviços comuns, exceto nos casos de _______________________justificada pela autoridade competente.
	Resposta 9
	
	J) Tanto o pregoeiro quanto a equipe de apoio devem ser ___________________ da Administração e no âmbito do Ministério da Defesa, o pregoeiro e a equipe de apoio podem ser militares.
	Resposta 10
	
	L) Dentre as atribuições do pregoeiro estão as seguintes: conduzir a _____________________ e promover a adjudicação do objeto da licitação quando não houver recurso.
	Resposta 11
	
	M) Para participar do pregão eletrônico o interessado deve, dentre outros, credenciar-se no ________________ e utilizar-se da sua chave de acesso e senha.
	Resposta 12
	
	N) Para participar do _______________________ o licitante deve declarar que cumpre os requisitos de habilitação. Declaração falsa é punida severamente.
	Resposta 13
	
	O) No pregão eletrônico, o pregoeiro pode _______________ com o licitante vencedor um melhor preço via internet, sendo que a negociação será acompanhada por todos os demais licitantes.
	Resposta 14
	
Feedback
A PRIMEIRA ALTERNATIVA DA COLUNA "A" DEVE SER ASSOCIADA COM O NÚMERO 3 
Obras de Engenharia. Através do pregão, a Administração Pública pode adquirir bens e serviços comuns, sendo vedada a aquisição pelo pregão de obras de engenharia. 
A ALTERNATIVA "B" DEVE SER ASSOCIADA COM O NÚMERO 6
Preparatória e Externa. O pregão pode ser presencial ou eletrônico, e possui duas fases: preparatória e externa. 
A ALTERNATIVA "C" DEVE SER ASSOCIADA COM O NÚMERO 1
Equipe de Apoio. A modalidade pregão é executada por um pregoeiro, auxiliado por uma equipe de apoio. 
A ALTERNATIVA "D" DEVE SER ASSOCIADA COM O NÚMERO 14
Aviso de Edital. No pregão, a convocação dos interessados é sempre através de um aviso de edital publicado na Imprensa Oficial e pela internet, a publicação em jornal de grande circulação regional ou nacional, varia de acordo com o valor da contratação.
A ALTERNATIVA "E" DEVE SER ASSOCIADA COM O NÚMERO 10
Menor Valor. Serão selecionadas a proposta de valor mais baixo e os das ofertas com preços até 10% superiores àquela. 
A ALTERNATIVA "F" DEVE SER ASSOCIADA COM O NÚMERO 7
Habilitação. Os documentos de habilitação no pregão eletrônico são os mesmos exigidos no pregão presencial. 
A ALTERNATIVA "G" DEVE SER ASSOCIADA COM O NÚMERO 12
Os licitantes. No pregão eletrônico devem ser credenciados perante o provedor a autoridade competente, o pregoeiro, sua equipe de apoio e os licitantes. 
A ALTERNATIVA "H" DEVE SER ASSOCIADA COM O NÚMERO 2
Chave de identificação. O credenciado no pregão eletrônico recebe uma chave de identificação e uma senha, os quais se tornam totalmente responsáveis pelos efeitos de seus atos. 
A ALTERNATIVA "I" DEVE SER ASSOCIADA COM O NÚMERO 8
Comprovada inviabilidade. O pregão eletrônico deve ser adotado como forma preferencial para a aquisição de bens e serviços comuns, exceto nos casos de comprovada inviabilidade justificada pela autoridade competente. 
A ALTERNATIVA "J" DEVE SER ASSOCIADA COM O NÚMERO 13
Servidores. Tanto o pregoeiro quanto a equipe de apoio devem ser servidores da Administração e no âmbito do Ministério da Defesa, o pregoeiro e a equipe de apoio podem ser militares. 
A ALTERNATIVA "L" DEVE SER ASSOCIADA COM O NÚMERO 4
Sessão pública. Dentre as atribuições do pregoeiro estão as seguintes: conduzir a sessão pública e promover a adjudicação do objeto da licitação, quando não houver recurso. 
A ALTERNATIVA "M" DEVE SER ASSOCIADA COM O NÚMERO 9
SICAF. Para participar do pregão eletrônico o interessado deve, dentre outros, credenciar-se no SICAF e utilizar-se da sua chave de acesso e senha. 
A ALTERNATIVA "N" DEVE SER ASSOCIADA COM O NÚMERO 11
Pregão eletrônico. Para participar do pregão eletrônico o licitante deve declarar que cumpre os requisitos de habilitação. Declaração falsa é punida severamente. 
A ALTERNATIVA "O" DEVE SER ASSOCIADA COM O NÚMERO 5
Negociar. No pregão eletrônico, o pregoeiro pode negociar com o licitante vencedor um melhor preço via internet, sendo que a negociação será acompanhada por todos os demais licitantes. 
 
Questão 2
Correto
Atingiu 4,00 de 4,00
Marcar questão
Texto da questão
Assinale Verdadeiro ou Falso:
	Pregão é a modalidade de licitação utilizada para aquisição de bens e serviços comuns cujos padrões desempenho possam ser objetivamente definidos pelo edital, por meio de especificações usuais no mercado.
	Resposta 1
	
	São modalidades licitatórias previstas na Lei nº 8.666/93, a concorrência, a tomada de preços, o convite, o leilão, o concurso e o pregão.
	Resposta 2
	
	Todo pregão precisa de justificativa de aquisição do bem, de orçamento dele e de definição de seu objeto de forma precisa, suficiente e clara, não sendo admissíveis especificações excessivas, irrelevantes ou desnecessárias.
	Resposta 3
	
	Pregão é a modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados no órgão licitante para escolha de trabalho técnico, científico ou artístico, mediante a instituição de prêmios ou remuneração aos vencedores, conforme critérios constantes de edital
	Resposta 4
	
	É proibido o pagamento de taxas e emolumentos, exceto no que se refere ao custo do edital e à utilização de recursos de tecnologia da informação, quando for o caso.
	Resposta 5
	
	O pregoeiro, antes de passar para a fase da classificação, deve analisar os documentos apresentados pelos licitantes, verificando se foram cumpridas as condições constantes do edital.
	Resposta 6
	
	É lícita a exigência, no edital, de que o licitante apresente garantia de sua proposta, como condição para participar da licitação.
	Resposta 7
	
Feedback
a) Verdadeiro – A Lei estabelece que a modalidade pregão poderá ser utilizada para contratação de bens ou serviços comuns. O TCU já se posicionou afirmando que são comuns os bens e serviços cujos padrões desempenho possam ser objetivamente definidos pelo edital, por meio de especificações usuais no mercado.
b) Falso – O pregão é modalidade prevista na Lei nº 10.520/2002
c) Verdadeiro – o art. 3º da Lei nº 10520/2002, esclarece que: "Art. 3º A fase preparatória do pregão observará o seguinte: I - a autoridade competente justificará a necessidade de contratação e definirá o objeto do certame, as exigências de habilitação, os critérios de aceitação das propostas, as sanções por inadimplemento e as cláusulas do contrato, inclusive com fixação dos prazos para fornecimento; II - a definição do objeto deverá ser precisa, suficiente e clara, vedadas especificações que, por excessivas, irrelevantes ou desnecessárias, limitem a competição; III - dos autos do procedimento constarão a justificativa das definições referidas no inciso I deste artigo e os indispensáveis elementos técnicos sobre os quais estiverem apoiados, bem como o orçamento, elaborado pelo órgão ou entidade promotora da licitação, dos bens ou serviços a serem licitados; e IV - a autoridade competente designará, dentre os servidores do órgão ou entidade promotora da licitação, o pregoeiro e respectiva equipe de apoio, cuja atribuição inclui, dentre outras, o recebimento das propostas e lances, a análise de sua aceitabilidade e sua classificação, bem como a habilitação e a adjudicação do objeto do certame ao licitante vencedor.
d) Falso – o correto seria Concurso é a modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados no órgão licitante para escolha de trabalho técnico, científico ou artístico, mediante a instituição de prêmios ou remuneração aos vencedores, conforme critérios constantes de edital
e) Verdadeiro - Art. 5º, III,da Lei nº 10.520/2002
f) Falso - Um dos grandes diferenciais da modalidade pregão para as demais é a inversão das fases. Portanto, o pregoeiro primeiro classificará e depois deve analisar os documentos apresentados pelos licitantes, verificando se foram cumpridas as condições constantes do edital.
g) Falso - Art. 5º, I, da Lei nº 10.520/2002 - É ilícita a exigência, no edital, de que o licitante apresente garantia de sua proposta, como condição para participar da licitação.
Logística de Suprimentos - Lei nº 8.666/93, Pregão e Registro de Preços
Painel
Meus cursos
Logística de Suprimentos - Lei nº 8.666/93, Pregão e Registro de Preços
Módulos 12, 13 e 14
Exercício Avaliativo 14
	Iniciado em
	domingo, 27 out 2019, 21:32
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	domingo, 27 out 2019, 21:40
	Tempo empregado
	8 minutos 30 segundos
	Avaliar
	4,00 de um máximo de 5,00(80%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Incorreto
Atingiu 0,00 de 0,50
Marcar questão
Texto da questão
1) Marque a opção correta sobre o Sistema de Registro de Preços: 
I (  ) O Sistema de Registro de Preços é um conjunto de procedimentos para registro formal de preços, relativos à prestação de serviços e aquisição de bens, para contratações futuras. 
II (  ) O SRP é regulamentado pelo art. 15, da Lei nº 8.666/93 e pelo Decreto nº 5.450/05. 
III (  ) A Ata de Registro de Preços é um documento vinculativo, obrigacional, com características de compromisso para futura contratação, onde se registram os preços, fornecedores, órgãos participantes e demais condições a serem praticadas. 
IV (  ) O órgão gerenciador e o órgão participante constarão da Ata de Registro de Preços, sendo o primeiro o responsável pela prática dos atos de controle e administração do SRP. 
V (  ) A Administração é obrigada a sempre efetuar contratações por Registro de Preços, independentemente da situação em que se encontrar.
 
a. As alternativas I, II e III estão corretas. 
b. Somente as alternativas II e V são falsas. 
c. As alternativas II, IV e V são falsas. 
d. Somente as alternativas I e IV estão corretas. 
Essa alternativa está incorreta porque a alternativa III também está correta conforme art 2 do decreto 7892/2013.
Feedback
A resposta é: b. Somente as alternativas II e V são falsas.
O  decreto que regulamenta o SRP é o 7.892 de 23 de janeiro de 2013. Ademais, conforme art. 16  do Decreto nº 7.892/2013, a existência de preços registrados não obriga a Administração a firmar as contratações que deles poderão advir.
Questão 2
Incorreto
Atingiu 0,00 de 0,50
Marcar questão
Texto da questão
São características do SRP, exceto:
 
Quando o preço registrado tornar-se superior ao preço praticado no mercado por motivo superveniente, o órgão gerenciador convocará os fornecedores para negociarem a redução dos preços aos valores praticados pelo mercado. 
Esta alternativa está correta, conforme determina o artigo 18 do Decreto nº 7892/2013.
Deve ser processado através das modalidades Pregão, Concorrência ou Tomada de Preços. 
Serão registrados ,na ata de registro de preços, os preços e quantitativos dos licitantes que tiverem aceito cotar seus bens ou serviços em valor igual ao do licitante mais bem classificado. 
O cancelamento do registro de preços poderá ocorrer por fato superveniente, decorrente de caso fortuito ou força maior. 
A Administração não está obrigada a contratar o serviço ou a comprar o produto registrado. 
Feedback
A resposta é: Deve ser processado através das modalidades Pregão, Concorrência ou Tomada de Preços.
O artigo 7º, do Decreto nº 7.892/13, permite apenas as modalidades Concorrência e Pregão.
Questão 3
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
O que não deve constar da Ata de Registro de Preços:
 
Fornecedores 
preços 
Prorrogabilidade de 12 meses qualquer que seja o objeto 
condições a serem praticadas, conforme as disposições contidas no instrumento convocatório. 
Órgãos Participantes 
propostas apresentadas 
Feedback
A resposta é: Prorrogabilidade de 12 meses qualquer que seja o objeto
O item "Prorrogabilidade de 12 meses qualquer que seja o objeto" não é admitido pelo Decreto 7.892/13, art. 12, que limita a duração máxima da ata a 12 (doze) meses.
Questão 4
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Quanto à utilização da ata de registro de preços por órgãos ou entidades não participantes (caronas), é incorreto afirmar que:
 
Os órgãos ou entidades municipais, distritais ou estaduais poderão fazer adesão a ata de registro de preços da Administração Pública Federal. 
As aquisições ou contratações feitas pelos órgãos ou entidade não-participantes poderão exceder, por órgão ou entidade, a cem por cento dos quantitativos dos itens do instrumento convocatório e registrados na ata de registro de preços para o órgão gerenciador e órgãos participantes. 
O instrumento convocatório deverá prever que o quantitativo decorrente das adesões à ata de registro de preços não poderá exceder, na totalidade, ao quíntuplo do quantitativo de cada item registrado na ata de registro de preços para o órgão gerenciador e órgãos participantes, independente do número de órgãos não participantes que aderirem. 
Desde que devidamente justificada a vantagem, a ata de registro de preços, durante sua vigência, poderá ser utilizada por qualquer órgão ou entidade da administração pública federal que não tenha participado do certame licitatório, mediante anuência do órgão gerenciador. 
Os órgãos e entidades da administração pública federal não poderão fazer adesão a ata de registro de preços gerenciada por órgão ou entidade municipal, distrital ou estadual. 
Feedback
A resposta é: As aquisições ou contratações feitas pelos órgãos ou entidade não-participantes poderão exceder, por órgão ou entidade, a cem por cento dos quantitativos dos itens do instrumento convocatório e registrados na ata de registro de preços para o órgão gerenciador e órgãos participantes.
É falsa tendo em vista que o Art. 22, §3º, do Decreto nº 7.892/2013, afirma que não poderão exceder, por órgão ou entidade, a 100% (cem por cento) dos quantitativos dos itens do instrumento convocatório e registrados na ata de registro de preços para o órgão gerenciador e órgãos participantes.
Questão 5
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
O registro do fornecedor não será cancelado quando:
 
O fornecedor sofrer a sanção de multa, conforme art. 87, da Lei nº 8.666/93. 
O  fornecedor descumprir as condições da ata de registro de preços. 
O  fornecedor não retirar a nota de empenho ou instrumento equivalente no prazo estabelecido pela Administração, sem justificativa aceitável. 
O fornecedor não aceitar reduzir o seu preço registrado, na hipótese deste se tornar superior àqueles praticados no mercado. 
O fornecedor sofrer a sanção de suspensão temporária de participação em licitação e impedimento de contratar com a Administração. 
O fornecedor sofrer a sanção de declaração de inidoneidade para licitar ou contratar com a Administração Pública enquanto perdurarem os motivos determinantes da punição ou até que seja promovida a reabilitação perante a própria autoridade que aplicou a penalidade. 
Feedback
A resposta é: O fornecedor sofrer a sanção de multa, conforme art. 87, da Lei nº 8.666/93.
Essa hipótese não tem previsão no Decreto regulamentador. As hipóteses de cancelamento do registro do fornecedor estão nos artigos 20 e 21 do Decreto nº 7.892/2013.
Questão 6
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
O Sistema de Registro de Preços não poderá ser adotado:
 
quando, os quantitativos não forem suficientes para proporcionar ganho de escala. 
quando, pelas características do bem ou serviço, houver necessidade de contratações frequentes. 
quando, pela natureza do objeto, não for possível definir previamente o quantitativo a ser demandado pela Administração. 
quando for conveniente a aquisição de bens ou a contrataçãode serviços para atendimento a mais de um órgão ou entidade ou a programas de governo. 
quando for conveniente a contratação de serviços remunerados por unidade de medida ou em regime de tarefa. 
quando for conveniente a aquisição de bens com previsão de entregas parceladas. 
Feedback
A resposta é:  quando, os quantitativos não forem suficientes para proporcionar ganho de escala.
Essa hipótese não tem previsão no Decreto regulamentador. As hipóteses de utilização do Sistema de Registro de Preços estão no artigo 3º do Decreto nº 7.892/2013. Ademais, tal hipótese contraria os princípios basilares das compras pelo Sistema de Registro de Preços.
Parte inferior do formulário

Continue navegando